Plagio o Original Publicado 9 horas Citação de Ghelthon, Agora: Imagino que a resposta seja negativa, até porque nunca se deve investir apenas numa coisa. Um etf de all world é o mundo inteiro Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 9 horas (editado) Mas a nível de investimentos sim, ficaria confortável 100% num ETF mundial. Editado 9 horas por Solero Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 horas Citação de Solero, há 3 minutos: Pessoalmente acho que não, para além de querer garantir o fundo de emergência, não faria lump sum nunca em ativo algum, apesar de em teoria ser mais rentável, optaria por DCA, mesmo que começasse com um valor substancialmente maior. Por exemplo, metia 2k num VWCE da vida e depois 200€ todos os meses. Num bolo de quanto, já agora? Citação de Plagio o Original, há 2 minutos: Um etf de all world é o mundo inteiro Tudo certo, mas e então? A história indica-nos que tem sempre dado lucro, mas (ler isto com entoação de oração na missa) resultados passados não garantem lucros futuros. Agora claro, como o Solero refere aqui: Citação de Solero, há 2 minutos: Mas a nível de investimentos sim, ficaria confortável 100% num ETF mundial. é um investimento tendencialmente seguro, especialmente no que aos ETFs diz respeito. Mas, se vier aí a terceira guerra e o mundo ficar f*dido, ok, podes ficar sem os investimentos nos ETFs, mas provavelmente o ouro vai continuar a ser valioso. Imobialiário idem. É também daí que vem a noção que se deve diversificar. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 8 horas Citação de Ghelthon, há 2 minutos: Num bolo de quanto, já agora? Esse valor é abritrário, fica ao critério do que cada um puder e quiser. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 8 horas Citação de Solero, há 7 minutos: Esse valor é abritrário, fica ao critério do que cada um puder e quiser. Eu sei, só queria perceber como chegaste aos 2k. Ou melhor, por que razão te decidiste por 2k. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 7 horas Citação de Ghelthon, há 1 hora: Bom ponto. Isto é algo que muita gente subvaloriza no que toca a dinheiro/investimento, mas "dormir bem à noite" (literal ou não) vale muito. Quanto, ao certo, depende de cada um, claro. Citaste-me a dizer uma coisa que não foi eu que escrevi 😅 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 horas Citação de Ego Sum, há 2 minutos: Citaste-me a dizer uma coisa que não foi eu que escrevi 😅 Ups, tens razão. Queria ter citado isto: Citação de Solero, há 1 hora: Perdi alguns ganhos? Sim, mas deixa-me mais confortável. Vou corrigir. Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 7 horas Citação de Ghelthon, há 1 hora: Eu sei, só queria perceber como chegaste aos 2k. Ou melhor, por que razão te decidiste por 2k. Nenhuma em particular, troca por 1k ou 10k ou 20€ 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 4 horas (editado) Citação de Ghelthon, há 4 horas: é um investimento tendencialmente seguro, especialmente no que aos ETFs diz respeito. Mas, se vier aí a terceira guerra e o mundo ficar f*dido, ok, podes ficar sem os investimentos nos ETFs, mas provavelmente o ouro vai continuar a ser valioso. Imobialiário idem. É também daí que vem a noção que se deve diversificar. Não necessariamente uma guerra... podes simplesmente achar que a AI é uma bolha e que pode explodir. O SP500 deve ser tipo 70% AI neste momento ou um número absurdo assim Se achas que pode ser uma bolha, achas que é seguro investir as tuas poupanças? Se for uma bolha como a .com, só recuperas o investimento inicial daqui a 10/15 anos Editado 4 horas por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 3 horas Citação de Plagio o Original, há 37 minutos: Não necessariamente uma guerra... podes simplesmente achar que a AI é uma bolha e que pode explodir. O SP500 deve ser tipo 70% AI neste momento ou um número absurdo assim Se achas que pode ser uma bolha, achas que é seguro investir as tuas poupanças? Se for uma bolha como a .com, só recuperas o investimento inicial daqui a 10/15 anos Não é, é 50% no máximo. Sendo que uns 30% disso vem das principais empresas do SP500, que não são propriamente empresas de AI na sua génese (Nvidia, Microsoft, Apple, Google e Amazon). Como disse antes, é um risco. Improvável, mas ainda assim um risco. Ninguém consegue garantir que quem entre hoje não vai ter zero daqui a 30 anos. Faz parte do jogo. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 3 horas Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Não é, é 50% no máximo. Sendo que uns 30% disso vem das principais empresas do SP500, que não são propriamente empresas de AI na sua génese (Nvidia, Microsoft, Apple, Google e Amazon). Como disse antes, é um risco. Improvável, mas ainda assim um risco. Ninguém consegue garantir que quem entre hoje não vai ter zero daqui a 30 anos. Faz parte do jogo. piora se já tiveres a chegar à idade da reforma.... dá-se uma destas quando planeias reformar-te daqui a 5 anos, perdes 70% do capital que tens lá nos teus produtos financeiros. E agora? Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 3 horas Citação de Plagio o Original, há 5 minutos: piora se já tiveres a chegar à idade da reforma.... dá-se uma destas quando planeias reformar-te daqui a 5 anos, perdes 70% do capital que tens lá nos teus produtos financeiros. E agora? Se não te sentes confortável em investir, não invistas, o ponto fundamental é esse. Quem investe, deve de o fazer de forma diversificada e com valores com os quais se sinta confortável. Para algo certo, há certificados de aforro e outros fundos de capital garantido 1 Compartilhar este post Link para o post
Castor Publicado 3 horas Citação de Solero, há 5 horas: Isso só é verdade para quem investiu uma vez no topo e nunca mais comprou. Se fores comprando ao longo da queda, o preço médio baixa e podes recuperar muito antes. Não é essa a lógica do DCA que tanto se apregoa? E 10 anos para um investidor que se diz a longo prazo são pouco tempo. O custo de oportunidade de perder juros compostos ao longo do tempo sai muito mais caro que isso. Não é bem assim. Pegando no pior caso possível, se alguém começou a investir no SP500 em 1998 e continuou a investir mensalmente durante 10 anos, viu todas as suas entradas estarem no negativo entre 2008 e 2009. O difícil é estares a olhar para as tuas posições, pensar que estiveste a investir durante 10 anos e que agora todas as tuas posições estão no vermelho durante 1 ano. E ainda esperar que a crise que essa situação criou não nos afecte pessoalmente e não nos possa forçar a tirar o dinheiro. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 horas Citação de Plagio o Original, há 34 minutos: piora se já tiveres a chegar à idade da reforma.... dá-se uma destas quando planeias reformar-te daqui a 5 anos, perdes 70% do capital que tens lá nos teus produtos financeiros. E agora? Podes ter o azar de ter entrado ou saído no momento errado. Isso faz parte. Não sei que resposta esperas. Compartilhar este post Link para o post