Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de noikeee, há 55 minutos:

Hora de comprar? Ando há anos para me meter nisto e vou deixando sempre adiar (o que é péssima ideia)

Alguma razão em específico para a queda nas bolsas de hoje?

Deves fazer contas é à hora de vender, não é à hora de comprar. Mas para quem está a fazer estas contas: https://www.cnbc.com/2024/08/02/august-stocks-slump-strategists-urge-caution-on-buying-the-dip.html

Citação de joe, há 1 hora:

Só para dizer que se repararam que hoje levaram um rombo do crl, é porque eu ontem rebentei o subsídio de férias no ETF do @NIkeL. Escusam de agradecer.

Mas também comprar ontem depois do dia de anteontem era estar a pedi-las...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, Agora:

Deves fazer contas é à hora de vender, não é à hora de comprar. Mas para quem está a fazer estas contas: https://www.cnbc.com/2024/08/02/august-stocks-slump-strategists-urge-caution-on-buying-the-dip.html

Mas também comprar ontem depois do dia de anteontem era estar a pedi-las...

Na verdade comprei dia 30 lol. Mas também sou sincero, não tento fazer nenhum timing do mercado, faço as compras todos os meses mais ou menos pela mesma altura, quando cai o ordenado. Sou capaz de esperar um dia ou dois se houver um aumento muito alto no dia que lá vou, mas a maior parte das vezes nem isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprar no dia x ou y é irrelevante em ETF. A menos que tenhas uma bola de cristal, não faz sentido tentar acertar, porque não vais acertar. Precisamente por isso é que se deve comprar assim que se pode, para estar exposto o máximo tempo possivel. Quem disser que sabe a melhor altura de comprar ou vender está a mentir.

Depois de saber os resultados é fácil falar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 5 minutos:

Comprar no dia x ou y é irrelevante em ETF. A menos que tenhas uma bola de cristal, não faz sentido tentar acertar, porque não vais acertar. Precisamente por isso é que se deve comprar assim que se pode, para estar exposto o máximo tempo possivel. Quem disser que sabe a melhor altura de comprar ou vender está a mentir.

Depois de saber os resultados é fácil falar.

Não é uma questão de adivinhar ou deixar de adivinhar. Agora eu pessoalmente preferiria investir um subsídio inteiro num período de menor volatilidade, é só isso. Não tem a ver com adivinhar com comprar a adivinhar que no dia a seguir vai subir, tem a ver com não comprar num momento de especial turbulência.

Compartilhar este post

Link para o post

-3,57% no dia na Degiro, deve ser a maior queda desde que tenho conta lá (meados 2020), com um montante já considerável. Sinto-me na boa em relação a isso, mas também era o que faltava se não me sentisse.

O que acho interessante nestes casos é que as criptomoedas acompanham sempre as movimentações negativas, o sentimento do mercado é mesmo transversal a todos os ativos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

tem a ver com não comprar num momento de especial turbulência.

E como é que se avalia isso?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 13 horas:

Não sei se é disso que o whatever está a falar, mas neste momento estás na altura em que a maior parte das empresas divulgam os resultados trimestrais. Em princípio vai sempre haver volatilidade nestes momentos.

Depois há certas situações que também trazem mais incerteza. Diria que aqueles momentos pre e pós eleições, dependendo dos resultados, também vão ser giros.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 13 minutos:

Não sei se é disso que o whatever está a falar, mas neste momento estás na altura em que a maior parte das empresas divulgam os resultados trimestrais. Em princípio vai sempre haver volatilidade nestes momentos.

Depois há certas situações que também trazem mais incerteza. Diria que aqueles momentos pre e pós eleições, dependendo dos resultados, também vão ser giros.

É inegável que um dia pós-eleições é diferente de um dia random do ano, mas mesmo assim não significa que exista uma altura melhor para investir, isto porque a volatilidade dá para os dois lados, tanto podes perder 10% num par de dias como ganhar 10% no mesmo período. Se o mercado estiver em queda, também podes ver as coisas por outro prisma, que é o facto de estares a comprar ações com desconto.

Se o horizonte temporal é de décadas, tu vais estar investido nesses momentos. Não consegues evitar esses swings.

