migxstoper Publicado 28 Janeiro 2025 Citação de fornix, há 1 hora: Pode ser por ter acordado cedo, mas isto não faz sentido. Mas sim, recibos verdes não significa necessariamente constrangimentos no acesso a CH. Vai depender de cada caso e consoante os bancos Eu trabalhava para o estrangeiro e tinha efetivamente um contrato de trabalho com essa empresa além contractor. O que provavelmente não se aplica neste caso. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 28 Janeiro 2025 Citação de HappyKing, há 14 horas: Dizes isso pelo regime em si? Não querendo dar self expose, a empresa não é manhosa, é uma empresa portuguesa estável/conhecida. Tens sobretudo de fazer contas e ver se compensa. Pensa que vais provavelmente ganhar ao dia (ou seja, passas um RV mensal onde o que recebes depende dos dias que trabalhaste nesse mês), e portanto vais ganhar, no máximo, 12 meses. Com isto o conceito de "férias" passa a ser muito relativo, porque um dia de férias é um dia em que não ganhas. Um dia em que estejas doente, idem, embora tenhas direito a baixas e afins, se não me engano (mas que dependendo do que factures, será bem menos do que ganhas normalmente). Se tiveres dúvidas mais pessoais e preferires falar por MP, estás à vontade. Citação de migxstoper, há 13 horas: E comprei casa a recibos verdes, só me pediram uma declaração da minha empresa a certificar que estava efetivo. Hoje em dia os bancos estão mais que habituados a malta de IT neste regime. E não é só isso que interessa. Algum banco vai realmente preferir alguém que trabalha por conta de outrem mas que ganha 20k anuais em vez de alguém a recibos que factura 80k anuais? Duvido. Ainda mais se for IT. Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 28 Janeiro 2025 Citação de Ghelthon, há 49 minutos: Tens sobretudo de fazer contas e ver se compensa. Pensa que vais provavelmente ganhar ao dia (ou seja, passas um RV mensal onde o que recebes depende dos dias que trabalhaste nesse mês), e portanto vais ganhar, no máximo, 12 meses. Com isto o conceito de "férias" passa a ser muito relativo, porque um dia de férias é um dia em que não ganhas. Um dia em que estejas doente, idem, embora tenhas direito a baixas e afins, se não me engano (mas que dependendo do que factures, será bem menos do que ganhas normalmente). Se tiveres dúvidas mais pessoais e preferires falar por MP, estás à vontade. E não é só isso que interessa. Algum banco vai realmente preferir alguém que trabalha por conta de outrem mas que ganha 20k anuais em vez de alguém a recibos que factura 80k anuais? Duvido. Ainda mais se for IT. Mais um vez, depende da empresa, não é assim tão linear. Eu recebia salário fixo com duodécimos e tinha dias de férias previstos. O meu ponto, exclusivamente, é que fiscalmente não é um bicho de sete cabeças como se quer fazer parecer. O factor de decisão deve ser tudo menos isso. Salário, perks, férias, trabalho em si, CV, etc. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 30 Janeiro 2025 Nao se alguem ja postou aqui alguma vez. Nao 'e 100% assim mas esta la perto... 1 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 30 Janeiro 2025 Citação de Burkina2008, há 13 horas: Nao se alguem ja postou aqui alguma vez. Nao 'e 100% assim mas esta la perto... Qual é a forma que usas? 😁 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 30 Janeiro 2025 Citação de Jamarcus, há 1 hora: Qual é a forma que usas? 😁 Nenhuma das mencionadas...nao recebo nem salario, nem stock Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Janeiro 2025 Citação de Burkina2008, há 12 minutos: Nenhuma das mencionadas...nao recebo nem salario, nem stock Ui, agora estou curioso, fora de brincadeira. Se quiseres explicar, força. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 30 Janeiro 2025 Citação de Burkina2008, há 14 minutos: Nenhuma das mencionadas...nao recebo nem salario, nem stock Mais um a viver do RSI, enfim 8 1 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 30 Janeiro 2025 Citação de Burkina2008, há 21 minutos: Nenhuma das mencionadas...nao recebo nem salario, nem stock vouchers? és árbitro?? 2 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 30 Janeiro 2025 Citação de Ghelthon, há 14 minutos: Ui, agora estou curioso, fora de brincadeira. Se quiseres explicar, força. Dividendos como grande parte das pessoas que teem uma empresa 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 30 Janeiro 2025 Citação de migxstoper, Em 27/01/2025 at 22:37: Recibos verdes pode compensar pelo simples facto de a empresa estar disposto a pagar acima do normal. E durante o primeiro ano por causa da SS melhor ainda. Eu tive 3 anos assim e foi tranquilo, não é nenhum bicho de sete cabeças. E comprei casa a recibos verdes, só me pediram uma declaração da minha empresa a certificar que estava efetivo. Hoje em dia os bancos estão mais que habituados a malta de IT neste regime. Calma, uma empresa passou uma declaração que alguém a recibos verdes está efetivo? Há aqui alguma lei que eu não conheça ou literalmente passaram um documento a dizer que estão a cometer uma ilegalidade? Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 30 Janeiro 2025 Citação de NIkeL, há 24 minutos: Calma, uma empresa passou uma declaração que alguém a recibos verdes está efetivo? Há aqui alguma lei que eu não conheça ou literalmente passaram um documento a dizer que estão a cometer uma ilegalidade? O meu contrato não era com uma empresa portuguesa nem para Portugal. Se se aplica o que disseste na mesma não sei, só contei o que foi a minha experiência. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Janeiro 2025 Citação de NIkeL, há 43 minutos: Calma, uma empresa passou uma declaração que alguém a recibos verdes está efetivo? Há aqui alguma lei que eu não conheça ou literalmente passaram um documento a dizer que estão a cometer uma ilegalidade? Sendo empresa estrangeira, pode ser simplesmente uma declaração que diz que, apesar da pessoa estar apenas vinculada por um contrato de prestação de serviços, é uma ligação sem termo, ou algo do género. É o meu caso também (mas não pedi nenhuma declaração dessas, ainda). Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 11 Fevereiro 2025 (editado) Citação de Ghelthon, Em 27/01/2025 at 17:46: Em relação ao CH, tudo depende de quanto ganhes, e da regularidade. Eu tenho dúvidas de que vá ter problemas, porque desde que tenho actividade aberta (3 anos, praticamente), os RVs foram emitidos apenas a 2 empresas, sendo que estamos a falar do mesmo cliente final, sendo a diferença que agora facturo o cliente final sem intermerdiário português. Dito isto, tenta ver o teu caso específico com um contabilista. Se for alguém com experiência no assunto, tanto melhor. Se quiseres posso recomendar um que conheci no Reddit. Já agora, se a empresa não for portuguesa, não há retenção na fonte, nem IVA. Depende do enquadramento da operação na verdade. por norma trabalhando a recibos verdes os bancos não consideram o total de rendimentos declarados, ao contrário de um trabalhador por conta de outrem. Chega a haver “cortes” de 20%, dependendo da natureza da atividade. diria que se os valores forem significativos e a operação rentável para o banco não haverá problema, até porque, em princípio, terá um segundo proponente na operação, mas, na verdade, não se assemelha a um trabalhador por contra de outrem Faz-me alguma confusão a facilidade com que se aconselham produtos A ou B e da forma como se descartam outro tipo de investimentos. Não li grande coisa para trás mas vi aí algumas críticas aos PPR’S comparativamente aos ETF’S e questiono: - quantas das pessoas que querem fazer investimentos são pessoas que sabem o comportamento de uns e de outros? - Os ETF’s não têm comissões? - O povo português tem literacia financeira quase nula, quantos destes que estamos a aconselhar estão preparados para ver uma desvalorização e não entrar em pânico? da minha experiência o que vejo é muita gente desinformada, pessoas que de facto não querem PPR’S porque têm risco (e muitas vezes bem reduzido) mas que por outro lado têm ações e ETF’s em auto-gestão. Para se aconselhar o que quer que seja é preciso saber o que a pessoa procura, a natureza daquele dinheiro (se é um fundo de emergência ou um valor excedente), a que prazo quer investir e que tipo de liquidez pretende. Aconselhar de olhos fechados produtos estruturados é caminho bastante perigoso Editado 11 Fevereiro 2025 por Legi 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Fevereiro 2025 Citação de Legi, há 1 hora: Plenamente de acordo com tudo. Na parte do CH, só esclarecer que eu estou a falar um bocado de cor, porque ainda não comecei a procurar para mim (no caso será construção, mas não imagino que seja super diferente nessa parte). Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 11 Fevereiro 2025 (editado) Citação de Ghelthon, há 3 minutos: Plenamente de acordo com tudo. Na parte do CH, só esclarecer que eu estou a falar um bocado de cor, porque ainda não comecei a procurar para mim (no caso será construção, mas não imagino que seja super diferente nessa parte). É exactamente a mesma coisa, sendo que há bancos que financiam para aquisição de terreno e outros não. Mas para avaliação de risco é o mesmo funcionamento Editado 11 Fevereiro 2025 por Legi 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 22 Fevereiro 2025 Citação de Legi, Em 11/02/2025 at 22:14: Depende do enquadramento da operação na verdade. por norma trabalhando a recibos verdes os