Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Entrei em Março no IWDA e até agora estou com 14% de rendimento. Dei um valor mais elevado de entrada e todos os meses compro mais uma posição.

Claro que há meses e meses (não pode subir sempre), mas vejo os ETFs como um excelente investimento a médio/longo prazo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 1 hora:

Nunca me lembrei de ir ver quanto tinha feito passado um ano, mas fui agora confirmar e comecei praticamente na mesma altura que tu.

Hoje atingi um belo milestone, os 1000€ de lucro 🙂 

Certamente que para alguns cá do burgo será um número insignificante, mas há uns 5 anos, quando entrei no mercado de trabalho, era completamente impensável conseguir poupar isso num ano por exemplo. Ainda foram uns aninhos a penar, muitas vezes a fazer um choradinho ao senhorio porque recebia o ordenado com 3 semanas de atraso, a deixar as contas de EDP a acumular etc etc... 

Com a progressão da carreira veio a estabilidade financeira, mas "poupanças" e "investimentos" não faziam parte do dicionário. De que é que me valia poupar 100 ou 200e por mês? Para dar entrada para uma casa daqui a 15/20 anos? Com algum jeitinho 100e iam à vida numa noite em que ia jantar fora com os amigos, rodava dois ou três bares e depois ia desgraçar-me para o Lux. (obvio que não costumava ser tanto, mas quem nunca?)

Acho que a principal diferença quando comecei a informar-me em relação aos ETFs e investimentos no geral, foi perceber a necessidade de um budget, e "dividir" o dinheiro mal ele chega à conta, mesmo quando o dinheiro não é grande preocupação. Inicialmente fiz um budget para investir 150€ mensais. Agora, passados 16 meses, depois de cortar umas despesas e ter um aumento de 200€ no ordenado, o investimento mensal aumentou para 500€, sem que tenha sentido grande diferença no estilo de vida (a pandemia ajudou, acabaram-se os gastos na noite lol).

Não sei para o que estou a poupar, mas o sonho "cliché" de vir a ter casa própria já não parece ser inalcançável, se bem que com uma maior literacia financeira, esse sonho agora parece ser menos prioritário... Mas ao menos sei que já não tenho de me preocupar tanto se amanhã deixar de ir trabalhar.

Em termos percentuais, o primeiro investimento de 150€ no IWDA subiu 44%. Sei que tive uma sorte absurda na altura em que comecei. A totalidade do portfolio subiu quase 16%, sem nunca falhar uma "mensalidade".

Sabendo que o último ano foi um outlier, gostava que daqui a uns dois anos conseguisse, ao longo de 12 meses, ter um lucro equivalente a um mês de ordenados. Ficava contente se num ano recebesse 15 meses, em vez dos 12 praticamente sem direito a férias, que tive quando comecei 🙂 

Muito bem, partilho praticamente tudo o que foi dito neste post, com diferenças nos valores mas a mentalidade e ideias são as mesmas..

É realmente um "abre-olhos" quando estás uma vida inteira a ganhar 1 ou 2 euros de juros no banco e em pouco mais de um ano de investimento fazes praticamente um subsídio extra, eu compreendo esse sentimento porque estou a passar por algo parecido.

Os meus ganhos totais estão na volta dos 31% ao fim de 15 meses (por curiosidade fui ver também o primeiro investimento e subiu 37%). Isso são os ganhos calculados por investimento, se fizer cegamente o total atual vs total investido, subiu 20%.

Mal posso esperar para quando os valores dos juros compostos já acompanharem ou até ultrapassarem o meu próprio investimento mensal.

Sim, este ano foi certamente um outlier, tendo em conta que a média anual deve andar nos 7 ou 8% e este ano vai perto dos 30%, mas mesmo havendo um ano mais negativo, isto mudou completamente a forma como olho para o dinheiro e poupança.

Deixei de investir no EUNL e comecei no IWDA em Março por causa das comissões que como se pode ver no gráfico me comeram algum lucro, só cheguei ao break-even no fim do ano.

image.thumb.png.80d46325040df21404adf14252f68397.png

Editado por NIkeL
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sugestão de uma app para Android para controlo de dinheiro? Saldo das contas, despesas, poupanças, etc?

Algo relativamente simples. Estou um bocado farto da minha folha excel 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Stromp, há 25 minutos:

Sugestão de uma app para Android para controlo de dinheiro? Saldo das contas, despesas, poupanças, etc?

