Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Legi

Cinema | Discussão Geral

Publicações recomendadas

As listas são compiladas pelas opiniões pessoais de várias pessoas ligadas ao meio e é interessante ver essas mudanças, acredito que antigamente seriam muito mais homens convidados e que com a participação de mais mulheres e membros de outras minorias que as escolhas e sensibilidades tenham ido para outras temáticas. Acho muito interessante e realmente estas listas servem para aferir a importância do cinema no momento actual e os filmes que neste momentos são considerados importantes segundo a óptica dessas  pessoas que foram convidadas a participar. Mostra-nos que o cinema e a arte não é algo fossilizado mas em constante mudança tal como a vida, e como reflexo disso há filmes que continuam a ser muito bons mas que vão perdendo algumas importância. Há filmes que realmente já não reverberam tanto hoje.

Tendo em conta isto tudo, achava relevante e interessante fazermos uma lista aqui com a turma do CMPT, cada um escolhe os 10 filmes que foram mais importantes na sua vida e fazemos um compilado de 50 ou 100 dependendo da quantidade de listas. E ressalvar que não tem que ser necessariamente os melhores em termos técnicos/narrativos/o que for, o importante é a relevância que esse filme teve e tem na vossa vida e o quanto marcou. Há filmes que me marcaram e que sei que não são tão fortes a niveis técnicos como outros filmes que realmente são muito bons nesse nivel mas que não criaram um sentimento tão forte aqui dentro.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

AFTERSUN_Onesheet_O2-min.png

E vi ontem o Aftersun no cinema. Um dos filmes do momento, muita gente a elogiá-lo, o que normalmente me deixa na dúvida se vai confirmar as expectativas boas ou não, gosto de ir sem muita expectativa para um filme porque depois fica aquela coisa estranha de avaliar segundo essa lente. Mas gostei bastante do filme, é um filme que nos faz escavar nos silêncios, do que não é dito, do que está dentro do pensamento de cada um, sendo que muito pouco é revelado, só aqui e ali algum detalhe sai e vamos juntando peças do puzzle mas mesmo assim o puzzle fica incompleto ahah. Um filme contemplativo e simples. E estou a gostar muito do trabalho do Paul Mescal, tanto aqui como na série Normal People. E a Frankie Corio também esteve muito bem. O filme ganha muito com a presença deles os dois.

Estreou hoje no mubi, btw. Mesmo estando ainda nos cinemas. Recomendo!

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frnk th tnk, há 1 minuto:

AFTERSUN_Onesheet_O2-min.png

E vi ontem o Aftersun no cinema. Um dos filmes do momento, muita gente a elogiá-lo, o que normalmente me deixa na dúvida se vai confirmar as expectativas boas ou não, gosto de ir sem muita expectativa para um filme porque depois fica aquela coisa estranha de avaliar segundo essa lente. Mas gostei bastante do filme, é um filme que nos faz escavar nos silêncios, do que não é dito, do que está dentro do pensamento de cada um, sendo que muito pouco é revelado, só aqui e ali algum detalhe sai e vamos juntando peças do puzzle mas mesmo assim o puzzle fica incompleto ahah. Um filme contemplativo e simples. E estou a gostar muito do trabalho do Paul Mescal, tanto aqui como na série Normal People. E a Frankie Corio também esteve muito bem. O filme ganha muito com a presença deles os dois.

Estreou hoje no mubi, btw. Mesmo estando ainda nos cinemas. Recomendo!

No Mubi de cá não aparece disponivel.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apocalypse Now, há 1 minuto:

No Mubi de cá não aparece disponivel.

Opa, tou no Brasil mas pensava que era geral. É pena!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frnk th tnk, há 1 hora:

As listas são compiladas pelas opiniões pessoais de várias pessoas ligadas ao meio e é interessante ver essas mudanças, acredito que antigamente seriam muito mais homens convidados e que com a participação de mais mulheres e membros de outras minorias que as escolhas e sensibilidades tenham ido para outras temáticas. Acho muito interessante e realmente estas listas servem para aferir a importância do cinema no momento actual e os filmes que neste momentos são considerados importantes segundo a óptica dessas  pessoas que foram convidadas a participar. Mostra-nos que o cinema e a arte não é algo fossilizado mas em constante mudança tal como a vida, e como reflexo disso há filmes que continuam a ser muito bons mas que vão perdendo algumas importância. Há filmes que realmente já não reverberam tanto hoje.

