Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, Agora:

vão vos oferecer acções, para não vos pagarem qualquer verba que deveriam receber em numerário.

Oferecem e dão desconto nas próximas 😂 mas percebes disso? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 1 minuto:

Oferecem e dão desconto nas próximas 😂 mas percebes disso? 

não propriamente. Mas tipicamente, as empresas """oferecem"" acções para pagar ou um aumento de salário pedido, mas que não queiram dar, ou um bónus de fim de ano e/ou de produtividade, ou seja, um valor monetário que os trabalhadores querem, e que recebem em um bem """""de valor equivalente""""" que é.....[drumroll]......'Acções aqui da empresa, pá. Hã? Olha que bem!'

Não sei se é o caso, mas tipicamente é muito comum o que descrevi. Eu cá, prefiro receber em pilim por troca do meu trabalho. É uma coisa que u gosto, pronto. Manias, né. Receber em acções, diz-me pouco. Até porque, a não ser que trabalhes para a Apple, Tesla ou Meta, que outras acções têm, verdadeiramente, valor MESMO? E em Portugal? Nem as do Benfica, quanto mais.

Mas hey, eu sou o gajo errado para perguntares, como se vê tenho uma atitude bastante cínica para com o mercado de capitais.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui quer bater umas bolas relativamente ao Open Banking? Tenho a certeza absoluta de que será o futuro dos pagamentos. Ainda mais vos digo: desaparecerão mais rapidamente os cartões do que o dinheiro em si.

Basicamente o Open Banking é um sistema bancário europeu que permite que os bancos tenham acesso aos dados de outros bancos com o consentimento do utilizador durante 90 dias. Isto tudo regulado com o PSD2. O que faz com que possam existir novos players no mercado a tirar o ónus do Issuer, do Acquirer e dos esquemas de cartões. Faz com que as fintech surjam com novas ideias e novos métodos para serem PIS (payment initiation services) e AIS (Account Information Service).

Para que saibam os comerciantes normalmente pagam 15 fees num processo de pagamento. Com o Open Banking será - já é - possível fazer transacções de conta para conta, por exemplo. Isto eliminará os intermediários das transacções (Visa, Mastercard, Maestro, etc), vai garantir a inexistência de fraude ou phishing, além de que permitirá - em breve - transacções automáticas, mais rentáveis e sem qualquer uso de terceiros. Para nós, consumidores, não será mais do que uma transferência bancária optimizada, mas tenho a certeza que a taxa de conversão aumentará muito.

Faltou-me referir que este sistema de "mercado livre" dos bancos só existe a nível Europeu. A União Europeia já deu luz verde para os pagamentos instantâneos.

Deixo-vos dois artigos muito interessantes e que vos ajudarão a entender tudo isto.

https://www.kevin.eu/pt-pt/blog/open-banking/

https://www.euronews.com/next/2022/10/26/eu-pushes-for-banks-to-offer-instant-payments-in-euros-at-no-extra-cost

Editado por nopla

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 24 minutos:

não propriamente. Mas tipicamente, as empresas """oferecem"" acções para pagar ou um aumento de salário pedido, mas que não queiram dar, ou um bónus de fim de ano e/ou de produtividade, ou seja, um valor monetário que os trabalhadores querem, e que recebem em um bem """""de valor equivalente""""" que é.....[drumroll]......'Acções aqui da empresa, pá. Hã? Olha que bem!'

Não sei se é o caso, mas tipicamente é muito comum o que descrevi. Eu cá, prefiro receber em pilim por troca do meu trabalho. É uma coisa que u gosto, pronto. Manias, né. Receber em acções, diz-me pouco. Até porque, a não ser que trabalhes para a Apple, Tesla ou Meta, que outras acções têm, verdadeiramente, valor MESMO? E em Portugal? Nem as do Benfica, quanto mais.

Mas hey, eu sou o gajo errado para perguntares, como se vê tenho uma atitude bastante cínica para com o mercado de capitais.

Sou da Renault 😜 não deve ser prémios nem nada. Acho que querem ter para depois nós comprarmos mais 😂 

Eles dizem que vão oferecer mas entretanto tem umas cenas pelo meio que não entendi nada. Como sou leigo nestas coisas, pode ser que alguém ajude 😂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RoMbA, há 1 hora:

Alguém percebe de acções/bolsa?

