Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
DvPluribus

Manif "Geração À Rasca" dia 12 de Março

150 votos

1. 1. Tencionas participar na manifestação?

• Sim
      36
    • Não
      77
    • Talvez
      37

Publicações recomendadas

Porquê esse smile, Pirolito?

Eu nem metia nada, mas vi a frase "Eles vão e tu?". :mrgreen:

Estão a conseguir estragar uma manifestação legítima, relativamente espontânea e com alguma razão de ser, só falta partidarizar aquela treta e meter os mesmos de sempre na fotografia.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fiquei a saber que defendem a demissão de toda a classe politica portuguesa. E depois?Quem é que vai para lá?

Essa frase é um bocado ridicula. Aliás esse sentimento anti-politicos e de tentar meter tudo no mesmo saco é das coisas mais ridiculas e reveladoras de um maior grau de ignorância que pode haver. No entando anda constantemente na boca de muita gente.

Eu confesso que tenho sentimentos contraditórios em relação a estes protestos. Faz-me confusão ir ao facebook e ver ex-colegas de direita a dizerem que vão estar presentes e falar com companheiros anarquistas e comunistas e dizerem que tambem lá estarão, afinal vamos ver o quê? Bandeiras rubro-negras ao lado de bandeiras nacionais? Ficaria espantado. Não gosto de unanimismos e muito menos gosto de entrar em protestos vãos, sem objectivos claros e sem organizadores concretos. Não tenho nada contra manifestações sem caracter partidário (sem caracter ideologico já é outra questão), mas faz-me confusão, até porque já ando nesses meios há bastante tempo e sei que nada espontâneo pode ganhar esta dimensão, ter a certeza absoluta que parte da "maquina" (ou massa humana) de pelo menos um partido anda envolvida nesta organização sem nada ser assumido.

Dito isto, concordo que os jovens, os jovens adultos e os próprios adultos se manifestem em função da situação em que vivemos, mas antes do acto de se manifestarem convem informarem-se e educarem-se politicamente, principalmente sobre os assuntos que os afligem. Não chega dizer mal ou repetir meia duzia de frases feitas, há que saber realmente o que se quer, isso até pode ser um processo continuo de educação, mas há que haver pelo menos um ponto de partida.

Apesar de todas as reservas, espero que a manif seja um sucesso e sirva pelo menos para abrir os olhos a muita gente. Por um lado aos jovens que nunca se envolveram em politica e que poderão começar a aperceber-se da sua importância, do seu peso e do seu papel real na sociedade e por outro dar um sinal a quem nos governa e a quem nos irá governar daquilo que é a força da rua e que caso o povo desperte eles não sairão impunes. E é aqui que entra o assunto "homens da luta", aquilo pode ser tudo um enorme clichê mas em tempos aquele palavreado que usam e que hoje para algumas esquerdas já está datado teve de facto significados bem fortes e se se conseguir recuperar algum do sentimento desse tempo, já a brincadeira não terá sido em vão.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Eu confesso que tenho sentimentos contraditórios em relação a estes protestos. Faz-me confusão ir ao facebook e ver ex-colegas de direita a dizerem que vão estar presentes e falar com companheiros anarquistas e comunistas e dizerem que tambem lá estarão, afinal vamos ver o quê? Bandeiras rubro-negras ao lado de bandeiras nacionais? Ficaria espantado. Não gosto de unanimismos

mas há problema em as pessoas se unirem por um fim comum? o problema afecta ambos os lados, porque raio é que haveria de existir separação de águas também?

não percebo essa tua comichão com este tipo de coisas, porque se há algo que é lindo é ver as pessoas meterem as politiques de m*rda de lado, meterem ódios e confrontos na gaveta, e saírem para a rua em prol de algo importante. é significativo até.

Compartilhar este post

Link para o post

mas há problema em as pessoas se unirem por um fim comum? o problema afecta ambos os lados, porque raio é que haveria de existir separação de águas também?

não percebo essa tua comichão com este tipo de coisas, porque se há algo que é lindo é ver as pessoas meterem as politiques de m*rda de lado, meterem ódios e confrontos na gaveta, e saírem para a rua em prol de algo importante. é significativo até.

Mas a questão é mesmo essa, o fim não é comum, nunca poderá ser. Nem o fim, nem a maneira de lá chegar. E a história já provou isso e mostrou quem sai sempre prejudicado quando se abdica da ideologia em pról de uma unidade temporária.

