Jimpo Publicado 6 Janeiro 2025 Citação de Mayday, há 28 minutos: O pior investimento que podem fazer é casarem-se. Depende, pode ter apanhado uma Abecassis de Bourbon e Avillez. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 6 Janeiro 2025 (editado) Só para dar o meu bitaite. Acho que no tema do fundo de emergência a maior parte dos conselhos aqui estão muito ligados àquilo que se lê online e é algo direccionado à realidade norte americana. Imaginando que o average CMPTiano é um gajo aí no final dos seus 20s, inícios de 30, tendencialmente sem filhos, sem casa própria, a ideia de termos de ter um ano de despesas postas de parte é um bocado exagerada e desencorajadora para quem simplesmente quer começar a investir umas dezenas ou centenas de euros por mês. Se estão a pensar em investir imagino que tenham rendimento extra disponível e por isso estejam empregados. Partindo do princípio que teriam direito a um subsídio de desemprego caso perdessem o emprego, conseguiam continuar a pagar as vossas despesas? Acho que é preciso analisar um bocado caso a caso e pensar , financeiramente falando, qual seria o nosso pior cenário possível? Diria que para muitos era um problema qualquer automóvel que obrigasse a um arranjo de alguns milhares de euros, ou mesmo a um carro novo, sem o qual não poderiam ir trabalhar por exemplo. Acho que suprimindo estas necessidades mais básicas já me sentia mais confortável para começar a investir, mesmo não tendo 12k postos de lado por exemplo. Mas pronto, isto sou eu que tenho um carro velho do qual não preciso, vivo em casa arrendada e não tenho filhos lol. Editado 6 Janeiro 2025 por joe 2 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 6 Janeiro 2025 Citação de joe, há 20 minutos: Só para dar o meu bitaite. Acho que no tema do fundo de emergência a maior parte dos conselhos aqui estão muito ligados àquilo que se lê online e é algo direccionado à realidade norte americana. Imaginando que o average CMPTiano é um gajo aí no final dos seus 20s, inícios de 30, tendencialmente sem filhos, sem casa própria, a ideia de termos de ter um ano de despesas postas de parte é um bocado exagerada e desencorajadora para quem simplesmente quer começar a investir umas dezenas ou centenas de euros por mês. Se estão a pensar em investir imagino que tenham rendimento extra disponível e por isso estejam empregados. Partindo do princípio que teriam direito a um subsídio de desemprego caso perdessem o emprego, conseguiam continuar a pagar as vossas despesas? Acho que é preciso analisar um bocado caso a caso e pensar , financeiramente falando, qual seria o nosso pior cenário possível? Diria que para muitos era um problema qualquer automóvel que obrigasse a um arranjo de alguns milhares de euros, ou mesmo a um carro novo, sem o qual não poderiam ir trabalhar por exemplo. Acho que suprimindo estas necessidades mais básicas já me sentia mais confortável para começar a investir, mesmo não tendo 12k postos de lado por exemplo. Mas pronto, isto sou eu que tenho um carro velho, vivo em casa arrendada e não tenho filhos lol. A ideia é não estares dependente de qualquer apoio social, visto que depende de quem estiver no governo e se lembrar de alterar a atribuição desses subsídios. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 6 Janeiro 2025 Citação de joe, há 30 minutos: Só para dar o meu bitaite. Acho que no tema do fundo de emergência a maior parte dos conselhos aqui estão muito ligados àquilo que se lê online e é algo direccionado à realidade norte americana. Imaginando que o average CMPTiano é um gajo aí no final dos seus 20s, inícios de 30, tendencialmente sem filhos, sem casa própria, a ideia de termos de ter um ano de despesas postas de parte é um bocado exagerada e desencorajadora para quem simplesmente quer começar a investir umas dezenas ou centenas de euros por mês. Se estão a pensar em investir imagino que tenham rendimento extra disponível e por isso estejam empregados. Partindo do princípio que