Tenho um vídeo de três minutos sobre acções da minha empresa em que explica o procedimento pois vão-nos oferecer acções mas acho bom demais 😂 

Vê se no tal vídeo falam em SARs ou RSUs, normalmente as empresas não oferecem literalmente acções.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 10 horas:

Vê se no tal vídeo falam em SARs ou RSUs, normalmente as empresas não oferecem literalmente acções.

Pelo que entendi, acho que não fala disso. Mandei-te MP 👍 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TukTuk, Em 14/11/2022 at 20:18:

Eu neste momento transfiro 1/3 do meu salário líquido para investimento. Faça chuva, faça sol, dia 1 de cada mês lá estou eu a comprar mais participações.

Comecei com reforços fixos mais baixos. E depois decidi reforçar a % alocada todos os meses quando me senti confortável com o valor. Agora mantenho o valor fixo até eventualmente ter uma subida do meu salário líquido face às minhas despesas que me permita subir a alocação mensal

Citação de Thierry Henry, Em 15/11/2022 at 15:44:

Eu estou numa fase um bocadinho diferente porque vou comprar casa e ainda me quero habituar em condições àquela que será a minha nova estrutura de custos, mas a ideia base é esta: 9 meses de despesas em CA, 3 meses em DO e o restante direto para os investimentos na percentagem que tenho definida, entre IWDA e crypto. Dentro dos investimentos a ideia será 70/18/6/6 entre IWDA, BTC, ETH e ADA, respetivamente. 

Pra vocês que parece que têm menos dinheiro em contas de ordem: imaginem q têm algum imprevisto que vos custa, sei lá, 2k€

O vosso dinheiro na conta à ordem chega? Tiram dos certificados de aforro?

Eu n meto grande parte do dinheiro q recebo pq quero guardar para uma boa entrada pra uma casa. Acho q vou por grande parte do q já guardei em certificados de aforro

Por aqui será reforços mensais do PPR Alves Ribeiro pro desconto do irs, mais IWDA (90%) e EMIM (10%), e tenho alguma crypto acumulada de qnd recebia em cartões dá e comprava cartões de crypto na worten.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

Pra vocês que parece que têm menos dinheiro em contas de ordem: imaginem q têm algum imprevisto que vos custa, sei lá, 2k€

Eu n meto grande parte do dinheiro q recebo pq quero guardar para uma boa entrada pra uma casa. Acho q vou por grande parte do q já guardei em certificados de aforro

Por aqui será reforços mensais do PPR Alves Ribeiro pro desconto do irs, mais IWDA (90%) e EMIM (10%), e tenho alguma crypto acumulada de qnd recebia em cartões dá e comprava cartões de crypto na worten.

Tenho uma conta poupança para esses imprevistos… não dá nada mas é mesmo para estar disponível a qq momento 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

Acho que tens que ter noção dos teus objetivos e do teu risco. Alguém com casa, carro, filhos, etc se calhar deverá ter uma maior quantia de lado porque pode ter algum imprevisto. Por exemplo, algo a reparar na casa, uma doença dos filhos, algum problema com o carro, etc. Se tiveres intenção de fazer uma grande compra no futuro breve, também é preferível se calhar investir em CAs ou deixar na conta a ordem em vez de meter em ações em ETFs. Também tens que fazer uma avaliação da tua situação profissional, especialmente dado que vamos agora entrar num momento económico menos positivo. Será que estás em risco de ficar sem trabalho se as coisas piorarem ainda mais?

Eu não tenho nenhuma responsabilidade neste momento, não tenho filhos, nem tenho carta de condução, arrendo a minha casa e não tenho vontade de comprar nos próximos c. 10 anos, e acho muito pouco provável ficar sem emprego. Dessa forma, tenho só ligeiramente mais que 3 meses de despesa na conta à ordem e o resto invisto tudo. É provável que qualquer despesa imprevista seja de um reduzido montante para mim. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 2 horas:

Acho que tens que ter noção dos teus objetivos e do teu risco. Alguém com casa, carro, filhos, etc se calhar deverá ter uma maior quantia de lado porque pode ter algum imprevisto. Por exemplo, algo a reparar na casa, uma doença dos filhos, algum problema com o carro, etc. Se tiveres intenção de fazer uma grande compra no futuro breve, também é preferível se calhar investir em CAs ou deixar na conta a ordem em vez de meter em ações em ETFs. Também tens que fazer uma avaliação da tua situação profissional, especialmente dado que vamos agora entrar num momento económico menos positivo. Será que estás em risco de ficar sem trabalho se as coisas piorarem ainda mais?

