Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de ComiC, há 13 horas:

Não estou a perceber, mas esse é dinheiro que eu não necessito. Tudo o que tenho nesse ETF é para longo prazo, 15/20 anos.

Percebi agora também.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 18/02/2026 at 13:52:

Eu sei que é uma pergunta vaga e difícil de responder, porque depende de pessoa para pessoa. O que gostava era de entender, grosso modo, como a generalidade das pessoas aqui o faz. Não estou à espera que me falem em valores absolutos, naturalmente, mas se quiserem partilhar as percentagens que mensalmente alocam a cada coisa, tanto melhor.

Se puderem responder a isto, agradecia mesmo, até para eu ficar com uma noção melhor. Ou seja, não estou a perguntar o quanto do vosso rendimento investem, mas sim, daquilo que investem, (grosso modo) que percentagens alocam a cada tipo de activo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, e aproveitando aqui a deixa do @Ghelthon: onde é que vocês concentram infos sobre as vossas finanças? Usam um simples excel? ferramentas integradas noutras apps (sei lá, na app do vosso banco e/ou de apps de investimento)? 

Gostaria de concentrar todas as minhas infos de finanças no mesmo sitio, onde possa anotar com alguma simplicidade as minhas despesas, os meus incomes, quanto destino a x, quanto já tenho em y e z; por aí. Isto existe? Queria fugir um bocado a uma tabela handmade mas se for o melhor caminho para o que procuro...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Se puderem responder a isto, agradecia mesmo, até para eu ficar com uma noção melhor. Ou seja, não estou a perguntar o quanto do vosso rendimento investem, mas sim, daquilo que investem, (grosso modo) que percentagens alocam a cada tipo de activo.

Assim um bocado as 3 pancadas

20% - EFTs

30% - Mutual funds diversos incluindo commodities (20/40/40 risco alto/medio/baixo)

5% - Crypto

20% - RE

10% - Collectables/Others

10% - Depositos a prazo/T-Bills/Dividas do tesouro

5% - Liquidity

No segundo e terceiro sem nunca alavancar mais de 3

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 53 minutos:

20% - EFTs

30% - Mutual funds diversos incluindo commodities (20/40/40 risco alto/medio/baixo)

5% - Crypto

20% - RE

5% - Liquidity

E o teu objetivo é que essas % reflitam os pesos de cada tipologia na tua carteira, ou no montante investido?

Eu ainda estou em modo amortização de credito à habitação e por isso não tenho nada investido, mas lá para o final do ano devo começar. E sempre tive essa dúvida existencial. Faz sentido que o objetivo seja pesos na carteira, para não ficar demasiado alavancada, por outro lado não faz muito sentido investir comparativamente mais nos produtos que rendem menos, no limite parando de investir naqueles que estão a render mais.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 3 minutos:

E o teu objetivo é que essas % reflitam os pesos de cada tipologia na tua carteira, ou no montante investido?

Eu ainda estou em modo amortização de credito à habitação e por isso não tenho nada investido, mas lá para o final do ano devo começar. E sempre tive essa dúvida existencial. Faz sentido que o objetivo seja pesos na carteira, para não ficar demasiado alavancada, por outro lado não faz muito sentido investir comparativamente mais nos produtos que rendem menos, no limite parando de investir naqueles que estão a render mais.

Na carteira/portfolio...ou valores mensais ou semanais ou por quarter investidos dependem de varios factores, sobretudo headwinds e situacao economica/need for liquidity

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso um Excel criado por mim, acho mais fácil assim e ir ajustando com o tempo.

Quanto a percentagens, estando em processo de compra de casa estou a guardar o máximo em capital garantido, deixando o que já tinha investido até agora em etf sem reforçar até estabilizar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SabezZ, Em 18/02/2026 at 18:12:

Eu só invisto em S&P 500 (planeio diversificar mais nos próximos tempos). Tenho um valor absoluto que invisto todos os meses. O que sobrar vou acumulando e aplico num depósito a prazo. 

No meu caso, não penso em percentagens. O meu objetivo nos próximos 2 anos é comprar uma habitação, por isso, defini um valor mensal que me permite acumular dinheiro na conta para a entrada da casa/mobília. 

Isto não é demasiado arriscado? Eu não investiria em ETF's com um timeline de 2 anos, principalmente no SP500. Acho muito arriscado. Daqui a 2 anos o Trump lembra-se de aumentar uma tarifa qualquer e o mercado corrige durante umas semanas. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 38 minutos:

Isto não é demasiado arriscado? Eu não investiria em ETF's com um timeline de 2 anos, principalmente no SP500. Acho muito arriscado. Daqui a 2 anos o Trump lembra-se de aumentar uma tarifa qualquer e o mercado corrige durante umas semanas. 

Penso que esse tal valor a que ele se refere esteja aplicado nos depósitos a prazo.

Editado por DValente_
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DValente_, há 2 minutos:

Penso que esse tal valor que ele refere esteja aplicado nos depósitos a prazo.

Agora li melhor e talvez seja isso. 

Anyway, não sugiro investir dinheiro que seja preciso nos próximos 5 anos.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

20% - EFTs

5% - Crypto

20% - RE

5% - Liquidity

Não vives durante o mês?

Editado por Claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 10 minutos:

Não vives durante o mês?

Oi?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 12 minutos:

Não vives durante o mês?

O Burkina deve passar fome, de certeza

• Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 42 minutos:

O que invisto em ETF é a pensar a longo prazo (uma espécie de reforma, basicamente). A parcela que referi para os próximos 2 anos é a que tenho no depósito a prazo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 10 minutos:

O Burkina deve passar fome, de certeza

image.png.78130e3189c4064c62d9b9230d9d42ec.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

esse portfolio é replicavel para o resto dos pobres como nós @Burkina2008? o que recomendarias para o resto da plebe?

"You'll own nothing and you'll be happy"

p*tas e vinho verde ou um mix de ETFs entre index funds, emerging markets e uma industria (armamento mas para ir rodando) e nao panicar quando vier o proximo ciclo negativo...ride the wave e estas a salvo passado 12-18 meses. Repeat ate a reforma e depois enfiar tudo em T-Bills ou o que existir la para a vossa velhice.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, Em 21/02/2026 at 15:33:

.

Não estou a conseguir abrir isto e não sei porquê 😞 queria ler, alguém com gentileza de me conseguir enviar isto de outra forma? 

nervermind, já consegui! 

Editado por Modulor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 58 minutos:

Oi?

Acho que ele pensa que aquilo são percentagens do que ganhas, e não percentagens do que poupas/investes

Sobraria precisamente 0% para comida e/ou 0% para ETFs de p*tas e vinho verde

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 1 hora:

Não vives durante o mês?

O mês é que tem de viver o Burkina

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 2 minutos:

Acho que ele pensa que aquilo são percentagens do que ganhas, e não percentagens do que poupas/investes

Sobraria precisamente 0% para comida e/ou 0% para ETFs de p*tas e vinho verde

Eu para viver sigo o modelo do Socrates

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...