Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Yep faço parecido a vocês excepto ainda não ter começado a investir em nada (devia, mas a primeira prioridade antes de começar nisso é poupar para uma entrada em crédito habitação). Tá agendado para puxar logo àparte para deposito a prazo antes que comece sequer a pensar em gastar. 😅 Quanto menos tiver na conta à ordem, menos despesas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 9 minutos:

Yep faço parecido a vocês excepto ainda não ter começado a investir em nada (devia, mas a primeira prioridade antes de começar nisso é poupar para uma entrada em crédito habitação). Tá agendado para puxar logo àparte para deposito a prazo antes que comece sequer a pensar em gastar. 😅 Quanto menos tiver na conta à ordem, menos despesas

Claro, eu enquanto não tive um valor mais confortável no fundo de emergência, não ia para mais lado nenhum. Agora continuo a reforçar principalmente isso, mas já vai uma percentagem para outras coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao FE, é uma coisa mais pessoal, mas posso dizer como fizemos cá em casa: cada um de nós tem de ter 6 salários mínimos de FE, um dos quais com liquidez imediata (os outros 5 ficam em certificados do tesouro para proteger o dinheiro da inflação). Se o António Costa aumentar o SM para 700€, cada um de nós tem de colocar mais 35*6 = 210€.

Faz-me um pouco de confusão como vou fazer se um dia comprar casa, pois não tenho € para entrada nem me parece grande cena ter esse dinheiro parado à espera da oportunidade. Da mesma forma, também não me vejo a tirar dinheiro dos investimentos. Presumo que seja mau negócio pedir um empréstimo para isso mas é algo que ainda não me debrucei seriamente. Como não será para curto prazo, deixo-me estar assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu se soubesse o que sei hoje já tinha comprado um T0 ou T1 com entrada + crédito habitação há 5 anos. Hoje já tinha valorizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pena pedirem 17 fiadores e a tua alma pra comprares uma casa. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 8 minutos:

Quanto ao FE, é uma coisa mais pessoal, mas posso dizer como fizemos cá em casa: cada um de nós tem de ter 6 salários mínimos de FE, um dos quais com liquidez imediata (os outros 5 ficam em certificados do tesouro para proteger o dinheiro da inflação). Se o António Costa aumentar o SM para 700€, cada um de nós tem de colocar mais 35*6 = 210€.

Faz-me um pouco de confusão como vou fazer se um dia comprar casa, pois não tenho € para entrada nem me parece grande cena ter esse dinheiro parado à espera da oportunidade. Da mesma forma, também não me vejo a tirar dinheiro dos investimentos. Presumo que seja mau negócio pedir um empréstimo para isso mas é algo que ainda não me debrucei seriamente. Como não será para curto prazo, deixo-me estar assim.

Eu sempre olhei para isso da forma "se perdesse o emprego hoje, cortando despesas e ajustando o meu estilo de vida, tenho que conseguir viver pelo menos 1 ano sem rendimento". Mas isso é o mínimo, não cheguei a esse valor e parei. É mais um limite mínimo do que um objetivo a alcançar. Daí me sentir super desconfortável em usar esse dinheiro para uma possível entrada para uma casa. Não me sentiria nada bem não tendo depois aquela margem de manobra durante uns bons tempos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 8 minutos:

Eu sempre olhei para isso da forma "se perdesse o emprego hoje, cortando despesas e ajustando o meu estilo de vida, tenho que conseguir viver pelo menos 1 ano sem rendimento". Mas isso é o mínimo, não cheguei a esse valor e parei. É mais um limite mínimo do que um objetivo a alcançar. Daí me sentir super desconfortável em usar esse dinheiro para uma possível entrada para uma casa. Não me sentiria nada bem não tendo depois aquela margem de manobra durante uns bons tempos. 

Eu parei e virei-me para outros produtos com menos liquidez e maior rendibilidade (e maior risco, claro). Ora, não tendo liquidez, não os posso considerar fundos para uma emergência.

Presumo então que continuas a colocar uma parte no FE, que, como já passa de 1 ano de despesas, conta para uma eventual entrada para uma casa. É isso?