Eu não tenho nenhuma responsabilidade neste momento, não tenho filhos, nem tenho carta de condução, arrendo a minha casa e não tenho vontade de comprar nos próximos c. 10 anos, e acho muito pouco provável ficar sem emprego. Dessa forma, tenho só ligeiramente mais que 3 meses de despesa na conta à ordem e o resto invisto tudo. É provável que qualquer despesa imprevista seja de um reduzido montante para mim. 

Por enquanto é muito para mim ter tão pouco dinheiro, precisamente pq quero poupar comprar casa, dentro de 2 anos mais ou menos. Já tenho algum dinheiro guardado, mas mais ajudaria

Depois disso, talvez me aventure a não guardar tanto dinheiro como tu

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe onde me posso informar sobre os resgates dos PPR? Eu subscrevi o NB PPR em 2021 (para obter o benefício fiscal de 400€ em IRS) e estava a ponderar fazer o mesmo até ao fim deste ano. Estou na dúvida entre reforçar este que já tenho ou subscrever outro (Stoik ou Alves Ribeiro, p. ex) apenas para diversificar.

Não prevejo que estes 2k que vou depositar me façam falta no curto prazo, mas de qualquer forma, tendo em conta que a entrada para a casa foi uma martelada considerável nas minhas poupanças, ter essa garantia de liquidez se fosse mesmo necessário, era porreiro.

Quando falo em resgates dos PPR estou a falar disto, estou familiarizado com as condições normais dos PPR.

Este artigo na verdade já responde a algumas questões que tinha, mas do que percebi, devemos confirmar com a entidade:

Citação

A entidade onde tenho o meu PPR deve informar-me sobre este regime?

Sim. Todas as entidades autorizadas a comercializar PPR, PPE e PPR/E devem divulgar, de forma visível, até ao dia 31 de dezembro de 2023, a possibilidade de resgate ao abrigo desta medida. A informação deve constar no site oficial, e nos extratos de conta que contem com a prestação de informações ao cliente ou no respetivo extrato "enviado" ao cliente.

Editado por Solero

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 8 minutos:

Alguém sabe onde me posso informar sobre os resgates dos PPR? Eu subscrevi o NB PPR em 2021 (para obter o benefício fiscal de 400€ em IRS) e estava a ponderar fazer o mesmo até ao fim deste ano. Estou na dúvida entre reforçar este que já tenho ou subscrever outro (Stoik ou Alves Ribeiro, p. ex) apenas para diversificar.

Não prevejo que estes 2k que vou depositar me façam falta no curto prazo, mas de qualquer forma, tendo em conta que a entrada para a casa foi uma martelada considerável nas minhas poupanças, ter essa garantia de liquidez se fosse mesmo necessário, era porreiro.

Quando falo em resgates dos PPR estou a falar disto, estou familiarizado com as condições normais dos PPR.

Este artigo na verdade já responde a algumas questões que tinha, mas do que percebi, devemos confirmar com a entidade:

acho q podes transferir de um ppr pro outro, mas n sei como podes fazer

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 minuto:

acho q podes transferir de um ppr pro outro, mas n sei como podes fazer

Mas aí já não tenho o benefício fiscal... certo? É que essa é a minha principal motivação para subscrever o PPR

E já agora, segundo o mesmo artigo:

Citação

Contudo, saiba que nunca receberá o valor total de um IAS por mês. Ao resgatar dinheiro do PPR tem de pagar impostos sobre as mais-valias e, em alguns casos, comissões associadas ao resgate. Por isso, no mínimo, terá de pagar 8% sobre as mais-valias desse valor. Esta é a tributação associada ao resgate em condições normais onde não há lugar a nenhuma penalização.

