Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Depois de ter perguntado por os Certificados de Aforro tenho andado a pesquisar mais sobre estes temas, principalmente ETFs.

Numa primeira fase iria principalmente para apenas algo mais conservador e do que percebi que o mais comum é usarem ou a degiro ou a xtb, quais usam atualmente e qual recomendam para dar os primeiros passos?

Editado por Kenny Omega

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kenny Omega, há 29 minutos:

Depois de ter perguntado por os Certificados de Aforro tenho andado a pesquisar mais sobre estes temas, principalmente ETFs.

Numa primeira fase iria principalmente para apenas algo mais conservador e do que percebi que o mais comum é usarem ou a degiro ou a xtb, quais usam atualmente e qual recomendam para dar os primeiros passos?

Uso a Degiro embora tenham passado a cobrar 1€ desde Maio por cada compra. Não tenho nada a apontar à plataforma.

Em relação ao ETF, invisto no IWDA. Aconselho a escolheres ETFs acumulativos, depois há centenas deles para filtrar (por setor, economia, geografia, etc).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos! 

Sim, ainda estou a ler sobre o assunto e analisar a melhor forma, desde como fazer, onde fazer, o que é, etc 

Vi por exemplo que xtb, dá para depositar por PayPal e a nível de por exemplo de IRS é mais fácil, apesar de lá está escolhendo acumulativos seria um "problema" para daqui a uns anos apenas. Não seriam pontos a ter em conta? Vi também que face á degiro ainda não cobram o tal euro por compra.

São pontos a ter conta? Ou há outros que não esteja a prestar atenção?

Edit: @Lip McBoatface vou ler. Obrigado!

Editado por Kenny Omega

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kenny Omega, há 23 horas:

Obrigado a todos! 

Sim, ainda estou a ler sobre o assunto e analisar a melhor forma, desde como fazer, onde fazer, o que é, etc 

Vi por exemplo que xtb, dá para depositar por PayPal e a nível de por exemplo de IRS é mais fácil, apesar de lá está escolhendo acumulativos seria um "problema" para daqui a uns anos apenas. Não seriam pontos a ter em conta? Vi também que face á degiro ainda não cobram o tal euro por compra.

São pontos a ter conta? Ou há outros que não esteja a prestar atenção?

Edit: @Lip McBoatface vou ler. Obrigado!

A xtb costuma fazer lives com temas sobre investimento.

vê isso, pode ser que te ajude.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BrunoCardoso, há 35 minutos:

A xtb costuma fazer lives com temas sobre investimento.

vê isso, pode ser que te ajude.

Qual o portfolio de propriedades que esse jovem anda a mostrar?

Compartilhar este post

Link para o post

Meti uns trocos no Lightyear, TANB de 4.5% em dólar americano, parece-me imbatível. Isto agora está bom é para quem tem dinheiro, que infelizmente não é o meu caso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 12 minutos:

Meti uns trocos no Lightyear, TANB de 4.5% em dólar americano, parece-me imbatível. Isto agora está bom é para quem tem dinheiro, que infelizmente não é o meu caso.

Se estiveres confortável em acrescentar o risco cambial, que bem sei que até pode calhar de jogar a teu favor, por mais um pouco de retorno, também é uma opção sim. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, Em 07/11/2023 at 23:22:

Como é que isto funciona a nivel de impostos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de del9y, há 4 horas:

Como é que isto funciona a nivel de impostos?

É preciso declarar no IRS, anexo J se não me engano. Nunca fiz mas depois para o ano logo se vê, não deve ser difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal estou na dúvida em que conta vou por as minhas poupanças que já é um valor considerável.

Ab ou moey?

O moey parece muito fixe e acessível mas para mexer em valores elevados não será arriscado?

Até estava inclinado para o ab mas estou a ter dores de cabeça a abrir conta. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 5 minutos:

Pessoal estou na dúvida em que conta vou por as minhas poupanças que já é um valor considerável.

Ab ou moey?

O moey parece muito fixe e acessível mas para mexer em valores elevados não será arriscado?

Até estava inclinado para o ab mas estou a ter dores de cabeça a abrir conta. 

Porque não num certificado aforro que sempre rende e o risco é perto de 0?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 10 horas:

Porque não num certificado aforro que sempre rende e o risco é perto de 0?

Já ouvi falar nisso.

Tens que ter conta nos ctt?

Mas mesmo que opte por essa opção, gostava de saber a vossa opiniao sobre estes 2 bancos ate para uso de dia a dia. Pago bue taxas no Santander. É ridiculo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sima01, há 16 minutos:

Já ouvi falar nisso.

Tens que ter conta nos ctt?

Mas mesmo que opte por essa opção, gostava de saber a vossa opiniao sobre estes 2 bancos ate para uso de dia a dia. Pago bue taxas no Santander. É ridiculo. 

Não. 

Tens de ir aos ctt na primeira vez pretendes adquirir subscrições. 

Para alguém que não quer ter muitas preocupações onde tem o fundo de emergência parece me ser a melhor opção. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho passado recibos verdes em contexto de prestação de serviços na Urgência num hospital de Lisboa.

Desde a última vez que passei recibo verde em novembro e, agora que ia passar da atividade que realizei no último mês, aparece-me nos dados pessoais/transmitente de bens ou prestador de serviços e na alinea de "Domicilio fiscal/Estabelecimento estavel" a morada do hospital e não a minha morada fiscal...

Antes isto não acontecia e mudou automaticamente. Já fui ver ao ATividade e nos dados pessoais a morada fiscal está correcta mas de facto no Estabelecimento Principal/Local de Exercício de Atividade a morada do hospital é a que aparece.

Isto pode dar algum stress no futuro? A única coisa que mudei nas últimas semanas foi o IBAN na AT mas duvido que isso tenha alguma coisa a ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Nas brokers não vi falarem na T212. Acho bem nooby friendly, mas penso que o Spread não é o melhor. O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, há 11 minutos:

Nas brokers não vi falarem na T212. Acho bem nooby friendly, mas penso que o Spread não é o melhor. O que acham?

Posso estar enganado mas a T212 nao possui spread. Apresentam apenas um unico valor, igual para compra ou venda. No final deve acabar por dar ao mesmo do que na XTB. Ou se houver diferenças, estas devem ser irrisórias.

Uso a T212 sobretudo para algumas ações da bolsa NY em que tem uma taxa mais bbaixa do que na XTB

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...