joe Publicado 13 Novembro 2021 (editado) Citação de NIkeL, há 1 hora: https://www.forbes.com/sites/rachelsandler/2021/10/05/the-forbes-400-self-made-score-2021-from-silver-spooners-to-bootstrappers/?sh=6d7b657530c2 Fui ler e fazer um mini fact check porque acho que por norma se gosta de tentar passar a imagem de serem self-made quando não é assim tão linear. E até acho que eles acreditem mesmo no que dizem, muitos nem se devem aperceber do quão privilegiados eram à partida. "A score of 1, for example, means that someone inherited their fortune and hasn’t actively worked to increase it. This includes super-rich heirs such as Alice Walton and Lukas Walton, the daughter and a grandson of Walmart founder Sam Walton, respectively. Only 26 people on The Forbes 400 scored a 1 this year, accounting for 6.5% of the list. Conversely, a score of 10 indicates that someone was born into poverty or the lower middle class, and faced substantial adversity or discrimination. The four richest people in the U.S.—Amazon founder Jeff Bezos, Tesla CEO Elon Musk, Facebook CEO Mark Zuckerberg and Microsoft cofounder Bill Gates—all have 8s." O Jeff Bezos recebeu 200/300k dos pais para iniciar a Amazon. Sobre o Elon Musk existem muitos rumores desmentidos por ele, e segundo o próprio o que recebeu da família foi insignificante. De qualquer das formas cresceu numa família de classe média branca durante o Apartheid. O Mark Zuckerberg vem de uma família de classe média alta, a escola secundária onde estudou por exemplo custa uns 40k por ano. Os pais do Bill Gates para além de bastante abastados, ligados à banca e advocacia, tinham uma enorme rede de contactos. Não eram bilionários, mas provavelmente faziam parte do top 1%. Todos estes gastos criaram uma fortuna que eclipsa aquilo a que tiveram acesso, mas não é dificil perceber que tiveram vantagens brutais no início das suas carreiras. A poupança mediana de uma família Norte Americana é de 5k. O critério de Self Made da Forbes está um bocadinho off. Editado 13 Novembro 2021 por joe 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 13 Novembro 2021 homem diz tontices na internet> é criticado 'porque é que o criticam por dizer tontices na internet' wat Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 13 Novembro 2021 (editado) Citação de joe, há 27 minutos: Fui ler e fazer um mini fact check porque acho que por norma se gosta de tentar passar a imagem de serem self-made quando não é assim tão linear. E até acho que eles acreditem mesmo no que dizem, muitos nem se devem aperceber do quão privilegiados eram à partida. "A score of 1, for example, means that someone inherited their fortune and hasn’t actively worked to increase it. This includes super-rich heirs such as Alice Walton and Lukas Walton, the daughter and a grandson of Walmart founder Sam Walton, respectively. Only 26 people on The Forbes 400 scored a 1 this year, accounting for 6.5% of the list. Conversely, a score of 10 indicates that someone was born into poverty or the lower middle class, and faced substantial adversity or discrimination. The four richest people in the U.S.—Amazon founder Jeff Bezos, Tesla CEO Elon Musk, Facebook CEO Mark Zuckerberg and Microsoft cofounder Bill Gates—all have 8s." O Jeff Bezos recebeu 200/300k dos pais para iniciar a Amazon. Sobre o Elon Musk existem muitos rumores desmentidos por ele, e segundo o próprio o que recebeu da família foi insignificante. De qualquer das formas cresceu numa família de classe média branca durante o Apartheid. O Mark Zuckerberg vem de uma família de classe média alta, a escola secundária onde estudou por exemplo custa uns 40k por ano. Os pais do Bill Gates para além de bastante abastados, ligados à banca e advocacia, tinham uma enorme rede de contactos. Não eram bilionários, mas provavelmente faziam parte do top 1%. Todos estes gastos criaram uma fortuna que eclipsa aquilo a que tiveram acesso, mas não é dificil perceber que tiveram vantagens brutais no início das suas carreiras. A poupança mediana de uma família Norte Americana é de 5k. O critério de Self Made da Forbes está um bocadinho off. Já falei nisso no post anterior, mas acredito que não tenhas visto enquanto estavas a fazer esse post. Tens noção do intervalo que há entre 300k e 100 mil milhões? Há milhões de milionários no mundo, deve haver dezenas de milhões de famílias com net worth de 300 ou 400k dólares. Há uns 3k bilionários no mundo. Tem que haver perspectiva aqui. Se tiveres sucesso na tua vida vais desvalorizar porque nasceste num país ocidental numa família de classe média (estou a assumir, se estou errado, desculpa) quando há milhões de pessoas que nascem na pobreza? Claro que não, nem deves. Não deixa de ser difícil porque há gente que teve um início mais complicado que o teu. Usares a poupança mediana também não me parece