tozequio Publicado 13 Outubro 2023 Até aqui no Porto a margem sul é um deserto. O metro é quase uma miragem, com a exceção da parte norte de Gaia. Citação de Petar Musa, há 23 horas: Que lindos! Um açoriano e um polaco estão num bar... 4 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 16 Outubro 2023 Citação de Lurker, Em 13/10/2023 at 17:03: A não ser que o projeto para essa linha envolva dar uma volta enorme, acho virtualmente impossível que a ligação não seja por metrobus. Não só é uma área residencial que teria de ser expropriada como a topologia da zona obrigaria a vários túneis. Diria que faria mais sentido uma ligação ao São João via São Mamede de Infesta. Mas isso torna ainda mais ridículo que não se tenha aumentado a ligação até Valongo. Existe literalmente uma linha de comboio semi abandonada entre Águas Santas e Ermesinde e a ligação de Ermesinde a Alfena é facílima. Pá, é assim. Seja metro, seja metrobus terá canal dedicado, ocupa o mesmo espaço, não percebo qual a dúvida... Via S. Mamede também vai haver uma linha, esta garantidamente de metro. Águas Santas e Ermesinde devem ser as zonas melhor servidas de comboio em Portugal. A quantidade de comboios que lá passa todas as horas é significativa. E ainda vai aumentar quando concluírem a quadruplicação da linha entre Campanhã e Ermesinde. Citação de Lurker, Em 13/10/2023 at 18:54: Mas em vez de criar ligações entre as freguesias dormitório e os hubs empresariais e industriais e também os centros das cidades, andam a estudar troços que roçam a redundância face às linhas atuais. Meu, mas esta tem sido a lógica subjacente ao metro do Porto. Não há uma linha que comece e acabe no Porto (haverá a Rosa em 2025). Todas as linhas têm tido a preocupação de trazer pessoas para o Porto para trabalhar ou estudar ou o que seja. O que acontece é que, neste momento, não há cidadão nenhum que entre no Porto de comboio ou metro e consiga ir para a zona do S. João/Polo Universitário, sem andar às voltas pela cidade e sem passar pela Baixa, perdendo imenso tempo e congestionando a linha amarela e o trono comum, onde já não cabe mais ninguém. Estas duas linhas, Maia 2, com estação em Águas Santas (que espero que seja junto à estação de comboios) e São Mamede, serão úteis, para simplificar a vida a toda gente que vem para o Porto vindo do Norte. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 16 Outubro 2023 Eu sei que ainda estão a ser abertas as candidaturas para adjudicação, mas referiram prazo estimado para a construção estar terminada? Estou a presumir que tenha de ser até 2030 para fazerem com mama europeia. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 16 Outubro 2023 (editado) Citação de Ego Sum, há 2 horas: Eu sei que ainda estão a ser abertas as candidaturas para adjudicação, mas referiram prazo estimado para a construção estar terminada? Estou a presumir que tenha de ser até 2030 para fazerem com mama europeia. O presidente da metro do Porto referiu 2030, numa entrevista na sexta-feira ao Porto Canal. O gajo disse demasiados disparates, mas disse que daqui a 2030 todos os anos vai abrir pelo menos uma nova linha/troço, sendo que a linha de Gondomar, segundo a capa do JN de sábado é para 2030: 2024 - extensão da linha amarela e metrobus da Boavista; 2025 - linha Rosa A partir de 2026 tem 5 linhas para abrir em 5 anos. Editado 16 Outubro 2023 por Tio Hans 1 Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 16 Outubro 2023 Citação de Tio Hans, há 6 horas: Pá, é assim. Seja metro, seja metrobus terá canal dedicado, ocupa o mesmo espaço, não percebo qual a dúvida... Via S. Mamede também vai haver uma linha, esta garantidamente de metro. Águas Santas e Ermesinde devem ser as zonas melhor servidas de comboio em Portugal. A quantidade de comboios que lá passa todas as horas é significativa. E ainda vai aumentar quando concluírem a quadruplicação da linha entre Campanhã e Ermesinde. Bem pelo contrário. Uma linha de metro ocupa bem mais espaço do que um metrobus. Basta veres o exemplo do "metrobus" de Gaia (que nem sequer dedicada é) versus o metro. É uma faixa de rodagem de largura versus 6 ou 7 metros. Estás a assumir que a solução metrobus vai ser a da Boavista em vez do metrobus-lite de Gaia. Eu tenho imensas dúvidas que essa solução vá aplicada nas novas linhas anunciadas, especialmente por falta de rodovia adequada. Se nem em Gaia conseguiram, não acredito que sejam nos becos que ligam a FEUP a Águas Santas ou a São Mamede que consigam. Em relação a São Mamede, já li que