Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de NIkeL, há 36 minutos:

Excuse me what. Comparado com crypto ate pode ser, mas a volatilidade não é pequena...

Quando comparas com crypto, a volatilidade é pequenissima.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que é não é "pouco volátil" comparado com cripto, a roleta?

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ZeroZeroPeras, há 26 minutos:

Obrigado, percebo o que dizes. Vou pensar se S&P500 ou Global. No caso do Global, o melhor deve ser o IWDA, não?

Eu não quero parar de investir, não me quero reformar antes do tempo até porque gosto do que faço, mas isso pode mudar com o tempo. Talvez comece a retirar a partir dos 60, mas não tenciono meter tudo em investimentos até porque quero conseguir gerir o meu dinheiro para viajar, comprar carro, etc.

Ah também devo investir em imobiliário, mas ainda não decidi quando nem quanto.

Tens IWDA que é global de mercados desenvolvidos e o VWCE que é desenvolvidos+emergentes. Diria que são os mais típicos, sim.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 minuto:

Tens IWDA que é global de mercados desenvolvidos e o VWCE que é desenvolvidos+emergentes. Diria que são os mais típicos, sim.

E o SPPW que é equivalente ao IWDA, com custos mais baixos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

WEBN, é onde eu invisto. Só com 0,07 de TER

Citação de BrunoCardoso, há 1 hora:

Acho que no caso das stocks, em que a volatilidade é pequeníssima, talvez não faça muita diferença investir semanalmente, ou de 2 em 2 semanas. Nas criptos, em que à alturas em que no próprio dia podem descer 10% ou mais, aí sim, secalhar investir semanalmente ou de 2 em 2 semanas, pode ser uma estratégia.

E etf? 

Editado por ComiC
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho algum em DPS, mas como tenho visto alguns AKS próximos de MPD, acho que é preferível fazer RXK.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 20 minutos:

Eu tenho algum em DPS, mas como tenho visto alguns AKS próximos de MPD, acho que é preferível fazer RXK.

Burro, se tivesses metido esse algum em TRT estavas agora ATH e com SCP a ser campeão

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 32 minutos:

my linkedin profile : r/ProgrammerHumor

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Cheira-me que amanhã será mais um escorrega.

A Casa Branca anunciou tarifas adicionais à China, em cima das 34% que o maluco anunciou na semana passada, a entrar em vigor amanhã (4ª feira).

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje até nem teve assim tão mau e subiu ao verde, mas mais para o final da tarde começou novamente a descer a pique 😅 Foi apenas um pequeno impulso

Editado por ComiC

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Chandler, há 10 horas:

Mas TRX deves ter muito.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a criar conta na IBKR e pede-me o passaporte, apesar de eu já ter colocado o NIF e o CC. Já alguem passou por isto?

Citação

In accordance with the information provided in the previous sections, under MiFIR, we are required to obtain individual National Identifiers for the "MiFIR Country of Citizenship" shown below.

If you do not have the relevant document or if your document is expired you may answer "NO" to "Do you have the requested national identification?". You will not be able to trade until you provide a valid National Identifier Number.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 54 minutos:

Estou a criar conta na IBKR e pede-me o passaporte, apesar de eu já ter colocado o NIF e o CC. Já alguem passou por isto?

Sim, é comum. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 10 horas:

Hoje até nem teve assim tão mau e subiu ao verde, mas mais para o final da tarde começou novamente a descer a pique 😅 Foi apenas um pequeno impulso

Eu acho que o maior problema e o que vai continuar a puxar para baixo é a incerteza relativamente à nova dinâmica e ordem mundial.

Na crise do subprime, em covid, etc quando tivemos estas quebras foi muito disruptivo mas nós tinhamos a segurança de que a longo prazo a coisa ia ao sítio. Neste contexto a incerteza é grande. Ninguém duvida que a economia mundial a longo prazo crescerá, mas ninguém sabe com que dinâmica e rapidez. Enquanto que no passado recente num ano ou dois recuperava-se da quebra grande, se calhar agora não será tanto assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 56 minutos:

Eu acho que o maior problema e o que vai continuar a puxar para baixo é a incerteza relativamente à nova dinâmica e ordem mundial.