Tendo em conta isto tudo, achava relevante e interessante fazermos uma lista aqui com a turma do CMPT, cada um escolhe os 10 filmes que foram mais importantes na sua vida e fazemos um compilado de 50 ou 100 dependendo da quantidade de listas. E ressalvar que não tem que ser necessariamente os melhores em termos técnicos/narrativos/o que for, o importante é a relevância que esse filme teve e tem na vossa vida e o quanto marcou. Há filmes que me marcaram e que sei que não são tão fortes a niveis técnicos como outros filmes que realmente são muito bons nesse nivel mas que não criaram um sentimento tão forte aqui dentro.

Abre tópico para isso. Parece-me uma iniciativa interessante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 7 horas:

A sério? Mas tendo em conta a época em que se passa era suposto ser como?

Pessoas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frnk th tnk, há 5 horas:

Mais importantes ou melhores?

É que, por exemplo, o Jurassic Park, Raiders of the Lost Ark, Die Hard e Fury Road estão nos filmes mais importantes da minha vida mas não nos melhores 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 18 horas:

Mais importantes ou melhores?

É que, por exemplo, o Jurassic Park, Raiders of the Lost Ark, Die Hard e Fury Road estão nos filmes mais importantes da minha vida mas não nos melhores 

Mais importantes! Se quiserem façam duas listas: mais importantes e melhores e ai faz-se duas listas com essa diferença de critérios

E acho que não é necessário tópico, pode ser por aqui mesmo, vamos atalhar caminho. Quem quiser pode ir ja enviando as listas, fica como prazo até dia 15 de janeiro o envio. Não é preciso perder muito tempo a eloborar as listas, aqueles filmes que tiverem marcado vão aparecer rapidamente

Editado por frnk th tnk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frnk th tnk, há 23 horas:

Verdade.

Esta publicação refere um pouco isso. 

Spoiler

The evolution of the Sight & Sound Greatest Films poll from 2012 to 2022 shows some exciting signs of evolving, particularly in the emphasis on women filmmakers and the welcome presence (even from just two movies) of animated filmmaking. The absence of certain staples of earlier versions of this list provides interesting insight into how the modern film criticism landscape is evolving. Meanwhile, the continued absence of certain filmmakers and countries showcases places where the poll can still improve in the future, including in recognizing more Indian cinema beyond Pather Panchali. This newest edition of the top 100 films on the Sight & Sound Greatest Films poll offers so much for readers to chew on…and will no doubt inspire plenty of debate and discourse among film geeks for years to come!

E também gostei de ler este artigo sobre o top100.

Compartilhar este post

Link para o post

Para animar as hostes, vou já colocando a minha lista aqui, tentei pensar em filmes que tenham tido um impacto duradouro ao ponto de ainda hoje terem muita relevância na minha vida. Para trás ficaram filmes que me marcaram muito como o Back to the Future, o Fight Club e o Taxi Driver porque actualmente já não mantêm a mesma força dentro de mim. E é verdade, 3 filmes do Linklater, até eu me surpreendi ao fazer a lista mas só demonstra minha ligação pessoal aos filmes que ele faz e à sua maneira de ver o mundo.

Before Sunrise

beforesunrise01.jpg?fit=1400,951&ssl=1

Paris, Texas

paris-e1492620022793.png

Stalker

stalker.jpg

Apocalypse Now

apocalypse-now-7.jpg

Slacker

6a0168ea36d6b2970c019b000dddc2970d-pi

Cidade de Deus

bene-diz-virei-playboy-cidade-de-deus.jp

Boyhood

boyhood-movie.png

A Brighter Summer Day

13374_1.jpg

Baraka

baraka-39.png?w=584

Mulholland Drive

Mulholland-Drive-.jpg

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post

já eu não sou nada fã do Linklater e odeio a trilogia Before com paixão mas tive de dar rep pelo brighter summer day. Tenho de ver se faço uma lista tb amanhã mas aviso já que provavelmente será Edward Yang heavy

Editado por Rain Dog
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@frnk th tnk, fazendo 2 listas, filmes marcantes, melhores filmes, pode haver repetição de filmes?

Estava a tentar fazer uma lista apenas, mas é impossível escolher apenas 10 filmes 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 8 minutos:

@frnk th tnk, fazendo 2 listas, filmes marcantes, melhores filmes, pode haver repetição de filmes?