Algo relativamente simples. Estou um bocado farto da minha folha excel 😅

Eu uso https://budgetbakers.com/

Até dá para sincronizar com o teu banco para que atualize automaticamente, apesar de eu não fazer isso e meto tudo manualmente. Experimenta, a versão Premium custou-me 20 euros para sempre. Tens Android e versão Web no computador. A versão Web tem uma secção analítica melhor, onde podes ver gráficos e tal, a versão Android tem uma coisa que a versão Web não tem, que é estabelecer Orçamentos e Objetivos.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 17 minutos:

Até dá para sincronizar com o teu banco para que atualize automaticamente, apesar de eu não fazer isso e meto tudo manualmente. Experimenta, a versão Premium custou-me 20 euros para sempre. Tens Android e versão Web no computador. A versão Web tem uma secção analítica melhor, onde podes ver gráficos e tal, a versão Android tem uma coisa que a versão Web não tem, que é estabelecer Orçamentos e Objetivos.

Recomendo, é a que uso. Não tenho a versão paga, tenho que introduzir os gastos todos à mão mas ganhando o hábito de pegar no telemóvel para registar na app sempre que gastas dinheiro é tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 hora:

Nice, vou experimentar. Thanks!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente uso uma folha de Excel que fui melhorando ao longo dos tempos. Todos os meses ao dia 1 ou 2 atualizo aquilo, e dá-me um gozo imenso ver o histórico, gráficos a subir (felizmente para já), entre outros.

Um dos separadores chama-se "Road to PAW", sendo que PAW significa "Prodigious Accumulator of Wealth", uma definição do livro Millionaire Next Door. Basicamente és um PAW quando os teus assets forem iguais ou superiores ao valor da fórmula (Vencimento Anual * Idade) / 10. Coloco um valor numa célula, os meus assets noutra, e depois tenho um valor percentual à direita que me diz a % de caminho concluída (um dia há-de chegar a 100%).

Os ETFs tem sido de facto um produto belíssimo, mas só entrei pós 1ª vaga do Covid, por isso para mim é muito fácil elogiar. Posso dizer que vou aguentar quedas mas ainda não fui testado a sério. O que sei é que, a longo prazo, estes retornos serão uma miragem, disso não tenho ilusões.

Entretanto entrei nas Crypto que agora representam 5% do meu portefólio, mas a volatilidade intriga-me imenso. Não me parece que vá muito além destes 5% no futuro.

Editado por Mica
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 3 horas:

Nessa app consigo incluir todas as despesas já realizadas este ano? 

Eu tenho um excel onde coloco as minhas despesas mas se na app eu conseguir colocar todas as despesas que realizei (por categorias) deixo o excel e utilizo a app. 

Ou então fica instalada e começo a usar em 2022 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Revolution_07, há 45 minutos:

Nessa app consigo incluir todas as despesas já realizadas este ano? 

Eu tenho um excel onde coloco as minhas despesas mas se na app eu conseguir colocar todas as despesas que realizei (por categorias) deixo o excel e utilizo a app. 

Ou então fica instalada e começo a usar em 2022 🤣

Consegues importar Exceis sim. Eu fiz isso para o ano passado, exportei do extrato do banco para excel e depois na App dizes ao que cada coluna do excel corresponde.

Depois vais ter é algum trabalho manual se quiseres categorizar tudo, porque ele não vai adivinhar o que é restaurante e o que é posto de gasolina, etc a menos que seja bem óbvio.

Depois no fim acertas o saldo da conta, porque a menos que tenhas todo o histórico da tua conta bancária, o saldo final não vai bater certo. Dá para acertar metendo um movimento no valor que falta/sobra ou dá para indicar um valor de saldo inicial para que dê o saldo final que tu queiras.

Estas coisas eu aconselho a fazer no PC, porque na aplicação provavelmente não será tão fácil importar o excel e acertar tudo depois.

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Objetivo para 2022 é ir pondo 10€ à semana na Gate.io(crypto lending), Binance(crypto lending), Mintos, Peerberry, BlockFi, Celsius e deixar o dinheiro a render em múltiplas plataformas em vez de estar num cofre.

