Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Pan

Estórias da História

Publicações recomendadas

O Hitler tinha um espião bem posicionado em Londres, mas os ingleses conseguiram metê-lo a trabalhar para eles sem que os alemães suspeitassem disso. É possível que tenha enviado um local falso para o desembarque. Aliás, os Aliados deram uma tareia aos alemães a nível de espionagem, muito da vitória aliada veio por aí. Eles cedo conseguiram descodificar o código que os alemães usavam nas comunicações e com isso tiveram sempre informações privilegiadas sobre o posicionamento, o armamento e os abastecimentos às divisões alemãs.

Todo esse descodificamento de que falas vem até da primeira guerra mundial ;) provavelmente mudaram certas coisas e até mesmo codigos, mas os aliados manteram quase sempre as coisas "controladas" devido a esse acesso. Coisa que aconteceu também entre os EUA e o Japão por exemplo ;)

btw excelente topico

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém consegue adivinhar qual foi o século ou ano em que a guilhotina foi usada pela última vez em França como método de execução penal?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém consegue adivinhar qual foi o século ou ano em que a guilhotina foi usada pela última vez em França como método de execução penal?

----

Editado por PeDrOm14

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me que na 2ª Fase da Revolução Francesa ainda era utilizada, depois disso não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Wrong. :mrgreen: Também pensava que tinha sido na altura da Revolução Francesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Li primeira vez :lol:

Editado por Pan

Compartilhar este post

Link para o post

De acordo com a Wikipedia, a ultima vez que a guilhotina foi usada em França foi em 10 de Setembro de 1977. Agora é com vocês confiar ou não nesta fonte nem sempre de confiança

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Vou deixar aqui um excerto de um livro sobre a espionagem soviética que relata a prisão de Lenine na Polónia em 1914. é provável que algumas partes sejam ficção, mas achei que era uma curiosidade merecedora de ser partilhada:

Neste momento, duas imagens me acodem ao espírito, as quais marcam bastante bem as etapas da minha existência. A primeira me conduz à primeira infância, em Julho de 1914, em Novy-Targ, vilório da Polónia onde nasci. Um grito soou então aos meus ouvidos:

- Prenderam um espião russo!

Em poucos instantes, o rumor tinha dado volta à pequena vila. Rumores era coisa que não faltava naqueles últimos dias de Julho de 1914. De uma janela à outra, na rua, a novidade era propaganda:

-Prenderam um espião russo na aldeia de Poronina, vão trazê-lo para cá!

Como todos os rapazes da minha idade, corri à estação ferroviária para assistir à chegada do prisioneiro. O trem entrou na estação... Enquadrado por dois guardas, desceu um homem baixinho e atarrancado, de barba ruiva e largo boné sobre a testa. Misturado à garotada, segui o estranho trio que atravessou a praça central antes de chegar à prefeitura, onde existia uma única cela para os bêbados barulhentos. O "espião" foi encerrado nela. No dia seguinte, os guardas levaram-no para a prisão, que ficava justamente em frente da sinagoga.

Era um sábado. Num abrir e fechar de olhos, os judeus abandonaram o ofício religioso e foram postar-se em pequenos grupos diante da cadeia, discorrendo sem fim sobre a guerra e o "espião russo". Alguns dias mais tarde, transferiram-no para Cracóvia e os habitantes de Novy-Targ, sobretudo os judeus, não se cansaram de zombar de um lojista de Poronina, que tinha dado crédito ao espião e à mulher dele durante meses. A credulidade do lojista judeu continuou a ser motivo de galhofa até aquele dia de 1918 em que lhe chegou uma carta da Suiça. Logo a cidade inteira tomou conhecimento do seu conteúdo:

"Queira desculpar por ter partido em 1914 sem lhe pagar, em razão de circunstâncias difíceis. Rogo-lhe que aceite a importância em anexo." Vladimir Ilitch Lenin

Compartilhar este post

Link para o post

1977. Pena de morte foi em 1988. Posso tar uns aninhos errados, mas era só para informar que depois do jogo do Benfica também continuei a ver a RTP1 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

1977. Pena de morte foi em 1988. Posso tar uns aninhos errados, mas era só para informar que depois do jogo do Benfica também continuei a ver a RTP1 :mrgreen:

:mrgreen: Fiquei surpreendido ao ver que a resposta era essa. E a pena de morte foi em 81.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha dito antes do Roberto :(

Mas por curiosidade, porque querias saber a resposta?

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen: Fiquei surpreendido ao ver que a resposta era essa. E a pena de morte foi em 81.

Com a chegada do Mitterrand ao poder. Foi uma promessa electoral, contra a opiniao publica.

Aconselho a letura do discurso de Robert Badinter na Assembleia Nacional antes do voto.