Estava a tentar fazer uma lista apenas, mas é impossível escolher apenas 10 filmes 😄

Ahah, na verdade achava melhor fazer uma. E também eu tive dificuldades em escolher apenas 10 mas é esse o desafio, perguntares te porquê este e não o outro e fazeres escolhas. Se quiseres mencionas esses que ficaram de fora e o apreço que tens por eles mas vamos firmar nos 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frnk th tnk, Agora:

Ahah, na verdade achava melhor fazer uma. E também eu tive dificuldades em escolher apenas 10 mas é esse o desafio, perguntares te porquê este e não o outro e fazeres escolhas. Se quiseres mencionas esses que ficaram de fora e o apreço que tens por eles mas vamos firmar nos 10

Vou tentar então 😄

Compartilhar este post

Link para o post

Ao fazer isto lembro-me que infelizmente não tenho visto nem 10% do que gostaria de ver por ano. Anyway, não estão necessariamente por ordem. Muito resumidamente:

The End of Evangelion (Hideaki Anno/1997)

Neon Genesis Evangelion: The End of Evangelion (1997)

Este é quase batota porque não é standalone, é necessário ver a série anime de 26 episódios antes. No seu todo é um clássico de animação e um verdadeiro trailblazer, não só influenciando o panorama no Japão, mas tmb no Ocidente. O filme serve de conclusão a uma história sobre o significado das relações humanas e sobre o sofrimento da vida, num cenário de ficção científica pós-apocalíptica. Ação, surrealismo e catarse numa obra prima de 1h30.

Pulp Fiction (Quentin Tarantino/1994)

7 najbardziej kultowych scen z filmu „Pulp Fiction” - ELLE.pl

Reservoir Dogs (Quentin Tarantino/1992)

Reservoir Dogs 1991, directed by Quentin Tarantino | Film review

Quando comecei a ver filmes a sério o Pulp Fiction era provavelmente o meu filme favorito. Ainda está nesse top, se calhar gosto um pouco mais do Reservoir Dogs hoje em dia, mas a diferença é irrelevante.   

One Flew Over the Cuckoo's Nest (Milos Forman/1975)

One Flew Over the Cuckoo's Nest movie review (1975) | Roger Ebert

Um dos filmes que mais me impressionaram em toda a minha vida, devastador.

Drive (Nicolas Winding Refn/2011)

Drive : les secrets de la mythique veste de Ryan Gosling | Vogue France

Este filme (+ o American Psycho e o Joker) já é tão meme que nem sei se ainda é considerado bom, ironicamente ou não. Eu continuo a achar que sim. Apesar de ser um cult classic, marcou a pop culture dos últimos anos, muito devido à estética que popularizou o synthwave e a nostalgia nesta última década dos anos 80 e devido à prestação do Gosling.

Blade Runner (Ridley Scott/1982)

Blade Runner, come Rutger Hauer modificò lo scontro finale tra Rick Deckard  e Roy Batty | Worldmagazine

Outro cult classic que marcou posteriormente uma porção da pop culture. Audiovisuais revolucionários.

Hardboiled (John Woo/1992)

Hard Boiled (1992) dir. John Woo | BOSTON HASSLE

Isto faz parecer o Die Hard uma brincadeira de crianças. Ok, nem tanto assim, mas qualquer fã de acção tem de ver os filmes do John Woo. O The Killer é provavelmente o mais conhecido dele.

Rocky (John G. Avildsen e Sylvester Stallone/1976)

Especial Rocky - Metropolis

Nunca me canso de rever momentos de toda a franchise + Creed. Para além do boxe há também um drama emotivo sobre a superação e a dificuldade de viver. Diria que é o principal nos 2 primeiros filmes e há alguns momentos de representação subtis que adicionam muito aos filmes.

The Terminator (James Cameron/1984)

James Cameron: The Terminator (1984) — 3 Brothers Film

Refiro-me mais ao primeiro do que ao segundo, normalmente costuma ser ao contrário. O T2 é igualmente incrível, mas aprecio mais a vibe de terror e de ansiedade que mergulha o 1º filme. A banda sonora concede isto na perfeição.

Boyz n the Hood (John Singleton/1991)

Boyz N the Hood' Not as Dated as it Should Be | by Warm3wind | Medium

Este filme apela muito à minha infância passada a jogar GTA SA e na minha afinidade com o rap e cultura afro-americana. Bastante influenciador no meio, juntamente com o Do the Right Thing. Excelente prestação do Laurence Fishburne. O mais impressionante é que o realizador fez isto com 23 anos.