vão aproveitar a antiga linha de Leixões. Mas voltamos ao mesmo. Se é para aproveitar a antiga estação, os acessos à mesma não são suficientes (desde logo porque há só um autocarro na Silva Brinco que faz a ligação à Maia e indiretamente a Águas Santas e Leça mas que está sobrelotado e na zona da estação não há estacionamento). Mas neste caso ainda dou de barato que tentem adquirir os terrenos debaixo da ponte. A estação de Águas Santas é uma não solução para grande parte da população da freguesia. Primeiro porque teoricamente fica em Ermesinde, depois porque a estação de Ermesinde fica a 1/2km e com muito melhores condições e por fim porque as duas linhas de autocarro que passam no resto da freguesia e junto a esse apeadeiro estão em sobrelotação aos anos, sendo que, apesar de uma linha ser do São João a Valongo e a outra de Matosinhos a Valongo, ambas enchem e esvaziam maioritariamente entre o Padrão e Ermesinde. Adicionalmente, tendo em conta que o estacionamento é residencial, também não é de todo uma solução para quem tem de se deslocar de carro até ao comboio (daí uma parte tão grande das pessoas optarem por ir até Ermesinde em vez da Palmilheira). A solução de fazer uma estação junto à Escola Secundária está prevista há vários anos e a sua inexistência foi um dos motivos que levou a que a linha de Leixões fosse um flop. Em relação a Ermesinde, estamos de acordo. Mas eu não falei de Ermesinde, falei no concelho de Valongo, nomeadamente Alfena, que tem tido um crescimento brutal e com uma quantidade absurda de nova construção vertical e que não tem um único transporte público digno desse nome. Aliás, na ZI da Maia, as empresas já há muito identificaram essa lacuna e arranjaram transporte satélite privado. Citação de Tio Hans, há 6 horas: Meu, mas esta tem sido a lógica subjacente ao metro do Porto. Não há uma linha que comece e acabe no Porto (haverá a Rosa em 2025). Todas as linhas têm tido a preocupação de trazer pessoas para o Porto para trabalhar ou estudar ou o que seja. O que acontece é que, neste momento, não há cidadão nenhum que entre no Porto de comboio ou metro e consiga ir para a zona do S. João/Polo Universitário, sem andar às voltas pela cidade e sem passar pela Baixa, perdendo imenso tempo e congestionando a linha amarela e o trono comum, onde já não cabe mais ninguém. Estas duas linhas, Maia 2, com estação em Águas Santas (que espero que seja junto à estação de comboios) e São Mamede, serão úteis, para simplificar a vida a toda gente que vem para o Porto vindo do Norte. Mas estás a ir de encontro ao que eu estava a dizer. Que nenhuma das expansões estudadas/concretizadas se destinou à criação de ligações que eliminassem o caos que é o trânsito na VCI (e, em menor dimensão, na Via Norte). Pelo contrário. Congestionaram-se ainda mais os ramais que já estavam sobrelotados e afunilou-se ainda mais a circulação pela Trindade que também já está a rebentar pelas costuras aos anos. Não estava a referir-me ao metro na cidade do Porto que, se alguma coisa, ainda deixa bastante a desejar em termos de soluções (principalmente na zona oeste, mesmo com a linha rosa). Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 16 Outubro 2023 (editado) . Editado 16 Outubro 2023 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 18 Outubro 2023 Teledriving Is a Sneaky Shortcut to Driverless Cars | WIRED Twist interessante. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 18 Outubro 2023 Boa maneira de continuar a ter motoristas do Bangladesh mas desta vez sem saírem do seu país. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 18 Outubro 2023 “mãe já te expliquei que não posso meter pausa, estou a levar o señor ramirez ao trabalho” 1 3 Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado 19 Outubro 2023 [Eco] Nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto arranca a 1 de dezembro Citação A nova rede metropolitana de autocarros operará em todos os concelhos da AMP, com exceção do Porto (tirando no início e fim de linhas), onde a STCP detém a exclusividade da operação. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 19 Outubro 2023 Citação de rcoelho14, há 3 horas: [Eco] Nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto arranca a 1 de dezembro Li o artigo mas não percebi muito bem as consequências na prática, se há mais linhas e ocorrências ou se é simplesmente um rebranding das redes já existentes das várias empresas privadas. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 19 Outubro 2023 Citação de Ego Sum, há 6 minutos: Li o artigo mas não percebi muito bem as consequências na prática, se há mais linhas e ocorrências ou se é simplesmente um rebranding das redes já existentes das várias empresas privadas. Creio que a grande vantagem é ser tudo gerido em rede e não cada um para seu lado. Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 19 Outubro 2023 ou seja um bocado como acontece na AML. carris apenas em lisboa e carris metropolitana nos restantes concelhos. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Outubro 2023 Entretanto, aqui ao lado em Espanha, a alta velocidade vai chegar às Astúrias. A ligação a Leon, com 50 kms, é quase toda em túnel e demorou 19 anos a ficar pronta. Compartilhar este post Link para o post
Dante Allighieri Publicado 22 Outubro 2023 Público: Galamba visita esta segunda-feira obra no Algarve que está três anos atrasada "Ministro das Infra-Estruturas viaja esta segunda-feira de comboio entre Faro e Olhão para visitar os trabalhos de electrificação da Linha do Algarve que deveriam estar concluídos em Agosto de 2021." 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 23 Outubro 2023 Tudo bem que foi aqui que foi inventado/criado, mas a infraestrutura de Londres entre comboio e metro é espectacular. Visitei o museu do transporte em Londres e é brutal ver a evolução e como foram criadas algumas linhas. Sempre imaginei que tinha sido tudo feito em túneis e afinal eles mandavam abaixo as casas, cavavam a linha, criavam o túnel, voltavam a tapar e construíam as casas e estradas por cima. Imagino isto durante anos a ser feito. Fazias uma casa sem saber se uns anos após tinham de a mandar abaixo. Mas a verdade é que para o bem comum isto foi feito 2 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 23 Outubro 2023 Citação de Jimpo, há 1 hora: Tudo bem que foi aqui que foi inventado/criado, mas a infraestrutura de Londres entre comboio e metro é espectacular. Visitei o museu do transporte em Londres e é brutal ver a evolução e como foram criadas algumas linhas. Sempre imaginei que tinha sido tudo feito em túneis e afinal eles mandavam abaixo as casas, cavavam a linha, criavam o túnel, voltavam a tapar e construíam as casas e estradas por cima. Imagino isto durante anos a ser feito. Fazias uma casa sem saber se uns anos após tinham de a mandar abaixo. Mas a verdade é que para o bem comum isto foi feito Por acaso a primeira vez que vi fotos desse método para construir os metros, foi fotos da construção do metro de Paris, que foi feito de maneira idêntica. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 23 Outubro 2023 Citação de challenger, há 7 minutos: Por acaso a primeira vez que vi fotos desse método para construir os metros, foi fotos da construção do metro de Paris, que foi feito de maneira idêntica. Sinceramente acho que foi ingenuidade minha, o facto de as coisas existirem e nunca pensar que antigamente não seria feito como hoje em dia. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 23 Outubro 2023 https://www.dailymail.co.uk/news/article-2259177/amp/London-Underground-Amazing-images-houses-demolished-Tube-1863.html Deixo aqui um artigo sobre o que estava a falar 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Outubro 2023 A experiência de comprar bilhetes na CP é horripilante, mais um pouco e uma pessoa prefere ir de carro. Cheio de erros random, não permite ver à partida se há bilhetes Promo, cheio de erros de segurança. Pqp Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 24 Outubro 2023 Citação de Petar Musa, há 8 minutos: A experiência de comprar bilhetes na CP é horripilante, mais um pouco e uma pessoa prefere ir de carro. Cheio de erros random, não permite ver à partida se há bilhetes Promo, cheio de erros de segurança. Pqp faz pela app, bem melhor do que pelo site Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Outubro 2023 Citação de Rain Dog, Agora: faz pela app, bem melhor do que pelo site Nem sabia que havia uma app. Vou comprar os de volta por lá, então. Obrigado Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 27 Outubro 2023 A linha do Norte abateu em Francelos, onde já tinha abatido no ano passado, num troço que foi modernizado recentemente. Como não amar a IP? 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 8 Novembro 2023 Uma dúvida a quem perceber mais disto do que eu: será que as buscas de ontem relacionadas com o lítio e o hidrogénio poderão ajudar a excitação deste país com metrobus e porcarias do género? Compartilhar este post Link para o post