particularmente relevante, porque pouca gente começa um negócio com dinheiro próprio ou tem a sua net worth contabilizada apenas pelo dinheiro no banco. Ainda mais na era da Internet. Editado 13 Novembro 2021 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 13 Novembro 2021 Citação de NIkeL, há 2 horas: My bad, podia ter sido mais explícito. Essa frase foi mais dirigida ao que a imagem do Solero representava. Acho que muita gente aqui ache isso na mesma, mas não o disseram diretamente, por isso tens razão, sim. Não vês ninguém aqui a criticar o Warren Buffet ou o Bill Gates. O Elon Musk é criticado pela conduta pateta e irresponsável que alguém com a sua relevância e influência não devia ter. O culto de moonboys e pseudo alpha males que se criou à volta das baboseiras que escreve e do narcisismo patológico que demonstra é bem representativo do quão tóxico ele é, independentemente de tudo o que de bom ele tenha trazido para a sociedade. Só o comportamento dele nos mercados bolsistas e crypto que pode provocar perdas a milhões de pessoas, ao especular sobre a propria empresa que é talvez a mais sobrevalorizada de que há memória, sobre a Dogecoin que claramente não será a moeda digital adotada em massa nem aqui nem em Marte, enquanto ganha mais uns milhões por dia com este pump and dump, é suficiente para ter zero respeito por este gajo. A impunidade é o que lhe permite continuar a fazer isto. 1 3 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 13 Novembro 2021 (editado) Citação de NIkeL, há 4 horas: https://www.forbes.com/sites/rachelsandler/2021/10/05/the-forbes-400-self-made-score-2021-from-silver-spooners-to-bootstrappers/?sh=6d7b657530c2 Continuas a tentar fazer das pessoas parvas, isso diz respeito aos EUA. Editado 13 Novembro 2021 por whatever Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 13 Novembro 2021 (editado) Citação de whatever, há 38 minutos: Continuas a tentar fazer das pessoas parvas, isso diz respeito aos EUA. 😂 sim porque todo o meu argumento aqui, que aparentemente tem como objetivo fazer as pessoas parvas acenta no facto de a maioria dos bilionários ser self made. Sem isso, tudo cai por terra e afinal já não são todos parvos como eu estava a tentar demonstrar. Isto por causa de uma frase onde até incluí a palavra "acho"! Provavelmente é como disseste na primeira resposta a esse post, foi apenas uma tentativa para que me levem a sério. 🙃 Editado 13 Novembro 2021 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 14 Novembro 2021 Citação de NIkeL, Em 12/11/2021 at 21:07: Entendi, se se sabe, circo mediático, se não se sabe, nao se entende porque é que os bilionários não usam o seu dinheiro para ajudar os outros. E a lata dele em ter de ser desafiado para ter que gastar 6 mil milhões! Gastar o dinheiro dos outros é realmente fácil. Que se explicasse como é que acabava com a fome no mundo com 6 mil milhões que ele os dava mas que teria de ser de forma pública e não privada para que se soubesse onde o dinheiro era gasto. Que não se goste dele, cada um sabe de si, mas criticar cada vez eu ele dá um peido ou criar um "mas..." cada vez que ele faz algo positivo já é parvo. Pode não se gostar, mas achar que ele não teve/tem/terá um impacto positivo no mundo, é de loucos na minha opinião. Um gajo que "sozinho" impulsiona em anos (se calhar décadas) o avanço para a eletrificação em massa automóvel e que acende novamente a chama da corrida e exploração espacial, mas... mas... os tweets e os memes! Boa parte dos bilionários, é bilionário por alguma razão. São hiper-trabalhadores, ideias fixas, super focados, muitas vezes traços que as pessoas não apreciam em demasia, aliando ao facto de terem muito dinheiro, que inerentemente é logo outro factor para as pessoas não gostarem deles. Grande parte dos bilionários já estiveram "do lado de cá", porque se calhar a maioria é self made. Se calhar a percentagem de milionários que nunca esteve "do lado de cá" é bem maior. Apesar disso, se calhar grande parte dos bilionários deste mundo já contribuíram muito mais para caridades do que as pessoas imaginam ou querem saber para poderem falar mal. Eu não acho que seja 100% verdade aquilo que dizes. Muitos, como o Burkina diz, surgem como Xª geração de uma família abastada. O que não lhes tira o mérito, nem era isso que estava em causa quando escrevi o meu post. Aliás basta ver que tantos outros tiveram as mesmas condições e nunca conseguiram fazer nada. A ideia subjacente ao mesmo é que, infelizmente, alguns, talvez muitos, estejam alheados da realidade. Mas, como bem dizes, tantos outros fazem muito por causas sociais (se por bondade ou por interesses outros, isso são outros quinhentos). Aliás uma e outra coisa podem nem estar relacionados. O Musk podem doar Xb que continuará a ser um pateta quando escreve no Twitter. Não era um hate post, porque não é de todo a forma como olho para os mi/bi. Tudo isto surgiu porque o Musk é um tonto no que toca à interação com o seu público, esquecendo-se que o mundo não é feito de memes e fanboys. Porém, nada lhe retira o mérito de conseguir ver mais além e ter projetos extremamente inovadores. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 14 Novembro 2021 (editado) Citação de Solero, há 20 horas: Não vês ninguém aqui a criticar o Warren Buffet ou o Bill Gates. O Elon Musk é criticado pela conduta pateta e irresponsável que alguém com a sua relevância e influência não devia ter. O culto de moonboys e pseudo alpha males que se criou à volta das baboseiras que escreve e do narcisismo patológico que demonstra é bem representativo do quão tóxico ele é, independentemente de tudo o que de bom ele tenha trazido para a sociedade. Só o comportamento dele nos mercados bolsistas e crypto que pode provocar perdas a milhões de pessoas, ao especular sobre a propria empresa que é talvez a mais sobrevalorizada de que há memória, sobre a Dogecoin que claramente não será a moeda digital adotada em massa nem aqui nem em Marte, enquanto ganha mais uns milhões por dia com este pump and dump, é suficiente para ter zero respeito por este gajo. A impunidade é o que lhe permite continuar a fazer isto. Tudo o que o Elon Musk é deve-o à pessoa que é e sempre foi. Por outras palavras, um Elon mais estável e menos pateta não tinha o património que tem agora, provavelmente nem conhecido era. Toda a vida foi feita de narcisismo, bold moves, por aí. ________ Aproveito que postei para pedir um conselho: alguém aqui tem no seu portefólio commodities como cobre? Se sim, onde compram? Editado 14 Novembro 2021 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 14 Novembro 2021 não páres de acreditar Nikel, um dia serás tu o bilionário! Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 14 Novembro 2021 Citação de w0, há 1 hora: Eu não acho que seja 100% verdade aquilo que dizes. Muitos, como o Burkina diz, surgem como Xª geração de uma família abastada. O que não lhes tira o mérito, nem era isso que estava em causa quando escrevi o meu post. Aliás basta ver que tantos outros tiveram as mesmas condições e nunca conseguiram fazer nada. A ideia subjacente ao mesmo é que, infelizmente, alguns, talvez muitos, estejam alheados da realidade. Mas, como bem dizes, tantos outros fazem muito por causas sociais (se por bondade ou por interesses outros, isso são outros quinhentos). Aliás uma e outra coisa podem nem estar relacionados. O Musk podem doar Xb que continuará a ser um pateta quando escreve no Twitter. Não era um hate post, porque não é de todo a forma como olho para os mi/bi. Tudo isto surgiu porque o Musk é um tonto no que toca à interação com o seu público, esquecendo-se que o mundo não é feito de memes e fanboys. Porém, nada lhe retira o mérito de conseguir ver mais além e ter projetos extremamente inovadores. Eu nem levei como hate post nem sequer fiz os meus posts seguintes em "defesa dos mi/bi". Foram apenas posts no seguimento da discussão tentando encontrar razões para que tal aconteça. Porque concordo que os bilionários (ou grande parte deles) são "unlikeable" por natureza devido à forma como se relacionam com outras pessoas. Claro que como vem no seguimento de posts em que dei um cheirinho que fosse de defender o Musk, tudo o que disse posteriormente foi visto com olhos de "desprezo" pela opinião num discussão que nem tinha a ver com o Musk diretamente. Além disso, eu não defendi a conduta do Musk sobre Crypto e Bolsa uma única vez nesta discussão. Apenas critiquei, e se me lembro das palavras exatas, "críticas cada vez que ele dá um peido". Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 14 Novembro 2021 O Elon Musk é o que é porque os pais tinham uma mina na África do Sul, onde fizeram fortuna graças ao sistema de apartheid. Depois pertenceu à PayPal máfia, onde roubaram inúmeras contas com falsos avisos de suspeitas. Ou seja, queres subir, esquece a ética. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 14 Novembro 2021 Mudando de assunto, lembro-me de na altura da falência do BES haver imensas pessoas a tentar recuperar investimentos/dinheiro perdidos. Os famosos "lesados do BES" perderam dinheiro especificamente em quê? Que tipo de investimentos estamos a falar? Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 14 Novembro 2021 Citação de Che, há 2 horas: O Elon Musk é o que é porque os pais tinham uma mina na África do Sul, onde fizeram fortuna graças ao sistema de apartheid. Depois pertenceu à PayPal máfia, onde roubaram inúmeras contas com falsos avisos de suspeitas. Ou seja, queres subir, esquece a ética. É dificil encontrar um grande emperio que nao se baseie em sangue e exploracao alheia. Citação de NIkeL, há 2 horas: Mudando de assunto, lembro-me de na altura da falência do BES haver imensas pessoas a tentar recuperar investimentos/dinheiro perdidos. Os famosos "lesados do BES" perderam dinheiro especificamente em quê? Que tipo de investimentos estamos a falar? Sao pessoas que meteram dinheiro em "investimentos" com uma rentabilidade bastante acima dos tradicionais depositos a prazo. Aqui existem dois tipos de pessoas, umas com alguma legitimidade e outras sem qualquer legitimidade (e tudo possivel no meio de ambos os casos). Os gestores de conta tinham um incentivo no BES para venderem estes veiculos financeiros a pessoas com algum capital no banco e o controlo a como estes produtos eram vendidos era pouco a nenhum. Desta forma algumas pessoas sobretudo mais idosas foram convencidas por esses gestores de conta a colocar dinheiro em aplicacoes tendo lhes sido garantido que o dinheiro apenas ia para uma conta a prazo. Obvio que as pessoas assinaram contratos com letra minima onde as condicoes estavam bem descritas, mas para pessoas mais idosas e algumas com pouca literacia, o que la esta escrito até podia estar em mongol... Por outro lado muita gente incluindo muito imigrante colocou o dinheiro nestas aplicacoes que davam um juro medio de 6-7% enquanto que os depositos a prazo andavam no 1-2%. Agora queixam-se que foram enganados pois o banco/gestor de conta lhes informou que era uma aplicacao sem risco...esses sao parvos ou estao a tentar fazer os outros de parvos, porque gente que nao perdeu as capacidades cognitivas e sobretudo com algum dinheiro (e consequentemente nao novo nestas andancas), tem a obrigacao de tentar perceber porque é que um banco lhes da 4x de rentabilidade do que um outro para o mesmo produto financeiro. E ai só ha 2 respostas, ou o banco ta a rasca de capital ou o produto financeiro nao é o mesmo. Se mesmo assim meteram la o dinheiro, so se tem que culpar deles proprios. Sem duvida que o casa descrito por ultimo é a grande maioria dos "lesados do BES" 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 14 Novembro 2021 Citação de NIkeL, há 2 horas: Mudando de assunto, lembro-me de na altura da falência do BES haver imensas pessoas a tentar recuperar investimentos/dinheiro perdidos. Os famosos "lesados do BES" perderam dinheiro especificamente em quê? Que tipo de investimentos estamos a falar? Papel comercial (títulos de dívida de curto prazo) do Grupo Espírito Santo, penso eu. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 14 Novembro 2021 Sobre o Bill Gates aconselho este podcast Behind the Bastards: The ballad of Bill Gates Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 15 Novembro 2021 f*dasse este Elon é indefensavel Deve ser por ter sofrido de bullying extremo a vida toda...tem toda a cara de ser o gajo a quem se metia um papel nas costas a dizer "Dá-me um pontapé se achas que sou panelei*o" 8 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 15 Novembro 2021 Vivemos mesmo numa sociedade Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 19 Novembro 2021 Encontrei isto pelo Reddit, vale o que vale. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 19 Novembro 2021 Em 100 ideias de negócio, 20 dão certo. Portugal! 😎 Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 19 Novembro 2021 Alguma de vossas excelências já fez o CFA? Vou fazer o nível 1 em maio. Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 20 Novembro 2021 Citação de bobzz, há 12 horas: Nível 1 é peaners Vendo o curriculo é a ideia que tenho tbm, especialmente já tendo experiência profissional. Mas vou começar a estudar hoje, que vi a quantidade de volumes q há de readings e assustei-me. Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 20 Novembro 2021 Citação de jean-luc godard, há 17 horas: Alguma de vossas excelências já fez o CFA? Vou fazer o nível 1 em maio. Tambem vou fazer o nível 1 em maio! Comecei a estudar no início do mês, até agora tou a achar o conteúdo bem tranquilo mas se calhar vou ter que aumentar um bocado o tempo de estudo porque não sei se a este ritmo consigo estudar todos os readings até meados de abril, que é quando queria começar o período de review. Compartilhar este post Link para o post
bobzz Publicado 20 Novembro 2021 (editado) Citação de jean-luc godard, há 7 horas: Vendo o curriculo é a ideia que tenho tbm, especialmente já tendo experiência profissional. Mas vou começar a estudar hoje, que vi a quantidade de volumes q há de readings e assustei-me. eu não o fiz, mas é o que oiço - em geral é difícil mas o nível 1 não o é. passando um olhar pelos temas são coisas que em geral quem fez um mestrado na área já olhou para elas sim (diria que experiência profissional já será a apontar para temas que possam estar no nível 2/3), mas realmente é muito extenso Editado 20 Novembro 2021 por bobzz Compartilhar este post Link para o post