Mica Publicado 18 Junho 2024 As ações estão sempre a projetar o futuro e por isso é natural que as da NVidia estejam muito sobrevalorizadas, ainda por cima sendo a AI o tópico quente de momento (e duvido que deixe de o ser no futuro). O mais estranho é não haver o mesmo hype com a AMD tendo esta todas as condições para criar AIs avançadas e LLMs customizadas. A Microsoft também está bem dentro do universo da inteligência artificial e até achei o Copilot mais interessante que o GPT-4, pelo menos para os cenários que testei. Posto isto, não deixa de ser só uma área e não deixa de ser hype em volta de uma coisa em específico, pelo que apostar tudo nisso é suicida. A Apple é um bocadinho diferente, apesar de tudo. É uma empresa tecnológica, mas mais que isso, é uma marca que transmite qualidade e confiança. Tudo o que fazem metem a qualidade em primeiro lugar e por isso há uma confiança enorme na marca. Mas isso é tão verdade quanto o seu CEO quiser. Basta lembrar a Apple dos anos 90 sem Steve Jobs, que era só mais uma marca de computadores sem uma proposta de valor concreta. Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 18 Junho 2024 A nvidia faz-me lembrar a bubble da Tesla no ultimo ciclo de alta, absorveu imenso valor do sector, a empresa sozinha tem mais capitalização de mercado que todas as outras juntas no respectivo nicho de mercado, parece ter sido a stock da vez a ser escolhida para fazer edge aos mercados tradicionais, Depois a própria parceria com o governo da administração Biden em várias areas, desde IA a cybersegurança etc tb ajudou, a Nancy Pelosi e outros do gênero agradecem. 😄 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 18 Junho 2024 (editado) Citação de joe, há 2 horas: IWDA and chill. Mas agora o @NIkeL fez-me olhar para o QDVE. Se perder dinheiro vamos a tribunal. Nota: isto não é aconselhamento financeiro. 😁 Quando iniciei há 4 anos andava a comprar unidades de QDVE a 11 euros, este ano já passou a barreira dos 30... Já IWDA quando entrei estava nos 56 e agora anda nos 94. Também me parece que eventualmente há aqui uma correção. Editado 18 Junho 2024 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 18 Junho 2024 Pois, é que ano passado S&P foi 24% de subida e este ano vai nos 14%, acho estranho que se mantenha. De qualquer maneira vou continuando a estratégia. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Junho 2024 Citação de Lip McBoatface, há 5 minutos: Pois, é que ano passado S&P foi 24% de subida e este ano vai nos 14%, acho estranho que se mantenha. De qualquer maneira vou continuando a estratégia. Ao longo do seu histórico verificam-se vários períodos desses e alguns deles com muitos anos (como depois da II Guerra penso eu). Realisticamente não se sabe quando vai acabar nem sequer se já chegou a meio de um período de ouro. Fazes bem continuar a tua estratégia. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 18 Junho 2024 sim, investimentos em ETFs é para décadas, portanto é olhar nessa escala. Tendo em conta isso, é esperar que a bolsa não encerre como aconteceu com a alemã nos anos 40 😁 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 19 Junho 2024 (editado) Citação de .oz., há 12 horas: A nvidia faz-me lembrar a bubble da Tesla no ultimo ciclo de alta, absorveu imenso valor do sector, a empresa sozinha tem mais capitalização de mercado que todas as outras juntas no respectivo nicho de mercado, parece ter sido a stock da vez a ser escolhida para fazer edge aos mercados tradicionais, Depois a própria parceria com o governo da administração Biden em várias areas, desde IA a cybersegurança etc tb ajudou, a Nancy Pelosi e outros do gênero agradecem. 😄 Em termos de stock, pode haver semelhanças. No que diz respeito ao negócio, a NVidia está a jogar num campeonato à parte e os dois únicos concorrentes são americanos. Ou a China tem um segredo muito bem guardado, ou está anos atrás das empresas norte americanas no que diz respeito a CPUs e GPUs. O azar deles é que isto não é uma questão de mão de obra mas sim de R&D e nisso os EUA ainda tem vantagem. A Tesla ofereceu uma excelente proposta de valor mas que já foi replicada por praticamente todas as marcas, incluindo novas marcas na China onde a mão de obra é super barata, portanto será muito difícil para a Tesla bater-se com as BYDs da vida pela liderança do setor. Editado 19 Junho 2024 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 19 Junho 2024 (editado) Citação de Lip McBoatface, há 12 horas: sim, investimentos em ETFs