Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Legi

Cinema | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Melhores filmes de comédia? (relativamente recentes, sff) :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

MV5BMTczNDk4NTQ0OV5BMl5BanBnXkFtZTcwNDAxMDgxNw@@._V1_SX214_AL_.jpg

The Girl with the Dragon Tattoo

8.5/10

Muito bom fonix. A única coisa que me "chateou", sou piquinhas, foi na Suécia, personagens suecas, tudo o que aparecia "escrito" em sueco e falarem em inglês. Mas sei como é obvio que o Fincher não ia fazer o filme só com atores suecos. :mrgreen: E quem... iinb4 é uma opinião estúpida.

Compartilhar este post

Link para o post

"Fight Club"

Já lá vão valentes anos desde que o vi pela primeira vez. Na altura lembro-me de se ter tornado num dos meus favoritos. Calhou rever e decidi ler o livro pela primeira vez.

Adaptação sólida e em muitos aspetos melhor do que o livro. Por exemplo, há um excelente trabalho de reincorporação de diálogo. Onde no livro se sente que algumas frases ficam dispersas, perdendo impacto, no filme são usadas e adaptadas a situações e a personagens diferentes para criar um fio condutor na história e um progressivo desenvolvimento dos personagens. A história em si também é mais concisa e focada do que no livro. Como é óbvio nem tudo é perfeito, há falhas transversais às duas obras e, por vezes, onde uma se sobressai a outra acaba por falhar.

Em termos de representações do trio, considero o Brad Pitt quem mais se diferencia. O que acaba por ser normal, pois o seu personagem tem uma personalidade mais demarcada. A Helena Bonham Carter só fica atrás do Edward Norton devido às vicissitudes do enredo, que não lhe permitem brilhar. O Edward Norton tem os seus momentos, mas a narração acaba por ser fraca, do início ao fim é demasiado branda, sem variações relevantes.

Da interação entre Norton e Pitt gostei especialmente da corte inicial, que oferece uma perspetiva e profundidade adicional à relação entre aqueles personagens. Infelizmente quando a Bonham Carter é introduzida a essa relação não se sente aquela ambiguidade do ciúme que é apresentada no livro. Sente-se que é ela o real objeto de atração do Norton, quando se calhar faria mais sentido, inicialmente, ser o Pitt. Quem sabe houve uma falta de coragem em inserir um cariz porventura homossexual ao protagonista quando o filme se foca tanto na masculinidade; acho que podia ter sido um aspeto interessante a ser explorado.

O romance é mesmo colocado em segundo plano. A Carter assim que se envolve com o Pitt acaba por ser continuamente empurrada para fora da história, diminuindo bastante um dos pontos mais fortes do livro. Voltando um pouco atrás, quando a sua personagem é apresentada, a atriz encaixa perfeitamente no papel. Toda aquela sequência onde ela e o Norton negoceiam os grupos de apoio está muito bem executada e previa-se um grande potencial na interação entre os dois personagens; todavia, devido à natureza do enredo e a vontade em adiar a grande revelação até muito perto do fim, a chama entre os dois é desde cedo abafada.

O final do filme é superior ao livro. O visual dos edifícios a ruir encaixa bem, é a metáfora visual para o renascimento e segunda oportunidade do protagonista. Ao mesmo tempo, o amadorismo que o livro invoca nele, quando o previsto não acontece, não se perde, porque o plano pode ter sido idealizado por ele, mas foi executado pela organização que se tornou independente dele. A falsidade do suicídio reflete a fraude face à morte que está na base do personagem; inicialmente ele rodeia-se pela morte nos grupos de apoio, demonstrando a falsidade do seu caráter; quando a Marla aparece, serve como espelho, refletindo o quão baixo o protagonista desceu; a partir daí inicia-se exteriorização do conflito interno, manifestando o desejo subconsciente de autodestruição completa; a humanidade do protagonista impede-o de ceder inteiramente, a Marla servindo como esteio; finalmente o casamento entre a fraude e a morte acontece, colocando fim ao conflito. Ainda assim não senti desespero suficiente da parte do Norton, a atuação dele até podia ter sido a melhor, mas ele acaba por manter um tom demasiado regular, monótono. O outro aspeto que retira impacto ao final é a relação romântica entre aqueles dois personagens. A Marla, como já disse, a certo ponto torna-se o esteio dele, mas a corte que houve entre o Pitt e o Norton está ausente entre os outros dois, mas não tenho a certeza se é algo que podia ter sido evitado.