bancos não consideram o total de rendimentos declarados, ao contrário de um trabalhador por conta de outrem. Chega a haver “cortes” de 20%, dependendo da natureza da atividade. diria que se os valores forem significativos e a operação rentável para o banco não haverá problema, até porque, em princípio, terá um segundo proponente na operação, mas, na verdade, não se assemelha a um trabalhador por contra de outrem Faz-me alguma confusão a facilidade com que se aconselham produtos A ou B e da forma como se descartam outro tipo de investimentos. Não li grande coisa para trás mas vi aí algumas críticas aos PPR’S comparativamente aos ETF’S e questiono: - quantas das pessoas que querem fazer investimentos são pessoas que sabem o comportamento de uns e de outros? - Os ETF’s não têm comissões? - O povo português tem literacia financeira quase nula, quantos destes que estamos a aconselhar estão preparados para ver uma desvalorização e não entrar em pânico? da minha experiência o que vejo é muita gente desinformada, pessoas que de facto não querem PPR’S porque têm risco (e muitas vezes bem reduzido) mas que por outro lado têm ações e ETF’s em auto-gestão. Para se aconselhar o que quer que seja é preciso saber o que a pessoa procura, a natureza daquele dinheiro (se é um fundo de emergência ou um valor excedente), a que prazo quer investir e que tipo de liquidez pretende. Aconselhar de olhos fechados produtos estruturados é caminho bastante perigoso Só li isto agora e concordo na integralidade, especialmente com as questões que fazes sobre os PPRs vs ETFs. Em relação às comissões, um VANGUARD S&P500 tem um TER anual de 0,07% na Degiro, acho que menos que isto não existe. Também pagas 1€ pela primeira subscrição do mês, por isso supondo que metes 100€ por mês gastas 12€ em comissões de manuseamento por ano mais 0,07% de TER. São valores muitíssimo inferiores a qualquer PPR, o que é normal porque de outra forma não poderiam haver PPRs (um terceiro tem de receber dinheiro). Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 22 Fevereiro 2025 Quão chatos são os bancos com a clausula dos X dias de experiencia em novos contratos? O meu tem a clausula de 180 dias (tem sido assim nos anteriores), mas é um bocado o standard de IT em 2025. Isto vindo de uns 6 meses sem trabalhar é capaz de me lixar as contas um bocado nos pedidos, certo? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 22 Fevereiro 2025 Citação de Bashir, há 9 minutos: Quão chatos são os bancos com a clausula dos X dias de experiencia em novos contratos? O meu tem a clausula de 180 dias (tem sido assim nos anteriores), mas é um bocado o standard de IT em 2025. Isto vindo de uns 6 meses sem trabalhar é capaz de me lixar as contas um bocado nos pedidos, certo? Para malta de IT é 0. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 22 Fevereiro 2025 Citação de Petar Musa, há 7 minutos: Para malta de IT é 0. Como assim? Não tenho trocado assim tantas vezes de trabalho, mas todos os meus colegas tem tido a clausula de 3 a 6 meses. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 22 Fevereiro 2025 Citação de Bashir, Agora: Como assim? Não tenho trocado assim tantas vezes de trabalho, mas todos os meus colegas tem tido a clausula de 3 a 6 meses. Desculpa, não fui muito claro. Queria dizer que para os bancos, e para malta de IT, eles não dão importância a esses 6 meses de "provação"( não se ia tradução correta para português). 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 22 Fevereiro 2025 Citação de Petar Musa, há 1 minuto: Desculpa, não fui muito claro. Queria dizer que para os bancos, e para malta de IT, eles não dão importância a esses 6 meses de "provação"( não se ia tradução correta para português). Ah, já percebi. Pois, espero que não me chateiem muito com isso, mesmo tendo estado sem trabalhar antes. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 22 Fevereiro 2025 Citação de Bashir, há 13 minutos: Ah, já percebi. Pois, espero que não me chateiem muito com isso, mesmo tendo estado sem trabalhar antes. No BPI e na CGD nem me pediram o contrato nem nada. Apenas pediram recibos de vencimento e/ou IRS. Com o gestor de banco do BPI, ele disse-me que as ajudas de custo de IT são consideradas para o cálculo da taxa de esforço, ao contrário da maioria das outras áreas. E isto em pleno pico da taxa de juro 1 Compartilhar este post Link para o post
Montero Publicado 23 Fevereiro 2025 Na CGD engenheiros informáticos e médicos mesmo que seja a termo certo é sempre a andar já tive vários casos assim 1 Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 23 Fevereiro 2025 No entanto, pelo que tenho visto, as simulações na CGD não costumam ser das melhores no mercado. Compartilhar este post Link para o post