Robe Publicado 13 Junho 2024 Citação de NIkeL, há 30 minutos: Tipo, é quase um terço do teu rendimento que se perde quando pode ser reinvestido sem essa perda. 28% são 28%, independente do valor bruto. Se estás a receber 1 ou 2 euros de dividendos, ya, são cêntimos, mas para receber 1 ou 2 euros nem vale a pena investir em dividendos no primeiro lugar. A sério? Sabes quais são? É a lógica que uso sempre quando me falam que etf mundiais têm risco. Se eu perder o dinheiro todo num desses ETF, provavelmente aconteceu algo que o dinheiro vai ser das minhas últimas preocupações Sim: 1. iShares S&P 500 (USD) ETF - ISIN: IE0031442068 2. SPDR S&P 500 ETF - ISIN: US78462F1030 3. Vanguard Institutional Index Fund - ISIN: US9220427557 4. iShares Core EURO STOXX 50 UCITS ETF - ISIN: LU0380865021 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 13 Junho 2024 Citação de Ego Sum, há 6 minutos: Preciso dos vosso conhecimento, tenho umas ações libertas dadas pela empresa onde trabalho. Estou a ponderar vender no Verão para aproveitar a valorização que têm tido, irá gerar mais valias e como tal levar com o imposto. Existe alguma maneira de evitar ter de pagar sobre mais valias? Por exemplo quando vendemos uma casa convém comprar outra no ano subsequente para evitar isso mesmo, não sei se neste caso se aplica. Se vender ações e comprar uma casa dá para evitar pagar imposto sobre mais valias? A casa acaba por ser a exceção e não a regra. Mais valias de ações são a 28%, a menos que englobes. Tens que ver se o teu rendimento global + mais valias das ações ficam acima ou abaixo dos 28% no IRS. 1 Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 13 Junho 2024 Citação de NIkeL, há 1 hora: Exato, tal como um PPR é viável para certo tipo de investidor, não é certamente o que vai gerar maior rendimento. Tal como os dividendos, não são os mais eficientes, mas nem tudo gira à volta da eficiência, o facto de te sentires bem e teres também algum retorno a nível mental é muito importante. Disse aí atrás, O e VICI atualmente. Estou a estudar se diversifico ou se reforço estes 2 um pouco mais antes de diversificar. 5k a 4% dá 200 euros brutos anuais. Portanto é fazer as contas se estes estão a 5 e tal%, nem disso precisas para esse valor. Bacano, tenho que checkar mas não estou muito virado para dividendos também. Os que recebo é dos stocks que comprei mas com intenção de valorizarem. Tirando a vdf que me deu 2x 10$ num ano (devo ter uns 200$ investidos nela), o resto tem sido centimos só. Tenho um etf distribuitivo nao sei porque, se me enganei ou se o outro tinha mais custos ou m*rda assim, que me deu 21centimos lol, ainda devo ter para lá 100 paus ou assim. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 13 Junho 2024 https://eco.sapo.pt/2024/06/12/e-oficial-mais-valias-com-mais-de-oito-anos-vao-pagar-menos-30-de-imposto/ ''As exceções previstas na proposta do Governo de Luís Montenegro são os valores mobiliários “cujo emitente seja entidade não residente sem estabelecimento estável em território português” e que seja “domiciliada em país ou região sujeitos a um regime fiscal claramente mais favorável”.'' ou seja ficam de foras os ETF's mais normais da vanguard/blackrock tipo IWDA ou estou a analisar mal o que é dito? Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 13 Junho 2024 (editado) Citação de Shark, há 4 horas: Mas não há formas dessa percentagem acabar por ser mais baixa? Citação de NIkeL, há 4 horas: Em Portugal não. A menos que englobes e a tua taxa de IRS seja abaixo dos 28%. De resto é flat tax 28% sobre mais valias. Há uma maneira apenas: ter dividendos de empresas europeias e ter uma prova em como essas empresas cumprem os requisitos da Diretiva 2011/96/UE, que deve ser pedida às próprias empresas (podemos ser auditados pela AT e eles pedem este comprovativo). Nestas condições e SE englobarmos todos os rendimentos da categoria E, podemos declarar apenas 50% dos dividendos totais. Basicamente é como se se taxasse o total dos dividendos a 14% Citação de challenger, há 4 horas: Para a malta que investe de SP500 e IWDA, vejam os ETF's da SPDR. O SPYL e o SPPW, são a idênticos e com custos mais baixos. O SPYL tem custo de 0,03%. E porque a XTB não tem o SPPW disponível, acrescento o da Amundi que o substitui: LCUW. Praticamente igual ao SPPW e IWDA, única diferença é a TER de 0,12% (=SPPW). Editado 13 Junho 2024 por fornix 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 13 Junho 2024 Citação de fornix, há 5 horas: E porque a XTB não tem o SPPW disponível, acrescento o da Amundi que o substitui: LCUW. Praticamente igual ao SPPW e IWDA, única diferença é a TER de 0,12% (=SPPW). Obrigado pela dica. Já está disponível há muito tempo? Ainda há uns tempos andei a ver na XTB se havia ETF idênticos ao IWDA mas com TER mais baixo (li em algum sítio que iam adicionar o SPPW) e não encontrei nada. Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 13 Junho 2024 Citação de challenger, há 1 minuto: Obrigado pela dica. Já está disponível há muito tempo? Ainda há uns tempos andei a ver na XTB se havia ETF idênticos ao IWDA mas com TER mais baixo (li em algum sítio que iam adicionar o SPPW) e não encontrei nada. Honestamente não sei. Calhou de andar a pesquisar ETFs há 2 semanas e dei de caras com aquele da Amundi e fui confirmar se dava para negociar na XTB. Que dava. Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 13 Junho 2024 Citação de lordbifana, há 6 horas: https://eco.sapo.pt/2024/06/12/e-oficial-mais-valias-com-mais-de-oito-anos-vao-pagar-menos-30-de-imposto/ ''As exceções previstas na proposta do Governo de Luís Montenegro são os valores mobiliários “cujo emitente seja entidade não residente sem estabelecimento estável em território português” e que seja “domiciliada em país ou região sujeitos a um regime fiscal claramente mais favorável”.'' ou seja ficam de foras os ETF's mais normais da vanguard/blackrock tipo IWDA ou estou a analisar mal o que é dito? Pois, de facto é um bocado confuso interpretar isto. O que é que é considerado "emitente"? Que países é que eles consideram sujeitos a um regime fiscal mais favorável que o nosso? Pegando no SXR8, será que se considera o emitente a corretora, a iShares ou a BlackRock? Dependendo da resposta, o país em que é domiciliado varia. Será a Polónia, a Irlanda ou os EUA países com regimes fiscais mais favoráveis? Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 13 Junho 2024 Citação de fornix, há 1 hora: Pois, de facto é um bocado confuso interpretar isto. O que é que é considerado "emitente"? Que países é que eles consideram sujeitos a um regime fiscal mais favorável que o nosso? Pegando no SXR8, será que se considera o emitente a corretora, a iShares ou a BlackRock? Dependendo da resposta, o país em que é domiciliado varia. Será a Polónia, a Irlanda ou os EUA países com regimes fiscais mais favoráveis? pois exato..fiquei super confuso eu tenho por exemplo IWDA da BlackRock..conta para isto não conta....a noticia não é nada explicita Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 14 Junho 2024 O meu cérebro lógico de programador diz-me que está ali um "e", que significa que têm que ser as duas verdade. Os ETF realmente estão no estrangeiro, mas nenhum ETF típico está domiciliado num dos paraísos fiscais identificados, portanto por essa frase eu diria que os ETF têm direito a essa redução. Resta saber é se a linguagem usada não é para levar à letra. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 17 Junho 2024 Citação de NIkeL, Em 14/06/2024 at 11:08: O meu cérebro lógico de programador diz-me que está ali um "e", que significa que têm que ser as duas verdade. Os ETF realmente estão no estrangeiro, mas nenhum ETF típico está domiciliado num dos paraísos fiscais identificados, portanto por essa frase eu diria que os ETF têm direito a essa redução. Resta saber é se a linguagem usada não é para levar à letra. olha rodada de dividendos da google, 20 centimos por share. 🤣 Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 17 Junho 2024 Microsoft, Google e Nvidia como dividend payers são daquelas decisões ridículas sem qualquer sentido. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 17 Junho 2024 Eu diria que ninguém tem stocks deles para dividendos... 1 Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 17 Junho 2024 Que ETFs recomendam da traderepublic? (Acc) Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 17 Junho 2024 Citação de NIkeL, há 9 minutos: Eu diria que ninguém tem stocks deles para dividendos... Digo ridículas do ponto de vista da empresa. São biliões gastos em dividendos irrisórios por ação, quando poderiam ser investidos em setores promissores que continuassem a fazer as empresas crescer. Há muito investidor que não é apologista de growth stocks distribuírem dividendos. Aliás, tenho ideia que o Buffet era um deles. 1 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 17 Junho 2024 Citação de fornix, há 1 hora: Digo ridículas do ponto de vista da empresa. São biliões gastos em dividendos irrisórios por ação, quando poderiam ser investidos em setores promissores que continuassem a fazer as empresas crescer. Há muito investidor que não é apologista de growth stocks distribuírem dividendos. Aliás, tenho ideia que o Buffet era um deles. Ah entendi. Sim nao faz sentido. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 17 Junho 2024 Citação de Keyser, há 2 horas: Que ETFs recomendam da traderepublic? (Acc) Para o quê? Ir comprando e ficar a render até à reforma? Escolhe um mundial, ou um que siga o sp500. O típico é VWCE ou IWDA+EMIM e chill, mas depende do objetivo e do quão diversificado queres estar vs potencial ganho. Eu tenho IWDA e numa percentagem mais pequena QDVE que é o conjunto de tecnológicas do SP500 (as Amazons, Microsofts, Apples, Nvidias desta vida). Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 18 Junho 2024 S Citação de NIkeL, há 11 horas: Para o quê? Ir comprando e ficar a render até à reforma? Escolhe um mundial, ou um que siga o sp500. O típico é VWCE ou IWDA+EMIM e chill, mas depende do objetivo e do quão diversificado queres estar vs potencial ganho. Eu tenho IWDA e numa percentagem mais pequena QDVE que é o conjunto de tecnológicas do SP500 (as Amazons, Microsofts, Apples, Nvidias desta vida). Sim para render até reforma, um portfolio variado com US, europa e economias emergentes e em diversos sectores. Tens na tradepublic? Ou em outro broker? Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 18 Junho 2024 Citação de NIkeL, há 11 horas: Para o quê? Ir comprando e ficar a render até à reforma? Escolhe um mundial, ou um que siga o sp500. O típico é VWCE ou IWDA+EMIM e chill, mas depende do objetivo e do quão diversificado queres estar vs potencial ganho. Eu tenho IWDA e numa percentagem mais pequena QDVE que é o conjunto de tecnológicas do SP500 (as Amazons, Microsofts, Apples, Nvidias desta vida). Não aconselhas o SP500 mesmo? Tenho grande parte no SXR8 achas que devia diversificar para hipoteticamente QDVE e isso? Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 18 Junho 2024 Citação de Shark, há 7 minutos: Não aconselhas o SP500 mesmo? Tenho grande parte no SXR8 achas que devia diversificar para hipoteticamente QDVE e isso? QDVE não é para diversificar mas sim concentrar, visto que ele é a parte tech do SP500, com volatilidade e potencial de retorno superior ao SP500. Um etf diversificado, seja ele global como IWDA (eu pessoalmente considero mercados emergentes negligenciáveis) ou um baseado no SP500 funcionam bem como parte nuclear de um portfólio. 2 Compartilhar este post Link para o post
