Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de ComiC, há 18 minutos:

É tudo muito confuso para mim, ando sempre na dúvida, depois vou acabando por não investir nada 😂

Acho que vou comprar um dos livros do Pedro Andersson, o Ganhar Dinheiro

Um livro que me ajudou a perceber melhor como gerir o meu dinheiro e a perceber que tipo de investidor sou foi o "A Psicologia do dinheiro". 

Se vieres a Braga em empresto-te 😅

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

o Burkina já tem aqui uma equipa montada e tudo, é aproveitar mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 3 horas:

Podes começar por aqui: https://www.etf.com/docs/IfYouCan.pdf

Obrigado, assim que possa vou ler!

Citação de Robe, há 2 horas:

Um livro que me ajudou a perceber melhor como gerir o meu dinheiro e a perceber que tipo de investidor sou foi o "A Psicologia do dinheiro". 

Se vieres a Braga em empresto-te 😅

Não tenciono ir para esses lados nos próximos tempos, é pena 😅

Já li tanta recomendação de livro que um gajo fica perdido e se fosse comprar todas essas referências, perdia o dinheiro que tenho para investir haha

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 7 minutos:

Obrigado, assim que possa vou ler!

Não tenciono ir para esses lados nos próximos tempos, é pena 😅

Já li tanta recomendação de livro que um gajo fica perdido e se fosse comprar todas essas referências, perdia o dinheiro que tenho para investir haha

O melhor investimento que tu podes fazer é no teu próprio conhecimento. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 22 horas:

criem um fundo CMPT e mete-se o Burkina a gerir

Citação de Ghelthon, há 7 horas:

É o único milionário conhecido do CMPT, portanto faz sentido.

@Burkina2008 arranca.

Citação de bobzz, há 4 horas:

o Burkina já tem aqui uma equipa montada e tudo, é aproveitar mesmo

A minha empresa faz wealth management, que nao é bem um fundo.

Sim parte da coisa é escolher fundos para fazer alocações mas vai bastante mais alem disso

Para investidores individuais (abaixo dos 2 milhoes para rasgar) o melhor que podem fazer é meter o dinheiro em 3-4 index funds e diversificar o em coisas que tenham algum conhecimento (imobiliario, collectibles, etc)

Dependendo do apetite de risco e consequentemente de serem queimados podem meter um percentagem baixa dos investimentos em produtos alavancados, crypto, arte ou share em certos negocios

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a real diferença entre ter o dinheiro parado na Trade Republic, com uma taxa de 2.5% que vai baixar concerteza na proxima reunião do BCE ou investir nas bonds de um pais europeu?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 21 horas:

Para 10 anos um ETF não me convence. Digamos que o levantas em 2035 e estás up 60% contra 30% num PPR onde não usaste o benefício fiscal. Num pagas 28% dos lucros, no outro pagas 0%. Se estivermos a falar de 10000€ (p.e.) o ETF dá-te um ganho de pouco mais de 1000€ face ao PPR, já contando com o pagamento dos 28%. Não acho que seja assim muito. São mais 10%, give or take.

Já para 15 ou 20 anos o caso muda de figura, porque no ETF já irias com up em 160% ao passo que o PPR só aí chegaria aos 60%.

Isto é tudo teórico, estou apenas a apresentar os diferenciais médios típicos entre um PPR diversificado e um ETF SP500. O mais importante a reter é que num espaço temporal de 10 anos existe uma boa probabilidade de estares break-even ou negativo, algo que de resto também pode acontecer com o PPR, como é natural.

Mas resumindo, um ETF SP500 (ou all-world) brilha quanto mais tempo o deixares brilhar, e sinceramente 10 anos não me parece muito tempo.

Eu se tivesse aqui uma boa quantidade de dinheiro para investir e soubesse que o queria resgatar daqui a 10 anos, acho que iria mesmo para certificados de aforro, sabendo que posso estar a perder uma importante valorização do meu dinheiro.

