SAS_Robben Publicado 20 Janeiro 2024 (editado) Malta, preciso da vossa ajuda. Ps: a escrever percebi lol. Sou mesmo burro Editado 20 Janeiro 2024 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
Gambuzino Publicado 24 Janeiro 2024 Boas! Preciso de ajuda de alguém que tenha algumas noções de contabilidade. No cenário de estar a trabalhar a recibos verdes a ganhar 5000€/mês, em nome individual e regime simplificado, quanto teria de pagar de IRS todos os meses? Queria perceber bem estas contas. Sei que no Doutor Finanças há um simulador que me diz a contribuição para a SS, mas quanto ao IRS não sei fazer o cálculo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Janeiro 2024 (editado) Citação de Gambuzino, há 21 minutos: Boas! Preciso de ajuda de alguém que tenha algumas noções de contabilidade. No cenário de estar a trabalhar a recibos verdes a ganhar 5000€/mês, em nome individual e regime simplificado, quanto teria de pagar de IRS todos os meses? Queria perceber bem estas contas. Sei que no Doutor Finanças há um simulador que me diz a contribuição para a SS, mas quanto ao IRS não sei fazer o cálculo. Muita confusão aí. O IRS paga-se (ou recebe-se) uma vez ao ano, entre Abril e Junho. O que "pagas" mensalmente é a retenção na fonte que, como o nome indica, fica retido por quem te paga e depois é entregue ao Estado. Claro que a retenção na fonte é essencial para o cálculo do IRS, mas são coisas diferentes. O valor exacto da retenção na fonte depende da actividade: 11,5% para os trabalhadores independentes não previstos na tabela de atividade (por exemplo, atos isolados); 16,5% para os rendimentos provenientes de propriedade intelectual e industrial; 20% para rendimentos obtidos em atividades de elevado valor acrescentado, com carácter científico, artístico ou técnico (lista); 25% para os rendimentos de médicos, advogados, arquitetos, entre outros (artigo 151.º do CIRS). Depois, outras coisas a ter em conta: não há retenção na fonte se quem paga for pessoa singular, nem se for uma entidade fora de Portugal. Dito isto, acho seriamente que devias falar com um contabilista. Relativamente à SS, podes ter isenção no primeiro ano de actividade, caso queiras (se for a primeira vez que abres actividade). E não te esqueças de incluir o IVA também nas tuas contas (se a entidade a quem cobras for portuguesa). @Gambuzino outra coisa importante: se é a primeira vez que abres actividade, há um "desconto" no IRS de 50% no primeiro ano e 25% no segundo, mas apenas se não tiveres rendimentos da categoria A nesse ano. Ou seja, se por exemplo fores mudar de conta de outrem para independente neste ano e ainda receberes salário(s)/prémios/etc., perdes direito a esse desconto nesse ano. Editado 24 Janeiro 2024 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 8 Fevereiro 2024 já alguém usou libras de ouro para entrada numa casa? é sequer possível? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 8 Fevereiro 2024 Citação de F_Tex, há 7 minutos: já alguém usou libras de ouro para entrada numa casa? é sequer possível? As libras de ouro n têm valor facial. Valem o seu peso em ouro. Vais a um ourives, e vendes o ouro. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 8 Fevereiro 2024 (editado) Citação de F_Tex, há 17 minutos: já alguém usou libras de ouro para entrada numa casa? é sequer possível? Tens 10k€ em barras de ouro? 😂😂 Editado 8 Fevereiro 2024 por Petar Musa Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 8 Fevereiro 2024 (editado) Citação de Tio Hans, há 16 minutos: As libras de ouro n têm valor facial. Valem o seu peso em ouro. Vais a um ourives, e vendes o ouro. por acaso a Deco diz que não (pode não estar atualizado mas foi das poucas coisas que encontrei, minimamente fiáveis): https://www.deco.proteste.pt/investe/investimentos/outros-produtos/analises/2021/06/vender-ouro-conselhos-para-fazer-bom-negocio a minha questão era mais relativa a bancos, como as vendem podiam comprá-las por um valor inferior Citação de Petar Musa, há 8 minutos: Tens 10k€ em barras de outroi? 