BrunoCardoso Publicado 18 Junho 2024 IWDA VWCE QDVE Que mais recomendam ? Na altura cheguei a comprar o IWDA. Compartilhar este post Link para o post
Kenny Omega Publicado 18 Junho 2024 Citação de Montero, há 7 minutos: Compram ETF através de bancos portugueses? Eu estou na XTB e para já está impecável. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 18 Junho 2024 Citação de BrunoCardoso, há 7 minutos: IWDA VWCE QDVE Que mais recomendam ? Na altura cheguei a comprar o IWDA. ou fazes iwda (90%) e emim (10%), ou fazes vwce, não precisas dos dois. o VWCE é quase igual ao iwda + emim Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 18 Junho 2024 (editado) Citação de Shark, há 2 horas: Não aconselhas o SP500 mesmo? Tenho grande parte no SXR8 achas que devia diversificar para hipoteticamente QDVE e isso? Não me parece ser a decisão mais sensata se o teu objetivo for, como dizes, diversificar, dado que as empresas do QDVE já estão dentro do SXR8, só que mais concentradas. Se o QDVE sobe, o SXR8 também vai subir (percentualmente menos, claro, mas se descer, também é acautelado por outras). A questão do SP500 é: Acreditas que os EUA irão continuar a ser o maior império do mundo nos próximos 50 anos? Então coloca lá. Eu faço 85-15 no VWCE(que contém 60% EUA e 40% do restante mundo)+QDVE porque, tendo em conta o meu perfil de investidor e de tolerância do risco, tento acautelar os potenciais riscos de apostar muito no mercado americano, no eventual colapso da economia americana, sendo que o ETF All-World (VWCE), que embora também tenha bastante exposição ao mercado americano, terá uma vantagem que foi descrita como "alocação dinâmica", em que há uma realocação. Se houver um mercado com melhor performance, o índice (VWCE) aumenta (reajusta) a % de exposição a esse mercado. O QDVE porque estou a tentar aproveitar o boom da AI e o seu impacto no mercado, sendo que eventualmente vou retirar. Editado 18 Junho 2024 por Robe 1 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 18 Junho 2024 Citação de Plagio o Original, há 19 minutos: ou fazes iwda (90%) e emim (10%), ou fazes vwce, não precisas dos dois. o VWCE é quase igual ao iwda + emim Eu coloquei porque foi o que estava a falar aí. Então basicamente é colocar tudo em IWDA, é isso ? Compartilhar este post Link para o post
Frank Publicado 18 Junho 2024 Qual a plataforma que recomendam? Comecei na degiro, mas tenho lido boas coisas sobre a TradeRepublic ou XTB. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Junho 2024 (editado) Citação de Frank, há 6 minutos: Qual a plataforma que recomendam? Comecei na degiro, mas tenho lido boas coisas sobre a TradeRepublic ou XTB. Eu estou na Degiro há muitos anos e desde o primeiro dia que senti imensa segurança e profissionalismo. As comissões, na altura, eram das mais baixas, agora não sei. Mas sentir segurança não tem preço, não saio de lá. Já agora, uma vez que está a aparecer algum pessoal "novo" por aqui, volto a deixar esta leitura obrigatória para quem está a começar: https://www.etf.com/docs/IfYouCan.pdf Já é um clássico, mas para quem está a começar é facilmente o melhor material que se pode arranjar. Não precisam de seguir as recomendações de divisão de portefólio, pois à medida que forem cumprindo os passos que vos são pedidos, vocês mesmo vão perceber que tipo de portefólio querem. Editado 18 Junho 2024 por Mica 3 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 18 Junho 2024 (editado) Citação de Frank, há 30 minutos: Qual a plataforma que recomendam? Comecei na degiro, mas tenho lido boas coisas sobre a TradeRepublic ou XTB. Ambas têm vários pontos positivos. A XTB tem suporte ao cliente em PT mas não tem dupla autenticação. A Trading212 oferece 4.2% em dinheiro não utilizado e tem, para mim, a melhor interface e a mais intuitiva (é a que uso). Está sediada no Chipre, que tem histórico de ser um país com pouca fiscalidade neste setor, no entanto, está protegido para IBKR. A Trading Republic é super reconhecida na Alemanha, oferece 3.75% em dinheiro não investido, tem o próprio cartão com 1% saveback mas o suporte ao cliente é um lixo. (é a que uso para o meu dinheiro parado) A Degiro já é muito consistente no mercado, mas tem a taxa de depósito que outras não têm (mesmo que algumas tenham escondidas). IBKR - A mais "confiável" do mercado, no entanto, para o investidor leigo a interface leva algum tempo para aprendermos a mexer nela. Editado 18 Junho 2024 por Robe 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 18 Junho 2024 Citação de Mica, há 15 minutos: Eu estou na Degiro há muitos anos e desde o primeiro dia que senti imensa segurança e profissionalismo. As comissões, na