Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 5 horas:

Ela não disse em lado nenhum que ia deixar de trabalhar de vez, a única coisa que lhe aconteceu aos 44 anos é que, pela primeira vez na vida, pode escolher se quer trabalhar ou não.

Até podia ter caído o triplo

Não sei se concordo com isso. No longo prazo estas quedas quase não serão visíveis, pelo que não estarás a fazer nada de extraordinário. Na verdade nem sabes se esta não é apenas uma pequena queda comparado com o que vamos ver nos próximos anos. Para além disso é um comportamento que te encoraja a reforçar menos quando estiver a subir, e mais uma vez não sabes quanto tempo essa subida vai durar.

Eu acho que devemos admitir que somos completamente ignorantes em relação ao que vai acontecer e simplesmente fazer DCA. Aumentar o reforço consoante os nossos recursos (foste aumentado, tens mais dinheiro poupado, etc.) mas depois investir de forma uniforme.

E não faz sentido nenhum. Rio-me sempre com a conversa dos saldos nestas alturas. Os meus estão mais ou menos com valores de há 6 meses. Há 6 meses eu achava que estava em saldos? Claro que não. Porque é que havia de estar hoje?

Eu vou meter no mesmo dia que meto sempre, 2 coisas podem acontecer: ou continua a descer até lá e perdi 2 ou 3 euros em relação a meter hoje, o drama. Se descer, festa, poupei 2 ou 3 euros. É a vantagem de meter "o mesmo" todos os meses, estas variações tornam-se irrelevantes porque para o mês vais meter novamente, ou ganhas, ou baixas o valor de entrada.

A história dos que entram em pânico nestas alturas faz tanto sentido como os que compram mais nestas alturas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

rezo todos os dias para que a queda seja cada vez mais acentuada. Hei de ver durante a minha vida o stock market como nada mais do que ruínas podres e sujas entre as cinzas do capitalismo 🙏🙏🙏 está quase, amigos. A vossa sorte é que o clima nos vai matar a todos por isso os suicídios nem vão ser relevantes (mas doces serão 💓)

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Diz ele na internet a partir do seu computador ou smartphone, tudo fruto do trabalho de voluntários.

• Haha 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 horas:

E não faz sentido nenhum. Rio-me sempre com a conversa dos saldos nestas alturas. Os meus estão mais ou menos com valores de há 6 meses. Há 6 meses eu achava que estava em saldos? Claro que não. Porque é que havia de estar hoje?

Eu vou meter no mesmo dia que meto sempre, 2 coisas podem acontecer: ou continua a descer até lá e perdi 2 ou 3 euros em relação a meter hoje, o drama. Se descer, festa, poupei 2 ou 3 euros. É a vantagem de meter "o mesmo" todos os meses, estas variações tornam-se irrelevantes porque para o mês vais meter novamente, ou ganhas, ou baixas o valor de entrada.

A história dos que entram em pânico nestas alturas faz tanto sentido como os que compram mais nestas alturas.

Também meto sempre 20 euros como o outro do gasóleo no dia a seguir a receber o salário, podem passar a 30 se/quando for aumentado.

O que me faltou referir foi que havendo uma baixa acentuada do mercado posso reforçar com mais "20 euros" perto do fim do mês se houver um excedente no orçamento do mês, faço esse reforço extra mesmo sem haver os tais saldos.

Como também posso pegar nesse excedente e poupar para a entrada da casa ou para p*tas e vinho verde. 

Editado por Kenny Omega

Compartilhar este post

Link para o post

Estive há dias para meter aqui um gráfico bastante interessante que se enquadra no tema das últimas semanas, mas só agora o encontrei.

SP500 performances.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 5 minutos:

Estive há dias para meter aqui um gráfico bastante interessante que se enquadra no tema das últimas semanas, mas só agora o encontrei.

SP500 performances.jpg

Yap as crises como esta sao momentaneas...

Comparar o que se esta a passar com a crise do sub prime ou guerras em tempos que os States estiveram em vias de facto com a URSS e dizer que isto 'e o fim do capitalismo das bolsas...'e apenas gente idiota que nao percebe boi da vida

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que é possível que haja aqui uma mudança de paradigma devido à situação política dos Estados Unidos que não me parece transitória ou reversível. Há um risco novo, a longo prazo, de instabilidade inerente ao próprio sistema que antes não havia.

