Petar Musa Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Burkina2008, há 8 horas: Eu nao quero intervir muito neste tema, mas do yourselves a favor e deixem de ver m*rda no Youtube... Existe a historia de nao colocar os ovos todos no mesmo cesto...mas isso depende do que voces podem investir. Se apenas tiverem 1,000 euros o melhor 'e colocarem tudo no mesmo cesto. De resto 3% ao ano nao 'e um investimento, acaba por ser apenas acompanhar a inflacao. Vao a Degiro ou outra qualquer acreditada e coloquem o que conseguem investir em EFTs. Se querem algo seguro EFTs que acompanhem indices. Existem tutoriais certamente de como comprar esses produtos. Historicamente os fundos de investimento nao batem os principais index. Forex e cripto sao demasiado volateis e alavancados. Accoes tendo paciencia 'e uma boa opcao, mas apenas com paciencia de escolher empresa/empresas de ramos que voces tenham algum conhecimento e deixar la o dinheiro durante anos (a volatilidade 'e mediana se falarmos de empresas dos index principais e desde que nao alavanquem a coisa 'e relativamente seguro no longo prazo). Tambem aqui qualquer Trade republic da vida tem esses produtos. O que 'e importante no final 'e que sendo que voces nao tendo conhecimento do mercado nem tempo, nao comecem a fazer trading. Escolham um produto(s) e mantenham-se nele ad eternum A Degiro é fiável? 😅 Por causa do nome e das ads do YouTube pensava que era scam. EFTs dão mais que 3% ao ano? Sei que também são um investimento seguro, mas ainda não entendi bem como funciona. E não, nunca me vou meter em tradings e afins porque não percebo, não quero perceber nem tenho tempo para aprender Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Petar Musa, há 7 minutos: A Degiro é fiável? 😅 Por causa do nome e das ads do YouTube pensava que era scam. EFTs dão mais que 3% ao ano? Sei que também são um investimento seguro, mas ainda não entendi bem como funciona. E não, nunca me vou meter em tradings e afins porque não percebo, não quero perceber nem tenho tempo para aprender A Degiro é fiável mas cobra mais taxas do que por exemplo uma xtb. Há etf's que podem dar bem mais do que isso, os que estão associados ao índice S & P 500 dão com frequência uma média de 10% ao ano, agora há que compreender que será sempre mais arriscado do que um depósito a prazo, Certificado de Aforro e a maior parte dos PPR's. Se tencionas movimentar o dinheiro a curto/médio prazo os etf's não são a melhor opção, se a ideia é deixar a render e ir reforçando durante umas décadas a conversa já é outra. Ontem tive a ver alguns vídeos do Camilo Lourenço, o nome do canal é A Cor do Dinheiro btw, ele tem lá sempre responsáveis de vários fundos e um dos vários gráficos falavam do poder dos juros compostos, outro dava conta que 100% das pessoas/entidades que deixaram o dinheiro em ações durante no mínimo 10 anos tiveram ganhos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de TiltSLB, há 3 minutos: Camilo Lourenço Pode ser só viés ideológico, mas nem 1€ metia em algo que essa pessoa recomendasse. 1 Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Ghelthon, há 3 minutos: Pode ser só viés ideológico, mas nem 1€ metia em algo que essa pessoa recomendasse. Lá está, ele não recomenda nada em específico, um dos motes do programa é mesmo esse, dar-te bagagem para poderes analisar o teu perfil de risco e apenas avançares para algo com que te sintas à vontade. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Hammerfall, há 42 minutos: achei engraçado, mas a pergunta é desprovida de sarcasmo. onde posso ver esses tutoriais? https://www.investopedia.com/ Citação de Petar Musa, há 21 minutos: A Degiro é fiável? 😅 Por causa do nome e das ads do YouTube pensava que era scam. EFTs dão mais que 3% ao ano? Sei que também são um investimento seguro, mas ainda não entendi bem como funciona. E não, nunca me vou meter em tradings e afins porque não percebo, não quero perceber nem tenho tempo para aprender Sim qualquer uma que seja acreditada na UE (ou nos States, mas essas tens de ter la residencia) sao crediveis. Sim regra geral bastante mais de 3% ao ano, mas tambem depende do EFT...isto 'e como tudo, quanto maior for o ganho possivel, maior 'e o risco. Um EFT de industria na Nigeria, pode ate ter uma rentabilidade de 80% num ano....podes tambem perder 90% Os EFTs que segem os index europeus e americanos vao ter uma rentabilidade historica a volta dos 7-8% com um risco muito baixo. Citação de TiltSLB, há 9 minutos: Se tencionas movimentar o dinheiro a curto/médio prazo os etf's não são a melhor opção, se a ideia é deixar a render e ir reforçando durante umas décadas a conversa já é outra. Investir a curto prazo nao 'e para quem nao tem conhecimentos. Alias o dinheiro que se investe a curto prazo 'e apenas dinheiro que podes perder Citação de Ghelthon, há 5 minutos: Pode ser só viés ideológico, mas nem 1€ metia em algo que essa pessoa recomendasse. Sem duvida... 