Em dezembro comprar um Punto de 1993 com os lucros. 😎

Compartilhar este post

Link para o post

Li em qualquer lado que essa decisão de vender já estava tomada em Setembro, a poll foi só pra dar espectáculo. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas alguém acredita que o Elon faz alguma coisa assim do nada sem pensar? Os posts no twitter é só mesmo por ser um menino que gosta de atenção

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 6 minutos:

Li em qualquer lado que essa decisão de vender já estava tomada em Setembro, a poll foi só pra dar espectáculo. 

Naaaaaaaa...

Só falta dizeres que, se o Musk quisesse ajudar a combater a fome no mundo, o poderia fazer em privado sem desafiar publicamente o WFP num shitshow do Twitter.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

Naaaaaaaa...

Só falta dizeres que, se o Musk quisesse ajudar a combater a fome no mundo, o poderia fazer em privado sem desafiar publicamente o WFP num shitshow do Twitter.

Nisso dou-lhe razão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 10 minutos:

Naaaaaaaa...

Estava só a comentar o Twitter que aí estava. 

E nessa do Twitter dou-lhe razão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Elon Musk’s brother sold $109 million in Tesla stock ahead of poll

Kimbal Musk sold Tesla shares a day before his brother, Chief Executive Officer Elon Musk, launched his now infamous Twitter poll.

Kimbal, a Tesla board member, sold 88,500 Tesla shares on Nov. 5, according to a filing that day after the market close. He sold the stake at an average price of $1,229.91 per share via JPMorgan, the filing says. That amounts to about $109 million. The shares sold represented about 15% of Kimbal’s equity stake, excluding options.

Elon Musk proposed selling 10% of his Tesla stock on Twitter Saturday, saying he would “abide by the results of this poll, whichever way it goes.” His legion of followers decided the world’s richest person should sell a stake worth about $21 billion. Tesla shares slumped after the poll, closing down the most in five months.

Tesla shares fell nearly 12% on Tuesday, in its worst two-day performance since March, after Insider reported Michael Burry said in a tweet that Elon Musk may want to sell shares to cover personal debts.

Kimbal, 49, attended culinary school and established himself as a sustainability-minded Brooklyn entrepreneur. He has assets valued at about $950 million, according to the Bloomberg Billionaires Index, though Tesla’s latest proxy shows he had 599,740 shares — equal to all of his equity at the time, pledged as collateral for personal loans.

The cowboy-hat sporting chef-restaurateur is CEO of Kitchen Restaurant Group and co-founder of Square Roots Urban Growers, an urban farm community that cultivates crops like arugula in spaces including old shipping containers. He’s been a member of the Tesla board since April 2004 and is also a director of his brother’s Space Exploration Technologies, known as SpaceX.

Tesla didn’t immediately respond to a request seeking comment.

Compartilhar este post

Link para o post

O Kimbal é o tipo dos restaurantes que pedia aos trabalhadores para contribuir para um fundo de apoio monetário. Depois quando a pandemia veio, despediu as pessoas, e negou-lhes o acesso ao fundo de apoio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de manfrenjensenden, há 52 minutos:

Das duas uma, ou o criticam por querer atenção no twitter por uma decisão que já estava tomada há meses ou o criticam por dar informação confidencial ao irmão antes de lançar a poll. 

Criticar por ter cão e não ter já me cheira mais a criticar por não gostarem dele do que outra coisa...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 7 minutos:

Das duas uma, ou o criticam por querer atenção no twitter por uma decisão que já estava tomada há meses ou o criticam por dar informação confidencial ao irmão antes de lançar a poll. 

Criticar por ter cão e não ter já me cheira mais a criticar por não gostarem dele do que outra coisa...

Não percebo como essas duas premissas são opostas.

O problema não é o querer atenção, mas destabilizar propositadamente o preço de ações de uma empresa com benefício pessoal dele e de pessoas com acesso a informação privilegiada (só aqui já tens dois crimes diferentes).

O irmão (e aposto que ele também) vendeu ações antes da Poll, que o Elon já sabia que ia fazer baixar o preço. Quanto é que apostas que hoje já ambos têm novamente o mesmo número de ações? Ações essas que daqui a um par de semanas vão voltar a valer o mesmo, basta o Lord Musk fazer um tweet a prometer um carro XPTO que nunca vai ver a luz do dia.

Para além disso, ele tem exatamente o mesmo MO em relação à Crypto, como se viu com a Dogecoin, por exemplo.

Como é que isto não é investigado é que eu não percebo. 

• Concordo! 6

Compartilhar este post

Link para o post

Também não percebo porque apenas se vê isto como uma infantilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...