Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de Bazuka, há 1 hora:

Isto.

No próximo trimestre vai sair um token muito interessante, que permite mascarar a tua carteira de cripto, porque neste momento quem tem acesso a uma morada consegue ver todo o historial de transações feitos por essa carteira, e esse token supostamente permite que "deposites" os fundos num pool com múltiplos utilizadores para dessa forma ser impossível fazer o rastreamento das transações.

O pessoal anda todo excitado com isso.

Qual é o token?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 1 hora:

não querem abrir um tópico só para isto?

Já tinha pensado nisso e acho boa ideia

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é boa ideia. 

Se alguém com paciência e conhecimento fizesse um primeiro post com informações gerais, alguma literacia financeira e que é investimento com risco associado era óptimo. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Osbourne, há 12 horas:

O mercado crypto tb funciona um pouco com a especulação, já se falava q eles queriam taxar o cryptomarket mas ate ver, a malta da bolsa etc está bem mais fdd, ainda não há nada em concreto para legislar a bitcoin ou outra alt qualquer... Ultimamente quem tem aguentado o preço da bit desde o que se passou na negociação de futuros, tem sido empresas americanas que têm investido bem, não me parece que ele queira arruinar isto tudo. Em todos os bullmarkets tem havido dips fdds e ainda cá estamos, cada vez melhores.

O mercado de crypto está é cheio de dumb money.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 14 minutos:

O mercado de crypto está é cheio de dumb money.

Isso é certo, basta ver a DOGE no top 10 e outros projectos de m*rda super bem capitalizados só para encher os bolsos a alguns, à bocado andei a ver novos projectos e mesmo com este fud todo, há malta só a apostar nestes tokens que vêm sei lá de onde e tem sido recorrente subidas de 2000 e tal % coisas do género akita inu da vida, infelizmente essas coisas tb descredibilizam o mercado. Mais vale mais regular isto de uma vez por todas do que andar a adiar o assunto, vamos ver o que faz a  Janet Yellen.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 5 horas:

Sim é boa ideia. 

Se alguém com paciência e conhecimento fizesse um primeiro post com informações gerais, alguma literacia financeira e que é investimento com risco associado era óptimo. 

Ah, se houvesse algum User com tal conhecimento e paciência... 🧐

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Vou aproveitar e comprar mais ETH e estrear-me em Ravencoin just for fun. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 1 hora:

Vou aproveitar e comprar mais ETH e estrear-me em Ravencoin just for fun. 

Ethereum desceu mas tá a praticamente 2k. Não estás propriamente a comprar em desconto...

É melhor do que comprar ao que estava, mas não nos podemos esquecer que estava tudo lá em cima, não estão propriamente na fossa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 hora:

Ethereum desceu mas tá a praticamente 2k. Não estás propriamente a comprar em desconto...

É melhor do que comprar ao que estava, mas não nos podemos esquecer que estava tudo lá em cima, não estão propriamente na fossa.

Isso é aquela velha máxima, o que agora parece caro no futuro poderá ser barato, principalmente para quem está a entrar agora no mercado, 'ontem' era o ideal mas hoje tb é perfeito para quem pensa long term. Eu particularmente estou a investir mais em alts ainda estou confiante numa próxima big wave nos próximos meses e não me parece q este bullmarket tenha acabado, com tanta coisa que está projectada para este ano no cryptoworld. Quanto mais cedo legislarem tb melhor será para o mercado, dará outra confiança para outras entidades etc, desde que não se estiquem como ontem li prai umas fake news que pensavam em taxar 80% as crypto lol, algo q ñ vai acontecer mas algumas medidas vão ser tomadas, é cada vez mais certo. Isto ainda vai fazer correr muita tinta, agr tb com visa, paypal etc a entrarem no jogo, acho que temos td para estar confiantes nos próximos meses apesar destas pauladas.

edit.
www.stakingrewards.com

Fica aí esse site para quem não conhece, para simular os valores de staking etc das várias coins disponíveis.

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Osbourne, há 2 horas:

Eu fui para Cake e OMI voltei a reforçar e por este mês não mexo mais.

https://coinmarketcap.com/currencies/torn/

Isso já cá anda Bazuka. 😁

Acho que é das que vai disparar no futuro próximo, então se realmente avançarem com as taxas e impostos que se tem falado vai ganhar valores absurdos porque o mercado vai rapidamente passar a aceitar as cryptomoedas como meio de pagamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que seria preferível um tópico dedicado a este tema. Há cada vez mais interesse, e todos os outros acabam por ficar meio perdidos. 

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bazuka, há 1 hora:

Acho que é das que vai disparar no futuro próximo, então se realmente avançarem com as taxas e impostos que se tem falado vai ganhar valores absurdos porque o mercado vai rapidamente passar a aceitar as cryptomoedas como meio de pagamento.