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de TiltSLB, há 8 minutos: Lá está, ele não recomenda nada em específico, um dos motes do programa é mesmo esse, dar-te bagagem para poderes analisar o teu perfil de risco e apenas avançares para algo com que te sintas à vontade. Certíssimo, era só a minha opinião sobre a pessoa. Mas eu sou a última pessoa com moral ou conhecimentos para opinar sobre o tema do tópico. 😁 Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Burkina2008, há 5 minutos: Investir a curto prazo nao 'e para quem nao tem conhecimentos. Alias o dinheiro que se investe a curto prazo 'e apenas dinheiro que podes perder. Concordo em parte, se tu investires em Certificados de Aforro, por exemplo, é muito improvável que percas o teu dinheiro, se o fizeres em ações e derivados sim. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Janeiro 2025 Xii o Camilo. Maior ch*pa bolas do Passos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de TiltSLB, Agora: Concordo em parte, se tu investires em Certificados de Aforro, por exemplo, é muito improvável que percas o teu dinheiro, se o fizeres em ações e derivados sim. Certificados de aforro nao sao um investimento a curto prazo... Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Ghelthon, há 1 minuto: Certíssimo, era só a minha opinião sobre a pessoa. Mas eu sou a última pessoa com moral ou conhecimentos para opinar sobre o tema do tópico. 😁 Compreendo o que dizes, aliás eu apenas tropecei no canal do gajo precisamente por ter ganho interesse sobre este tema e querer ganhar conhecimentos, não foi à procura daquele vídeo click bait: "O melhor ETF que podes comprar". Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Certificados de aforro nao sao um investimento a curto prazo... E são de capital garantido. Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Certificados de aforro nao sao um investimento a curto prazo... Não são, mas são mobilizaveis a curto prazo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de TiltSLB, Agora: Compreendo o que dizes, aliás eu apenas tropecei no canal do gajo precisamente por ter ganho interesse sobre este tema e querer ganhar conhecimentos, não foi à procura daquele vídeo click bait: "O melhor ETF que podes comprar". Não vou dizer que ele é m*rda porque não conheço os vídeos, e até podem ser super esclarecedores e interessantes. Mas, jornalista por jornalista, imagino que o Pedro Andersson (Contas-Poupança) seja mais interessante e menos toldado ideologicamente. Até tem uma cena bastante interessante onde meteu 1000€ em vários ETFs e tem comparado a evolução mensal, fazendo um artigo sobre isso. Este é o último. Para quem já percebe da poda não será super útil, mas para quem está a começar, parece-me ser. 2 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 10 Janeiro 2025 Não sei se tem proteção em Portugal, mas a trading 212 tem uma taxa ainda melhor para o dinheiro não investido, de 3.7%. só para informar Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Ghelthon, há 13 minutos: Não vou dizer que ele é m*rda porque não conheço os vídeos, e até podem ser super esclarecedores e interessantes. Mas, jornalista por jornalista, imagino que o Pedro Andersson (Contas-Poupança) seja mais interessante e menos toldado ideologicamente. Até tem uma cena bastante interessante onde meteu 1000€ em vários ETFs e tem comparado a evolução mensal, fazendo um artigo sobre isso. Este é o último. Para quem já percebe da poda não será super útil, mas para quem está a começar, parece-me ser. Já conhecia o Contas Poupança e tem artigos muito interessantes, que não fogem muito do conteúdo do Camilo no que a este tema diz respeito. Citação de Sandes., há 2 minutos: Não sei se tem proteção em Portugal, mas a trading 212 tem uma taxa ainda melhor para o dinheiro não investido, de 3.7%. só para informar Na Trading 212 é um pouco mais arriscado colocar o dinheiro não investido, pois há sempre uma parte que eles próprios vão investir em QMMF's e não há garantia sobre esse capital. A Trade Republic dá garantia de capital até aos tais 100k, a troco de uma taxa um pouco mais baixa. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 10 Janeiro 2025 (editado) Citação de TiltSLB, há 5 minutos: Já conhecia o Contas Poupança e tem artigos muito interessantes, que não fogem muito do conteúdo do Camilo no que a este tema diz respeito. Na Trading 212 é um pouco mais arriscado colocar o dinheiro não investido, pois há sempre uma parte que eles próprios vão investir em QMMF's e não há garantia sobre esse capital. A Trade Republic dá garantia de capital até aos tais 100k, a troco de uma taxa um pouco mais baixa. Sim, acredito. Eu na trading 212 tenho o meu dinheiro (em libras) numa cash ISA que é protegida por isso não tenho muito stress Editado 10 Janeiro 2025 por Sandes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Kenny Omega Publicado 10 Janeiro 2025 Ainda existem taxas nos depósitos a prazo a um ano com mais de 3%, asseguram a taxa durante esse período. O bison bank por exemplo. Na trade republic irá baixar entretanto, isto para capital garantido. Quanto a capital não garantido, ou seja a longo prazo, provavelmente reforma comecei em janeiro de 2024 a investir todos os meses em ETF's, fiz o meu estudo e escolhi, agora invisto todos os meses assim que recebo o salário. Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Sandes., há 4 horas: Sim, acredito. Eu na trading 212 tenho o meu dinheiro (em libras) numa cash ISA que é protegida por isso não tenho muito stress Ah, que bom viver num país com poder económico e que fornece este tipo de produtos aos seus cidadãos. Supostamente o Montenegro tinha no seu programa eleitoral algo semelhante. Vou esperar sentadinho que os joelhos já não são o que eram. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de fornix, há 13 minutos: Ah, que bom viver num país com poder económico e que fornece este tipo de produtos aos seus cidadãos. Supostamente o Montenegro tinha no seu programa eleitoral algo semelhante. Vou esperar sentadinho que os joelhos já não são o que eram. O PPR é um produto que invejo, pelo retorno que dá no irs. Tem é um cap baixo Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Janeiro 2025 (editado) Citação de fornix, há 45 minutos: Ah, que bom viver num país com poder económico e que fornece este tipo de produtos aos seus cidadãos. Supostamente o Montenegro tinha no seu programa eleitoral algo semelhante. Vou esperar sentadinho que os joelhos já não são o que eram. essas coisas só existem em países que não têm uma pensão de velhice decente nos states e em inglaterra tens de ser tu a investir para teres uma reforma, cá a segurança social faz isso por ti com as tuas contribuições. são sistemas diferentes Editado 10 Janeiro 2025 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Janeiro 2025 (editado) Como estou a ver muita gente a perguntar onde deve investir, vou colocar aqui novamente este PDF: https://www.etf.com/docs/IfYouCan.pdf Este PDF não vos vai ensinar a mexer nas corretoras nem em que sítio especificamente devem colocar o vosso dinheiro, mas sim criar na vossa cabeça uma base de conhecimento muito forte que vos irá permitir tomar decisões com a noção dos riscos e sucessos esperados. Basicamente é um TPC de livros que devem seguir à risca. Foi seguramente a melhor coisinha que li em toda a minha vida relacionado com investimentos. É muito tentador criticar o autor do PDF porque no início fala em meter 33% do nosso dinheiro em US Treasury, esqueçam isso e continuem a ler. O ouro está nos "hurdles". O que vos posso prometer é que, no fim do tal TPC, saberão o que fazer a seguir. Não digo escolher o winning stock porque ninguém o sabe fazer, mas pelo menos fazer escolhas bem ponderadas para os vossos investimentos. Porque vivemos em Portugal e algumas coisas cá não funcionam como nos Estados Unidos, outra coisa que recomendo é ouvir o podcast Contas Poupança desde o episódio 1. Claro, passem à frente tópicos que sejam temporais e que já não se aplicam, mas ouçam tudo o resto. Isto vai vos dar conhecimento sobre PPRs entre outras coisas, já que coisas como 401K e assim não se aplicam cá. Fora isso, Mr. Money Mustache (novamente desde o primeiro post) também é uma boa aposta. Em relação à Degiro, eu tenho lá conta e penso que a XTB cobra menos comissões, mas eu usualmente compro ETFs 1x por mês por isso só pago 1€ por transação. A partir da segunda transação mensal pagam 3€. Editado 10 Janeiro 2025 por Mica 4 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Plagio o Original, há 25 minutos: essas coisas só existem em países que não têm uma pensão de velhice decente nos states e em inglaterra tens de ser tu a investir para teres uma reforma, cá a segurança social faz isso por ti com as tuas contribuições. são sistemas diferentes para já faz. Veremos no futuro. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Tio Hans, Agora: para já faz. Veremos no futuro. Só estava a explicar porquê que essas contas de benefícios fiscais existem lá fora e não existem cá. Eles podem por qualquer coisa lá que vai sempre dar lucro com os benefícios fiscais deles nessas contas. Não estava a dizer pra nao investirem para a reforma 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Plagio o Original, há 29 minutos: nos states e em inglaterra tens de ser tu a investir para teres uma reforma, cá a segurança social faz isso por ti com as tuas contribuições. são sistemas diferentes As tuas contribuições são para os pensionistas atuais. A tua pensão vai ser calculada com o que estiver a entrar na altura (40% do ultimo ordenado, são as previsões para 20/30 anos) Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de kareca, Agora: As tuas contribuições são para os pensionistas atuais. A tua pensão vai ser calculada com o que estiver a entrar na altura (40% do ultimo ordenado, são as previsões para 20/30 anos) Certo, mas eles gerem o fundo da segurança social. Não é dinheiro parado numa conta à ordem Compartilhar este post Link para o post