Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de fornix, há 12 horas:

Podes não declarar este ano, e declarar para o próximo. A unica condicionante é que, a partir do momento que declaras, não há volta atrás, terás de declarar sempre. Não há cá alternâncias.

Onde viste isso?

Sei que tens de devolver à AT todos os montantes recebidos dos reembolsos + 10%, mas não vi em lado nenhum que és obrigado a declarar sempre depois da primeira vez.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, há 15 horas:

Na minha pouca experiência (também só comecei em Julho e Agosto), os meus investimentos resumem numa conta na XTB investido com alguns dos principais ETF e tentar cobrir uma variedade de situações (S&P 500, sector tecnologico, materias primas, semicondutores e bitcoin) e um par de ações num misto de empresas em crescimento e ações baratas (Rocket Lab, Palantir, Sofi) e já estabelecidas (Google ou Nvidia).

Tenho recentemente uma conta na Trade Republic por causa dos 3.5% no dinheiro não investido, que sempre é melhor que qualquer depósito a prazo num banco.

E claro um PPR feito no meu banco.

Falando de IRS, se alguém me pode esclarecer. Pelo que li não somos obrigados a declarar o PPR no IRS. Na eventualidade de não declarar neste ano, eu no próximo posso voltar a declarar e voltar a ter o beneficio sobre o valor investido nesse futuro ano fiscal ou sofro algum tipo de penalização?

O que é que não queres declarar? O PPR ou os rendimentos desse PPR?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, há 16 horas:

Falando de IRS, se alguém me pode esclarecer. Pelo que li não somos obrigados a declarar o PPR no IRS. Na eventualidade de não declarar neste ano, eu no próximo posso voltar a declarar e voltar a ter o beneficio sobre o valor investido nesse futuro ano fiscal ou sofro algum tipo de penalização?

Citação de fornix, há 14 horas:

Podes não declarar este ano, e declarar para o próximo. A unica condicionante é que, a partir do momento que declaras, não há volta atrás, terás de declarar sempre. Não há cá alternâncias.

Citação de Mica, há 2 horas:

Onde viste isso?

Sei que tens de devolver à AT todos os montantes recebidos dos reembolsos + 10%, mas não vi em lado nenhum que és obrigado a declarar sempre depois da primeira vez.

Estou com o @Mica, também me parece que declarar o PPR é facultativo. Podes declarar num ano se te der jeito e não declarar no outro.

A única coisa que tem que se ter em atenção é que se resgatarem o PPR nos 5 anos seguintes ao que obtiveram o benefício fiscal, têm de devolver esse benefício majorado em 10% por cada ano decorrido como já foi dito acima.

https://www.doutorfinancas.pt/financas-pessoais/poupanca/nao-quer-usar-os-beneficios-fiscais-do-ppr-saiba-o-que-fazer/

Editado por gunthi
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Arranjei um bom investimento. Emprestei 500 euros a dois conhecidos. 1000 euros no total. 

Todos os meses têm de pagar 25 euros de juros, tudo o que for acima abate na dívida. 

Têm pago 50 euros por mês nestes dois primeiros meses. 🙏

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 6 horas:

O que é que não queres declarar? O PPR ou os rendimentos desse PPR?

Era o PPR.

Mas eu já percebi que no momento que o declarei e recebi os benefícios fiscais, pura e simplesmente não dá para, por exemplo, não o declarar num ano, e resgastar qualquer valor do PPR, e depois no ano a seguir voltar a declarar e "está tudo bem". Se quisesse fazer isso tinha de o não declarar desde o ínicio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, Em 02/08/2024 at 16:04:

Só para dizer que se repararam que hoje levaram um rombo do crl, é porque eu ontem rebentei o subsídio de férias no ETF do @NIkeL. Escusam de agradecer.

Não tens nada que agradecer 🙂

(Estou a falar e calha daqui a 2 meses estar a crashar outra vez lol)

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, há 1 hora:

Qual era o ETF? QDVE?

Sim

Compartilhar este post

Link para o post

Deve existir uma correção de mercado (pudera, o S&P 500 tem batido maximos historicos quase diariamente) e ligeira quebra por volta das eleições nos EUA, mas vai ser uma bela chance de comprar no dip.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, Em 19/10/2024 at 00:03:

Deve existir uma correção de mercado (pudera, o S&P 500 tem batido maximos historicos quase diariamente) e ligeira quebra por volta das eleições nos EUA, mas vai ser uma bela chance de comprar no dip.

Quando for altura de comprar avisem :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, Em 19/10/2024 at 00:03:

eu queria entrar Ishares + Ouro e Prata mas não está facil

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do teu perfil de investimento e quais os teus objectivos. Se a ideia for para longo prazo, na minha opinião, pouco te importa como as coisas estão agora no mercado. Investes conforme de ter jeito e com a regularidade pretendida, que acabas por fazer dollar cost averaging.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de footboy23, há 1 hora:

Foi ontem. Não compraste? É hoje.

• Like 2
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 15 horas:

Foi ontem. Não compraste? É hoje.

Deviam afixar este post

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de footboy23, há 17 horas:

Dia 1 vou investir, mete depois que desce

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é pessoal, mais um aninho que passou, outro ano com resultados históricos no mercado, pelo segundo ano consecutivo.

Do alto da minha ignorância, acho que 2025 vai ser novamente um ano positivo mas bem mais comedido que 23-24.