O que acontece se o PPR tiver desvalorizado e não houver mais-valias?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 15 horas:

Eu e a minha mulher estabelecemos um valor a ter na conta poupança que nos permite viver um longo período se algum desastre acontecer. Chamamos-lhe poupança mas na verdade é um fundo de emergência que aquilo não rende nada 😅

Depois temos um valor reduzido à ordem e tudo o resto investimos. O valor na poupança permite fazer face a esses imprevistos se acontecerem.

Eu até gostaria de ter menos na conta poupança mas a minha mulher é um bocado mais aversa ao risco e temos o valor que a deixa confortável.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, Em 27/11/2022 at 21:49:

Ainda não está bem claro se se podem resgatar PPR's com menos de 5 anos no âmbito desse decreto-lei, já que deixa margem para interpretação. 

No entanto, entretanto entrou no OE2023 uma proposta do PSD que permite pagar prestações do CH xom PPR's sem ser necessário tê-los durante 5 anos antes de pagar prestações. 

https://www.publico.pt/2022/11/25/economia/noticia/usar-ppr-pagar-prestacao-casa-fica-facil-2023-2029154

Nesse âmbito vou fazer um PPR até ao final deste ano para ir buscar os 400€ do benefício fiscal, e depois em 2023 ou retiro um IAS/mês se entretanto sair um esclarecimento ao decreto-lei ou uso pagar o CH.

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post

o que têm feito de aplicações "tradicionais"? os certificados de aforro começam a ficar apelativos e os depósitos a prazo também é possível que subam um pouco nos próximos meses. tinha aqui algum de lado para uma eventual entrada numa casa mas com o mercado como está não me estou a ver a comprar casa tão cedo, mais valia aproveitar a subida das taxas de juro para poupar mais. tenho uma % ridícula do meu dinheiro à ordem há uns 2-3 anos, acho que está na hora de fazer alguma coisa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 12 minutos:

o que têm feito de aplicações "tradicionais"? os certificados de aforro começam a ficar apelativos e os depósitos a prazo também é possível que subam um pouco nos próximos meses. tinha aqui algum de lado para uma eventual entrada numa casa mas com o mercado como está não me estou a ver a comprar casa tão cedo, mais valia aproveitar a subida das taxas de juro para poupar mais. tenho uma % ridícula do meu dinheiro à ordem há uns 2-3 anos, acho que está na hora de fazer alguma coisa

Nesta altura, e se for para sacar a médio prazo, tudo em aforro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 52 minutos:

Tendo em conta que o objetivo desse dinheiro é para uma eventual entrada numa casa a curto prazo então os certificados de aforro faz todo o sentido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F_Tex, há 3 horas:

Mete em certificados de aforro os mais rápido possível. Cada dia que procrastinas estás literalmente a perder dinheiro pq a inflação está-te a comer isso.

Os certificados de aforro não te vão compensar a inflação, mas pelo menos vão reduzir a desvalorização do teu dinheiro com risco perto de 0.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que se faz para comprar os certificados de aforro? Também tenho todo o meu dinheiro à ordem neste momento.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 2 minutos:

Como é que se faz para comprar os certificados de aforro? Também tenho todo o meu dinheiro à ordem neste momento.

Ir aos ctt abrir conta aforro ( é preciso : CC, comprovativo morada ( fatura de água, luz ou certidão domicílio fiscal ) e os últimos 3 recibos vencimento ) 

Depois de estar aberta, que demora uns dias, subscreves no balcão, com cheque ou cartão multibanco.

Não dá para ser logo on-line ( através de entidade e referência ) porque não tens a pass de acesso ao aforro.net 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 4 minutos:

Preenches isto e levas a documentação abaixo aos ctt:
https://www.ctt.pt/application/themes/pdfs/particulares/dinheiro-e-seguros/701_mod_ficha_cliente_e_de_conta_aforro-2022.pdf

• Bilhete de identidade ou cartão do cidadão ou passaporte ou autorização de residência no caso de estrangeiros com estatuto de residente em Portugal
  • Cartão de contribuinte ou cartão de cidadão
  • Comprovativo do IBAN
  • Comprovativo de morada
  • Comprovativo de profissão e entidade patronal
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

comprovativo de morada :4_joy: então como pobre que paga renda por baixo da mesa não posso abrir?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...