Jamarcus Publicado 23 Dezembro 2024 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐝𝐨: Acordo entre Clube de Futebol “Os #Belenenses” e a sua antiga Sociedade Anónima Desportiva (SAD) O Clube de Futebol “Os Belenenses” (CFB) informa os seus associados, adeptos, simpatizantes e toda a comunidade desportiva que alcançou um Acordo Global com a antiga BSAD- Sociedade Desportiva de Futebol, que também já foi Piedade Desportivo SAD e é atualmente a Portalegrense, SAD (BSAD). Em 2024, a BSAD teve de recorrer a um processo especial de revitalização e passou a estar inscrita na divisão distrital de Portalegre. Mesmo depois do histórico Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa de 27 de abril de 2022 ter validado o caminho seguido pelo CFB desde 2018, por decisão dos seus associados, e de ter confirmado a total separação entre o nosso CFB e a BSAD e a possibilidade do CFB constituir uma nova sociedade desportiva, a litigância sobre os assuntos do passado manteve-se em vários outros processos judiciais e arbitrais. Como todos sabem, o CFB procurou e esteve sempre disponível para encerrar as relações com a BSAD pela via não litigiosa. Esse objetivo foi agora conseguido - não obstante todo o empenho do CFB, foi uma concretização tardia. Cumpre-nos recordar e agradecer os contributos de todos os que, ao longo destes anos, procuraram ajudar na concretização de um acordo - um agradecimento especial ao Senhor Dr. Fernando Gomes, Presidente da FPF, que tomou essa iniciativa em 2020. No Acordo Global agora alcançado, a BSAD declara que não tem qualquer direito de titularidade, de uso ou qualquer outro sobre o nome, as marcas, os símbolos, o hino, o lema, a história e qualquer elemento figurativo (Cruz de Cristo) ou nominativo (Belenenses, CFB ou Belém) do património material ou imaterial do CFB ou elementos confundíveis com os mesmos e renuncia a tais reivindicações, obrigando-se a abster de adotar qualquer comportamento que faça o uso, direto ou indireto, desses bens e direitos. Ficou igualmente acordado que o palmarés das equipas da BSAD no período compreendido entre 12/12/2002 e 30/06/2018 é pertença do Clube de Futebol “Os Belenenses” porque, nesse período e até essa data, essas equipas jogaram no Estádio do Restelo, equipadas com a Cruz de Cristo e apresentando-se como sendo o Belenenses. É pois com renovado orgulho que verificamos agora que contra a opinião jurídica de quase todos (dentro e fora do Clube) e dos interesses instituídos, o Clube conseguiu: (i) separar-se da BSAD e afastar-se dos seus interesses; (ii) recuperar o futebol profissional; (iii) constituir uma nova sociedade desportiva, limpa de passivo; (iv) integrar no seu palmarés todos os resultados até 30.06.2018. Com a criação da nossa nova sociedade desportiva criámos um ativo desportivo, económico e financeiro muito relevante que transita para as gerações vindouras de Belenenses. Recapitulando, pode afirmar-se que: • Em 10/3/2014 deu-se a separação emocional, com a rescisão do Acordo Parassocial, promovida pela BSAD; • Em 30/6/2018, deu-se a separação física, com a partida da BSAD para o Jamor e a constituição, pelo CFB, de uma nova equipa para competir na última divisão distrital; • Em 27/9/2019, deu-se a separação jurídica, com a venda da participação social de 10% que o CFB detinha na SAD, venda que mais tarde foi confirmada pelo Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa de 27/4/2022; • Agora, por fim, deu-se a separação judicial definitiva. Assinalando o encerramento definitivo de uma luta única na história do Desporto Mundial, o Clube de Futebol “Os Belenenses” destaca a afirmação da sua identidade e o triunfo da vontade daqueles a quem o clube pertence: os sócios. Também esta foi uma demonstração de força e capacidade de resistência do movimento associativo, que é o motor do desporto nacional, que vem sendo combatido por interesses puramente oportunistas e que, ao cair do pano, foi mais uma vez atacado pela nova Lei das SAD’s de 2023. Com a resolução de um conjunto de processos que ameaçavam arrastar-se nas salas dos Tribunais, por vários anos e por várias gerações de dirigentes, desviando o foco dos intervenientes daquela que deve ser a atividade do CFB, o Belenenses virou definitivamente esta página e prossegue o seu caminho ímpar no Desporto nacional, focando-se no desenvolvimento de atletas e na participação em competições desportivas. Belenenses só há um, está no Restelo e é dos sócios! #ComACertezaDeVencer 6 Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 23 Dezembro 2024 Parabéns a todos os pastéis! 3 Compartilhar este post Link para o post
