Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 3 horas:

Duvido que seja muito relevante escolher uma em detrimento de outra, desde que seja uma com boa reputação como essas 3.

Vai depender também da quantidade de vezes que investes, eu por exemplo invisto apenas 1x por mês, e apenas num produto, pelo que gasto 1€ por mês em taxas. Todos os investimentos seguintes seriam com 3€ de taxa. Isto na Degiro.

Isso também depende se usam VPN ou um security provider tipo ZScaler. O pedido pode ser referenciado como vindo de um sítio mas mesmo assim ser teu. E mesmo sem VPN a localização é estranha, a mim diz-me sempre que estou em Ermesinde, mas nunca devo ter feito um login em Ermesinde 😄

Eu estou a gostar muito de usar Yubikey.

Na Trade Republic? Porque não fazes um plano de investimentos e pagas 0?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, há 23 minutos:

Na Trade Republic? Porque não fazes um plano de investimentos e pagas 0?

Degiro

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso Trade Republic.

Comecei a passar para lá dinheiro da conta à ordem para gerar rendimento passivo pela remuneração da Euribor, e depois naturalmente comecei a investir diretamente lá em vez da Degiro pq o dinheiro já lá estava.

Agora a Euribor está baixa, o rendimento passível já não é o mesmo de quando comecei a lá meter há 1 ano.

Tenho Degiro também, usava há uns anos.

Decidi mudar pq Trade Republic tem uma experência de utilizador mais fácil, e pq a Degiro aumento muito as taxas desde que lá investia. Na Trade Republic é 1€ por ordem que faças, na Degiro estava acima de 3€ (a não ser que seja num ETF da shortlist deles).

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Já agora, alguma destas corretoras permite contas conjuntas? Queria abrir com a minha mulher.

Interactive Brokers.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 3 horas:

Eu uso Trade Republic.

Comecei a passar para lá dinheiro da conta à ordem para gerar rendimento passivo pela remuneração da Euribor, e depois naturalmente comecei a investir diretamente lá em vez da Degiro pq o dinheiro já lá estava.

Agora a Euribor está baixa, o rendimento passível já não é o mesmo de quando comecei a lá meter há 1 ano.

Tenho Degiro também, usava há uns anos.

Decidi mudar pq Trade Republic tem uma experência de utilizador mais fácil, e pq a Degiro aumento muito as taxas desde que lá investia. Na Trade Republic é 1€ por ordem que faças, na Degiro estava acima de 3€ (a não ser que seja num ETF da shortlist deles).

Pois, eu pago esse 1€ no Vanguard SP500 (Degiro).

Até acredito que hajam outras corretoras onde não pague nada, ou menos de 1€, mas o valor é relativamente residual para me dar ao trabalho. São 12€ por ano, não há milagre de juro composto que faça disto algo significativo.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

A TR é tranquilo para ter lá as poupanças e ir pondo lá  mensalmente ou sugerem outra tipo MySavings, por exemplo?

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Em 23/06/2025 at 12:31:

Já agora, alguma destas corretoras permite contas conjuntas? Queria abrir com a minha mulher.

Na XTB não. Mas dá para deixar os dados de uma pessoa em caso de acontecer algo pior. 

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém usa exclusivamente o revolut? Será boa ideia? Tenho o meu dinheiro repartido em 3 bancos e queria unificar tudo no revolut porque é onde tenho mais vantagens. Vou manter um dos outros bancos porque já estive em muito sítio onde o revolut não funciona mas queria meter tipo 95% do meu dinheiro lá

já li algumas histórias de terror deles bloquearem contas sem explicação e pedirem documentação frequentemente para voltar a desbloquear e que isto chega a demorar meses, o que me assusta um bocado.

Tenho o salário domiciliado no revolut há 3 meses e o máximo que tive na conta foi 6k e até agora tudo tranquilo, nunca me foi pedido nada. Mas essas histórias deixam-me um bocado de pé atrás

Editado por Rain Dog

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, Em 6/28/2025 at 12:53 PM:

já li algumas histórias de terror deles bloquearem contas sem explicação e pedirem documentação frequentemente para voltar a desbloquear e que isto chega a demorar meses, o que me assusta um bocado.

Acho que isto devia assustar-te o suficiente para te responder.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Acho que isto devia assustar-te o suficiente para te responder.

too late

não passei tudo mas uma boa quantia. Caiu hoje, tudo OK

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 31 minutos:

too late

não passei tudo mas uma boa quantia. Caiu hoje, tudo OK

Certo, mas o problema é se de facto te acontece alguma das coisas que descreves. Pelo menos com um banco tradicional, tens sempre um sítio físico e pessoas onde ir reclamar. Até com o ActivoBank, que é um banco maioritariamente digital, tens pontos físicos. Ou o Banco CTT.

Agora eu, que sou utilizador Revolut e até com um plano pago, jamais usaria Revolut como banco principal, especialmente por esse factor da presença/parte física. Mas cada um sabe de si, naturalmente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Certo, mas o problema é se de facto te acontece alguma das coisas que descreves. Pelo menos com um banco tradicional, tens sempre um sítio físico e pessoas onde ir reclamar. Até com o ActivoBank, que é um banco maioritariamente digital, tens pontos físicos. Ou o Banco CTT.