A natureza do enredo é aquilo que define este filme. Oferece-lhe um estilo distintivo, mas ao mesmo tempo constringe as suas potencialidades. Dentro dessa constrição foi realizado um bom trabalho, especialmente tendo em conta o material original.

Editado por bmfpcdm

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adorei tanto o filme como o livro. Acho que é daqueles casos em que alguém que tenha lido o livro vai gostar do filme e vice-versa. O Chuck Palanihuk ( pode tar mal escrito) vai fazer um fight club 2, acho eu

Compartilhar este post

Link para o post

Lost Highway

Eu achava o Mulholland Drive estranho, mas isto ainda consegue ser pior. :lol: Acabo por interpretar o filme como um sonho (ou um pesadelo) e nesse aspecto está muito bem executado.

9/10

Compartilhar este post

Link para o post

Vê o Eraserhead. O Lynch é maluco.

Ontem vi o Caché. Excelente filme, que é consagrado com um final muitíssimo bom. Eleva logo o filme a outro patamar.

Do Haneke, vi o Amour, este e o Funny Games. Há mais algum que vale a pena?

Compartilhar este post

Link para o post

O The Martian parece muito bem. Espero que não seja fail.

E claro, tem a Chastain e a Kate Mara :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Batman v Superman: Dawn of Justice - Comic-Con Trailer

Editado por dhilonv

Compartilhar este post

Link para o post

Shallow Grave

Havia espaço para fazer mais e melhor, mas ainda assim o plot é bom e os últimos 15/20 minutos são bastante intensos. Excelente trabalho de realização.

7,5/10

Compartilhar este post

Link para o post

Ai o Batman v Superman vai ser tão mau, I love it

Só no trailer já se ouviu o Alfred a dizer "don't fight him sir" e o Bats "BUT I WANT TO!"

Compartilhar este post

Link para o post

Do Nolan com o Bale para o Ben Affleck. meu deus

Compartilhar este post

Link para o post

Ai o Batman v Superman vai ser tão mau, I love it

Só no trailer já se ouviu o Alfred a dizer "don't fight him sir" e o Bats "BUT I WANT TO!"

deixa de ser parvo.

Não dá para levar a sério o Jesse Eisenberg com aquela peruca na cabeça, com aqueles maneirismas e padrão de fala. Não dá. Supostamente, é o Lex Luthor, mas só vejo o Jesse Eisenberg com uma peruca. Parece-me ser um erro de casting enorme.

E sou fã do Irons mas não sei se é o Alfred que se quer ter ali.

Compartilhar este post

Link para o post

deixa de ser parvo.

Não dá para levar a sério o Jesse Eisenberg com aquela peruca na cabeça, com aqueles maneirismas e padrão de fala. Não dá. Supostamente, é o Lex Luthor, mas só vejo o Jesse Eisenberg com uma peruca. Parece-me ser um erro de casting enorme.

E sou fã do Irons mas não sei se é o Alfred que se quer ter ali.

Parvo porque?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até achei o Jesse Eisenberg a parte mais interessante do trailer. Enquanto os outros estão todos a bater no mesmo tom, sérios e amargurados, ele é o único a tentar algo singular e fora do comum. "The Redcapes Are Coming! The Redcapes Are Coming!"

Compartilhar este post

Link para o post

Do Nolan com o Bale para o Ben Affleck. meu deus

Fosse o problema o Afleck e isso seria ótimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Fosse o problema o Afleck e isso seria ótimo.

também referi o Nolan, mas do diretor deste só vi o 300(que gostei) por isso não me senti à vontade para dizer que era um retrocesso, apesar de ser quase certo que do Nolan para outro realizador a qualidade irá baixar. Até tenho medo da forma que vão f*der o Bats :(

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...