El Shafto Publicado 17 Junho 2025 Citação de Unclouded, há 8 minutos: Sim, eu já entendi isso, e sinceramente dá para Mostrar conteúdo oculto saber que escolha o Verso vai fazer. Mas, para mim, é o final CORRECTO. Não feliz. Mas correcto. Por tudo. Se for o que penso. Quando fizer de novo aviso =P Meanwhile - esqueci-me de um momento delicioso em que comecei a pensar na teoria da Maelle ser irmã do Verso. Quando estão os dois. Ele a tocar piano. Ela a cantarolar. Esquie a dançar. E o épico, em plena batalha - "My, what lovely feet". Existe um vídeo do Seb a lutar contra a Paintress que guarda o Monolith e o Monoco a soltar essa. O melhor? FAZ SENTIDO - ELE É BASEADO NUM CÃO! Os cães adoram pés. Spoiler Perceber que o Monoco é o cão foi dos momentos mais engraçados do jogo para mim, é que transfigura todo o personagem que, até ali, é só um personagem engraçado e excêntrico para um momento de "ah... isto explica muita coisa!" E grande parte do encanto está aqui e sinto que isto é algo que se perdeu muito na indústria mas especialmente em RPGs. O Expedition 33 é um jogo sério, é um jogo que acho que é perfeitamente plausível de dizer que é até algo "dark"... mas sabe brincar. Não tem medo de se divertir, não tem medo de ser um videojogo. É que mesmo a existência do Noco e do Monoco, ainda que a sua presença no jogo seja muitas vezes de comédia, representam com alguma subtileza o tópico de ter um animal de estimação e a sua respetiva perda. Claro que os detalhes nós não sabemos, mas, pessoalmente, eu interpreto que o Noco e o Monoco, na verdade, estão trocados no jogo. Dado que o cão se chama Monoco The Third, não é errado assumir que existiu um primeiro e um segundo Monoco, a mesma quantidade de vezes que sabemos que o Noco é ressuscitado, enquanto que o Monoco é o Noco porque os Gestrals trocam os deveres de parentalidade entre si quando são ressuscitados. Honestamente, eu estou bastante convencido que todos os Gestrals são, na verdade, uma representação de um animal de estimação, neste caso do Monoco. O que torna todos os diálogos mais hilariantes se imaginares que vem da mente e de um ponto de vista de um cão de estimação e, ao mesmo tempo, torna o Verso um personagem ainda mais trágico, pela mágoa que carrega sobre a perde do seu animal de estimação. É o Final Fantasy X de uma nova geração. 2 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 18 Junho 2025 Citação de Unclouded, há 3 horas: Combate engaging, claramente conseguiram evoluir o turn-based (que era a obrigação da p*ta da Square...). Eu não faço parte do grupo de gente que agora quer que todos os turn baseds sejam iguais a este, mas tenho de concordar com isto e tá na linha do que tu disseste: 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 18 Junho 2025 Acho que consigo concordar com tudo o que disseste acima. E, por coincidência - apesar do Metaphor ter sido brutal, Persona 5, etc - desde o FFX que um turn based RPG não me dava tanto fun. E eu joguei-o em 2004 pela 1ª vez... Ah, um outro ponto que me fez soltar aquele "AH!": Spoiler quando nos apercebemos de que o puto pequeno que aparece ao longo da história é quem é. Só me bateu na parte final do jogo, em Lumière. Sublime! Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 18 Junho 2025 juro que depois deste hype todo se o clair obscur for como o persona 5, largo os videojogos para sempre 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 18 Junho 2025 Citação de Rōnin, há 41 minutos: juro que depois deste hype todo se o clair obscur for como o persona 5, largo os videojogos para sempre não é. eu sou aquele meme do i sleep/real shit em relação ao P5/E33 😂. isto é, literalmente adormeci a jogar o persona 😂 1 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 18 Junho 2025 o persona 5 é um bom jogo como é o spider man, shadow of the colossus, kingdom hearts, nessa linha o expedition 33 é um bom jogo como é o chrono trigger, o ocarina of time, super mario world são outras paradas, é um campeonato diferente 2 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 18 Junho 2025 Citação de El Shafto, há 1 hora: o persona 5 é um bom jogo como é o spider man, shadow of the colossus, kingdom hearts, nessa linha o expedition 33 é um bom jogo como é o chrono trigger, o ocarina of time, super mario world são outras paradas, é um campeonato diferente o persona 5 a nível de jogo propriamente dito até está ao nível desses abaixo, tanto que influenciou o próprio clair e muitos outros depois, porém é 40/50% visual novel e a escrita é medíocre, tirando um momento ou outro mas não são jogos comparavéis, um demora uma eternidade, o outro parece ter um pace porreiro só queria ter algo a acrescentar à discussão 😭 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 19 Junho 2025 Citação de Longineu, há 20 horas: não é. eu sou aquele meme do i sleep/real shit em relação ao P5/E33 😂. isto é, literalmente adormeci a jogar o persona 😂 e realmente te cagaste a jogar o E33? Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 19 Junho 2025 Citação de bobzz, há 2 horas: e realmente te cagaste a jogar o E33? Han 😂 Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 20 Junho 2025 Citação de Rōnin, Em 18/06/2025 at 12:17: juro que depois deste hype todo se o clair obscur for como o persona 5, largo os videojogos para sempre Eu sou daqueles casos crónicos de quem sempre gostou de jogar quando era mais novo mas que vive há anos naquela esperança e ilusão vaga de voltar a encontrar um jogo que me desse vontade genuína de jogar do início ao fim. Foi esse jogo. Acho que o último que acabei foi o GoW em 2018 e ao lado disto não vale um crl. Nunca acabei nenhum Persona (nem Metaphor nem SMT), mas ainda iam sendo dos poucos jogos em que até ia tendo algum interesse (o mais longe que fui foram 40 horas no P4 Golden), nem que fosse por se notar um certo esforço para inovar ou ser um bocado diferente. E as OST são qualquer coisa. Mas com tudo de bom que representam, lamento, mas é que nem há comparação. O Clair Obscur é espectacular, absolutamente fantástico. 2 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Junho 2025 Opah ver persona 5 e Spider man comparado a shadow of the colossus fez-me de novo um hater oficial do @El Shafto 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 20 Junho 2025 Citação de Sandes., há 8 minutos: Opah ver persona 5 e Spider man comparado a shadow of the colossus fez-me de novo um hater oficial do @El Shafto 2 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 21 Junho 2025 Estar a passar de novo é ainda mais incrível. A quantidade de detalhes que se apanham... E agora que Spoiler Os pesadelos da Maelle fazem sentido, que sabemos quem é o Strange Boy, tudo. E pequenos pormenores - o Verso aparece logo em Floating Waters. Não me lembrava de o ver lá. Os Gestrals só falam nele. Incrível mesmo. Só acho que, em termos de New Game +, o jogo peca por facilitar demasiado... Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 22 Junho 2025 Estou há 2 semanas para começar o ultimo act e continuo a explorar, personagens quase a nivel maximo vou ter de subir a dificuldade disto para o final Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 22 Junho 2025 Citação de Unclouded, há 17 minutos: Estar a passar de novo é ainda mais incrível. A quantidade de detalhes que se apanham... E agora que Mostrar conteúdo oculto Os pesadelos da Maelle fazem sentido, que sabemos quem é o Strange Boy, tudo. E pequenos pormenores - o Verso aparece logo em Floating Waters. Não me lembrava de o ver lá. Os Gestrals só falam nele. Incrível mesmo. Só acho que, em termos de New Game +, o jogo peca por facilitar demasiado... Spoiler Tecnicamente até aparece logo na cutscene do começo da Expedition 😁dá para o ver a tirar a Maelle do meio do caos 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 22 Junho 2025 Citação de El Shafto, há 19 horas: Ocultar conteúdo Tecnicamente até aparece logo na cutscene do começo da Expedition 😁dá para o ver a tirar a Maelle do meio do caos Não consegui ver isso (e estive atento!). Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 22 Junho 2025 Citação de Unclouded, há 2 horas: Não consegui ver isso (e estive atento!). Spoiler dos 2:00 aos 2:09, dá para ver a madeixa branca do cabelo (além do Verso confirmar que o fez mais tarde, claro) 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 22 Junho 2025 Eu nessa altura Spoiler foquei-me no momento da explosão, ignorei um pouco esse momento em que o Gustave está deitado. f*da-SE, ELE ESTÁ MESMO ALI AHAH E ver outra vez o Esquie e o François ❤️ E tantas menções ao Verso... Está tudo ali. Agora que entendes... O Poema da Alicia... f*da-se. Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 14 Julho 2025 Passado novamente o Clair Obscur e visto tudo. Pah, depois faço mais aprofundado, mas posso dizer que, a nível de história, é ainda MELHOR que a primeira playthrough. Muito gratificante. 