altura, eram das mais baixas, agora não sei. Mas sentir segurança não tem preço, não saio de lá. Já agora, uma vez que está a aparecer algum pessoal "novo" por aqui, volto a deixar esta leitura obrigatória para quem está a começar: https://www.etf.com/docs/IfYouCan.pdf Já é um clássico, mas para quem está a começar é facilmente o melhor material que se pode arranjar. Não precisam de seguir as recomendações de divisão de portefólio, pois à medida que forem cumprindo os passos que vos são pedidos, vocês mesmo vão perceber que tipo de portefólio querem. Recomendo também o livro "A Psicologia do Dinheiro". Pode ser um bocado clichê, no entanto, a realidade é que no primeiro crash o mercado vai panicar, e é necessário estarmos conscientizados para que essa situação vai acontecer. Está 100% confirmado que vai se estiverem tempo suficiente no mercado. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 18 Junho 2024 Citação de Robe, há 1 minuto: Recomendo também o livro "A Psicologia do Dinheiro". Pode ser um bocado clichê, no entanto, a realidade é que no primeiro crash o mercado vai panicar, e é necessário estarmos conscientizados para que essa situação vai acontecer. Está 100% confirmado que vai se estiverem tempo suficiente no mercado. Tenho aqui esse livro, comecei a ler depois o costume, parei. Quanto a mim, este bear market de crypto, calejou-me para qualquer tipode crash. Crash = oportunidades para comprar mais barato Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 18 Junho 2024 Citação de Frank, há 12 minutos: Qual a plataforma que recomendam? Comecei na degiro, mas tenho lido boas coisas sobre a TradeRepublic ou XTB. Há alguns pseudo estudos a comparar as diferentes corretoras. Digo pseudo porque agora anda aí muito "influencer" a fazer bóbós à Freedom24 e a fazer daquilo o El Dorado. Depende um pouco dos montantes que investes, da frequência com que o fazes e em que ativos. De um modo geral, XTB e IBKR são as corretores com melhor cotação. XTB é melhor para investimentos nas bolsas europeias, IBKR melhor para ações em USD. Pode também ser usada para ETFs europeus, mas quem o fizer aconselho a fazer investimentos maiores de 2 em 2 ou 3 em 3 meses. A Degiro era uma corretora muito popular há 4 ou 5 anos atrás, mas entretanto mudaram um bocado a sua política de serviços e comissões, o que fez muita gente começar a procurar alternativas. Trading212 ainda é vista como uma low cost um bocado shady por ser sediada no Chipre e a nível de segurança deixar um pouco a desejar. A interface é muito intuitiva e simples. Trade Republic tem um suporte de m*rda pouca popularidade fora da Alemanha, e a maneira que arranjaram para angariar clientes foi mesmo terem sido a 1ª corretora com os 4% de juros em capital não investido. EToro é uma m*rda também. 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 18 Junho 2024 Citação de BrunoCardoso, há 8 minutos: Tenho aqui esse livro, comecei a ler depois o costume, parei. Quanto a mim, este bear market de crypto, calejou-me para qualquer tipode crash. Crash = oportunidades para comprar mais barato Aqui a questão é que um crash de crypto para o mundo real é ao litro, dado que é maioritariamente fundamentado por especulação. Vê lá que eu nem sei quando foi o último crash das crypto. Um crash no mercado implica um impacto considerável no nosso dia-a-dia e isso vai impactar quem não investe, imagina quem investe. Claro que são oportunidades de negócio, no entanto, imagina chegares a casa e veres o dinheiro que investiste para a tua reforma a menos -30% do que valia no dia anterior. Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 18 Junho 2024 Citação de fornix, há 5 minutos: EToro é uma m*rda também. Porque dizes isso? Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 18 Junho 2024 Citação de Robe, há 10 minutos: Aqui a questão é que um crash de crypto para o mundo real é ao litro, dado que é maioritariamente fundamentado por especulação. Vê lá que eu nem sei quando foi o último crash das crypto. Um crash no mercado implica um impacto considerável no nosso dia-a-dia e isso vai impactar quem não investe, imagina quem investe. Claro que são oportunidades de negócio, no entanto, imagina chegares a casa e veres o dinheiro que investiste para a tua reforma a menos -30% do que valia no dia anterior. Consideras ETF´s possam ser especulativos ? Já há ETF de Bitcoin, das maiores gestoras de fundo do mundo. A volatilidade é maior, mas isso também depende onde investes. Por exemplo: se investires só em Bitcoin, é raríssimo uma queda de 30% num só dia. Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 18 Junho 2024 Citação de Ricardo Pinto, há 9 minutos: Porque dizes isso? Conversão cambial elevada, comissões depósito/levantamento. Suporte e segurança meh, diria que é +- semelhante à TR nestes aspetos. Não é das melhores opções para se investir. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 18 Junho 2024 Citação de BrunoCardoso, há 4 horas: IWDA VWCE QDVE Que mais recomendam ? Na altura cheguei a comprar o IWDA. IWDA and chill. Mas agora o @NIkeL fez-me olhar para o QDVE. Se perder dinheiro vamos a tribunal. 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 18 Junho 2024 Citação de BrunoCardoso, há 17 minutos: Consideras ETF´s possam ser especulativos ? Já há ETF de Bitcoin, das maiores gestoras de fundo do mundo. A volatilidade é maior, mas isso também depende onde investes. Por exemplo: se investires só em Bitcoin, é raríssimo uma queda de 30% num só dia. Não quero mesmo entrar na discussão das crypto, mas eu abro o ETF QDVE, vejo que tem 8% de Apple e se quiser ver o porquê, abro o R/C da empresa e analiso. Sei os produtos que vendem e sei o valor que têm enquanto serviço que prestam. A Memecoin tem o valor que os outros acharem que têm. Se o Musk faz um tweet a dizer que a coin é fixe, sobre não sei quanto %. Mas acredita que não quero entrar nesta discussão e o ETF da Bitcoin para mim é só parvo. Se queres apostar em Bitcoin, compra logo a moeda lol 1 Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 18 Junho 2024 (editado) Citação de Robe, há 4 minutos: Não quero mesmo entrar na discussão das crypto, mas eu abro o ETF QDVE, vejo que tem 8% de Apple ~20% Apple Aliás, das 66 ações do QDVE, 60% é em Appl, Nvda e Msft. Volátil para xuxu. Se a bolha tecnológica rebentar, f*deu. Editado 18 Junho 2024 por fornix Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 18 Junho 2024 (editado) Citação de fornix, há 2 minutos: ~20% Apple Aliás, das 66 ações do QDVE, 60% é em Appl, Nvda e Msft. Volátil para xuxu. Se a bolha tecnológica rebentar, f*deu. Foi à sorte, era só para dar um exemplo 😅 E sim, o objetivo do QDVE é basicamente investir nas Magnificient Seven mas sem investir individualmente e ter juro composto nos dividendos. Editado 18 Junho 2024 por Robe Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 18 Junho 2024 Citação de fornix, há 8 minutos: Se a bolha tecnológica rebentar, f*deu. Há uma bolha tecnológica? 1 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 18 Junho 2024 Citação de Robe, há 6 minutos: Não quero mesmo entrar na discussão das crypto, mas eu abro o ETF QDVE, vejo que tem 8% de Apple e se quiser ver o porquê, abro o R/C da empresa e analiso. Sei os produtos que vendem e sei o valor que têm enquanto serviço que prestam. A Memecoin tem o valor que os outros acharem que têm. Se o Musk faz um tweet a dizer que a coin é fixe, sobre não sei quanto %. Mas acredita que não quero entrar nesta discussão e o ETF da Bitcoin para mim é só parvo. Se queres apostar em Bitcoin, compra logo a moeda lol Relaxa, eu não estou aqui a querer criar algum tipo de 'guerra' até porque pretendo diversificar, por isso é que estou a escrever neste topico.. Deve ser tipo a Gamestop. Sobre o resto, são opiniões. Não quero, nem pretendo andar a dar conhecer as cryptos, quem quiser que estude.. 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 18 Junho 2024 Citação de Robe, há 56 minutos: Recomendo também o livro "A Psicologia do Dinheiro". Pode ser um bocado clichê, no entanto, a realidade é que no primeiro crash o mercado vai panicar, e é necessário estarmos conscientizados para que essa situação vai acontecer. Está 100% confirmado que vai se estiverem tempo suficiente no mercado. Esse livro não está lá, mas está um diário da grande depressão que é muito bom. Eu já li esse, porque o que me aconteceu depois de correr aquele PDF foi querer saber mais, e comecei a ouvir podcasts onde também recomendavam livros, e esse já foi recomendado umas 6x em diferentes fontes. Chega a um ponto em que o difícil é não leres tudo o que precisas para ter uma base sólida. O do John Bogle (segunda recomendação do PDF creio) li 4 vezes no espaço de um ano Compartilhar este post Link para o post
fornix Publicado 18 Junho 2024 (editado) Citação de kareca, há 1 hora: Há uma bolha tecnológica? Bolha no sentido de teres muitas empresas tech e cybersecurity sobrevalorizadas com P/E de 50 para cima. Aliás, a Nvidia está prestes a ultrapassar a Microsoft em Market Cap e ainda está bastante longe das receitas e EPS desta. Also, uma correçãozinha precisa-se. Está tudo muito caro para comprar. Eu falei em bolha tecnológica, mas o mais correto é mesmo AI e o hype a que veio associada. Editado 18 Junho 2024 por fornix Compartilhar este post Link para o post