As soluções para contornar ou lidar com a crise nunca poderão ser as mesmas partindo de um ponto de vista de direita ou esquerda, a maneira de resolver a questão dos precários muito menos. E quem acha que estes conceitos de "esquerda" e "direita" não existem ou não deveriam existir só pode é ser naïf, são duas visões do Mundo e da Sociedade, e cada pessoa até no seu dia a dia os aplica sem se aperceber.

No fundo o que é que afinal vai unir toda a gente diferente que vai sair à rua no sábado? É apenas mostrar descontentamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a questão é mesmo essa, o fim não é comum, nunca poderá ser. Nem o fim, nem a maneira de lá chegar. E a história já provou isso e mostrou quem sai sempre prejudicado quando se abdica da ideologia em pról de uma unidade temporária.

As soluções para contornar ou lidar com a crise nunca poderão ser as mesmas partindo de um ponto de vista de direita ou esquerda, a maneira de resolver a questão dos precários muito menos. E quem acha que estes conceitos de "esquerda" e "direita" não existem ou não deveriam existir só pode é ser naïf, são duas visões do Mundo e da Sociedade, e cada pessoa até no seu dia a dia os aplica sem se aperceber.

No fundo o que é que afinal vai unir toda a gente diferente que vai sair à rua no sábado? É apenas mostrar descontentamento?

mostrar descontentamento é resumir a coisa a princípios tolinhos. é o mesmo que gostar de ver 22 homenzinhos atrás duma bola.

e diz-me: achas que pessoal da direita não se uniu com pessoal de esquerda para retirar ditadores do poder?

achas que não se deve largar ideias por um dia para se combater em prol dum objectivo mais importante que simples lados partidários? acho muito mau que penses o contrário, porque é havendo sempre estas guerrinhas que faz com que o mundo ande sempre a dar um passo para a frente e dois para trás. Tiveste o 25 de Abril e depois tiveste um inferno político que desestabilizou Portugal socialmente e internacionalmente.

preferes que isto seja uma manifestação só de esquerda, para depois dizeres "e os de direita não fazem nada" ou preferes que seja uma manifestação de direita para dizeres "parecem tolinhos"...

ma cagar se são de extrema direita, extrema esquerda ou extremo centro, o que interessa aqui é que pessoas (e isto é importante) se unam para manifestar, mostrar descontentamento, mostrar que estão alertas ao estado do país, que estão preocupados com a situação financeira, que receiam o futuro e que estão prontos a lutar pela mudança.

Compartilhar este post

Link para o post

O teu erro, antifa, é que estás a tentar ver esta manifestação de um ponto de vista política, coisa que ela não pretende ser. É apenas uma manifestação de um grupo de jovens, de uma geração, que quer mostrar descontentamento com o estado do país. Sem politiquices.

Editado por BlackHawk

Compartilhar este post

Link para o post

O teu erro, antifa, é que estás a tentar ver esta manifestação de um ponto de vista política, coisa que ela não pretende ser. É apenas uma manifestação de um grupo de jovens, de uma geração, que quer mostrar descontentamento com o estado do país. Sem politiquices.

Agreed.

Compartilhar este post

Link para o post

Antifa, entre a ingenuidade que criticas e o cinismo que demonstras, prefiro, de longe, os ingénuos. Porque são esses que moldam e mudam o mundo para melhor. São esses que acreditam e sonham com valores comuns e simples, transvessais a toda a sociedade.

Não acredito que não haja nenhum partido político por detrás disto. Seria muito bom que assim não fosse, mas logo saberemos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou o unico que detesto essa forma demagogica de utilizar partidos para me definir? Aqueles que são direita, aqueles que são esquerda...Porra, eu acredito é nas pessoas, não nos partidos, querem-me dizer que concorda a 100% com os principios de um partido? Eu não acredito que sim, numas situações uns, noutras outros...Acho que esta coisa da democracia esta mal estruturada...

Editado por Navidkia

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito que não haja nenhum partido político por detrás disto. Seria muito bom que assim não fosse, mas logo saberemos...

Eu também não acredito, e tenho a certeza que lá veremos elementos pelo menos do BE e do PCP, e de frentes sindicais. Mas não é essa a intenção da manifestação.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode não pretender ser, mas é o que é. Só por ter como alvo os políticos já passa a ser política, tem gente envolvida na política que a apoia e que vai participar. Isso de manifestação popular apolítica não existe.