Menções Honrosas:

- Robocop
- Big Trouble in Little China
- Vertigo
- Office Space
- Scarface

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui vai a lista, em que vão ficar imensos de fora. Vou dar primazia aos que mais me marcaram, em que alguns deles também considero obras primas:

Fica de fora uma porrada de filmes que podiam muito bem estar nesta lista:
Batman Begins, Solaris, Mr. Nobody, Black Swan, The Intouchables, Another Earth, Alien, Bicentennial Man, Swiss Army Man, Monty Python and the Holy Grail, Following, Submarine, The Pianist, Aniki Bóbó, Schindler's List, American Beauty, The Postman Always Rings Twice, Lost in Translation, The Man from Earth, Match Point, Mr. Nobody

E isto sem contar com as animações All-Star Superman, Green Lantern: First Flight ou Justice League: Crisis on Two Earths

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, então vamos lá.

Também achei muito difícil fazer um top 10 e no final fiz uma lista dos que mais me marcaram (que me lembre, se calhar esqueci-me de alguns). Muitos filmes que eu considero tecnicamente perfeitos ficam fora da lista. Só o top 2 é que posso dizer que é absolutamente imutável, o resto não está necessariamente por ordem.

Também vou meter uns stills para o post ficar todo bonitinho.

1. Yi Yi (2000)

aoneandatwo063.jpg?bwg=1546982403

Se um dia uma civilização futura encontrar vestígios da nossa presença, que seja este Blu Ray. Uma verdadeira obra de arte, um hino à humanidade. O pináculo da criação artística. 10/10

2. Pierrot le Fou (1965)

image020%20(6).jpg?bwg=1547295987

Incrivelmente é o único do Godard na minha lista e talvez o incrível uso da cor e o que isso acrescenta ao filme seja parte da razão. Um filme sobre a banalidade da vida e o desejo de fugir, sempre muito meta e experimentalista como é típico do Godard nesta fase, sem nunca sair da perspetiva do artista. 10/10

3. Grave of the Fireflies (1988)

grave-of-the-fireflies-1988-japanese-ani

Incluo um filme de animação na lista. Vi-o uma vez e tenciono um dia ver de novo, mas até hoje ainda não consegui. Nunca me senti tão esmagado como no final deste filme. Horrível e perfeito.

4. In the Mood for Love (2000)

30%20(503).jpg?bwg=1547222276

Melhor ano para filmes asiáticos?

Tem uma das melhores cenas da história do cinema: https://youtu.be/ypY9OaKCfRU

Wong Kar Wei é um mestre da sedução e os atores interpretam perfeitamente os seus papéis. Incrivelmente íntimo e delicado.

5. Au Hasard Balthazar (1966)

Anne-Balthazar.jpg

Se a tal civilização futura encontrar este filme, vai achar que este burro foi um dos melhores atores do seu tempo. O homem e o animal como uma perfeita analogia entre o corrupto e o puro. Mais uma meditação sobre a vida com um murro no estômago. Rígido mas incrivelmente emocional.

6. Taipei Story (1985)

29110id_028_w1600.jpg

O segundo filme do Edward Yang e sem dúvida o mais underrated de todos. Pega nos mesmos temas de sempre, uma vida e uma história sobre nada e transforma-o numa obra de arte. Nós não merecemos o Edward Yang.

7. A Brighter Summer Day (1991)

EZsDarSlZnk0yeSzeCb5NoXwV0lsqh_original.

Eu já disse que não merecemos o Edward Yang? O homem veio, deixou-nos o mais sublime que o homem pode criar e foi-se logo embora. Que génio.

8. About Time (2013)

About-Time-35085_4.jpg

Este vai destoar, pode parecer estranho estar nesta lista junto com os outros até agora. São os 10 filmes mais importantes para mim e acontece que este filme é a melhor rom-com que já vi. É uma lufada de ar fresco num género que costuma ser tão banal e foleiro.

9. Lock, Stock and Two Smoking Barrels (1998)

Lock-Stock-and-Two-Smoking-Barrels-1998.

Não podia deixar de incluir um do Guy Ritchie. Há quem o veja como a versão primitiva do Snatch, já eu acho que é o melhor trabalho dele. O total oposto do cinema de autor francês e taiwanês que eu tanto adoro, carregado de ação e humor e rápidas transições bem à moda do final dos 90s.