é para décadas, portanto é olhar nessa escala. Tendo em conta isso, é esperar que a bolsa não encerre como aconteceu com a alemã nos anos 40 😁 https://www.investopedia.com/ask/answers/042415/what-average-annual-return-sp-500.asp Tens mais abaixo um quadro com os retornos desde 1995. Entre 2009 e 2019 subiu 330%. Só em 2004, 2007 e 2016, com aumentos de 10,7%, 5,5% e 11,77%, é que o S&P500 teve aumentos que as pessoas considerariam como sendo normais, e isto num intervalo de 29 anos. Sobre a última frase, há sempre risco, mesmo que praticamente negligenciável. Para nosso descanso, o panorama geopolítico dos EUA, mesmo que o Trump volte, não tem comparação sequer aos terrenos que o Hitler andava a pisar durante os anos 30, por isso acho que esse risco é mesmo residual. Mas para esse tipo de assuntos deixo o Rogeiro falar. E ninguém pode dizer que a grande depressão não volta a acontecer, e caso aconteça, dificilmente teremos estômago para lidar com ela, por muito que digamos internamente que estamos preparados para o que der e vier. Eu, por exemplo, duvido que tivesse sobrevivido à crise das dot com, porque não foram um par de meses, foi de 2000 a 2003 sempre a desvalorizar. Editado 19 Junho 2024 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 19 Junho 2024 Citação de Mica, há 56 minutos: https://www.investopedia.com/ask/answers/042415/what-average-annual-return-sp-500.asp Tens mais abaixo um quadro com os retornos desde 1995. Entre 2009 e 2019 subiu 330%. Só em 2004, 2007 e 2016, com aumentos de 10,7%, 5,5% e 11,77%, é que o S&P500 teve aumentos que as pessoas considerariam como sendo normais, e isto num intervalo de 29 anos. Sobre a última frase, há sempre risco, mesmo que praticamente negligenciável. Para nosso descanso, o panorama geopolítico dos EUA, mesmo que o Trump volte, não tem comparação sequer aos terrenos que o Hitler andava a pisar durante os anos 30, por isso acho que esse risco é mesmo residual. Mas para esse tipo de assuntos deixo o Rogeiro falar. E ninguém pode dizer que a grande depressão não volta a acontecer, e caso aconteça, dificilmente teremos estômago para lidar com ela, por muito que digamos internamente que estamos preparados para o que der e vier. Eu, por exemplo, duvido que tivesse sobrevivido à crise das dot com, porque não foram um par de meses, foi de 2000 a 2003 sempre a desvalorizar. Atenção que o SP500 de 2000 a 2014 valorizou 0% (se juntar-mos os dividendos do ETF rendeu no total 2%). É por isso que eu acredito no DCA em detrimento de lump sum. Time in the market > Timing the market 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 19 Junho 2024 Citação de Robe, há 10 minutos: Atenção que o SP500 de 2000 a 2014 valorizou 0% (se juntar-mos os dividendos do ETF rendeu no total 2%). É por isso que eu acredito no DCA em detrimento de lump sum. Time in the market > Timing the market Absolutamente de acordo. O que pretendia referir é que o facto de ter valorizado tanto nos últimos dois anos não quer dizer nada em relação aos anos seguintes. Pode continuar a valorizar o mesmo, o dobro, ou desvalorizar. Quando se diz que vai haver uma correção é porque historicamente há sempre, mas ninguém sabe quando chega e se está para breve. Por isso mesmo é que Time in the market > Timing the market, como dizes. 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 19 Junho 2024 (editado) Citação de Robe, há 1 hora: Atenção que o SP500 de 2000 a 2014 valorizou 0% (se juntar-mos os dividendos do ETF rendeu no total 2%). É por isso que eu acredito no DCA em detrimento de lump sum. Time in the market > Timing the market Mas lump sum é time in the market. Se tiveres hoje 10k para investir, a escolha certa é meter os 10k no mercado e não andar a fazer investimentos mais pequenos. O objetivo é estar exposto ao mercado o máximo tempo possível com o maior valor possível. A menos que te estejas a referir a alguém ir acumulando à espera de um momento de queda para investir. Aí sim o DCA faz sentido. A lógica é investir quando se tem o dinheiro para investir, mais nenhum critério devia importar. Editado 19 Junho 2024 por NIkeL 1 Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 19 Junho 2024 Citação de Kenny Omega, há 22 horas: Eu estou na XTB e para já está impecável. x2. para os mais leigos em IRS é uma excelente plataforma porque diz os anexamos e valores que devemos preencher. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 19 Junho 2024 (editado) Citação de NIkeL, há 28 minutos: Mas lump sum é time in the market. Se tiveres hoje 10k para investir, a escolha certa é meter os 10k no mercado e não andar a fazer investimentos mais pequenos. O objetivo é estar exposto ao mercado o máximo tempo possível com o maior valor possível. A menos que te estejas a referir a alguém ir acumulando à espera de um momento de queda para investir. Aí sim o DCA faz sentido. A lógica é investir quando se tem o dinheiro para investir, mais nenhum critério devia importar. Aqui a questão é: Se tivesses colocado 10k em 2000, o teu dinheiro tinha rentabilizado 0 em 2014. Estamos a falar de 14 anos. A critica não é ao lump sum em si, a critica é quem anda sempre a perguntar qual é a melhor altura para meter lá o dinheiro para tentar dar timing no mercado, ou a questão de "isto agora está em all time high, não é boa altura para investir". Isto foi o que me disseram quando comecei a investir e já rentabilizou 18%. Portanto, sou fã do DCA e apanhar o valor médio de uma ação do ano, do que andar a adivinhar o mercado. Até porque no mercado é muito conhecida a expressão "sell in may and go away" mas historicamente os ETF SP500 e globais rentabilizam mais no verão. Editado 19 Junho 2024 por Robe 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 19 Junho 2024 Citação de Robe, há 57 minutos: Aqui a questão é: Se tivesses colocado 10k em 2000, o teu dinheiro tinha rentabilizado 0 em 2014. Estamos a falar de 14 anos. A critica não é ao lump sum em si, a critica é quem anda sempre a perguntar qual é a melhor altura para meter lá o dinheiro para tentar dar timing no mercado, ou a questão de "isto agora está em all time high, não é boa altura para investir". Isto foi o que me disseram quando comecei a investir e já rentabilizou 18%. Portanto, sou fã do DCA e apanhar o valor médio de uma ação do ano, do que andar a adivinhar o mercado. Até porque no mercado é muito conhecida a expressão "sell in may and go away" mas historicamente os ETF SP500 e globais rentabilizam mais no verão. Irrelevante, dizes isso porque sabes o resultado final. O facto de ser uma regra é porque resulta na maior parte das vezes, não é porque não existe nenhum período ao longo da história em que fosse uma opção pior. Sim, o DCA é a melhor opção comparando com alguém que está a acumular com o dinheiro parado a espera da melhor oportunidade para investir. Se já tiveres o dinheiro, lump sum é a melhor opção. Não sei sequer se estamos a defender posições diferentes, o que eu defendo é que se deve investir assim que temos o dinheiro para o fazer. O mercado em si não deve influenciar o momento do investimento. Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 19 Junho 2024 Citação de NIkeL, há 37 minutos: Irrelevante, dizes isso porque sabes o resultado final. O facto de ser uma regra é porque resulta na maior parte das vezes, não é porque não existe nenhum período ao longo da história em que fosse uma opção pior. Sim, o DCA é a melhor opção comparando com alguém que está a acumular com o dinheiro parado a espera da melhor oportunidade para investir. Se já tiveres o dinheiro, lump sum é a melhor opção. Não sei sequer se estamos a defender posições diferentes, o que eu defendo é que se deve investir assim que temos o dinheiro para o fazer. O mercado em si não deve influenciar o momento do investimento. Lê a frase depois do que colocaste em bold e acho que estamos a defender o mesmo 😅 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 19 Junho 2024 (editado) Sobre o lump sum vs DCA, depende do tipo de lump sum que é. DCA > Lump Sum se estás a juntar dinheiro do teu lado para meter todo de uma vez na corretora. Lump Sum > DCA se recebeste uma herança de 10K e estás indeciso entre meter já os 10K a render ou dividi-los por 10 tranches e meter uma tranche por mês a render. Editado 19 Junho 2024 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 19 Junho 2024 Citação de Mica, há 6 horas: Em termos de stock, pode haver semelhanças. No que diz respeito ao negócio, a NVidia está a jogar num campeonato à parte e os dois únicos concorrentes são americanos. Ou a China tem um segredo muito bem guardado, ou está anos atrás das empresas norte americanas no que diz respeito a CPUs e GPUs. O azar deles é que isto não é uma questão de mão de obra mas sim de R&D e nisso os EUA ainda tem vantagem. A Tesla ofereceu uma excelente proposta de valor mas que já foi replicada por praticamente todas as marcas, incluindo novas marcas na China onde a mão de obra é super barata, portanto será muito difícil para a Tesla bater-se