Rei_Patricio Publicado 10 Maio 2021 (editado) @Mica, na parte da iluminação na habitação falta aí uma importante que é a potência das lâmpadas. Há dias um familiar pediu-me para lhe ver o modelo dos focos da sala pk precisava de trocar uns 3/4 e descobri que tinha na sala uns 25 focos de 50W. Trocou tudo para focos de 4W, gastou uns 30€ mas em meia dúzia de meses certeza que poupa mais do que isso. Editado 10 Maio 2021 por Rei_Patricio 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Maio 2021 (editado) Citação de Rei_Patricio, há 4 minutos: @Mica, na parte da iluminação na habitação falta aí uma importante que é a potência das lâmpadas. Há dias um familiar pediu-me para lhe ver o modelo dos focos da sala pk precisava de trocar uns 3/4 e descobri que tinha na sala uns 25 focos de 50W. Trocou tudo para focos de 4W, gastou uns 30€ mas em meia dúzia de meses certeza que poupa mais do que isso. Estive para colocar isso e também a classe energética dos aparelhos, mas como é algo que as pessoas estão mais conscientes... Ou não 😁 mas é uma excelente dica Editado 10 Maio 2021 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 10 Maio 2021 Por acaso não sei escolher lampadas 😂 pqp, ser pobre é f*dido. Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado 10 Maio 2021 Citação de Bashir, há 25 minutos: Por acaso não sei escolher lampadas 😂 pqp, ser pobre é f*dido. Basicamente é comprar as que têm menos Watts 😂 Depois tens a cena das cores "quentes" ou "frias". Costumo mandar vir daqui ou daqui. 1 Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 10 Maio 2021 Um gajo tenta sempre poupar como é óbvio, mas essa "obsessão" (não estou a julgar, atenção) tirava-me anos de vida. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 10 Maio 2021 Pois. Eu tenho mais tendência a poupar não fazendo coisas do que alterando rotinas. Quero poupar? Precisamos mesmo de ir jantar fora hoje? Tenho mesmo que encomendar Uber Eats quando podia fazer qualquer coisa rapidinho? Preciso mesmo de comprar roupa nova ou um gadget qualquer? Coisas do género. Não vou a outro sítio para poupar 1 ou 2 euros ou deixar de ir pela auto-estrada se não me apetecer ir pela IC19 para poupar 1.5€ ao fim de semana. Se calhar ao fim do ano tinha mais 100 euritos nessas coisinhas, mas valorizo mais o meu tempo e conforto. Obviamente que isto vem de alguém que felizmente não precisa de contar tostões ao fim do mês e tenho noção que infelizmente nem todos têm esse privilégio. Se alguém estiver numa situação mais complicada, claro que todas essas dicas são válidas e podem e devem ser aplicadas para esticar o dinheiro ao fim do mês. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 10 Maio 2021 Acho que a regra fundamental para poupar é cortar onde nos sentimos mais confortáveis. O Nikel é nas trivialidades do dia a dia, jantar fora, Uber Eats, roupa ou gadgets. O Mica é nos pequenos comportamentos desde as lâmpadas, alimentação e outros que tais. Acho que o fundamental no final do dia é a poupança deixar-vos confortáveis com a vossas próprias opções, ou seja, acabarem por fazer algo que nos permite poupar dinheiro mas que não sintam que estão a perder algo da vossa vida por isso. Se o conseguirem fazer, é meio caminho andado para juntar alguns trocos e andar na mesma feliz. 4 Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 10 Maio 2021 O @Mica é aquele gajo que quando chega a vez dele de pagar finos tem que ir embora que amanha acorda cedo 😁 6 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 10 Maio 2021 (editado) Posso dizer que o que mais me ajudou a poupar foi arranjar uma app para controlar gastos e criar objetivos. Óbvio que temos que ter noção da realidade e não estabelecer objetivos irrealistas, mas devem ser desafiantes. Na aplicação que uso registo todo o dinheiro que gasto e que recebo e dá para estabelecer objetivos de poupança com datas "limite". Basicamente criei objetivos de poupança e investimento até ao fim do ano (e todos os anos irei criar novos) e os mesmos mas com data limite no dia do meu 40º aniversário (tenho 32). Dando o valor e as datas finais, fica lá quanto temos que poupar por mês para atingir o objetivo e sempre que reforço, vou lá atualizar. Ver a percentagem concluída a subir e os gráficos de quanto dinheiro se tem e da subida ao longo do tempo dá um rush brutal e dá aquele empurrão extra para continuar. Recomendo vivamente. Posso dizer que os objetivos deste ano já estão todos bem próximos de ser batidos e ainda vamos em Maio. Só fará com que os do próximo ano sejam ainda mais desafiantes. Editado 10 Maio 2021 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 10 Maio 2021 Citação de Solero, Agora: O @Mica é aquele gajo que quando chega a vez dele de pagar finos tem que ir embora que amanha acorda cedo 😁 Por acaso só sou forreta comigo mesmo, é uma das coisas que é preciso saber-se separar, ser frugal vs ser avarento Citação de Pickle Rick, há 9 minutos: Acho que a regra fundamental para poupar é cortar onde nos sentimos mais confortáveis. O Nikel é nas trivialidades do dia a dia, jantar fora, Uber Eats, roupa ou gadgets. O Mica é nos pequenos comportamentos desde as lâmpadas, alimentação e outros que tais. Acho que o fundamental no final do dia é a poupança deixar-vos confortáveis com a vossas próprias opções, ou seja, acabarem por fazer algo que nos permite poupar dinheiro mas que não sintam que estão a perder algo da vossa vida por isso. Se o conseguirem fazer, é meio caminho andado para juntar alguns trocos e andar na mesma feliz. É