A 10 anos a taxa do etf já não seria de 28% mas sim de 19.6%. Deixo o lin em baixo para a notícia

https://www.revistagerente.pt/inicio/noticias-fiscais/publicada-reducao-do-irs-sobre-as-mais-valias-de-acoes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 30 minutos:

A 10 anos a taxa do etf já não seria de 28% mas sim de 19.6%. Deixo o lin em baixo para a notícia

https://www.revistagerente.pt/inicio/noticias-fiscais/publicada-reducao-do-irs-sobre-as-mais-valias-de-acoes

Sim, já respondi ao Robe acima, agradeço a tomada de atenção porque não me lembrava disso, e 7 pontos percentuais fazem uma diferença enorme.

Deixo, no entanto, a ressalva de que a medida tem meio ano e tem um certo cariz ideológico, ou seja é bem provável que Portugal tenha um governo de esquerda nos próximos 8 anos que vá reverter isso. Discordo, espero que não aconteça apesar de ser de esquerda, mas deixo o aviso que da política temos de esperar sempre o pior (pior, neste caso, para os nossos investimentos).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então, se tivessem se investir a longo prazo, tipo 15 ou 20 anos, onde o fariam? Ações? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 1 hora:

Então, se tivessem se investir a longo prazo, tipo 15 ou 20 anos, onde o fariam? Ações? 

Eu para longo prazo (à volta de 20 anos), tenho um ETF S&P500 , acumulativo, em Euros. Também tenho um PPR, mas é mais para benefícios fiscais do que outra coisa.

Não invisto em acções individuais, não tenho o conhecimento, nem tempo de análise, e não faz parte do meu perfil de risco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Em 20/03/2025 at 10:22:

Para 10 anos um ETF não me convence. Digamos que o levantas em 2035 e estás up 60% contra 30% num PPR onde não usaste o benefício fiscal. Num pagas 28% dos lucros, no outro pagas 0%. Se estivermos a falar de 10000€ (p.e.) o ETF dá-te um ganho de pouco mais de 1000€ face ao PPR, já contando com o pagamento dos 28%. Não acho que seja assim muito. São mais 10%, give or take.

Já para 15 ou 20 anos o caso muda de figura, porque no ETF já irias com up em 160% ao passo que o PPR só aí chegaria aos 60%.

Isto é tudo teórico, estou apenas a apresentar os diferenciais médios típicos entre um PPR diversificado e um ETF SP500. O mais importante a reter é que num espaço temporal de 10 anos existe uma boa probabilidade de estares break-even ou negativo, algo que de resto também pode acontecer com o PPR, como é natural.

Mas resumindo, um ETF SP500 (ou all-world) brilha quanto mais tempo o deixares brilhar, e sinceramente 10 anos não me parece muito tempo.

Eu se tivesse aqui uma boa quantidade de dinheiro para investir e soubesse que o queria resgatar daqui a 10 anos, acho que iria mesmo para certificados de aforro, sabendo que posso estar a perder uma importante valorização do meu dinheiro.

Não sei que contas fizeste mas não me parecem estar certas, ou usaste um valor de crescimento médio anual muito baixo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JackBauerPT, há 39 minutos:

Eu para longo prazo (à volta de 20 anos), tenho um ETF S&P500 , acumulativo, em Euros. Também tenho um PPR, mas é mais para benefícios fiscais do que outra coisa.

XTB? Com que montante iniciaste? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 2 minutos:

Ainda estás numa fase muito embrionária, cheio de questões e antes de criares contas e vir a um fórum pedir conselhos, deves investir nas bases. Ler, tirar cursos, para saberes primeiro que tipo de investidor és.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 1 hora:

Não sei que contas fizeste mas não me parecem estar certas, ou usaste um valor de crescimento médio anual muito baixo.

Criei dois cenários hipotéticos onde um cresces 60% (ETF) e outro 30% (PPR), isto ao fim de 10 anos. Não usei valores de nenhum histórico passado, foi só para exemplificar.

É possível que um ETF cresça uns 100% em 10 anos, mas um bom PPR também deve dar para crescer mais de 30%.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ComiC, há 2 horas:

XTB.

O que eu te diria era o seguinte: só há relativamente pouco tempo é que comecei a aplicar dinheiro em investimentos fora dos típicos depósitos a prazo, certificados de aforro, etc. Tive muitos meses antes a tentar perceber como é que as coisas funcionavam, só a partir de certa altura me senti confortável para investir. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@ComiC não invistas em algo que não compreendes. Estuda primeiro, vê se faz sentido para ti e se está alinhado com o teu perfil e, em caso afirmativo, avança. 