Agora eu, que sou utilizador Revolut e até com um plano pago, jamais usaria Revolut como banco principal, especialmente por esse factor da presença/parte física. Mas cada um sabe de si, naturalmente.

sim, pensei nisso e deixei algum de lado no AB, até porque preciso de um banco português para poder usar o MBWay e para depositar o dinheiro ilegítimo que vou lavando

mas isso do balcão tb tem muito que se lhe diga, no ano passado tive uns stresses com a minha conta moey e fui ao crédito agrícola, estive meia hora na fila e quando chegou a minha vez disseram-me para falar para o whatsapp da moey porque no balcao nao podiam fazer nada

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 27 minutos:

sim, pensei nisso e deixei algum de lado no AB, até porque preciso de um banco português para poder usar o MBWay e para depositar o dinheiro ilegítimo que vou lavando

mas isso do balcão tb tem muito que se lhe diga, no ano passado tive uns stresses com a minha conta moey e fui ao crédito agrícola, estive meia hora na fila e quando chegou a minha vez disseram-me para falar para o whatsapp da moey porque no balcao nao podiam fazer nada

Olha, bom exemplo. Moey também não é boa opção para isso, como vês, mas ainda assim é melhor que o Revolut.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a pena abrir conta num banco só para beneficiar de um depósito a prazo com juros interessantes durante 3 meses? Dão-se a esse trabalho?

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 13 minutos:

Vale a pena abrir conta num banco só para beneficiar de um depósito a prazo com juros interessantes durante 3 meses? Dão-se a esse trabalho?

Fiz isso ontem. Depende sempre do valor que tenhas para lá colocar. Eu não tenho muito, mas o que a Trade Republic está a pagar é miserável neste momento. Às vezes é mais uma questão de princípio, para ter o dinheiro a lucrar qualquer coisa, do que pelo que se ganha, que é realmente pouco.

Dito isto, o banco é o Big. Talvez o mesmo que o teu.

Editado por Chandler
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 1 minuto:

Fiz isso ontem. Depende sempre do valor que tenhas para lá colocar. Eu não tenho muito, mas o que a Trade Republic está a pagar é miserável neste momento. Às vezes é mais uma questão de princípio, para ter o dinheiro a lucrar qualquer coisa, do que pelo que se ganha, que é realmente pouco.

Dito isto, o banco é o Big. Talvez o mesmo que o teu.

Obrigado.

A minha ideia até era começar no Best e depois ir para o Big 😅 O Best tem um a 3,20% mas só até ao final do mês. Assim ficava 3 meses num e 3 noutro.

Compartilhar este post

Link para o post

Busco uma opinião vossa. Desde março que comecei a investir mensalmente num ETF. 

Tenho 12 mil que não necessitarei, uma vez que tenho uma outra quantia segura para o que for necessário. Estava a pensar colocar esses 12 mil num depósito a prazo, mas não faria mais sentido um lump sum nesse ETF em vez de andar a rodar nos depósitos a prazo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 54 minutos:

Busco uma opinião vossa. Desde março que comecei a investir mensalmente num ETF. 

Tenho 12 mil que não necessitarei, uma vez que tenho uma outra quantia segura para o que for necessário. Estava a pensar colocar esses 12 mil num depósito a prazo, mas não faria mais sentido um lump sum nesse ETF em vez de andar a rodar nos depósitos a prazo?

Se não precisas desse dinheiro nos próximos 5 anos, faz sentido 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Como saber sair numa posição quando não para de subir? 

Investi há 3 anos numa empresa de urânio e isto já fez 3x à caminho de 4x. 

A cena é que confio plenamente na teoria do urânio e da importância das centrais nucleares para a questão da electricidade/IA etc. 

@Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 13 minutos:

A cena é que confio plenamente na teoria do urânio e da importância das centrais nucleares para a questão da electricidade/IA etc. 

@Burkina2008

O que eu faria primeiro era retirar o investimento feito, assim só estás a deixar andar o lucro. Depois o que podes fazer é DCA, mas a retirar dinheiro. Define o tempo de retira de lucro (diariamente/semanalmente/quinzenalmente/mensalmente etc, etc, o que achares melhor) e definia a % de saída consoante a confiança que tens. Como dizes, tens confiança no crescimento, retirava uma % menor. Exemplo: 5% de quinze em quinze dias. Acredito eu que, sendo ações, o intervalo pode ser maior, ao contrário de cripto, que dum dia para o outro cai uns 20% como se nada fosse.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 19 minutos:

@Mayday

• Like 2
  • Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 46 minutos:

@Burkina2008

Duas coisas, se pensas mesmo que isso vai continuar a subir, 'e fazeres um leverage (alavancares) a posicao 3x/4x, depois podes meter um trailing stop-loss parcial.

Retirar aos poucos so mesmo se necessitares de cashflow ou existirem outros investimentos que achas que teem maior rentabilidade/ou no caso de teres tudo enfiado nessa empresa e em mais nada (ate porque o que pode parecer hoje o futuro, pode deixar de o ser de um dia para o outro...bastava por exemplo um conjunto de paises se juntarem e decidirem que globalmente se deve parar a extraccao de uranio e rapidamente a empresa passa a valer quase 0)

Mas o que fazer vai depender de varias coisas como disse:

- Apetite de risco

- Necessidade de cashflow

- Necessidade de diversificao

- Alternativas

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...