Na crise do subprime, em covid, etc quando tivemos estas quebras foi muito disruptivo mas nós tinhamos a segurança de que a longo prazo a coisa ia ao sítio. Neste contexto a incerteza é grande. Ninguém duvida que a economia mundial a longo prazo crescerá, mas ninguém sabe com que dinâmica e rapidez. Enquanto que no passado recente num ano ou dois recuperava-se da quebra grande, se calhar agora não será tanto assim.

Sinceramente não concordo nada. A do subprime reconheço que foi há demasiado tempo para me lembrar com muitas certezas, mas durante o Covid ninguém fazia a mínima ideia se isto alguma vez ia passar, quem é que nos garantia que as vacinas iam funcionar ou que não vinha aí uma variante qualquer sem cura?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 50 minutos:

ou que não vinha aí uma variante qualquer sem cura?

Esse é um risco real e diário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

Sinceramente não concordo nada. A do subprime reconheço que foi há demasiado tempo para me lembrar com muitas certezas, mas durante o Covid ninguém fazia a mínima ideia se isto alguma vez ia passar, quem é que nos garantia que as vacinas iam funcionar ou que não vinha aí uma variante qualquer sem cura?

Posso estar enviesado nessa então.

Nunca senti que fosse o fim do mundo, na altura até investi na Tripadvisor, Airbnb e algumas airlines para aproveitar a baixa. Também fiz ambas as minhas filhas durante os anos Covid.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 5 minutos:

Posso estar enviesado nessa então.

Nunca senti que fosse o fim do mundo, na altura até investi na Tripadvisor, Airbnb e algumas airlines para aproveitar a baixa. Também fiz ambas as minhas filhas durante os anos Covid.

Por falar em maus investimentos...

:mrgreen:

• Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, Em 08/04/2025 at 08:50:

mais a sério invisto há 2 anos. tenho o objetivo de ter um final de vida digno e a partir dos ~50 começar a tirar 4% do que tenho investido todos os meses. tenho 27 

Estás mais que lançado rapaz, eu com 27 ainda gastava quase tudo o que tinha.

Tens aí um horizonte temporal de 25 anos até aos teus 50 o que é muito interessante. Continua

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 09/04/2025 at 10:47:

O que realmente é um problema é o constante "sell the news" e borderline "manipulação de mercado" por parte do Trump. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, etf de obrigações e de commodities, em euros, que recomendam?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Malta, etf de obrigações e de commodities, em euros, que recomendam?

Não vou recomendar (porque foi uma aposta minha em parte como de "risco", para me expor a commodity ETFs e não conheço bem o suficiente a nível técnico) mas tenho 2k€ neste

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE000FCGBU62#holdings

As minhas razões para ter escolhido este:

• em euros
  • accumulated em vez de distributed
  • manter a longo prazo
  • faz full replication de um índice
  • Foi dos que encontrei com maior market cap
  • Foi dos que encontrei com menor expense ratio, 0.18%
  • Exposição a USA companies das mais baixas que encontrei (30%)

Não sei muito que conselhos dar desde Abril. Se fores ver os top performing ETFs, metade deles devem fazer tracking de ouro, portanto acho que ou o timing está menos vantajoso ou há especulação com a qual não estou confortável.

Em baixo deixo a minha performance e posição neste para contexto.

image.thumb.png.0ae6d86e3285bba23ee2a7e47767c50e.png

como side note, não tenho feito a melhor estratégia de diversificação possivelmente ahah, o S&P tem ganho consistentemente

image.png.78344b8b7b008543ccfb34c8a22fe2c1.png

Editado por Lip McBoatface
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...