E o antifa nem sequer está a ser cínico, porque senão tratava de apurar certas motivações situacionistas, como diria o outro, latentes neste protesto. Está só a ser pragmático e tem toda a razão. Acho bem que toda a gente se manifeste e que aquilo esteja cheio de gente, mas não se espere que seja uma manifestação, sequer, apolítica, quanto mais livre de partidarismos.

Eu também não acredito, e tenho a certeza que lá veremos elementos pelo menos do BE e do PCP, e de frentes sindicais. Mas não é essa a intenção da manifestação.

A intenção da manifestação é a intenção dos que nela participam. Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso os criadores do evento no facebook são de esquerda. Uma é do Be, um quer sair do PS porque já não se identifica com as ideias do partido e outro era do PCP.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode não pretender ser, mas é o que é. Só por ter como alvo os políticos já passa a ser política, tem gente envolvida na política que a apoia e que vai participar. Isso de manifestação popular apolítica não existe.

E o antifa nem sequer está a ser cínico, porque senão tratava de apurar certas motivações situacionistas, como diria o outro, latentes neste protesto. Está só a ser pragmático e tem toda a razão. Acho bem que toda a gente se manifeste e que aquilo esteja cheio de gente, mas não se espere que seja uma manifestação, sequer, apolítica, quanto mais livre de partidarismos.

A intenção da manifestação é a intenção dos que nela participam.

Reconheço o pragmatismo do antifa e só não o reconheci no meu post anterior porque não deu para isso(postar desde o trabalho é um risco). Mas sinto-lhe um tom demasiado formatado quando fala que as soluções têm de emanar de um só partido e não de uma vontade popular. Talvez o erro seja meu, que estou já a extrapolar esta manifestação para algo mais generalizado pela sociedade dentro de pouco tempo e daí extraio conclusões. Reconheço que, tal como está, a lógica do antifa se aplica perfeitamente a este movimento. Porém, não consigo deixar de sentir que ele não se refere apenas a isto e que, tal como eu, está também a generalizar e por isso eu vejo cinismo e algum conformismo formal nas suas palavras.

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso os criadores do evento no facebook são de esquerda. Uma é do Be, um quer sair do PS porque já não se identifica com as ideias do partido e outro era do PCP.

Apesar de ser uma manifestação apartidária, é claro que vai existir sempre alguma conotação de afecto a um determinado partido.

Não tenho dúvidas que irão estar presentes do PCP e do BE durante a manfiestação que se pretende apartidária.

Refiro aqueles dois partidos, não por serem de esquerda, mas por normalmente se associarem às manifestações do povo

Compartilhar este post

Link para o post

Refiro aqueles dois partidos, não por serem de esquerda, mas por normalmente se associarem às manifestações do povo

ou então vão porque são os únicos contra a precariedade no trabalho e exploração.

Compartilhar este post

Link para o post

mostrar descontentamento é resumir a coisa a princípios tolinhos. é o mesmo que gostar de ver 22 homenzinhos atrás duma bola.

e diz-me: achas que pessoal da direita não se uniu com pessoal de esquerda para retirar ditadores do poder?

achas que não se deve largar ideias por um dia para se combater em prol dum objectivo mais importante que simples lados partidários? acho muito mau que penses o contrário, porque é havendo sempre estas guerrinhas que faz com que o mundo ande sempre a dar um passo para a frente e dois para trás. Tiveste o 25 de Abril e depois tiveste um inferno político que desestabilizou Portugal socialmente e internacionalmente.

Mas qual é o "objectivo mais importante" porque se vai combater no sábado? Que objectivo em comum poderá ter um anarquista, um monárquico, um ignorante politico, alguem que normalmente vota PS, um jovem beto da JSD, um jovem activista do BE e outro que ache o partido fixe porque defendem a legalização das brocas? É derrubar o governo? É de forma mágica arranjar uma saída da crise que agrade a todos? É defender politicas diferentes para os problemas dos jovens? But oh wait, as pessoas na manif têm perspectivas completamente opostas sobre tudo isso.

preferes que isto seja uma manifestação só de esquerda, para depois dizeres "e os de direita não fazem nada" ou preferes que seja uma manifestação de direita para dizeres "parecem tolinhos"...

ma cagar se são de extrema direita, extrema esquerda ou extremo centro, o que interessa aqui é que pessoas (e isto é importante) se unam para manifestar, mostrar descontentamento, mostrar que estão alertas ao estado do país, que estão preocupados com a situação financeira, que receiam o futuro e que estão prontos a lutar pela mudança.

