Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

[Discussão] Jogos RPG

Publicações recomendadas

Citação de JPB, há 5 minutos:

Já vieram desmentir e dizer que é erro de tradução.

obito-doesnt-feel-pain-v0-2m8k60119ahe1.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que sortudo sou por viver numa era em que conseguem passar além dos remakes e fazer obras primas destas (looking at you, Metaphor e Clair Obscur). f*da-se ❤️

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, Em 03/05/2025 at 16:22:

obito-doesnt-feel-pain-v0-2m8k60119ahe1.

Z8UIyt4.png

• Like 2
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem o spam.

aEX9gq90_700w_0.jpg

Obrigado e boa noite. E não, ainda nem a meio vou.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 8 minutos:

Desculpem o spam.

aEX9gq90_700w_0.jpg

conta, conta

não tenho tido tempo para editar a review mas tenho-me entretido bem a ver reacts ao jogo LOOL

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

É cinema. Tudo. Eu farei a review completa quando terminar. Mas posso dizer que tem aqui momentos que caem tão bem. Mas tão bem - emocionalmente este jogo é uma bomba. E a OST? Jesus.

A meio do Act II de momento, estou a ter calma e a fazer tudo. Em Expert porque brincar é no parque.

Ah, e só uma coisa - Monoco. Mais não digo.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 17 minutos:

É cinema. Tudo. Eu farei a review completa quando terminar. Mas posso dizer que tem aqui momentos que caem tão bem. Mas tão bem - emocionalmente este jogo é uma bomba. E a OST? Jesus.

A meio do Act II de momento, estou a ter calma e a fazer tudo. Em Expert porque brincar é no parque.

Ah, e só uma coisa - Monoco. Mais não digo.

there will be a lot of fighting ❤️

Editado por lordbifana
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 26 minutos:

conta, conta

não tenho tido tempo para editar a review mas tenho-me entretido bem a ver reacts ao jogo LOOL

same.

ontem vi uma stream de alguém que estava a começar o jogo. coisas que aconteceram:

Spoiler

chorou na parte em que o pessoal em lumiére desapareceu

"wow. WOW. he's killed him! he's gonna kill everyone? OMG I'M GONNA DIE TOO?" no cinematic 😂

Falando no cinematic, isto pode ser recency bias meu mas não me lembro de uma coisa tão mas tão bem feita e tão brutal num jogo como essa parte..

Citação de lordbifana, há 4 minutos:

there will be a lot of fighting ❤️

Spoiler

41RrbRkfoDL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 1 hora:

Desculpem o spam.

aEX9gq90_700w_0.jpg

Wheeeeeeeeee

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Potencial spoiler para o State of Play amanhã, não, não é Chrono Trigger e estou a meter isto aqui só para amanhã me rir, porque é cíclico:

Nvm agora é que vi que envolve o Jason Schreier, oh my queres ver que..

Spoiler

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 17 horas:

Potencial spoiler para o State of Play amanhã, não, não é Chrono Trigger e estou a meter isto aqui só para amanhã me rir, porque é cíclico:

Mostrar conteúdo oculto

🙏 eu nem tenho PS mas agora vou ter de ver o State of Play, há anos que queria um remake para PC como fizeram com o Tactics Ogre 

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda tenho que jogar o Tactics Ogre Reborn, btw

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, Em 03/06/2025 at 20:30:

Mostrar conteúdo oculto

oh shit é real aconteceu mesmo lfg

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

FF Tactics é big stuff, não digo que vá ser compra day one mas vai ser no Natal

Mas ainda tenho o Suikoden I e II e o Tactics Ogre Reborn para jogar antes

tou f*dido

Compartilhar este post

Link para o post

Está moda de refazer os mesmo jogos é que podia acabar.