Leva o tempo que for necessário e implementa uma estratégia que faça sentido para ti. Eu demorei uns bons meses a pesquisar sobre diversos tipos de investimentos e só meti dinheiro na corretora quando soube o que estava a fazer e quando tive a certeza que ia seguir a estratégia à risca.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Emília Vieira: O medo que sai caro - porque não investimos as poupanças em ações? - 45 Graus - Omny.fm

Citação

Emília Vieira é fundadora, CEO e responsável pela Gestão de Ativos da Casa de Investimentos, em Braga.

Acho que é bastante útil para quem não é super dedicado a isto como eu. Dá para perceber melhor alguns conceitos, o porquê de investir em acções (não literalmente, mais em ETFs/PPRs), etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 31/03/2025 at 17:41:

Emília Vieira: O medo que sai caro - porque não investimos as poupanças em ações? - 45 Graus - Omny.fm

Acho que é bastante útil para quem não é super dedicado a isto como eu. Dá para perceber melhor alguns conceitos, o porquê de investir em acções (não literalmente, mais em ETFs/PPRs), etc.

Ouvi isto hoje , mas não consegui ouvir até ao fim. Para mim, infelizmente, foi uma desilusão.

Começou bem, a explicar o papel das ações e concordo integralmente que são um dos investimentos mais seguros que existem, desde que se aguente posição por décadas e não se venda à mínima oscilação. Também concordo que pouco importa se compramos em ATH, em mínimos ou no dia 1 de janeiro, desde que o façamos e as mantenhamos.

Os depósitos a prazo serem fracos e o papel do Estado em baixar as taxas de juro nos certificados de aforro para os portugueses não tirarem o dinheiro do banco também concordo praticamente na integralidade, infelizmente acho que o papel do Estado aqui não tem sido o melhor. O incentivo devia ser precisamente o oposto: obrigar os bancos a borrar a cueca e assim a aumentar os juros dos depósitos a prazo.

O problema veio depois.

Ela acredita que no longo prazo consegue bater a gestão passiva, algo que, tirando aqueles dois monstros da Berkshire, duvido que alguém o consiga fazer. Depois também diz que é melhor selecionar as melhores empresas em vez de replicar um fundo. Lol. Vejam se descobrem a falácia aqui.

E depois ainda diz que o John Bogle inventou os ETFs em 1954. O que o John Bogle inventou foi os fundos de índice low-cost, que são uma coisa bem diferente, o ETF é transacionável como uma ação e por isso tem o problema que ela refere, de ser fácil vender no pânico. E já agora esses fundos de índice foram inventados em 1975 e não em 1954, mas ela pode estar a referir uma milestone qualquer que levou à criação dos low cost index funds mais tarde, vou dar essa de borla.

Usar o mesmo John Bogle para criticar a gestão passiva para mim foi o fio da navalha e tive mesmo de parar de ouvir (ia a 70% +/-). O John Bogle é só o maior apóstolo da gestão passiva que alguma vez existiu. Procurei até a afirmação que ela refere que ele fez, onde supostamente diz que a gestão passiva é um problema para a América no longo prazo, não encontrei nada, mas aposto que, a existir, está completamente descontextualizada.

É difícil desassociar estas afirmações do facto de ser CEO da Casa de Investimentos. É curioso, porque nunca refere o problema das taxas de gestão em fundos ativos, algo que o Bogle referia até À exaustão. Terá sido coincidência ou fazia parte dos 30% que decidi não ouvir?

O Save & Grow (que nem é um mau PPR e parece ter melhores resultados que o Stoik) tem uma rentabilidade de 9,7% em 5 anos, 4% abaixo do MSCI World e ainda mais abaixo do SP500. E nem sei se já estão contabilizadas aqui as comissões de manutenção.

Não posso recomendar nem a pessoas que não entendem muito sobre o assunto. E reparem, eu também tenho PPRs para além dos ETFs, mas tenho-os com um propósito específico e sei perfeitamente que o SP500 o vai bater nas calmas no médio/longo prazo. Pelo menos não ando iludido.

Editado por Mica
  • Like 5
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...