Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de NIkeL, há 58 minutos:

Atenção que a TR também não faz retenção, terás de declarar os juros e pagar.

O que é válido para qualquer solução, imagino?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 17 minutos:

o bankinter e a fidelidade fazem isso por ti. 

a TR e o openbak não.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 2 horas:

Atenção que a TR também não faz retenção, terás de declarar os juros e pagar.

E se não o fizeres?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

As contas poupança típicas dos bancos já fazem esse trabalho por ti, mas oferecem juros mais baixos que a TR por norma

Eu tambem tenho na TR (subscrevi quando estava a 4% e entretanto baixou para 3.75%). Já experimentei levantar uma quantia baixa para testar e demorou um dia. Para depositar uso o Revolut e entra em 10/15 mins.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 horas:

Normalmente tudo o que é estrangeiro, tens que fazer tu a declaração no IRS, tudo o que é nacional já costuma fazer a retenção dos 28% por ti.

Citação de nathanwilliams, há 3 horas:

E se não o fizeres?

Estás a cometer fuga ao fisco. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Em 02/09/2024 at 17:49:

Normalmente tudo o que é estrangeiro, tens que fazer tu a declaração no IRS, tudo o que é nacional já costuma fazer a retenção dos 28% por ti.

Estás a cometer fuga ao fisco. 

Imagina, fiz um reforço na TR de 500€, mas passado dois, três dias, vi que afinal precisava de retirar 100€ de lá e tirei, tenho de declarar estes movimentos ou só quando retirar o total?

E quanto ao OpenBank, tive lá conta a prazo também 6 meses, entretanto mudei tudo para a TR, no IRS tenho de declarar os ganhos bem como aqueles 40€ de oferta de abertura de conta certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 30 minutos:

Imagina, fiz um reforço na TR de 500€, mas passado dois, três dias, vi que afinal precisava de retirar 100€ de lá e tirei, tenho de declarar estes movimentos ou só quando retirar o total?

E quanto ao OpenBank, tive lá conta a prazo também 6 meses, entretanto mudei tudo para a TR, no IRS tenho de declarar os ganhos bem como aqueles 40€ de oferta de abertura de conta certo?

Se percebi bem a questão, não tens de declarar movimentos de fundos. Apenas tens de declarar os juros que te sejam pagos, mais/menos valias no caso de vender uma ação/fundo ou dividendos distribuídos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TukTuk, há 18 minutos:

Se percebi bem a questão, não tens de declarar movimentos de fundos. Apenas tens de declarar os juros que te sejam pagos, mais/menos valias no caso de vender uma ação/fundo ou dividendos distribuídos

Penso que seja por aqui. Em ações e ETF tens de declarar as vendas para apurar as mais valias, mas nestes casos, penso que apenas tens de declarar quando e quanto recebeste juros. Os movimentos de dinheiro são irrelevantes para o apuramento dos juros recebidos durante o ano.

Um pouco ao nível de dividendos, interessa é quando e quanto recebemos, não importa quando compramos e vendemos as ações que os distribuem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah já percebi, tenho de declarar todos os juros que me foram pagos este ano fiscal. Incluindo os tais 40€ de abertura de conta que pelo que já apurei também conta como "juro".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 2 horas:

Ah já percebi, tenho de declarar todos os juros que me foram pagos este ano fiscal. Incluindo os tais 40€ de abertura de conta que pelo que já apurei também conta como "juro".

Não foi logo pago esse valor pelo banco? Geralmente os 40 é depois de pagos os impostos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Não foi logo pago esse valor pelo banco? Geralmente os 40 é depois de pagos os impostos.

Openbank, não fazem os descontos logo. E tirei de lá o dinheiro e meti na Trading Republic.

Btw, posso fechar a conta do Openbank à confiança ou convém anotar valores antes e etc? Não queria ter de andar a declarar a conta de novo em 2026 só porque a deixei aberta até 2025 só para ver os valores a colocar no IRS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 3 horas:

Do que percebi, se for uma entidade portuguesa, faz logo a retenção. Se for estrangeira, não.

Openbank é espanhol, TradeRepublic não sei de onde é mas não é PT também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Do que percebi, se for uma entidade portuguesa, faz logo a retenção. Se for estrangeira, não.

Openbank é espanhol, TradeRepublic não sei de onde é mas não é PT também.

Alemanha.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rumpas, há 13 horas:

Alemanha.

Tenho NIB Irlandês lá. 🤷‍♂️

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 4 horas:

Tenho NIB Irlandês lá. 🤷‍♂️

O meu é alemão.

Compartilhar este post

Link para o post

Expliquem uma situação com o CFDs.

Eu, por algures de Agosto comprei um mero volume de 0.001 a 51 euros na XTB, basicamente a especular que o preço iria subir e efetivamente subiu a máximos históricos. No entanto o preço desse mesmo volume desceu para 27. Como eu tinha um stop/loss, e mesmo tendo uma situação de lucro, só "recebi" 30 e poucos euros.

Não devia ter recebido a totalidade dos 51 euros, ou simplesmente devia ter vendido aquando dos rollovers e foi aí que o dinheiro se perdeu? 

Editado por Kimi Raikkonen

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se alguém deu atenção a um post no reddit a "insinuar" que a Trade Republic tinha calculado de forma errada o valor de juros o mês passado.

Pena do meu lado, eu não ter dado um "track total" do valor para poder confirmar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O que ter em conta quando contratar outro crédito habitação?

Fora os óbvios spreads, por exemplo

Ps: já tenho um crédito CH, intuito seria mudar para outro banco com melhores condições 

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 4 horas:

O que ter em conta quando contratar outro crédito habitação?

Fora os óbvios spreads, por exemplo

Ps: já tenho um crédito CH, intuito seria mudar para outro banco com melhores condições 

Os seguros. Se fizeres fora do banco consegues sempre negociar ou mudar anualmente que é que faço com o meu de vida e multiriscos. Fiz o seguro de recheio com o banco do crédito e é uma m*rda pq todos os anos aumentam e eu não posso fazer nada em relação a isso.

As comissões por teres conta, cartões de débito, cartões de crédito, etc. Isso tudo somado é capaz de fazer a diferença entre um banco e outro.

As condições obrigatórias do banco que faz a proposta. Quando fiz o meu CH pediram 3 coisas obrigatórias que acabei por escolher domiciliação, PPR, e seguro de recheio. Este tipo de opções trazem custos adicionais, não devem ser descartados.

O que aconselho é fazeres uma tabela excel com todas as variáveis a somar "as taxas e taxinhas" para numa base anual veres se de facto te compensa mudar ou não.

Eu este ano cheguei a fazer esse exercício, mas sinceramente com base nas propostas que recebi não compensava o esforço de mudar.

Se o teu problema for o spread é mais fácil simplesmente mandares email ao teu gestor de conta a um par de meses de atualizar a prestação (no meu caso anual, pq está indexado à Euribor 12 meses) e pedir-lhes para baixar o spread para o mais baixo que o Google te disser que está a ser praticado para novos créditos. No ano passado fiz isso, aceitaram, assinei com caneta digital. São 5 minutos da tua vida que te podem poupar milhares de euros a longo prazo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...