Eu continuo a minha jornada de tentar poupar agressivamente para uma casa + investir o que posso sem comprometer em demasia o objetivo da casa. Às vezes torna-se difícil este equilíbrio porque se por um lado quero atingir os valores a que me propus para uma entrada o mais depressa possível, por outro quero tentar recuperar o tempo perdido de só ter começado a investir aos 32 anos para conseguir chegar à idade da reforma com um pé de meia que me permita estar confortável.

Além disto, manter um equilíbrio saudável com a vida do dia-a-dia, gastando com consciência mas sabendo que é preciso aproveitar a vida também, sendo o meu maior gasto as viagens que faço.

No início de cada ano (e cada mês no dia antes de receber), tendo em conta o dinheiro que tenho poupado e investido, estabeleço objetivos concretos, ambiciosos mas realistas dos valores que quero atingir tanto na poupança como investidos a 31 de Dezembro desse mesmo ano.

Vocês estabelecem objetivos anuais/mensais ou têm outras estratégias sobre como gerem a vossa vida financeira?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui não temos um objetivo em montante, a estratégia é poupança agressiva para conseguir pagar a casa o mais depressa possível, para nos libertarmos do fardo dos juros. Basicamente temos fundo de emergência de 1 ano de despesas e tudo o resto é para amortizar. Ao ritmo atual, conseguiremos pagar a casa em 2028.

Só depois vou começar a pensar em poupanças mais significativas, mas para essa fase preocupam-me, pelo menos, duas coisas: a patroa ser extremamente avessa ao risco, e não me parecer fácil definir montante e timing objetivos. Isto é, qual é o dia X em que deixo de poupar para passar a viver das poupanças, e que montante devo ter como objetivo atingir nesse dia X.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post

Em 2024 eu decidi simplificar de sobremaneira o meu portefólio. Só tenho SP500 na Degiro, transferi um PPR para outro que tinha uma carteira que me agradava mais, e vendi todas as criptomoedas menos BTC, transferindo o valor para BTC.

Para além disso, a minha posição na Degiro foi reforçada em relação aos PPRs. No início de 2024 tinha mais de 50% do meu portefólio em PPR.

A minha exposição atual é a seguinte (já tenho em conta a distribuição da carteira dos PPRs):

Ações - 70%

Obrigações - 13,6%

Monetário/Euribor - 5%

Bitcoin - 11,5%

O objetivo para 2025 é aumentar ainda mais a exposição ao SP500 sem deixar de colocar a entrega mínima nos PPRs para obter os benefícios fiscais. Para isso tenho feito entregas mensais mais generosas na Degiro. Não tenho qualquer tipo de meta em termos de € acumulado ou assim porque como sabemos os mercados não são previsíveis.

btw, eu antes tinha MSCI World e não Vanguard SP500, optei por este por ter um TER mais baixo (0,07% contra 0,20%) e por ter desmistificado um bocado a ideia do SP500 não ser diversificado por só conter empresas dos EUA. Nunca pensei pelo outro prisma: sim, são empresas americanas, mas que operam a nível mundial, logo existe diversificação qb.

Também quero ter BTC abaixo dos 10%, idealmente 7 a 8% no máximo, mas as subidas da segunda metade de 2024 mexeram bastante.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

o meu foco é o controlo dos gastos, acho que é o campo de maior impacto em quando falamos de finanças pessoais. com base no que vai ser o meu salário, ponho um tecto nas despesas e distribuo por categoria. resumidamente - faço um orçamento no início do ano e depois vou controlando.

tudo o resto está ligado à fase da vida em que estamos.. conforme o saldo à ordem for ficando um bocado maior, e se não tiver despesas grandes a avizinharem-se, decido onde aplicar. em 2024 comprei casa, todos os esforços estavam virados para dar a maior entrada possível e este ano vai ser completamente diferente. ainda estou a pensar a minha estratégia de poupança, já que as taxas estão a cair outra vez

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 29 minutos:

Por aqui não temos um objetivo em montante, a estratégia é poupança agressiva para conseguir pagar a casa o mais depressa possível, para nos libertarmos do fardo dos juros. Basicamente temos fundo de emergência de 1 ano de despesas e tudo o resto é para amortizar. Ao ritmo atual, conseguiremos pagar a casa em 2028.

Isto é capaz de ser o melhor conselho financeiro que já li aqui.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 46 minutos:

Só depois vou começar a pensar em poupanças mais significativas, mas para essa fase preocupam-me, pelo menos, duas coisas: a patroa ser extremamente avessa ao risco, e não me parecer fácil definir montante e timing objetivos. Isto é, qual é o dia X em que deixo de poupar para passar a viver das poupanças, e que montante devo ter como objetivo atingir nesse dia X.

Vais amortizando de quanto em quanto tempo? Ou depende do valor amealhado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 40 minutos:

Isto é capaz de ser o melhor conselho financeiro que já li aqui.

Depende da taxa de juro do crédito. Se tiveres depósitos que te rendam a taxa superior à do crédito, enquanto isso se verificar compensa mais teres o dinheiro a render juros e só depois amortizares.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 6 minutos:

Depende da taxa de juro do crédito. Se tiveres depósitos que te rendam a taxa superior à do crédito, enquanto isso se verificar compensa mais teres o dinheiro a render juros e só depois amortizares.

Isso existe?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...