Plagio o Original Publicado 18 Março 2025 @ComiC a tua conta foi bloqueada? Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 18 Março 2025 Citação de Plagio o Original, há 1 hora: @ComiC a tua conta foi bloqueada? Até agora não 😅 1 Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 19 Março 2025 (editado) Nunca ou praticamente nunca vi a este tópico, mas uma vez que tenho alguma folga financeira e algum dinheiro que poderia investir, comecei então a pesquisar sobre algumas coisas e isto é todo um universo infinito lol. Tenho a cabeça a mil com o pouco que já li e sinto que continuo sem saber nada. Mas basicamente, li que investir em ETF é uma boa aposta, principalmente nas SP500. Confirmam? Poderia começar por aí? Definir um montante inicial e reforçar todos os meses. Obrigado Editado 19 Março 2025 por ComiC Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 19 Março 2025 (editado) Citação de ComiC, há 37 minutos: Nunca ou praticamente nunca vi a este tópico, mas uma vez que tenho alguma folga financeira e algum dinheiro que poderia investir, comecei então a pesquisar sobre algumas coisas e isto é todo um universo infinito lol. Tenho a cabeça a mil com o pouco que já li e sinto que continuo sem saber nada. Mas basicamente, li que investir em ETF é uma boa aposta, principalmente nas SP500. Confirmam? Poderia começar por aí? Definir um montante inicial e reforçar todos os meses. Obrigado https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/index/ Editado 19 Março 2025 por Immobile 2 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 19 Março 2025 Citação de ComiC, há 48 minutos: Nunca ou praticamente nunca vi a este tópico, mas uma vez que tenho alguma folga financeira e algum dinheiro que poderia investir, comecei então a pesquisar sobre algumas coisas e isto é todo um universo infinito lol. Tenho a cabeça a mil com o pouco que já li e sinto que continuo sem saber nada. Mas basicamente, li que investir em ETF é uma boa aposta, principalmente nas SP500. Confirmam? Poderia começar por aí? Definir um montante inicial e reforçar todos os meses. Obrigado Se tivesse que definir um ETF, seria daqueles tipo de investimentos para meter lá o dinheiro sem ter de preocupar em olhar para mais alguma coisa. Quando me refiro a 'mais alguma coisa', no que toca a ações, é para alem dos graficos, analisar os relatorios das contas das empresas. Depois em ações individuais, tens as de crescimento e de dividendos (acho que é isto). Crescimento pagam menos dividendos mas tem o potencial de crescimento e isso reflete se no preço da ação. A de dividendos são empresas mais "estáveis" então há menos necessidade de crescimentos e o lucro será distribuido pelos acionistas. Daí o ETF ser mais fácil, porque estás a investir nelas apenas num indice. Diria que esses dois tipos de investimentos, na minha opinião, é ETF e Bitcoin. Investir para pensar daqui a uns anos. 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 19 Março 2025 criem um fundo CMPT e mete-se o Burkina a gerir 1 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 19 Março 2025 (editado) O ETF do SP 500 continua a ser uma boa opção neste momento (vi que com o Trump a coisa neste passado recente tem estado menos boa) para quem pode querer/precisar tirar o dinheiro a curto prazo (uns 2/3 anos)? Editado 19 Março 2025 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 19 Março 2025 Citação de ComiC, há 4 horas: Nunca ou praticamente nunca vi a este tópico, mas uma vez que tenho alguma folga financeira e algum dinheiro que poderia investir, comecei então a pesquisar sobre algumas coisas e isto é todo um universo infinito lol. Tenho a cabeça a mil com o pouco que já li e sinto que continuo sem saber nada. Mas basicamente, li que investir em ETF é uma boa aposta, principalmente nas SP500. Confirmam? Poderia começar por aí? Definir um montante inicial e reforçar todos os meses. Obrigado Já tens fundo de emergencia? Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 19 Março 2025 Citação de Keyser, há 2 minutos: Já tens fundo de emergencia? Sim, tenho 10 mil postos num deposito a prazo, pelo menos durante os proximos 3 meses, já que dará 2,75% de juros. Achas que os SP500 seriam uma boa opção? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 19 Março 2025 Citação de HappyKing, há 33 minutos: O ETF do SP 500 continua a ser uma boa opção neste momento (vi que com o Trump a coisa neste passado recente tem estado menos boa) para quem pode querer/precisar tirar o dinheiro a curto prazo (uns 2/3 anos)? Acho que não, mercado acionista normalmente faz mais sentido a um prazo mais longo (p.ex pelo menos 10, 15 anos). Ainda para mais depois da euforia dos últimos anos, é mais provável haver quedas ou crescimento fraco agora (e isso antes de sequer pensar em toda esta instabilidade do Trump) Para um prazo assim curto, metia ou tudo em coisas de capital garantido (certificados de aforro, depósitos a prazo tipo Trade Republic) ou metia a maioria do dinheiro nisso e apenas uma pequena percentagem em ETFs (porque pode perfeitamente subir também, é incerto, não sabemos) 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 19 Março 2025 Citação de HappyKing, há 1 hora: O ETF do SP 500 continua a ser uma boa opção neste momento (vi que com o Trump a coisa neste passado recente tem estado menos boa) para quem pode querer/precisar tirar o dinheiro a curto prazo (uns 2/3 anos)? Nenhum ETF é uma boa opção se precisares do dinheiro a curto prazo. Depósitos a prazo, certificados de aforro. 2 2 Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 19 Março 2025 Citação de HappyKing, há 1 hora: O ETF do SP 500 continua a ser uma boa opção neste momento (vi que com o Trump a coisa neste passado recente tem estado menos boa) para quem pode querer/precisar tirar o dinheiro a curto prazo (uns 2/3 anos)? Para um prazo tão curto, mais vale procurares uma opção mais segura. Eu abri conta no bankinter para aproveitar os 5% TANB que eles oferecem no primeiro ano. Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 19 Março 2025 Citação de NIkeL, há 15 minutos: Nenhum ETF é uma boa opção se precisares do dinheiro a curto prazo. Depósitos a prazo, certificados de aforro. E investir 5 mil em ETF SF500 a pensar a médio/longo prazo? Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 20 Março 2025 Citação de ComiC, há 12 horas: E investir 5 mil em ETF SF500 a pensar a médio/longo prazo? O que é médio prazo para ti? Regra muito importante para investir em ETF que replicam o SP500: Não investir dinheiro que pensas vir a precisar nos próximos 5 anos. Outra regra importante: A performance do passado não garante ganhos futuros. 3 Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 20 Março 2025 (editado) Citação de Robe, há 8 minutos: O que é médio prazo para ti? Regra muito importante para investir em ETF que replicam o SP500: Não investir dinheiro que pensas vir a precisar nos próximos 5 anos. Outra regra importante: A performance do passado não garante ganhos futuros. Digamos longo prazo, não tenciono usar esse dinheiro nos próximos 10 anos, pelo menos. Até porque já tenho 10 mil de parte para emergência e um fundo de maneio. Estava a pensar em XTB ou Trade212 Editado 20 Março 2025 por ComiC Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 20 Março 2025 Se não pensas utilizar nos próximos 10 anos, eu avançava. Eu não invisto em SP500, prefiro um All-World. Faz sentido para mim porque cada vez mais temos um mundo menos globalizado, o que diminui a influência dos EUA. No entanto, diria que nos próximos 30 anos não tens com que te preocupar. Quanto a plataformas, eu uso a Trading212 porque tem, de longe, a interface mais fácil de interpretar e não tem custos, ao contrário da degiro. A XTB também é boa porque (penso) que tem apoio ao cliente em PT e enviam a declaração para o IRS. 1 Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 20 Março 2025 (editado) Citação de Robe, há 10 minutos: Se não pensas utilizar nos próximos 10 anos, eu avançava. Eu não invisto em SP500, prefiro um All-World. Faz sentido para mim porque cada vez mais temos um mundo menos globalizado, o que diminui a influência dos EUA. No entanto, diria que nos próximos 30 anos não tens com que te preocupar. Quanto a plataformas, eu uso a Trading212 porque tem, de longe, a interface mais fácil de interpretar e não tem custos, ao contrário da degiro. A XTB também é boa porque (penso) que tem apoio ao cliente em PT e enviam a declaração para o IRS. Obrigado. Eu sou um autêntico leigo e não pesco ainda nada disto, daí querer começar com algo mais simples como SP 500, tipo XTB. Achas que investir 5 mil numa dessas e ir reforçando mensalmente pode ser boa estratégia nesse longo prazo? Editado 20 Março 2025 por ComiC Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 20 Março 2025 (editado) Para 10 anos um ETF não me convence. Digamos que o levantas em 2035 e estás up 60% contra 30% num PPR onde não usaste o benefício fiscal. Num pagas 28% dos lucros, no outro pagas 0%. Se estivermos a