Mas mantenho a estratégia do "ponho sempre 20 euros" (apesar de ser novo nisto e isto ser a minha primeira crise digamos assim)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que a estratégia desta administração parece estar focada em renegociar a dívida pública até meados deste ano e ao criar um cenário de volatilidade nos mercados financeiros, pode gerar incerteza suficiente para forçar o FED a reduzir mais rápido as taxas de juros, incentivando os investidores a buscar segurança nos bonds... Só depois, poderia entrar a impressão monetária, com o objetivo de estimular a economia e controlar a dívida de forma mais flexível, parece arriscado mas é uma forma de manipular os mercados a seu favor. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 19 horas:

Diz ele na internet a partir do seu computador ou smartphone, tudo fruto do trabalho de voluntários.

ai eu não acredito que li isto ponto por ponto em dois mil e vinte e cinco no cmpt, meu deus

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 33 minutos:

ai eu não acredito que li isto ponto por ponto em dois mil e vinte e cinco no cmpt, meu deus

A minha reação a praticamente todos os teus posts.

• Like 2
  • Triste 1
  • Haha 4
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Em 10/03/2025 at 11:42:

Descobri este podcast deste jovem: 

parece um influencer das finanças pessoais mas acaba a ser subversivo

Nem de propósito, saiu hoje uma entrevista no Público 

https://www.publico.pt/2025/03/14/culturaipsilon/entrevista/gary-stevenson-ganhei-milhoes-apostar-colapso-sociedade-demitime-evitar-2125239

Editado por antifa
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, Em 10/03/2025 at 11:42:

Descobri este podcast deste jovem: 

parece um influencer das finanças pessoais mas acaba a ser subversivo

Esse Gary já me apareceu noutros vídeos, foi (supostamente) um dos melhores traders do Citi Bank em 2011 ou 12, algo desse género - era um documentário dele a falar de algumas coisas que aconteciam lá dentro (sem abrir muito o jogo devido ao NDA), desde aí que o sigo, gosto de o ouvir.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, se me dirigir ao balcão e fazer depósito em numerário entre 10/15 mil, o banco vai levantar alguma suspeita/questão?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 7 minutos:

Malta, se me dirigir ao balcão e fazer depósito em numerário entre 10/15 mil, o banco vai levantar alguma suspeita/questão?

https://www.publico.pt/2014/01/06/economia/noticia/nao-publicar-banco-de-portugal-aperta-as-regras-para-prevenir-a-lavagem-de-dinheiro-1618491

Aconselhava a procurar aqueles novos artigos que falam na notícia.

Ainda assim, isso deve disparar um alerta na AT

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Em 12/03/2025 at 20:51:

Estou a ser um pouco esta pessoa, mas para contextualizar: recebi uns trocos no mês passado e uma fatia está destinada aos etf's, quando o dinheiro entrou na conta da xtb deu-se esta correção (maybe?), pelo que tenho investido aos poucos em vez de ter investido logo tudo. 

Sim, eu sei que estou a tentar temporizar o mercado mas se conseguir comprar o mais barato possível melhor. 

Plataformas p2p, alguém já usou? 

Pus uns trocos na Debitum, vamos ver como corre. 

Editado por TiltSLB

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 50 minutos:

Acima de 10 000 tens sempre que justificar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 57 minutos:

2 contas, 2 bancos diferentes, 7500 Euros cada, 2 semanas diferentes e no maximo duas vezes por mes...assunto resolvido

• Like 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 13 minutos:

2 contas, 2 bancos diferentes, 7500 Euros cada, 2 semanas diferentes e no maximo duas vezes por mes...assunto resolvido

Obrigado Luís Montenegro.

• Like 4
  • Haha 20

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 22 minutos:

narcos-meets-raees_thumbnail.jpg

• Haha 15

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 2 horas:

A questão mais importante é, tens alguma coisa a esconder?

Se é legítimo, o que é que importa se perguntam de onde veio o dinheiro? Dizes a verdade e a vida segue.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Isto é literalmente networking

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

Isto é literalmente networking

mais importante do que saber fazer 'e conhecer alguem que saiba

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 4 horas:

é assim que eu faço há mais de 2 anos, nunca tive problemas. Se passar os 5k em cada conta, escondo o resto dentro de um saleiro velho que tenho na cozinha até ao próximo mês

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos.

Vou depositar tudo junto na mesma conta. Caso questionem, também não terei qualquer problema em responder.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...