No longo prazo o que é um subsídio? É uma gota no oceano. O joe vai chegar a uma altura (assim espero) em que só com uma correção de mercado vai perder mais dinheiro do que aquele que acabou de investir.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 14 horas:

O VIX, por exemplo, é um índice que mede a volatilidade, ou tenta medir a expectativa de volatilidade, e é a medida mais popular baseada nos índices mais comuns.

Editado por whatever
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 3 horas:

Citação de whatever, há 2 horas:

O VIX, por exemplo, é um índice que mede a volatilidade, ou tenta medir a expectativa de volatilidade, e é a medida mais popular baseada nos índices mais comuns.

Obrigado a ambos! Espero que tenha sido claro que estava mesmo a perguntar por ignorância, e não numa de esperto.

Compartilhar este post

Link para o post

Continua a ser irrelevante, porque se agora até pode ser volátil, nao se sabe se para cima ou para baixo. Além de que quem investe em índices, vais ter sempre a "média" do mercado.

Não faz sentido escolher a altura do investimento porque a menos que tenhas inside info, não sabes quando vai subir ou descer, daí o investir consistentemente e sem ligar ao mercado para anular a volatilidade do dia a dia.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, Em 02/08/2024 at 16:04:

Só para dizer que se repararam que hoje levaram um rombo do crl, é porque eu ontem rebentei o subsídio de férias no ETF do @NIkeL. Escusam de agradecer.

Aguenta coração! 😂

Pensa só que o Year to date mesmo assim está acima de 10%.

Editado por NIkeL
  • Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para o Japão é só mais um dia (ano) normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda bem que não comprei lol

Epa a minha lógica é fazer Dollar Cost Averaging e pensar a longo prazo e cagar nas valorações diárias ou mensais, mas o problema é que vou adiando e adiando e nunca sequer começo, um buy the dip podia ser uma boa motivação para começar com um lump sum modesto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Para o Japão é só mais um dia (ano) normal.

Apesar tudo foi o pior dia desde a segunda-feira negra de 87.

E o VIX está ao nível de quando surgiu o COVID.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 5 minutos:

Apesar tudo foi o pior dia desde a segunda-feira negra de 87.

E o VIX está ao nível de quando surgiu o COVID.

Sim claro, foi mais no sentido de ser uma bolsa que desde os anos 80 tem tido alguns episódios assim, hoje foi mais grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Só faço a minha compra mensal depois de receber, calhou de só receber hoje e vi que isto deu um tombo enorme ui. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Ainda bem que não comprei lol

Epa a minha lógica é fazer Dollar Cost Averaging e pensar a longo prazo e cagar nas valorações diárias ou mensais, mas o problema é que vou adiando e adiando e nunca sequer começo, um buy the dip podia ser uma boa motivação para começar com um lump sum modesto

Vejo muita gente a falar de saldos hoje, mas a verdade é que hoje está acima do que estava em Janeiro por exemplo. Têm sido 2 dias de quedas maiores que o normal, mas nada do outro mundo.

Se te "dói" meter uma quantia maior de uma vez, vai fazendo DCA com esse valor que tens durante 3 ou 4 meses. Não é a opção que faz mais sentido, mas também tem que se tentar equilibrar entre o perfil de cada um e o que é mais eficiente a nível financeiro. Não penses que se comprares hoje estás a comprar o dip porque amanhã pode descer novamente. Ou não, até pode subir amanhã e nunca mais voltar ao valor de hoje. Por isso tenta não te prender demasiado ao valor diário para tomar a tua decisão. 

Citação de Robe, há 2 minutos:

Wtf ahahah. Ganhou 800k de herança e estoira 700k em ações de uma só empresa. Não era fácil tomar uma decisão mais estúpida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 53 minutos:

Wtf ahahah. Ganhou 800k de herança e estoira 700k em ações de uma só empresa. Não era fácil tomar uma decisão mais estúpida.

Pior que ter sido numa só empresa, foi mesmo ter sido all-in na Intel. Ao menos que metesse numa que tivesse um balanço financeiro de topo. Uma GOOG ou AMZN era aposta mais que fidedigna para daqui a 20 ou 30 anos. E se na remota eventualidade de qualquer uma destas der o berro até lá, os nossos investimentos seriam o menor dos nossos problemas.