teriam direito a um subsídio de desemprego caso perdessem o emprego, conseguiam continuar a pagar as vossas despesas? Acho que é preciso analisar um bocado caso a caso e pensar , financeiramente falando, qual seria o nosso pior cenário possível? Diria que para muitos era um problema qualquer automóvel que obrigasse a um arranjo de alguns milhares de euros, ou mesmo a um carro novo, sem o qual não poderiam ir trabalhar por exemplo. Acho que suprimindo estas necessidades mais básicas já me sentia mais confortável para começar a investir, mesmo não tendo 12k postos de lado por exemplo. Mas pronto, isto sou eu que tenho um carro velho, vivo em casa arrendada e não tenho filhos lol. O meu conceito de um ano de despesas não é o que gasto num ano. É aquilo que preciso de gastar para sobreviver sem sobressaltos. Pá, o combustível que gasto para vir trabalhar (e faço 40kms por dias, não é insignificante), o dinheiro que gasto almoçar quando estou no escritório, entre outras coisas, não conta para esse fundo. 1 Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 6 Janeiro 2025 Sim, para mim esse ano de despesas contemplam mais as contas: casa, carro e eventualmente eletricidade e derivados. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 6 Janeiro 2025 (editado) Citação de Kendrick Lmao, há 11 minutos: gasto tudo em vinho desde que o mantenhas dentro da garrafa e vá aumentando o seu valor, dá-lhe 😁 Editado 6 Janeiro 2025 por Lip McBoatface Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 6 Janeiro 2025 Eu acho um fundo de emergência de 12 meses exagerado na teoria, mas não censuro quem o faça pela sensação de segurança Às vezes não é só matemática e também tem a ver com o que cada um está confortável com mais ou menos risco 1 Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 6 Janeiro 2025 quanto tempo demorariam a gerar o equivalente ao fundo de emergência se investissem o fundo de emergência? Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 6 Janeiro 2025 Pode ser 12 meses, pode ser 3 meses e só com despesas base (telhado para dormir, comida e água), o que se adequar. Eu só estava a dar uma linhas gerais para o jovem começar a explorar o que quer fazer, porque às vezes há paralisia por medo/incerteza, e dar umas linhas gerais e estar aberto a errar é a melhor maneira de começar. Se se pedem conselhos, recebem-se conselhos, não a resposta perfeita. Para clarificar como eu categorizo na minha própria organização financeira aqui vai uma imagem, mas não faço questão de seguir isto à risca nem espero alguma vez atingir isto, nem preciso. No entanto, é um bom guia para certas decisões financeiras e até hoje tem corrido bem, porque o que resulta para mim não tem de ser o resultar para todos, ter números e objectivos graduais ajuda a ganhar disciplina e manter motivação para querer manter bons hábitos. No meu caso, eu sei que não é por isto que deixo de fazer viagens para outros continentes todos os anos, ou demitir-me do trabalho sem ideia certa do que vem a seguir, ou aceitar uma proposta de trabalho que pague 15% menos, ou ir jantar com amigos, ir ver concertos, apostar na minha educação, etc... para mim, enquanto não tive 1 ano de despesas base cobertas, tentei não exagerar em certas coisas e tinha um fundo mais reduzido em função do que achava que podia mesmo ser necessário caso desse m*rda (sabia que a nível de saúde tinha rede de segurança, telhado também no pior dos casos). Não deixei de aprender a investir e meter nem que fosse 100€ num ETF, para perceber como lido psicologicamente a essa volatilidade. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 6 Janeiro 2025 O fundo de emergência também depende da vossa situação profissional, trabalhar numa área com muita oferta é diferente de ter de ir entregar o CV a às lojas de roupa no shopping. O mais importante é abater às dívidas o tanto quanto possível, porque créditos são cancro. Depois construir um fundo de emergência, tão grande quanto sentirem que tem de ser. E se tiverem de pensar na próxima fase parabéns, já estão 200% à frente da maioria das pessoas. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 6 Janeiro 2025 Citação de Mica, há 24 minutos: O mais importante é abater às dívidas o tanto quanto possível, porque créditos são cancro Com a excepção do crédito à habitação.. aí já voltamos à discussão das páginas anteriores mas em teoria, dependendo das taxas, não é mau ter crédito a habitação.. devido à alavancagem que tens acesso, devido ao que ele te obriga a poupar na aquisição de um activo que fica para ti, e devido às taxas de um CH usualmente serem muito mais baixas que outros tipos de dívidas... Mesmo para pessoal que tem dinheiro em caixa suficiente para comprar uma casa a pronto à lord, normalmente é benéfico só dar uma parte como entrada e pedir um crédito habitação.. Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 6 Janeiro 2025 @noikeee, compreendo o que dizes mas na minha opinião estará sempre relacionado com a fatia do orçamento que o CH te "rouba" mensalmente. No meu caso, se contar apenas com o ordenado base, neste momento é cerca de 40% que vai ao ar só para aí, e já estamos nisto desde 2007. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 6 Janeiro 2025 Sim depende sempre de N fatores, se a taxa de esforço é alta então sim provavelmente faz mais sentido se focar em pagar essa dívida 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 6 Janeiro 2025 Citação de noikeee, há 25 minutos: Com a excepção do crédito à habitação.. aí já voltamos à discussão das páginas anteriores mas em teoria, dependendo das taxas, não é mau ter crédito a habitação.. devido à alavancagem que tens acesso, devido ao que ele te obriga a poupar na aquisição de um activo que fica para ti, e devido às taxas de um CH usualmente serem muito mais baixas que outros tipos de dívidas... Mesmo para pessoal que tem dinheiro em caixa suficiente para comprar uma casa a pronto à lord, normalmente é benéfico só dar uma parte como entrada e pedir um crédito habitação.. Concordo, considero que o CH é um crédito à parte que depende sobretudo das condições acordadas. Já os outros créditos até podem ser nas melhores condições do mundo que são sempre para abater tão rapidamente quanto possível 1 Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Janeiro 2025 Ora, viva! Sou um completo amador nestes assuntos, mas gostava de investir em algo seguro. O ouro ainda é uma boa aposta? Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 8 Janeiro 2025 Eu acho que no contexto português, a quantidade que eu acho razoável para um FE é 6 meses, que é o que aplico. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 9 Janeiro 2025 (editado) Tenho o dinheiro parado no banco e não confio nem percebo o que vejo sobre investimentos no YouTube (que tem sido a minha fonte de tentativa de conhecimento). Alguém tem sugestões de como aprender em investir em mercados financeiros? E qual o melhor mercado (forex, cripto, ações) para investimento pequeno e sem risco (para começar a perceber da coisa)? Editado 9 Janeiro 2025 por Duda34 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 9 Janeiro 2025 Citação de Duda34, há 19 minutos: Tenho o dinheiro parado no banco e não confio nem percebo o que vejo sobre investimentos no YouTube (que tem sido a minha fonte de tentativa de conhecimento). Alguém tem sugestões de como aprender em investir em mercados financeiros? E qual o melhor mercado (forex, cripto, ações) para investimento pequeno e sem risco (para começar a perceber da coisa)? Eu estou na mesma situação que tu e acho qeu vou começar por uma poupança no Trade Republic. Dá 3% ao ano o que é muito bom. Na poupança tem é umas coisas de EFT que não percebi se sou eu que tenho que escolher, se é apenas informativo. Tenho que estudar um pouco melhor e depois partilho aqui. 1 Compartilhar este post Link para o post