com as BYDs da vida pela liderança do setor. Sim, referi-me mais stock em si e à run que ela teve, tb concordo que a Nvidia em termos de negócio tem muito mais valor que a Tesla, porém na altura da Tesla o buzz foi igual, além da tech, havia muita especulação, revi muito esse momentum gráfico na Nvidia, são eles que estão a levar o spx a novos ATH e por consequência crypto etc, em todos os sectores ligados a IA etc... Agora lá está, é como dizes, se não houver concorrência para eles, esta stock é up only durante mais 5 ou 6 anos, estamos apenas no inicio de uma nova revolução tecnológica onde eles lideram o mercado e a tecnologia. Na atura comprei AMD e Nvidia porque foi qnd começou a treta da escassez de microchips, a tensão com Taiwan etc, més após mês acompanhei o inflow na nvidia e vi que a coisa poderia dar mm certo face ao choque no supply e á demanda crescente, tudo que seja metaverso, IA, gaming etc, necessitam de capacidade de processamento e renderização, por isso projectos como a Render (isto em crypto), foram tão especulados, aquilo que a Nvidia está a fazer é simplesmente liderar a próxima revolução tecnológica e a suprimir a escassez que existe e vai existir para renderizar esses novos mundos virtuais, daí os novos microchips super poderosos etc... Penso que até 2030 vamos continuar certamente a continuar a especular em IA, metaverso, Gaming, cybersegurança ou mesmo computadores quânticos mais avançados com novos chips etc, um dia hão-de chegar, isto falando de coisas que acompanho mais... Apanhei a stock num golpe de sorte e especulação basicamente graças a crypto, já em 2020 havia alguns unicórnios a projectar a nova febre de IA para este ciclo, o ceo da Agix por ex, dizem que é um dos gajos mais respeitados no sector, vi uns quantos artigos dele e de outra malta e de facto no espaço de 3/4 anos o utilizador comum começou a ter acesso a várias ferramentas com IA e daqui para a frente vai ser algo banal, longo prazo era um tiro quase sem erro, nunca pensei foi que ela subisse tanto... Acho q a situação econômica actual tb ajuda e é uma narrativa que favorece muito o smart money a proteger-se nesta altura e ainda sair com grandes retornos, tal como fizeram com a Tesla embora nessa altura tenha sido mais fácil porque foi num contexto de expansão monetária já durante o covid com juros super baixos etc. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 19 Junho 2024 (editado) Citação de .oz., há 33 minutos: Sim, referi-me mais stock em si e à run que ela teve, tb concordo que a Nvidia em termos de negócio tem muito mais valor que a Tesla, porém na altura da Tesla o buzz foi igual, além da tech, havia muita especulação, revi muito esse momentum gráfico na Nvidia, são eles que estão a levar o spx a novos ATH e por consequência crypto etc, em todos os sectores ligados a IA etc... Agora lá está, é como dizes, se não houver concorrência para eles, esta stock é up only durante mais 5 ou 6 anos, estamos apenas no inicio de uma nova revolução tecnológica onde eles lideram o mercado e a tecnologia. Na atura comprei AMD e Nvidia porque foi qnd começou a treta da escassez de microchips, a tensão com Taiwan etc, més após mês acompanhei o inflow na nvidia e vi que a coisa poderia dar mm certo face ao choque no supply e á demanda crescente, tudo que seja metaverso, IA, gaming etc, necessitam de capacidade de processamento e renderização, por isso projectos como a Render (isto em crypto), foram tão especulados, aquilo que a Nvidia está a fazer é simplesmente liderar a próxima revolução tecnológica e a suprimir a escassez que existe e vai existir para renderizar esses novos mundos virtuais, daí os novos microchips super poderosos etc... Penso que até 2030 vamos continuar certamente a continuar a especular em IA, metaverso, Gaming, cybersegurança ou mesmo computadores quânticos mais avançados com novos chips etc, um dia hão-de chegar, isto falando de coisas que acompanho mais... Apanhei a stock num golpe de sorte e especulação basicamente graças a crypto, já em 2020 havia alguns unicórnios a projectar a nova febre de IA para este ciclo, o ceo da Agix por ex, dizem que é um dos gajos mais respeitados no sector, vi uns quantos artigos dele e de outra malta e de facto no espaço de 3/4 anos o utilizador comum começou a ter acesso a várias ferramentas com IA e daqui para a frente vai ser algo banal, longo prazo era um tiro quase sem erro, nunca pensei foi que ela subisse tanto... Acho q a situação econômica actual tb ajuda e é uma narrativa que