Como era expectável, as respostas nessa thread não perdoaram.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 hora:

Vejo muita gente a falar de saldos hoje, mas a verdade é que hoje está acima do que estava em Janeiro por exemplo. Têm sido 2 dias de quedas maiores que o normal, mas nada do outro mundo.

Se te "dói" meter uma quantia maior de uma vez, vai fazendo DCA com esse valor que tens durante 3 ou 4 meses. Não é a opção que faz mais sentido, mas também tem que se tentar equilibrar entre o perfil de cada um e o que é mais eficiente a nível financeiro. Não penses que se comprares hoje estás a comprar o dip porque amanhã pode descer novamente. Ou não, até pode subir amanhã e nunca mais voltar ao valor de hoje. Por isso tenta não te prender demasiado ao valor diário para tomar a tua decisão. 

Até pensei que era troll porque a Intel despediu não sei quantos trabalhadores recentemente.

Das tecnológicas mais conhecida é capaz de ser a menos interessante. Há anos que não conseguem fabricar chips eficientes e ainda tem no mercado chips de 10nm (a concorrência já anda nos 5nm - para contextualizar a AMD já fabricava chips de 7nm em 2019). De 2017 até agora é só a perder quota de mercado e relevância.

Do ponto de vista do consumidor, a Intel não oferece nada de transcendente há muito tempo, entrou no mercado das GPUs a ver se ainda cresce por aí mas continua a anos-luz da concorrência, dois anos depois do primeiro lançamento ainda continuam com vários problemas e cada driver que sai aumenta em 120% a velocidade de jogo x ou y (estranho, no mínimo). Parece-me ser a antítese da Microsoft, que renasce sempre que parece caminhar para a irrelevância.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 12 minutos:

Até pensei que era troll porque a Intel despediu não sei quantos trabalhadores recentemente.

Das tecnológicas mais conhecida é capaz de ser a menos interessante. Há anos que não conseguem fabricar chips eficientes e ainda tem no mercado chips de 10nm (a concorrência já anda nos 5nm - para contextualizar a AMD já fabricava chips de 7nm em 2019). De 2017 até agora é só a perder quota de mercado e relevância.

Do ponto de vista do consumidor, a Intel não oferece nada de transcendente há muito tempo, entrou no mercado das GPUs a ver se ainda cresce por aí mas continua a anos-luz da concorrência, dois anos depois do primeiro lançamento ainda continuam com vários problemas e cada driver que sai aumenta em 120% a velocidade de jogo x ou y (estranho, no mínimo). Parece-me ser a antítese da Microsoft, que renasce sempre que parece caminhar para a irrelevância.

nao tou mais deep na amd porque tava a 66 e eu meti a 65.5 a order, acho que era o valor que me dava para comprar mais 1un. sdds.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 43 minutos:

nao tou mais deep na amd porque tava a 66 e eu meti a 65.5 a order, acho que era o valor que me dava para comprar mais 1un. sdds.

O que a AMD peca é na falta de eficiência das GPUs. Nos últimos 15 anos a nVidia apresentou sempre GPUs mais eficientes e isso permitiu-lhe manter uma liderança saudável no mercado dos laptops, assim como a preferência nº1 para mineração. Diria que para o user comum não é assim tão importante se gasta 120W ou 160W e por isso há-de ter sempre mercado no pc gaming, onde apresenta uma relação qualidade/preço incrível.

Já nas CPUs a AMD é mais eficiente que a Intel, e no global, segmento a segmento, também me parecem superiores.

Existe uma AMD pré Lisa Su e outra pós Lisa Su, isso é claríssimo.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 36 minutos:

O que a AMD peca é na falta de eficiência das GPUs. Nos últimos 15 anos a nVidia apresentou sempre GPUs mais eficientes e isso permitiu-lhe manter uma liderança saudável no mercado dos laptops, assim como a preferência nº1 para mineração. Diria que para o user comum não é assim tão importante se gasta 120W ou 160W e por isso há-de ter sempre mercado no pc gaming, onde apresenta uma relação qualidade/preço incrível.

Já nas CPUs a AMD é mais eficiente que a Intel, e no global, segmento a segmento, também me parecem superiores.

Existe uma AMD pré Lisa Su e outra pós Lisa Su, isso é claríssimo.

e os drivers da amd ainda são fraquinhos. Em jogos novos sofres muito mais do que nvidia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...