Tiago1921 Publicado 23 Dezembro 2024 Parabéns aos verdadeiros Belenenses por esta vitória. 3 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 11 Janeiro 2025 O Tomás Castro foi anunciado no Caldas. Se nos encontrarmos numa eventual fase de manutenção é capaz de se tornar quentinho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Janeiro 2025 Citação de O Pastel, há 13 minutos: O Tomás Castro foi anunciado no Caldas. Se nos encontrarmos numa eventual fase de manutenção é capaz de se tornar quentinho. Porque razao? Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 11 Janeiro 2025 Citação de Jimpo, há 30 minutos: Porque razao? Foi o nosso jogador mais relevante no 1º ano de distrital, inclusivamente foi quem marcou o penálti que nos deu o título e uma semana depois saiu para a B SAD. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 11 Janeiro 2025 Citação de O Pastel, há 6 minutos: Foi o nosso jogador mais relevante no 1º ano de distrital, inclusivamente foi quem marcou o penálti que nos deu o título e uma semana depois saiu para a B SAD. Ah ok. Não sabia que tinha pro B SAD Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 12 Janeiro 2025 Ontem lá estava o Sousa a comentar a final da Taça da Liga na Sport TV. O que me tira do sério é mesmo a imagem que passa para o exterior e o exemplo que dá aos jogadores. Se o treinador anda a passear por Leiria na véspera de um jogo importante, porque raio têm de levar os jogadores a sério a sua preparação? Enfim, um erro que se prolonga há já um ano e meio, nunca devia ter regressado para que cargo fosse no Belenenses. Não estou nada confiante para hoje. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 12 Janeiro 2025 Citação de O Pastel, Em 11/01/2025 at 09:17: O Tomás Castro foi anunciado no Caldas. Se nos encontrarmos numa eventual fase de manutenção é capaz de se tornar quentinho. E beijava o nosso símbolo. Vou assobiar com gosto se jogarmos contra ele. Citação de O Pastel, há 11 horas: Ontem lá estava o Sousa a comentar a final da Taça da Liga na Sport TV. O que me tira do sério é mesmo a imagem que passa para o exterior e o exemplo que dá aos jogadores. Se o treinador anda a passear por Leiria na véspera de um jogo importante, porque raio têm de levar os jogadores a sério a sua preparação? Enfim, um erro que se prolonga há já um ano e meio, nunca devia ter regressado para que cargo fosse no Belenenses. Não estou nada confiante para hoje. Parece um clube amador. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 15 Janeiro 2025 62 lugares. Obrigado, Sporting. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 16 Janeiro 2025 Citação de Jamarcus, há 19 horas: 62 lugares. Obrigado, Sporting. Sempre assim. E Braga B em Fão? É outra dose dessas. Ainda bem que as equipas B existem. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 17 Janeiro 2025 Arranjei bilhete mas o meu avô não 😞 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 27 Janeiro 2025 O Sousa foi despedido, wtf. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 27 Janeiro 2025 Vão buscar o treinador do 1 Dezembro supostamente, João Nuno. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 27 Janeiro 2025 Citação de HappyKing, há 8 minutos: Vão buscar o treinador do 1 Dezembro supostamente, João Nuno. Um bocado surreal, se assim for Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 27 Janeiro 2025 (editado) Citação de Jamarcus, há 9 minutos: Um bocado surreal, se assim for Está no Record na notícia do despedimento do Sousa aquela informação. O clube informa que o novo treinador será revelado "muito em breve" mas, de acordo com informações recolhidas por Record, João Nuno, jovem treinador do 1º Dezembro, que também se qualificou para a fase de subida do terceiro escalão – no 2º lugar com 29 pontos, à frente do Belenenses, que foi 3º com 27 –, deverá ser o sucessor. Editado 27 Janeiro 2025 por HappyKing 1 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 27 Janeiro 2025 Citação de Jamarcus, há 46 minutos: O Sousa foi despedido, wtf. Bem, lá me vão obrigar a abrir o champanhe a esta hora. Apanharam-me desprevenido. 