TiltSLB Publicado 9 Janeiro 2025 Pelo que estive a ler, e ver, sobre a Trade Republic, desde que o dinheiro não esteja aplicado em ações ou etf's a garantia sobre o depósito é total até 100k. Basta fazer o depósito e simplesmente deixar o dinheiro lá. Atenção apenas ao IRS do ano seguinte, pois os juros acumulados são brutos pelo que terão que ser declarados para o estado sacar os 28% desses mesmos juros. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 9 Janeiro 2025 Como declarar juros de contas estrangeiras 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Duda34, há 3 horas: Tenho o dinheiro parado no banco e não confio nem percebo o que vejo sobre investimentos no YouTube (que tem sido a minha fonte de tentativa de conhecimento). Alguém tem sugestões de como aprender em investir em mercados financeiros? E qual o melhor mercado (forex, cripto, ações) para investimento pequeno e sem risco (para começar a perceber da coisa)? Citação de Petar Musa, há 3 horas: Eu estou na mesma situação que tu e acho qeu vou começar por uma poupança no Trade Republic. Dá 3% ao ano o que é muito bom. Na poupança tem é umas coisas de EFT que não percebi se sou eu que tenho que escolher, se é apenas informativo. Tenho que estudar um pouco melhor e depois partilho aqui. Eu nao quero intervir muito neste tema, mas do yourselves a favor e deixem de ver m*rda no Youtube... Existe a historia de nao colocar os ovos todos no mesmo cesto...mas isso depende do que voces podem investir. Se apenas tiverem 1,000 euros o melhor 'e colocarem tudo no mesmo cesto. De resto 3% ao ano nao 'e um investimento, acaba por ser apenas acompanhar a inflacao. Vao a Degiro ou outra qualquer acreditada e coloquem o que conseguem investir em EFTs. Se querem algo seguro EFTs que acompanhem indices. Existem tutoriais certamente de como comprar esses produtos. Historicamente os fundos de investimento nao batem os principais index. Forex e cripto sao demasiado volateis e alavancados. Accoes tendo paciencia 'e uma boa opcao, mas apenas com paciencia de escolher empresa/empresas de ramos que voces tenham algum conhecimento e deixar la o dinheiro durante anos (a volatilidade 'e mediana se falarmos de empresas dos index principais e desde que nao alavanquem a coisa 'e relativamente seguro no longo prazo). Tambem aqui qualquer Trade republic da vida tem esses produtos. O que 'e importante no final 'e que sendo que voces nao tendo conhecimento do mercado nem tempo, nao comecem a fazer trading. Escolham um produto(s) e mantenham-se nele ad eternum 5 1 Compartilhar este post Link para o post
Rdom Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Duda34, há 11 horas: Tenho o dinheiro parado no banco e não confio nem percebo o que vejo sobre investimentos no YouTube (que tem sido a minha fonte de tentativa de conhecimento). Alguém tem sugestões de como aprender em investir em mercados financeiros? E qual o melhor mercado (forex, cripto, ações) para investimento pequeno e sem risco (para começar a perceber da coisa)? "The Youtube is dark and full of scammers" 😅 É muito importante separar o trigo do joio dos youtubers financeiros... Pessoalmente eu sigo um que parece ter uma abordagem simples e transparente em investimento de ETFs, Partilha a sua estratégia, ganhos, erros e algumas análises pessoais a ETFs e corretoras. https://www.youtube.com/@AngeloColomboFi/videos Disclaimer à youtuber: não estou a sugerir que sigas exatamente o que vês nos videos. Deves criar uma estratégia que se adeque ao teu perfil e objetivos. Para mim, este canal tem sido uma das fontes de aprendizagem acerca do mundo dos investimentos, mas com a ressalva de tentar nunca perder o espirito critico. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 10 Janeiro 2025 Citação de Burkina2008, há 7 horas: Eu nao quero intervir muito neste tema, mas do yourselves a favor e deixem de ver m*rda no Youtube... Existem tutoriais certamente de como comprar esses produtos. achei engraçado, mas a pergunta é desprovida de sarcasmo. onde posso ver esses tutoriais? Compartilhar este post Link para o post