Kenny Omega Publicado 18 Junho 2024 (editado) Citação de Shark, há 24 minutos: Não aconselhas o SP500 mesmo? Tenho grande parte no SXR8 achas que devia diversificar para hipoteticamente QDVE e isso? Não sou expert, mas se já tens SP500 e fores para um índice que segue essas tecnológicas, não irias diversificar mas sim repetir muitas empresas que já tens no SP500. https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00B5BMR087#holdings https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00B3WJKG14#basics O @fornix foi mais rápido. Editado 18 Junho 2024 por Kenny Omega Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 18 Junho 2024 (editado) Citação de Shark, há 1 hora: Não aconselhas o SP500 mesmo? Tenho grande parte no SXR8 achas que devia diversificar para hipoteticamente QDVE e isso? Historicamente até tem retorno maior do que um mundial, mas lá está , é menos diversificado. Maior risco, maior retorno possível. De qualquer forma, diria que é um índice super sólido, não é por acaso que são as maiores empresas mundiais. QDVE vais concentrar mais num sector. Estou basicamente a apostar que o sector das tecnológicas vai ter um crescimento superior à média dos restantes que compõem o IWDA. Se isso acontecer, fico a ganhar, mas se por alguma razão o sector entra em crise, também perco mais. Historicamente tem sido verdade, mas o histórico também é curto ainda para este ETF. Além de que retornos passados não são sinónimo de retornos futuros. Citação de Keyser, há 1 hora: S Sim para render até reforma, um portfolio variado com US, europa e economias emergentes e em diversos sectores. Tens na tradepublic? Ou em outro broker? Se também queres economias emergentes, VWCE e tá feito. É meter todos os meses, sem tentar prever ou alterar o comportamento. Se tens 100 por mês para meter, mete 100, esteja o mercado a subir ou a descer. Daqui a 20 ou 30 anos tens lá um ótimo pé de meia. Estou na Degiro. Não tenho nada a dizer sobre eles, tranquilo até agora. Pelo que ouço, IBKR é muito recomendada também, apesar de não ter experiência na primeira pessoa. Editado 18 Junho 2024 por NIkeL 1 Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 18 Junho 2024 Citação de NIkeL, há 21 minutos: Historicamente até tem retorno maior do que um mundial, mas lá está , é menos diversificado. Se tens 100 por mês para meter, mete 100, esteja o mercado a subir ou a descer. Estou na Degiro. Não tenho nada a dizer sobre eles, tranquilo até agora. Pelo que ouço, IBKR é muito recomendada também, apesar de não ter experiência na primeira pessoa. 1- Há décadas em que o SP500 até tem menor retorno do que os globais (uma diferença pequena, ~1%/ano). Costuma ser cíclico. Nos ultimos 15 anos teve mais retorno. Há quem ache que nos próximos 10 os globais voltem a ter maior. Vale o que vale. Curiosamente, desde o inicio do ano estão os 2 iguais, ~15% valorização. 2- Até acrescento mais: se tiver a descer é reforçar o montante investido 3- IBKR é bastante fiável, mas para quem investe todos os meses em 1-2 ETFs ainda come um bocado em comissões (entre 1,50 a 1,90€ por cada ordem de compra nas bolsas europeias). No entanto é a minha preferida para ações em USD. Compartilhar este post Link para o post
Montero Publicado 18 Junho 2024 Compram ETF através de bancos portugueses? Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 18 Junho 2024 Citação de Montero, há 7 minutos: Compram ETF através de bancos portugueses? nop Compartilhar este post Link para o post