A cena é que até há alguns tokens interessantes, o problema é que muitas só na uniswap que nc usei ou em exchanges manhosas que me dá algum receio, ainda hoje vi que o CEO da principal exchange na turquia mandou grande banhada ao pessoal, mas btw essa está com bom preço para comprar, está praticamente a metade do preço desde o boom de fevereiro tb me parece interessante, pena é já estar puxadinha. 

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém daqui investe conjuntamente com a sua mulher/namorada/marido/wtv?

Vou viver com a minha namorada nos próximos tempos e temos bastante à vontade em falar de finanças e sabemos quanto é que cada um tem na sua conta por exemplo.

Eu gosto que tenhemos contas separadas e cada um faça gestão do seu próprio dinheiro. No entanto faz-me alguma confusão que ela tenha 100% do seu dinheiro no banco parado. Percebia se fosse uma quantia reduzida, como fundo de emergência, mas não é bem. Equivale a um ano de ordenado mais ou menos, ou a 3 anos da parte dela da renda por exemplo. 

Ela diz que se aplicar o dinheiro só se for num PPR Seguro, de rendimento garantido (fui eu que lhe falei neles), mas o retorno destes é tão baixo que me faz uma certa confusão ser tão conservador numa fase tão inicial da vida.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 8 minutos:

Vou viver com a minha namorada nos próximos tempos e temos bastante à vontade em falar de finanças e sabemos quanto é que cada um tem na sua conta por exemplo.

Eu gosto que tenhemos contas separadas e cada um faça gestão do seu próprio dinheiro. No entanto faz-me alguma confusão que ela tenha 100% do seu dinheiro no banco parado. Percebia se fosse uma quantia reduzida, como fundo de emergência, mas não é bem. Equivale a um ano de ordenado mais ou menos, ou a 3 anos da parte dela da renda por exemplo. 

Ela diz que se aplicar o dinheiro só se for num PPR Seguro, de rendimento garantido (fui eu que lhe falei neles), mas o retorno destes é tão baixo que me faz uma certa confusão ser tão conservador numa fase tão inicial da vida.

Eu sinceramente aí podia falar nas opções que existem caso ela não conheça, incluindo os riscos associados, mas nunca iria pressionar para ela investir o dinheiro. Cada um tem a sua aversão ao risco e é uma coisa bastante pessoal.

Ou por exemplo começar a meter um x de lado a partir de agora para isso, mas sem tocar no dinheiro que já está guardado, se o medo é perder esse dinheiro já guardado.

Mas aqui só posso falar do que eu faço/faria. Essas coisas são muito pessoais e não me sinto confortável para "dizer às pessoas" como usar o seu dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joe, há 57 minutos:

também já pensei assim. Agora como já comprei casa (com credito mas a entrada da casa é a maior pancada), e não tenho filhos nem nada, decidi investir um bocado todos os meses. Pelo menos na minha forma de pensar, tou na fase de arriscar em coisas com mais risco, enquanto daqui a uns anos já poderei ter dependentes (filhos, pais, wtv).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A mentalidade prevalente em Portugal é poupar até é bom, mas investir é demasiado arriscado. Depois o pessoal mete dinheiro no euromilhões e no Placard todas as semanas. 

Tou aqui a falar mas demorei muito tempo a perceber que esta mentalidade estava errada.. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Em 26/04/2021 at 11:19:

Eu sinceramente aí podia falar nas opções que existem caso ela não conheça, incluindo os riscos associados, mas nunca iria pressionar para ela investir o dinheiro. Cada um tem a sua aversão ao risco e é uma coisa bastante pessoal.

Ou por exemplo começar a meter um x de lado a partir de agora para isso, mas sem tocar no dinheiro que já está guardado, se o medo é perder esse dinheiro já guardado.

Mas aqui só posso falar do que eu faço/faria. Essas coisas são muito pessoais e não me sinto confortável para "dizer às pessoas" como usar o seu dinheiro.

Claro, nunca a iria pressionar para que investisse o dinheiro. Até porque estou mesmo a imaginar a discussão que seria se houvesse uma correcção de mercado ou um crash de uns 60% logo depois de ela entrar no mercado lol.

Também acho que o caminho pode ser esse de apenas investir o que poupar a partir de agora, nem que seja num ETF de Bonds ou algo do género? Sinceramente teria de ver quais as opções de menor risco.

Acho que se pode conjugar algo do género com eventualmente um DCA da poupança em tranches de 2k anuais num PPR Seguro, mesmo que o retorno em % seja pouco, os 400e de reembolso fazem a diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...