Editado por Dom Pérignon

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento estou a ver a serie documentaria "America : the story of us (ou U.S)" é sempre passionante a historia dos States.

Mas neste docu' , a intervençao dos "peoples" é muito mas muito mal feita, nao acrescentam nada, so estao ai para dizer "ah e tal os americanos sao frontais, determinados, bla bla bla".

Mas de resto, bom documentario.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha dito antes do Roberto :(

Mas por curiosidade, porque querias saber a resposta?

Essa pergunta apareceu no Quem Quer Ser Milionário e fiquei surpreendido com a resposta, nada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Deu na semana passada no Nation Geographic Channel um documentário em 3 partes sobre a Batalha do Atlantico n ww ii

http://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_the_Atlantic_%281939%E2%80%931945%29

Simplesmente fantástico o documentário, os alemaes estavam milhas á frente dos aliados em tactica militar, Karl Dornitz , Comandante Alemao da frota de U-Boats, era um génio tactico, por pouco nao asfixiou totalmente a Gra Bretanha, chegou a ter submarinos a atacar dentro do rio St. Lawrence, bem dentro do continente americano

http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Lawrence_River

e obrigou até ao fecho deste rio pelas autoridades canadianas. o que na altura foi gravissimo para os abastecimentos á Inglaterra.

Compartilhar este post

Link para o post

Dessa campanha de salientar o facto de um U Boat ter perseguido botes ate ao Canada e ter causado o panico por la sem ser detectado (quando foi conseguiu escapar) ou das tacticas alemas em levar os aliados a zonas mortas que impossibilitavam a força aerea de proteger os barcos dos submarinos :prayer:

Editado por PeDrOm14

Compartilhar este post

Link para o post

Dessa campanha de salientar o facto de um U Boat ter perseguido botes ate ao Canada e ter causado o panico por la sem ser detectado (quando foi conseguiu escapar) ou das tacticas alemas em levar os aliados a zonas mortas que impossibilitavam a força aerea de proteger os barcos dos submarinos :prayer:

Nao levavam nada, se queriam atravessar o atlantico tinham obrigatoriamente de atravessar o vazio aereo, (é a rota mais curta) onde na altura, nas (bases aereas aliadas do Canada, Islandia e Irlanda) nao existiam aeronaves com autonomia para a cobrir.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, para quem não sabe há um U-boat nazi afundado aqui ao largo de Matosinhos, é um spot muito popular de mergulho no norte.

A guerra já havia terminado e o U-1277, um submarino tipo VII C, contrariando as ordens de rendição, prosseguia em patrulha no Atlântico. Na noite de 03 de Junho de 1945, aproximou-se da costa portuguesa, a cerca de uma milha, ao largo do Cabo do Mundo, ao Norte da cidade do Porto, desembarcou a maioria da tripulação em botes de borracha e derivou um pouco mais mar adentro. O capitão e quatro homens, abriram então todas as válvulas e escotilhas do submarino, provocando o seu afundamento intencional. No derradeiro instante, abandonaram a nave no último bote.

O U-1277 naufragou de popa e os portugueses recolheram e internaram toda a tripulação, entregando-a aos ingleses. A história continuou sua marcha. Agora surgia um outro inimigo, novos fatos, grandes mudanças e logo o naufrágio do U-1277 foi esquecido.

Em 1973, alguma coisa no fundo começou a prender as redes dos pescadores de Angeiras e Matosinhos.. Mergulhadores logo desvendaram o mistério: lá estava ele, o U-Boat, com algumas redes ainda presas ao seu casco enferrujado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Bem, vi estas cinco páginas e para meu grande espanto, ainda ninguém se lembrou do momento mais importante do Século XX:

Fundação do Sport Lisboa e Benfica

Em 28 de Fevereiro de 1904, um grupo de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa (24 elementos de onde se destacava a figura de Cosme Damião), criou, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa (com uma única secção, a de futebol). Nessa reunião histórica, ficou definido que o novo clube jogaria de vermelho e branco e que teria no emblema uma águia e o moto “E Pluribus Unum”.

farmacia-franco.jpg

18547.jpg

Emblema do Grupo Sport Lisboa, fundado a 28/2/1904

18545.jpg

Emblema do Grupo Sport Benfica, fundado a 26/7/1906

O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feiteira, mas os tempos eram difíceis. Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira equipa abandonaram o Benfica para o mais abastado Sporting, o que contribuiu para a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica (que tinha como prática o Ciclismo), levando à origem do actual emblema (com a introdução da roda de bicicleta) e o nome definitivo: Sport Lisboa e Benfica, em 1908.

18543.jpg

Emblema em 1908

Fontes: www.enciclopedia.com.pt e www.slbenfica.pt

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...