falar de 10000€ (p.e.) o ETF dá-te um ganho de pouco mais de 1000€ face ao PPR, já contando com o pagamento dos 28%. Não acho que seja assim muito. São mais 10%, give or take. Já para 15 ou 20 anos o caso muda de figura, porque no ETF já irias com up em 160% ao passo que o PPR só aí chegaria aos 60%. Isto é tudo teórico, estou apenas a apresentar os diferenciais médios típicos entre um PPR diversificado e um ETF SP500. O mais importante a reter é que num espaço temporal de 10 anos existe uma boa probabilidade de estares break-even ou negativo, algo que de resto também pode acontecer com o PPR, como é natural. Mas resumindo, um ETF SP500 (ou all-world) brilha quanto mais tempo o deixares brilhar, e sinceramente 10 anos não me parece muito tempo. Eu se tivesse aqui uma boa quantidade de dinheiro para investir e soubesse que o queria resgatar daqui a 10 anos, acho que iria mesmo para certificados de aforro, sabendo que posso estar a perder uma importante valorização do meu dinheiro. Editado 20 Março 2025 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 20 Março 2025 Citação de bobzz, há 15 horas: criem um fundo CMPT e mete-se o Burkina a gerir É o único milionário conhecido do CMPT, portanto faz sentido. @Burkina2008 arranca. 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 20 Março 2025 Citação de ComiC, há 13 minutos: Obrigado. Eu sou um autêntico leigo e não pesco ainda nada disto, daí querer começar com algo mais simples como SP 500, tipo XTB. Achas que investir 5 mil numa dessas e ir reforçando mensalmente pode ser boa estratégia nesse longo prazo? Acho que o melhor neste momento é mesmo perceberes que tipo de risco é que tu, enquanto individual, consegues aguentar. Faz o que te deixar dormir melhor à noite, seja SP500, CA ou depósitos a prazo. Pensa: Se amanhã esses 5k valerem 500 euros, consegues dormir? Se sim, avança. Apesar de tudo, é um dos investimentos com risco "mais seguros". Eu invisto a longo prazo, para recuperar daqui a 20 anos, pelo que no último mês estou a perder cerca de 10%, + de 1k e sei que neste momento não me faz diferença porque só estou a perder se retirasse o dinheiro. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 20 Março 2025 Citação de Ghelthon, há 7 minutos: É o único milionário conhecido do CMPT, portanto faz sentido. @Burkina2008 arranca. @Fábio Martins Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 20 Março 2025 (editado) Citação de Mica, há 16 minutos: Para 10 anos um ETF não me convence. Digamos que o levantas em 2035 e estás up 60% contra 30% num PPR onde não usaste o benefício fiscal. Num pagas 28% dos lucros, no outro pagas 0%. Se estivermos a falar de 10000€ (p.e.) o ETF dá-te um ganho de pouco mais de 1000€ face ao PPR, já contando com o pagamento dos 28%. Não acho que seja assim muito. São mais 10%, give or take. Já para 15 ou 20 anos o caso muda de figura, porque no ETF já irias com up em 160% ao passo que o PPR só aí chegaria aos 60%. Isto é tudo teórico, estou apenas a apresentar os diferenciais médios típicos entre um PPR diversificado e um ETF SP500. Mas resumindo, um ETF SP500 (ou all-world) brilha quanto mais tempo o deixares brilhar, e sinceramente 10 anos não me parece muito tempo. Estás a ter em conta que se segurares um ETF + de 8 anos as mais-valias serão tributadas apenas sobre 70% das ações? Editado 20 Março 2025 por Robe typo Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 20 Março 2025 Citação de Robe, Agora: Estás a tenr em conta que se segurares um ETF + de 8 anos as mais-valias serão tributadas apenas sobre 70% das ações? Não, mas fazes bem em mencionar isso porque não me lembrei. De qualquer forma é uma lei aprovada há meio ano(?), Portugal dá-me poucas garantias de que esses benefícios se possam manter especialmente se voltarmos a ter um governo de esquerda em breve. É um bom reminder, espero que cumpram, mas façam as contas a contar com o pior. Compartilhar este post Link para o post
ComiC Publicado 20 Março 2025 É tudo muito confuso para mim, ando sempre na dúvida, depois vou acabando por não investir nada 😂 Acho que vou comprar um dos livros do Pedro Andersson, o Ganhar Dinheiro Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 20 Março 2025 Citação de ComiC, há 2 minutos: É tudo muito confuso para mim, ando sempre na dúvida, depois vou acabando por não investir nada 😂 Acho que vou comprar um dos livros do Pedro Andersson, o Ganhar Dinheiro Podes começar por aqui: https://www.etf.com/docs/IfYouCan.pdf 2 Compartilhar este post Link para o post