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Eu parei e virei-me para outros produtos com menos liquidez e maior rendibilidade (e maior risco, claro). Ora, não tendo liquidez, não os posso considerar fundos para uma emergência.

Presumo então que continuas a colocar uma parte no FE, que, como já passa de 1 ano de despesas, conta para uma eventual entrada para uma casa. É isso?

Sim, no fundo tenho uma conta a prazo, para onde vai uma percentagem significativa do ordenado todos os meses. Esse é o meu fundo de emergência, mas futuramente se quisesse comprar um carro ou casa, saía daí também, ou se precisar de comprar algo que ultrapasse um valor razoável para sair da conta corrente, daí eu continuar a reforçar. Não sou ultra conservador mas continuo ter uma graaaande maioria do meu dinheiro a ganhar pó no banco.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o que estavam aí a dizer de poupar cozinhando:

Uma boa coisa também é fazer mais comida do que aquela que precisam e guardar no frigo/congelar para comer depois. Por acaso não tenho feito isso tantas vezes como devia, mas antes aos domingos fazia prai 4 almoços para a semana toda (para mim e para a minha mulher). Poupa-vos tempo e energia (pq microondas gasta menos que um fogão ou um forno).

E já agora, eu gosto do meu cubinho da knorr, isso não me tiram crl!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, há 4 minutos:

Faço sopa todos os dias, daqui a uns anos sou milionário.

Eu deixei de fumar às 2 anos e ainda n recebi um Lamborghini

• Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, há 16 minutos:

Faço sopa todos os dias, daqui a uns anos sou milionário.

Isso é muito ineficiente... Porque não fazes sopa para a semana toda? O tempo que gastas a fazer todos os dias...

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 8 minutos:

https://www.reddit.com/r/MealPrepSunday/

https://www.reddit.com/r/EatCheapAndHealthy/

Espero que vos dê mais jeito que a mim. Já prometi à minha patroa que desinstalo o Uber Eats quando formos morar juntos lol

Esquece, eu digo isso todas as semanas. E até desinstalo. O problema é quando chegas ali ao final do dia e pensas: fds, é só mais hoje.

MPS é fixe, tentei, resulta, q.b., só fica cansativo comer a mesma m*rda múltiplas vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

O pior é quando estás a combater essa vontade de encomendar Uber Eats ou Glovo e milagrosamente recebes mensagem de promoção com entrega grátis ou um código de desconto. Acontece vezes de mais, chega a ser suspeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 50 minutos:

Isso é muito ineficiente... Porque não fazes sopa para a semana toda? O tempo que gastas a fazer todos os dias...

Sim, faço na segunda e dá até quarta e na quinta faço e dá até sábado, domingo como panquecas, e o tempo que perdes à espera de um Uber é superior ao de fazeres uma sopa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 5 minutos:

https://www.reddit.com/r/MealPrepSunday/

https://www.reddit.com/r/EatCheapAndHealthy/

Espero que vos dê mais jeito que a mim. Já prometi à minha patroa que desinstalo o Uber Eats quando formos morar juntos lol

Obrigado pelas sources. Costumo fazer quase sempre a mesma coisa, mas é fixe procurar outras ideias.

Citação de vidz, há 1 minuto:

O pior é quando estás a combater essa vontade de encomendar Uber Eats ou Glovo e milagrosamente recebes mensagem de promoção com entrega grátis ou um código de desconto. Acontece vezes de mais, chega a ser suspeito.

A cena é que parece que é grande snowball. Parece que se usares um codigo ele oferecem logo outro passado dois ou 3 dias e ainda melhor. Houve uma altura que numa ou duas semanas metade dos meus jantares era uber eats porque tinha 2 por 1 e/ou 50 % quase todos os dias, era um absurdo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, Agora:

Sim, faço na segunda e dá até quarta e na quinta faço e dá até sábado, domingo como panquecas, e o tempo que perdes à espera de um Uber é superior ao de fazeres uma sopa.

Disseste que fazias todos os dias...

