Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
ze_miguel

Erasmus

Publicações recomendadas

oh Alex, cheira-me que isso não te abrange, porque o teu curso deve ser único no país

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, naqueles moldes é, mas no Erasmus também o teu curso nunca chega a ser exactamente igual... Há ali um certo acordo e um certo "molde" à realidade do outro lado. Na minha faculdade a malta farta-se de fazer Erasmus e a formação que se vai ter lá fora é quase de certeza diferente da que se tem ali.

No meu caso era diferente ao nível da quantidade enorme de horas semanais de Futebol que temos durante o curso todo, mas o resto do plano curricular é pouco diferente de um comum curso de Ciências do Desporto ou de Educação Física. Nutrições, Anatomofisiologias, Psicologias da área, Metodologias de Treino... tudo coisas comuns a tudo o que é curso da área do Desporto.

Já me andei a informar e a malta dos Politécnicos tem um programa de Mobilidade Nacional especial que se chama programa Vasco da Gama... não sei se a minha faculdade o faz, nem sei se é possível fazer a mobilidade para fora dos Politécnicos, mas isso não me parece fazer muito sentido, porque sendo assim isto não tinha validade nenhuma porque as duas maiores faculdades de Desporto do país (FMH e FADEUP) estão fora do ensino Politécnico...

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso era cena que nao me importava era ir fazer um erasmus "cá dentro" ao Porto ou ao Algarve, a Portimão. É que era ouro sobre azul.

Compartilhar este post

Link para o post

eu adorava fazer erasmus... Infelizmente não tenho € para isso.

só agora vi isto, oh boo informa-te melhor, porque as bolsas de erasmus costumam ser bem generosas

Compartilhar este post

Link para o post

só agora vi isto, oh boo informa-te melhor, porque as bolsas de erasmus costumam ser bem generosas

Só se for aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que sei de colegas meus, as bolsas dão para pagar o Alojamento e propinas, o que sobra é uma ajuda para comida, já é bem bom ou querias andar lá sem pagar nada?

p.s. acho que estou a mentir em relação às propinas, mas continua a ser bom à mesma

Editado por a.lopes

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no Porto pagam a viagem e dão para aí 100€ por mês...

realmente é muito pouco :S

tenho uma amiga que foi este semestre para a Dinamarca e vai receber perto de 3000€ pelo tempo todo que lá vai ficar

mas também é compreensível a UP é 50x maior que a UA

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que sei de colegas meus, as bolsas dão para pagar o Alojamento e propinas, o que sobra é uma ajuda para comida, já é bem bom ou querias andar lá sem pagar nada?

p.s. acho que estou a mentir em relação às propinas, mas continua a ser bom à mesma

As propinas que pagas são referentes às bolsas de cá.

Se for aluno bolseiro, pode ter direito ainda a mais duas bolsas.

Compartilhar este post

Link para o post

na minha faculdade não pagam nada. Nem alojamento, nem a viagem, nem propinas nem nada. Não recebes nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Criei um daqueles grupos privados no FB para falar com uns amigos meus sobre as hipóteses que vamos pôr. Hoje vou falar com os meus pais e acho que vou pôr Rio, São Paulo e Madrid.

Compartilhar este post

Link para o post

Manel, vais-te perder no Rio...ah, depois não te esqueças, faz aquele álbum ERASMUS RIO

ahahah

Erasmus 2011/2012 e Carregamentos móveis. 8)

:mrgreen:

Mas eu não devo entrar. Não tenho média para isso. Nem sei se quero..

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa, o Brasil é capaz de ser o pior sítio para quem quer ir de "férias". Viagens caras, mesmo dentro do Brasil, ensino exigente, onde até ser chumba por faltas, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto te as dão.

Compartilhar este post

Link para o post

Já abordei a professora responsável pela Mobilidade Internacional e ela vai-se informar junto do Instituto Politécnico de Santarém como funciona a Mobilidade Nacional por cá. Vamos ver...

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso, pelos 4 meses, recebi 1100€. A Suécia é cara, mas gastei um bocado mais que isso.

Se querem ir para fora, convém ter um dinheirito de parte. Até porque a bolsa não é toda entregue de uma vez. No meu caso, primeiro 30%, depois 60% e os últimos 10% ainda nem os vi, mas isso foi porque me demorei a entregar um papel aqui na reitoria. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recebi logo 900 e tal. Agora falta uns 100, mas isso é no fim. O fixe é que para Itália dao as bolsas mais altas pois é um país caro, mas a Sicilia escapa e é barata, por isso mais € sobra.

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma coisa, o Brasil é capaz de ser o pior sítio para quem quer ir de "férias". Viagens caras, mesmo dentro do Brasil, ensino exigente, onde até ser chumba por faltas, etc.

Depende.

O pessoal que de lá veio este ano diz que S.Paulo é assim, mas Rio não, que só uma cadeira foi exigente, mas mesmo assim só foi metade da matéria que seria na FEP...

Compartilhar este post

Link para o post

Depende.

O pessoal que de lá veio este ano diz que S.Paulo é assim, mas Rio não, que só uma cadeira foi exigente, mas mesmo assim só foi metade da matéria que seria na FEP...

oh, isso é cheap...Comparar a FEP a seja o que for, é batota. É tipo Chuck Norris vs Clark Kent, nem há comparação...

Compartilhar este post

Link para o post

oh, isso é cheap...Comparar a FEP a seja o que for, é batota. É tipo Chuck Norris vs Clark Kent, nem há comparação...

Já me informei e só precisa mesmo de haver acordo de plano curricular entre as faculdades. Muito bom! Alguém sabe com quanto tempo de antecedência é que é preciso tratar do assunto? 1 ano?

Compartilhar este post

Link para o post

Já me informei e só precisa mesmo de haver acordo de plano curricular entre as faculdades. Muito bom! Alguém sabe com quanto tempo de antecedência é que é preciso tratar do assunto? 1 ano?

Não é propriamente um ano, mas pelo menos é no ano lectivo anterior...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...