2 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 17 Julho 2025 Bem, como disse antes, vou fazer uma mini-análise ao meu segundo playthrough. Spoiler A quantidade de informação que se apanha da segunda vez é enorme. Tanto, tanto enredo por trás de certas expressões. A cara do Verso quando a Maelle se despede do Gustave a dizer que ele era o melhor irmão e pai de sempre. f*da-se... Mas adiante - o final do Verso. O final verdadeiro, para mim. E ainda bem que fiz o da Maelle primeiro. Este rompe mesmo o cycle of grief dos Dessendre. Obriga-os a olhar em frente. E é forte. É muito, muito forte. Como tudo se processa, o despedir-se do Esquié e Monoco, depois a empatia da Sciel e a revolta da Lune... Sem contar que a "despedida" final ao Verso Dessendre é, também ela, carregada de emoção. Não consigo concordar contigo, Shaft, quando disseste que não havia final feliz. Para mim, este é o final feliz. O Verso sacrificou-se pela Alicia no fogo. O nosso Verso sacrifica-se, por um lado a ser egoísta e querer acabar com tudo, mas também pela Maelle. E quem o censura? Imagina o que era impingirem-te memórias que tu sabes não serem tuas. Seres a "cópia". O replace. Opá, tinha de haver libertação. E neste final houve. Para o futuro, visto haver zunzuns de continuações e o crl, vou deixar em spoiler. Spoiler Se quiserem mesmo, mesmo expandir o universo, considero que tem pontas para o fazer. Ora vamos lá: - Adorava ver a Expedition Zero. O momento de realização do que estava a acontecer, até pelo ponto de vista do Renoir - é que o Gommage foi "silencioso" nos primeiros anos! Eles só viram a Fracture. Eles não faziam idea do resto pois não havia assim tantas pessoas acima dos 100 anos. E ver a interação do Verso-Julie -> gostava de explorar isto. Mas não tem cabimento para ser um standalone - tinha de ser um DLC ou assim. Por outro lado, preferia que não começassem com isso... - Qualquer guerra tem dois lados - aqui dava para um novo jogo - os Writers - ver quem são. É exequível pensar que, se os Painters pintam e dão vida aos seus Canvas, com Chromas e o crl, os Writers tenham o mesmo poder mas em livros, etc. Como é que começou a guerra? Como é que aliciaram a Alicia (pun intended)? - A conclusão disto - talvez a Clea como protagonista (ou alguém do lado dos Writers dependendo se são "incompreendidos" ou vilões só porque sim. Standalone game, sem dúvida. Agora, vejo isto limitado a isto, e é se quiserem mesmo, mesmo expandir este universo. Lastly - quem ainda não comprou, que compre. 1 Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 24 Julho 2025 Citação de JPB, Em 28/09/2024 at 10:33: O Triangle Strategy é uma obra-prima. 10/10, muito fácil. E já estou no New Game+, vou à caça de mais um ending e depois, do melhor ending. Diga-se de passagem que sim, continuo a jogá-lo, já vi os endings possíveis, e agora Spoiler Já estou na Golden Route Tudo se compõe para ser dos meus jogos favoritos de sempre 120 horas nele, deve chegar às 130-135 até ao fim 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 24 Julho 2025 (editado) Citação de JPB, há 7 horas: Diga-se de passagem que sim, continuo a jogá-lo, já vi os endings possíveis, e agora Mostrar conteúdo oculto Já estou na Golden Route Tudo se compõe para ser dos meus jogos favoritos de sempre 120 horas nele, deve chegar às 130-135 até ao fim Eu arrependo-me de ir vendo na net para tomar decisões de modo a alcançar o golden ending, até chegar a uma missão (acho que a penúltima) em que preciso de mais personagens do que na realidade consegui numa só walkthrough 😞 Fiz isso pq o tempo é escasso e na maior parte dos jogos costumo ir ver à net a decisão que dará o melhor ending. No Baldur's Gate fiz o mesmo. Eu sei que não é a melhor abordagem, mas estando a caminho de uma 3ª criança não tenho tempo para gastar umas 80h numa playthrough com escolhas da minha cabeça e depois começar outra para fazer as escolhas "certas". Para passar essa missão tive de mudar a dificuldade para fácil, e perdi a motivação. Não cheguei a fazer New Game+. Mas uns anos antes fiz como tu, com o Fire Emblem: Three Houses. Fiz as 4 routes possíveis, inclusive cheguei a comprar o DLC para ir buscar personagens da 4ª casa "escondida". Editado 24 Julho 2025 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 25 Julho 2025 O Fire Emblem Three Houses também gostei bastante, e fiz 3 playthroughs Spoiler 2 com (Black Eagles - Crimson Flower) e Golden Deer Eu gostei muito, e tinha muita depth. Também arranjei o DLC. Mas confesso que não fiquei super fã da história. A dificuldade em Maddening (último playthrough) era frustrante ao ponto de aquilo, ao fim de algum tempo, parecer um jogo de xadrez. Eu percebo o que dizes, se tivesse uma criança se calhar não teria tempo para meter 130h nisto, mas creio que este jogo merecia que fosse atrás da Golden Route. Poqrue é como dizes, a Golden Route não está feita para ser na primeira playthrough (embora seja, tecnicamente, possível). O objetivo é terminar uma vez, ir para o NG+ e aí sim, tentar outro final ou a Golden Route. Dos 3 finais possíveis, há um que já tinha visto e não tinha gostado, portanto fiz esse final mas fiz praticamente só skip. Compartilhar este post Link para o post