😂😂 era bom! seria sempre um complemento. o meu avô e os irmãos em vez de darem dinheiro em aniversários, batizados, etc, tinham o hábito de dar uma (ou meia) libra de ouro. isto há cerca de 30 anos, o ouro era bem mais barato Editado 8 Fevereiro 2024 por F_Tex Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 20 Abril 2024 Citação de Lebohang, há 22 minutos: lol por mim esse gajo ia direto para a prisão para o resto da vida 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 20 Abril 2024 Citação de Lebohang, há 28 minutos: lol Ela aprendeu que tem um pai que é uma paravalhão Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 20 Abril 2024 Se a rapariga for esperta ensina ao pai o conceito de incumprimento 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 20 Abril 2024 É assim que se criam psicopatas. 1 Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 20 Abril 2024 Tudo bem que a rapariga é, talvez, um bocado nova para este tipo de "lições". Mas pelo menos vai ganhar conhecimentos que lhe vão colocar numa posição mais vantajosa em comparação com os restantes colegas daqui a poucos anos. Tomara muitos de nós termos tido este tipo de desafios ao longo da adolescência. O que não falta hoje em dia são adultos a tomar decisões economicamente irresponsáveis. E quero acreditar que ele, enquanto pai, arranja uma forma subtil de "retribuir" a divida a uma filha de 12 anos. Pelo menos era o que eu faria. 7 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 20 Abril 2024 Citação de fornix, há 3 minutos: Tudo bem que a rapariga é, talvez, um bocado nova para este tipo de "lições". Mas pelo menos vai ganhar conhecimentos que lhe vão colocar numa posição mais vantajosa em comparação com os restantes colegas daqui a poucos anos. Tomara muitos de nós termos tido este tipo de desafios ao longo da adolescência. O que não falta hoje em dia são adultos a tomar decisões economicamente irresponsáveis. E quero acreditar que ele, enquanto pai, arranja uma forma subtil de "retribuir" a divida a uma filha de 12 anos. Pelo menos era o que eu faria. E contrair um crédito pessoal para comprar um bem tão essencial aos 12 anos como um telemóvel, não é uma decisão economicamente irresponsável? É que nem isso aprende. E ainda se junta a parte em que o pai a apoia como uma cofidis da vida faria, ainda leva um bónus emocional para a vida. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 20 Abril 2024 Conheci um pai q dava sempre 10 euros ao filho para comprar bugigangas numa loja e que de uma das vezes q ele pediu os 10 euros ele rasgou a nota à frente dele pq, tal como as bugigangas q ele comprava iam logo para o esquecimento passado uns momentos, também o dinheiro podia ir logo para o lixo. Das piores pessoas q conheci na vida e essa história só confirmou. Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 20 Abril 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto: E contrair um crédito pessoal para comprar um bem tão essencial aos 12 anos como um telemóvel, não é uma decisão economicamente irresponsável? É que nem isso aprende. E ainda se junta a parte em que o pai a apoia como uma cofidis da vida faria, ainda leva um bónus emocional para a vida. Claro que é. Mas repara, eles não contraíram nenhum crédito. O pai é que lhe "deu" o dinheiro que estava em falta no momento, de modo a que um dia mais tarde ela pense 2x antes de recorrer às Cofidis desta vida. É exatamente isso que ela está a aprender. Tanto que no final ficou surpreendida por "ficar muito mais caro". E é como digo, espero que ele arranje uma forma de a retribuir mais tarde, seja um capricho ou alguma m*rda que ela precise. Ou então estou só a ser um bocado ingénuo, sei lá. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 20 Abril 2024 (editado) Citação de fornix, há 5 minutos: Claro que é. Mas repara, eles não contraíram nenhum crédito. O pai é que lhe "deu" o dinheiro que estava em falta no momento, de modo a que um dia mais tarde ela pense 2x antes de recorrer às Cofidis desta vida. É exatamente isso que ela está a aprender. Tanto que no final ficou surpreendida por "ficar muito mais caro". E é como digo, espero que ele arranje uma forma de a retribuir mais tarde, seja um capricho ou alguma m*rda que ela precise. Ou então estou só a ser um bocado ingénuo, sei lá. O pai não lhe deu dinheiro. O pai, depois de ter motivado a filha de 12 anos a ganhar dinheiro para comprar um telemóvel, decidiu emprestar-lhe dinheiro com juros. De facto ela aprende como funcionam os créditos e também aprende que o pai só lhe dá algo se ganhar com isso. Uma míuda de 12 anos a vender coisas no olx para mudar de telemóvel. E ainda vem com orgulho expôr isto. Que cretino. Editado 20 Abril 2024 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 20 Abril 2024 Percebo a ideia de querer passar que as coisas nao caem do céu e outros que tal. Mas por certo há melhores maneiras de fazer isso No meu caso ( e acredito que o de muita gente também tenha sido assim ) , estava ligado ao sucesso ou insucesso escolar. Se tirasse boas notas podia escolher coisas que queria, se não tirasse, bem me podia chorar que não havia nada para ninguém Penso ser mais eficaz que essa parvoíce Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 20 Abril 2024 (editado) Fico à espera do post daqui a 40 anos, "a minha filha vendeu a minha casa e meteu-me num lar - descubra o quanto poupa ao não visitar-me há mais de três anos". Citação de FabioK, há 3 minutos: Percebo a ideia de querer passar que as coisas nao caem do céu e outros que tal. Mas por certo há melhores maneiras de fazer isso No meu caso ( e acredito que o de muita gente também tenha sido assim ) , estava ligado ao sucesso ou insucesso escolar. Se tirasse boas notas podia escolher coisas que queria, se não tirasse, bem me podia chorar que não havia nada para ninguém Penso ser mais eficaz que essa parvoíce Eficaz para associar o sucesso académico e/ou profissional a bens materiais? É capaz de ser bem eficaz, sim. Editado 20 Abril 2024 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 20 Abril 2024 Gostava de ver os likes e os comentários, para me sentir um antropólogo Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 20 Abril 2024 Citação de whatever, há 21 minutos: Fico à espera do post daqui a 40 anos, "a minha filha vendeu a minha casa e meteu-me num lar - descubra o quanto poupa ao não visitar-me há mais de três anos". Eficaz para associar o sucesso académico e/ou profissional a bens materiais? É capaz de ser bem eficaz, sim. Eficaz no sentido que se queres ter algo, tens que te esforçar em algo também. nesse caso, o sucesso académico enquanto és mais novo, pode te recompensar com bens materiais, um dia mais tarde pode te recompensar com outras coisas ( melhores empregos, melhores salários, etc , nao deve ser preciso um desenho) Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 21 Abril 2024 Citação de Rain Dog, Em 12/01/2024 at 20:43: alguém tem ordenado domiciliado no revolut ou n26 ou algo do género? É boa ideia? Teria sempre um pé de meia numa conta num banco a sério caso haja problemas, claro Citação de Bashir, Em 12/01/2024 at 21:39: O que é um banco a sério? Um banco a sério tem pelo menos o fundo de garantia de depósito, que o revolut pelo menos não tem (tem uma garantia por um fundo qualquer da Lituânia). Posto isto, tendo as poupanças noutro lado não vejo problema em receber o ordenado no revolut. Eu fiz isso durante algum tempo também 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 21 Abril 2024 Que exagero de comentários. Aquilo para a miúda provavelmente é tipo um jogo. 2 Compartilhar este post Link para o post