Que deserto de ideias e histórias novas decentes comparativamente com há 1 ou 2 décadas atrás.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ao menos o Nomura ao fazer remakes

InTrOdUz MuDaNçAs Na TiMeLiNe. 🤢

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com a essência da coisa mas não estamos a falar de um remake à tlou

é um jogo bem antigo, que precisava de ter muitas arestas limadas para ser mais acessível a uma nova geração de jogadores

não estamos a falar também só de um facelift, há ali muito trabalho feito

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 5 horas:

concordo com a essência da coisa mas não estamos a falar de um remake à tlou

é um jogo bem antigo, que precisava de ter muitas arestas limadas para ser mais acessível a uma nova geração de jogadores

não estamos a falar também só de um facelift, há ali muito trabalho feito

Estragaram o maior e mais marcante momento do original. O resto estava impecável. Nomura, vai-te f*der.

Compartilhar este post

Link para o post

Clair Obscur - pode ter spoilers:

Spoiler

E estes c*ralhos meteram a Maelle o jogo todo a dizer em combate "Let's spill some ink". f*da-se. É uma coisa pequena, mas porra. Génios do crl.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 06/06/2025 at 08:10:

Está moda de refazer os mesmo jogos é que podia acabar.

Que deserto de ideias e histórias novas decentes comparativamente com há 1 ou 2 décadas atrás.

Honestamente, se tiver trabalho por trás e for uma efetiva modernização do jogo nem tenho nada contra.

Aqueles remasters que basicamente só dão upscale à imagem é que...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 1 hora:

Honestamente, se tiver trabalho por trás e for uma efetiva modernização do jogo nem tenho nada contra.

Aqueles remasters que basicamente só dão upscale à imagem é que...

Inclui aí - e que não f*dam a obra original.

Compartilhar este post

Link para o post

And it's done (partially). Clair Obscur é dos melhores jogos que já joguei na minha vida. Combate engaging, claramente conseguiram evoluir o turn-based (que era a obrigação da p*ta da Square...). 

OST - 10/10. Não há muito a dizer. Então quando se sabe um pouco de francês, as letras das músicas são spoilers abundantes mas que passam despercebidos.

Story Wise, isto vai ser longo porque, por incrível que pareça, isto tem layers e layers de reacção e ideias. HUGE SPOILER BLOCK:

Spoiler

Prologue - Lumière

Começa bem - emociono-me logo na m*rda do "I know. I know.". E a saída com o discurso da Emma e a p*ta da OST é só arrepiante.

Act I - Gustave

Começa a aventura. É logo um mindfuck que fico sem perceber um crl. Pensava que o Alan ia ser importante na história (não, não vi trailers nem character presentations nem nada, fui directo ao jogo quando vi toda a gente elogiar e ouvi parte da OST) e pumba. O velho deixou-me logo com teorias malucas de que havia outra civilização humana. Segue-se a tentativa de suicídio do Gustave e eu fico logo "wtf". O momento é real, crl. Tu sentes a angústia dele.
A discussão dele com a Lune quanto a ir salvar a Maelle - o voice acting, o desespero na voz de ambos - putain!
Segue-se Floating Waters e estava cada mais engaged pelo combate e jogabilidade - quem crl é o Curator??? Apostei directo no pai da Maelle por esta ser orfã. Fight do Goblu com uma OST do crl, e seguem-se os Gestrals. Tudo fixe, adorar milhões - a Sciel é bacana, mas prefiro a Lune - e depois lançam-me à caça do lendário Esquie.MES AMIS. O que me ri com a fala dentre a introduzir o seu grande arqui-inimigo! Fenomenal!
Andei sempre a tentar fazer o content que podia antes de avançar na história - tinha hipótese, ia explorar tudo. E depois, chego às Stone Wave Cliffs. E p*ta m*rda, aquilo partiu-me. Fiquei em choque. Surpreendeu-me. E aqui vi a m*rda mais bem feita da história recente dos videojogos em termos de mortes de um protagonista. Começas pelo choque. Passas para a confusão. Aquela "habilidade" da Maelle suscita dúvidas. E aparece um novo gajo, do nada. Mais dúvidas. Ficas intrigado.

Theory time - é o velho, que ficamos a saber que se chama Renoir, mas numa timeline diferente - obrigado, Nomura!