Mas como eu disse, eu acho muito bem que se manifestem e mostrem descontentamento! A questão é que o descontentamento que as pessoas sentem é devido a razões diferentes e a tal mudança porque estão prontos para lutar é na maioria dos casos construída por lados opostos.

Tal como o fusyon disse, o simples conceito de manifestação apolitica não existe, se te vais manifestar é porque tens uma opinião contrária a algo que é politico e como tal estás automaticamente a fazer politica.

Quando a politiquices, essa palavra para mim serve para definir fait divers que é aliás aquilo de que a nossa comunicação social e a maioria dos nossos politicos se alimentam. Discutir os conceitos base da politica em termos ideológicos está longe para mim de ser politiquice, é sim o que tem faltado em Portugal.

Antifa, entre a ingenuidade que criticas e o cinismo que demonstras, prefiro, de longe, os ingénuos. Porque são esses que moldam e mudam o mundo para melhor. São esses que acreditam e sonham com valores comuns e simples, transvessais a toda a sociedade.

Eu não critico nada, apenas acho estranho e anti-natura algumas das misturas que vejo. E quanto a serem ingénuos, bem, talvez quem ache que tudo isto é expontâneo e vá para lá sem objectivos concretos o seja, isto porque o que não faltará, e aliás já se vai vendo e de que maneira, é gente a tirar aproveitamento politico dos protestos (até o próprio PR, vejam lá!). Não quer dizer que isto seja negativo, agora quem pensa participar nas manifs devia ter noção disso, já que irão, ou não, legitimar esse aproveitamento.

Que existe gente de partidos a trabalhar nisto parece-me óbvio, tal como disse, para algo ganhar esta dimensão é impensavel não ser assim. No Porto (e sei que em Lisboa tambem) nos ultimos anos organizaram-se protestos e festas verdadeiramente autónomos e que apesar de todo o trabalho dos organizadores não tiveram qualquer repercussão em termos quer mediáticos quer de número de participantes propriamente ditos.

Aliás, todos os movimentos de precários, MayDay, Fartos/as d'Estes Recibos Verdes, Precários Inflexiveis, etc, foram formados essencialmente por gente ligada ao BE, isso é conhecido. Alguns sectores da JS tambem se envolvem em movimentos do genero, e até, mais raramente, gente do PCP.

Eu sou o unico que detesto essa forma demagogica de utilizar partidos para me definir? Aqueles que são direita, aqueles que são esquerda...Porra, eu acredito é nas pessoas, não nos partidos, querem-me dizer que concorda a 100% com os principios de um partido? Eu não acredito que sim, numas situações uns, noutras outros...Acho que esta coisa da democracia esta mal estruturada...

Os conceitos de esquerda e direita estão para lá da lógica dos partidos. São diferentes visões da sociedade. Eu por exemplo não me identifico com nenhum partido e no entanto tenho uma posição ideológica definida.

Compartilhar este post

Link para o post

ó antifa, obviamente há ignorantes em todo o lado que vão para lá com ideias diferentes. Mas só porque estão ligados a partidos ou facções, estás logo disposto a dizer que x não se pode dar com y porque é errado...epá, isso é fechar logo a coisa num círculo e só entram os que tiverem bilhete.

ps: feito toino já tava a planear as cenas para amanhã, mas isto é no Sábado. No Sábado nem sei se posso...pqp devia ser 11 de Março crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que seja uma questão de "dar", podes-te dar com quem quiseres, agora não entendo é como se pode lutar ao lado de pessoas com opiniões contrárias sobre practicamente tudo. O protesto apenas falha nesse ponto de ser demasiado vago...

Compartilhar este post

Link para o post

Só para dizer que concordo a 100% com o antifa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que seja uma questão de "dar", podes-te dar com quem quiseres, agora não entendo é como se pode lutar ao lado de pessoas com opiniões contrárias sobre practicamente tudo. O protesto apenas falha nesse ponto de ser demasiado vago...

x3

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo melhor agora, antifa. Faz todo o sentido, aliás! E não me parece que estejamos a defender coisas diferentes. Estamos, isso sim, a falar de situações distintas. Eu, o Feng e o Black referimo-nos os motivos ideológicos de uma manifestação e tu e o Fusyon estão apenas a alertar para as diferenças que existirão na sua concretização prática.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...