10. Pulp Fiction (1994)

26%20(847).jpg?bwg=1547379565

O 10° foi o mais difícil de escolher porque sinto que deixo alguns importantes fora da lista mas este fica bem por baixo do Lock, Stock and Two Smoking Barrels. Icónico.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui vai disto. Sei que já começo na batota, mas não consigo escolher entre um dos três, so...

1. Trilogia, Senhor dos Anéis

3d46bc95652b426a1790318a9521bc79.png

Não há muito a dizer, é inevitável. Eterno clássico.

2. Whiplash

bab2decd39ee3a123606f43d3e64e899.png

Bem, se há algum filme que me dê vontade de aprender a tocar bateria (ou outro instrumento sequer, sem ser guitarra) é este. Grande performance do Miles Teller, desde aí que sigo com bastante atenção ao que este ator tem vindo a fazer. Shoutout para o Bleed for This que é outra representação fenomenal da parte dele.

3. Interstellar

94be6d542d851fabca68c9dab6195bca.png

Não há muito a dizer. Visualmente lindíssimo, tenho imensa pensa de o ter perdido no cinema na altura.

4. Shutter Island

7b9aef17fdbb27f692ca7911af9f5090.png

O meu favorito do daddy Di Caprio. A forma em como no final ele tem a decisão de se submeter à lobotomia para esquecer daqueles eventos traumáitcos é de partir o coração 😞 

5. Pineapple Express

54cdb593d6a3f4e86b14c940df165217.png

E porque acho que estas listas estão-lhe a faltar algo menos sério, deixo aqui o melhor bromance da indústria estadunidense. Rogen e Franco ❤️ 

Se há comédia que me faz rir do princípio ao fim, é esta.

6. Rocky

7b45fd80d43a67bab4007d8392953739.png

Já aqui foi posto, mas também faz parte da minha lista... É o que é ahah

Clássico conhecido por todos. História de superação e de inícios humildes. A natureza humana de preferir sempre o underdog e de regozijar-se ao vê-lo ultrapassar todas as adversidades que enfrenta.

7. The Green Mile

09db111292d6afb29c146e7fb5887f5e.png

Autêntico tearjerker. E por ser baseado em factos reais ainda mais o é... Lembro-me da primeira vez que o vi, era bastante novo e perguntar à minha mãe como é que um homem tão grande era capaz de chorar... Aqueles flashbacks dele agarrado às meninas... Na altura não percebi muito bem, foi mais tarde quando já tinha consciência do mundo o quão pesa este filme, o sentimento de injustiça...

8. Matrix

a2c65f501bd2e8f31c8c6fcfdd95a649.png

Entre Lotr e Matrix, quando era mais novo passava a vida a revê-los. Clássico filme de ação, conhecido por todos.

9. The Departed

3cc6174c343734ca415ac91e52356cd4.png

Três atores fantásticos. Premissa interessante, bem escrito e sem fillers durante o filme. É daqueles que passa na TV e não dá para mudar de canal, lá vai um gajo ver outra vez.

10. Anchorman

ea21e43b6585c0ef5b1904b8f095302a.png

Segunda comédia da lista. E tinha de ser. Vai de encontro à pessoa que sou, alegre e que não se leva demasiado a sério. E o Will Ferrell faz isso extremamente bem, ao brincar com estereótipos da altura e que ainda são bastante atuais.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Já eu vou ficar-me por quatro ou cinco filmes que vi recentemente.

Noto que, em filmes que já vi há alguns anos, mal me lembro do filme em si, mas apenas do tema ou até só de alguma cena aleatória. E apesar de ter a ideia que alguns desses filmes me deixaram boa impressão, não me quero fiar nessas memórias quando pouco me recordo do próprio filme. Até porque sinto que o meu tacto para o cinema é bastante diferente agora do que era nessa altura.

62671-12-years-a-slave-0-150-0-225-crop. 51974-before-sunrise-0-150-0-225-crop.jp x2JQCgLjieWOwvImeGtLmuNgsrq-0-150-0-225- 51331-judgment-at-nuremberg-0-150-0-225- 51382-gone-with-the-wind-0-150-0-225-cro

Deixo uma menção a mais um, para voltar ao meu ponto, que me parece ser exactamente o tipo de filme que há uns anos não me diria nada e que agora apreciei bastante:

slNJESItHPqp1CENEJQUPw8d7WE-0-150-0-225-

Editado por Caviar
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...