Se fazes para 3 ou 4 dias já faz mais sentido.

Em relação à comparação com o tempo do Uber eats, não percebi a relevância.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, há 1 minuto:

Eu antes fazia mais ou menos assim as sopas pois fazia na Bimby, depois comprei uma panela de pressão e faço para a semana inteira. Aumenta e muito os tempos de descanso. De resto também tento fazer pratos para a semana, sai mais barato, é menos cansativo e não caio tantas vezes em tentações.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca usei Uber Eats nem nada do género. Nos últimos 3 meses encomendamos comida fora apenas duas vezes, e foram francesinhas de um restaurante aqui perto que faz umas deliciosas.

Faço sempre de comer à noite, e faço o suficiente para levar para o trabalho no dia seguinte. Acabo por fazer o mesmo na sexta à noite, ou seja também não cozinho ao almoço de sábado. Ao domingo ao almoço gosto de fazer uma coisa diferente, tipo um lombo assado, bacalhau com broa, por aí. Mas isso já é tradição que vem de casa dos pais, domingo ao almoço é sempre comida "de domingo". E aqui, em vez de água, costumo acompanhar a refeição com um maduro tinto decente.

Na verdade não me fazem favor nenhum se encomendarem comida fora porque gosto de cozinhar, mas percebo que nem toda a gente goste e/ou que tenha coisas mais interessantes para fazer com esse tempo.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 10 minutos:

Disseste que fazias todos os dias...

Se fazes para 3 ou 4 dias já faz mais sentido.

Em relação à comparação com o tempo do Uber eats, não percebi a relevância.

Se quiser sopas diferentes, tenho de fazer todos os dias, foi uma expressão só.

Esperares todos os dias 20/30 minutos por um uber consome mais tempo que fazer sopa (tendo em conta que não tens de fazer todos os dias, como já percebemos) é assim tão complicado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, há 21 minutos:

Esperares todos os dias 20/30 minutos por um uber consome mais tempo que fazer sopa (tendo em conta que não tens de fazer todos os dias, como já percebemos) é assim tão complicado?

Eu quase nunca uso Uber Eats, mas essa comparação não faz sentido. Se eu almoçar Uber Eats, encomendo meia hora antes de almoço e não espero tempo nenhum. Se tiver de cozinhar não posso estar a trabalhar por exemplo e demoro mais meia hora na hora de almoço.

Compartilhar este post

Link para o post

Uber Eats/Glovo tb é um buraco para mim, principalmente quando estou apertado ao ponto de não ter tempo para fazer as compras para poder cozinhar (quando se ia para o escritório havia sempre a possibilidade de passar lá no regresso a casa).

É muito fácil chegar ao final do dia, não ter paciência ou coisas no frigorífico e mandar vir.

Eu sou Glovo Prime há bastante tempo. Aderi mais para poder ter mercearias entregues à pala do que por causa das refeições...

Citação de Bulldozer, há 3 minutos:

Se tiver de cozinhar não posso estar a trabalhar por exemplo e demoro mais meia hora na hora de almoço.

Já perdi a conta às reuniões que fiz enquanto cozinho ou tiro a louça da máquina 😅

Curiosamente estou muito mais atento à reunião fazendo essas tarefas inconscientes do que estando no computador, onde facilmente há a tendência de ir ao email ou ao chat enquanto estou em reunião e fazer coisas em paralelo.

É a mesma coisa com podcasts.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, há 2 horas:

Primeiro não é todos os dias, depois, espero que saibas que não precisas de estar sentado a olhar para o telemóvel para que o restaurante faça a comida e o estafeta a traga... Podes seguir com o teu dia que a campainha há-de tocar. Não percebi porque ficaste triggered.

Já agora, uma questão sobre ETF. Se um ETF na Euronext Amsterdam segue empresas/ações americanas, como é gerida a diferença horária? Quando a bolsa europeia fecha a americana ainda continua aberta e quando a europeia abre a americana está fechada. O que acontece depois do fecho da europeia é compensado na abertura no dia seguinte?

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...