favorece muito o smart money a proteger-se nesta altura e ainda sair com grandes retornos, tal como fizeram com a Tesla embora nessa altura tenha sido mais fácil porque foi num contexto de expansão monetária já durante o covid com juros super baixos etc. E hoje a nvidia passou a ser oficialmente a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando a Microsoft. Não que isso seja muito relevante e não duvido que a Microsoft volte para a frente porque também me parece estar a apostar nos cavalos certos. Referes a AMD, o problema deles é não terem o capital necessário para liderar grandes revoluções tecnológicas. É uma empresa que gosto muito e já há uns 7 anos consecutivos que tem os melhores CPUs do mercado para consumidores. Não é propriamente uma tarefa simples tendo em conta que o rival é a Intel e também tendo em conta que estiveram no charco praí em 2012 (com CPUs a consumir 200W para competir com um Core i5). Desde que a Lisa Su se tornou CEO que aquilo tem andado para a frente de forma certinha. Editado 19 Junho 2024 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
.oz. Publicado 19 Junho 2024 (editado) Citação de Mica, há 50 minutos: E hoje a nvidia passou a ser oficialmente a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando a Microsoft. Não que isso seja muito relevante e não duvido que a Microsoft volte para a frente porque também me parece estar a apostar nos cavalos certos. Referes a AMD, o problema deles é não terem o capital necessário para liderar grandes revoluções tecnológicas. É uma empresa que gosto muito e já há uns 7 anos consecutivos que tem os melhores CPUs do mercado para consumidores. Não é propriamente uma tarefa simples tendo em conta que o rival é a Intel e também tendo em conta que estiveram no charco praí em 2012 (com CPUs a consumir 200W para competir com um Core i5). Desde que a Lisa Su se tornou CEO que aquilo tem andado para a frente de forma certinha. Como user nc fiz grandes comparativos mas por acaso já não és o primeiro que me diz isso e geralmente é feedback de malta que trabalha com modelagem 3d e coisas do gênero, trabalhos que exijam muito do PC... Os meus pcs é quase tudo gaming, sempre foi intel e nvidia por acaso mas eles dizem que actualmente preferem AMD, eu sempre tenho em consideração que são fanboys mas acredito que efectivamente eles estejam à frente na parte dos CPUs. Mesmo assim a stock deles cresceu bastante, lembro-me de a ver ainda nos 50 dol acho que na altura daquela febre da GME no reddit,. Editado 19 Junho 2024 por .oz. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 2 Agosto 2024 Só para dizer que se repararam que hoje levaram um rombo do crl, é porque eu ontem rebentei o subsídio de férias no ETF do @NIkeL. Escusam de agradecer. 2 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 2 Agosto 2024 Citação de joe, há 16 minutos: Só para dizer que se repararam que hoje levaram um rombo do crl, é porque eu ontem rebentei o subsídio de férias no ETF do @NIkeL. Escusam de agradecer. Same LOL Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 2 Agosto 2024 Eish cum crl, fizeste-me ir ver e só hoje estou a perder mais de 300 euros lol. Tranquilo, a meta é só daqui a 20 anos. Mesmo que metam num dia que desce, a longo prazo não se sente. Mas em 4 anos foi a maior queda a que já assisti lol. De qualquer forma o ano ainda está bem no verde. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 2 Agosto 2024 Hora de comprar? Ando há anos para me meter nisto e vou deixando sempre adiar (o que é péssima ideia) Alguma razão em específico para a queda nas bolsas de hoje? Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 2 Agosto 2024 Citação de noikeee, há 22 minutos: Hora de comprar? Ando há anos para me meter nisto e vou deixando sempre adiar (o que é péssima ideia) Alguma razão em específico para a queda nas bolsas de hoje? o melhor dia para entrares era ontem e o segundo melhor é hoje 3 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 2 Agosto 2024 Citação de noikeee, há 27 minutos: Hora de comprar? Ando há anos para me meter nisto e vou deixando sempre adiar (o que é péssima ideia) Alguma razão em específico para a queda nas bolsas de hoje? A hora de comprar é sempre agora, independentemente do valor. A longo prazo é irrelevante se compraste hoje ou amanhã. Mas informa-te antes de o fazer. Não faças só porque te dizem para fazer. Vê se corresponde ao teu perfil de risco e aos teus objetivos a curto e longo prazo. Compartilhar este post Link para o post