Act II - Verso

Mais exploração, relationships, etc - e o "funeral" após o Forgotten Battlefield. Aí bateu, meus amigos. Aí bateu.
Começas a afeiçoar-te ao novo menaço. É misterioso. A voz do Ben Starr ajuda imenso a isso. E dás de caras com o Grôsse Tête. FILHO DE TRINTA p*tas. Desisti dele e segui a história - volto mais tarde (e sem querer ainda bem que o fiz!) pois estou fraco de mais para o vencer (mal eu sabia a mecânica dele, sinto-me tão burro a escrever isto...). E seguimos para a estação de comboios. Monoco, Monoco, Monoco. "Count me in, then" - personagem única, adorei.
Segue-se mais exploração e tal e coiso - e chegamos a Old Lumière. Teoria desfeita quando ao Verso ser o Renoir versão timeline alternativa, e sai um PUTO DE UM BANGER de música, cum crl. E, no final, a frase que o Verso solta a defender a Maelle - começou a ganhar forma a teoria de ela ser irmã dele. Ainda por cima, encontra-se por essa altura um journal em que se falha de "Mirror and verso". Está feito - teoria nova. Estamos num mundo espelhado do mundo real.
Seguem-se os Axons, e depois Monolith - o fim do Act II surpreendeu-me muito. Mas ia um pouco de encontro ao que eu pensava em termos do mundo em si. O que não contava era com o responsável do Gommage não ser a Paintress. E o esforço dela, no fim da fight, a curar e proteger os Expeditioners...

Act III - Maelle

Começa logo fenomenal. A "fuga" e depois a "greatest expedition ever" são momentos de cinema autênticos. Chegou a parte final. Vamos fazer TUDO que existe antes de ir para Lumière. E assim fiz. Tudo. P U T A que pariu o Simon. Elden Ring Malenia vibes.

E o final - e aqui está o motivo do parcial - luta fantástica. A Aline a aparecer é delicioso. A dor na voz do Renoir - espantosa performance do Andy Serkis. E a MELHOR OST DO JOGO! E depois a escolha. E uma decisão. Optei por ver primeiro o lado que, na minha opinião, é o lado "mau" da história. Escolhi a Maelle. E é mau porquê? Porque ela acaba como acaba. Porque "obrigou" todos a viverem o que "ela" queria. Mesmo querendo viver com todos, torceu as leis naturais para o fazer. Ignorou quem estava ao seu lado e fez o que "bem entendeu" por ter esse poder. Trouxe de volta quem já não estava. Não é um happy ending. Pelo menos para mim.

A escolha do Verso irá ficar para o New Game +. Vou fazer apenas a história e seguir directo. Já tive de colocar o Challenge de HP a 5x para dar luta. Talvez tenha de colocar mais. Quando terminar, digo se acho o final melhor ou pior.

Dito isto - sim, os franceses estão perdoados pelo seu maior crime - serem franceses.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Spoiler

Epá não sei dizer isto sem ser spoiler lol e revelar que o jogo tem mais do que uma opção de final, mas sobre as hipóteses de final do jogo:

Spoiler

Nenhum deles é um final feliz, a meu ver. Acho que se pode debater um pouco qual é o mais moralmente correto, mas feliz nunca seria um adjetivo que eu usaria...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 6 minutos:
  Ocultar conteúdo

Epá não sei dizer isto sem ser spoiler lol e revelar que o jogo tem mais do que uma opção de final, mas sobre as hipóteses de final do jogo:

Ocultar conteúdo

Nenhum deles é um final feliz, a meu ver. Acho que se pode debater um pouco qual é o mais moralmente correto, mas feliz nunca seria um adjetivo que eu usaria...

Sim, eu já entendi isso, e sinceramente dá para

Spoiler

saber que escolha o Verso vai fazer. Mas, para mim, é o final CORRECTO. Não feliz. Mas correcto. Por tudo. Se for o que penso. Quando fizer de novo aviso =P

Meanwhile - esqueci-me de um momento delicioso em que comecei a pensar na teoria da Maelle ser irmã do Verso. Quando estão os dois. Ele a tocar piano. Ela a cantarolar. Esquie a dançar.
E o épico, em plena batalha - "My, what lovely feet". Existe um vídeo do Seb a lutar contra a Paintress que guarda o Monolith e o Monoco a soltar essa. O melhor? FAZ SENTIDO - ELE É BASEADO NUM CÃO! Os cães adoram pés.

Editado por Unclouded
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...