2 Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 28 Janeiro 2025 Grande notícia. Como jogador era horrendo, treinador ainda pior. Só falta o Taira, depois o Patrick, uns 5 jogadores saírem e outros 5 entrarem e podemos disputar a subida. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 28 Janeiro 2025 Obrigado. Agora vamos ter de o ouvir ainda com mais frequência na sport TV. 😡 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 28 Janeiro 2025 Citação de nopla, há 8 horas: Grande notícia. Como jogador era horrendo, treinador ainda pior. Só falta o Taira, depois o Patrick, uns 5 jogadores saírem e outros 5 entrarem e podemos disputar a subida. Vamos lá a este exercício, mas mais do que quantidade gostava de ver qualidade! Na defesa, se a ideia é o novo treinador manter um esquema com 3 centrais, acho que pode fazer falta uma opção para colmatar lesões e de preferência que dê mais segurança que o Romário e o Gabi. Nas laterais também temos um problema se o Brasido se lesionar, apesar do lado mais frágil até ser o esquerdo. No fundo, acho que falta um jogador como o Chima que tanto jogava numa lateral como central. O meio campo acho que está ok, a dupla Cuca-Tiago Morgado dá-me confiança. Na frente sim, acho que podiam ir quase todos embora e trazer novos. Rodrigo Conceição, Baba Zakari e Moninhas não têm nível para Liga 3, precisamos de um novo Clé, que seja abre-latas nos jogos que estiverem apertados. E um finalizador na frente, que o Rodrigo Pereira não serve, apesar de dar um desconto, que se a bola não lhe chega em condições, também é difícil fazer mais. Presumo que o novo treinador também pesque alguns jogadores da sua confiança no 1º Dezembro, por exemplo o Tiago Simões já o acompanha desde o Fabril e encaixa na descrição que fiz acima. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 28 Janeiro 2025 Citação de O Pastel, Em 12/01/2025 at 09:55: Ontem lá estava o Sousa a comentar a final da Taça da Liga na Sport TV. O que me tira do sério é mesmo a imagem que passa para o exterior e o exemplo que dá aos jogadores. Se o treinador anda a passear por Leiria na véspera de um jogo importante, porque raio têm de levar os jogadores a sério a sua preparação? Não tenho opinião sobre o Sousa como treinador, mas tenho opinião sobre isto: se querem exclusividade, paguem o suficiente para que ele a tenha. É evidentemente uma situação de m*rda para os dois lados, mas se lhe pagassem o suficiente para ele ser exclusivo, de certeza que ele não ia para a Sporttv comentar a seguir. 1 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 28 Janeiro 2025 Citação de Chandler, há 49 minutos: Não tenho opinião sobre o Sousa como treinador, mas tenho opinião sobre isto: se querem exclusividade, paguem o suficiente para que ele a tenha. É evidentemente uma situação de m*rda para os dois lados, mas se lhe pagassem o suficiente para ele ser exclusivo, de certeza que ele não ia para a Sporttv comentar a seguir. O José Sousa pelos últimos anos claramente parece-me priorizar a carreira de comentador acima da de treinador. Está no seu direito, mas acho que ninguém o obrigou a aceitar o Belenenses e esta situação transmitia claramente que estava a prazo. Não tenho dúvidas que na Sport TV recebia mais do que no Belenenses, mas também não acredito que o Belenenses seja o clube da Liga 3 que menos paga ao treinador. Enfim, acima de tudo quem está mal é a direção se não via problemas nessa situação. Venha o João Nuno, por acaso tens algum feedback dele? Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 29 Janeiro 2025 O Baba Zakari está de saída. Normal, não teve grande impacto na equipa. Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 30 Janeiro 2025 Então os tão aguardados reforços para a fase de subida, que só estavam à espera de confirmação, vão chegar no último minuto da janela? Enfim 🤡 Compartilhar este post Link para o post