precisamente a procura pela independência financeira que me fez rever comportamentos, e adotar aquele que *para mim* são simples de adotar Tenho um plus que é gostar muito de cozinhar, portanto comprar comida fora é raro, mas é uma das mais eficientes escolhas que podem tomar, mais do que qualquer uma que coloquei. Aprender a cozinhar é um aumento salarial fácil 2 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 10 Maio 2021 Citação de Mica, há 3 minutos: Por acaso só sou forreta comigo mesmo, é uma das coisas que é preciso saber-se separar, ser frugal vs ser avarento É precisamente a procura pela independência financeira que me fez rever comportamentos, e adotar aquele que *para mim* são simples de adotar Tenho um plus que é gostar muito de cozinhar, portanto comprar comida fora é raro, mas é uma das mais eficientes escolhas que podem tomar, mais do que qualquer uma que coloquei. Aprender a cozinhar é um aumento salarial fácil Verdade. Comer/cozinhar em casa poupa IMENSO dinheiro. É onde eu poderia (e quero) poupar grande parte do dinheiro que gasto. E eu até sei cozinhar e gosto de fazer a minha comida, mas a facilidade do Uber Eats veio trazer alguma preguiça na hora das refeições, confesso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 10 Maio 2021 Citação de bug, há 1 hora: Um gajo tenta sempre poupar como é óbvio, mas essa "obsessão" (não estou a julgar, atenção) tirava-me anos de vida. Eu não vejo obsessão nenhuma tbh, como o próprio Mica disse, são coisas q até o libertam de pensar nisso. É como preparar uma lista de compras antes de ir ao supermercado ou fazer as compras na hora, dúvido que te sentes uma hora a preparar para fazer uma tese só para escrever a lista. Citação de NIkeL, há 21 minutos: Posso dizer que o que mais me ajudou a poupar foi arranjar uma app para controlar gastos e criar objetivos. Óbvio que temos que ter noção da realidade e não estabelecer objetivos irrealistas, mas devem ser desafiantes. Na aplicação que uso registo todo o dinheiro que gasto e que recebo e dá para estabelecer objetivos de poupança com datas "limite". Basicamente criei objetivos de poupança e investimento até ao fim do ano (e todos os anos irei criar novos) e os mesmos mas com data limite no dia do meu 40º aniversário (tenho 32). Dando o valor e as datas finais, fica lá quanto temos que poupar por mês para atingir o objetivo e sempre que reforço, vou lá atualizar. Ver a percentagem concluída a subir e os gráficos de quanto dinheiro se tem e da subida ao longo do tempo dá um rush brutal e dá aquele empurrão extra para continuar. Recomendo vivamente. Posso dizer que os objetivos deste ano já estão todos bem próximos de ser batidos e ainda vamos em Maio. Só fará com que os do próximo ano sejam ainda mais desafiantes. Já agora, cumpres a meta em Maio e depois fazes o quê, em relação ao resto do ano? Citação de NIkeL, há 13 minutos: Verdade. Comer/cozinhar em casa poupa IMENSO dinheiro. É onde eu poderia (e quero) poupar grande parte do dinheiro que gasto. E eu até sei cozinhar e gosto de fazer a minha comida, mas a facilidade do Uber Eats veio trazer alguma preguiça na hora das refeições, confesso. É isto, sinto que somos bastante controlados em tudo, até porque não precisamos de grande coisa, mas a Uber Eats veio desmoronar o meu orçamento para comida 😂 Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 10 Maio 2021 Citação de Bashir, há 1 minuto: Já agora, cumpres a meta em Maio e depois fazes o quê, em relação ao resto do ano? É isto, sinto que somos bastante controlados em tudo, até porque não precisamos de grande coisa, mas a Uber Eats veio desmoronar o meu orçamento para comida 😂 Continuo. Estabeleci meta de X até ao fim do ano, se atingi X em Maio, tento ir a X+Y. Só ainda não decidi se fecho este quando chegar a 100% e crio um novo com um valor superior a começar nessa altura e a fechar no fim do ano ou se deixo o existente ir a 1XX%. É o primeiro ano que faço isto (apenas importei o extrato do banco do ano passado para ter já um ano de histórico para haver valores de comparação), por isso com o tempo vou tendo mais noção e dificilmente acontecerá novamente para o ano. 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Maio 2021 Citação de Bashir, há 20 minutos: É isto, sinto que somos bastante controlados em tudo, até porque não precisamos de grande coisa, mas a Uber Eats veio desmoronar o meu orçamento para comida 😂 Uber eats é um dos maiores assaltos que existe. Taxas de entrega + valor mais alto dos pratos e em quantidades menores. Só aproveitando promoções de entrega à borla, usar Bolt Food (que geralemnte tem entrega à borla) e comparar os preços dos pratos nessas apps com o Fork/Zomato. 1 Compartilhar este post Link para o post
Dutch Publicado 11 Maio 2021 Citação de NIkeL, há 7 horas: Posso dizer que o que mais me ajudou a poupar foi arranjar uma app para controlar gastos e criar objetivos. Óbvio que temos que ter noção da realidade e não estabelecer objetivos irrealistas, mas devem ser desafiantes. Na aplicação que uso registo todo o dinheiro que gasto e que recebo e dá para estabelecer objetivos de poupança com datas "limite". Basicamente criei objetivos de poupança e investimento até ao fim do ano (e todos os anos irei criar novos) e os mesmos mas com data limite no dia do meu 40º aniversário (tenho 32). Dando o valor e as datas finais, fica lá quanto temos que poupar por mês para atingir o objetivo e sempre que reforço, vou lá atualizar. Ver a percentagem concluída a subir e os gráficos de quanto dinheiro se tem e da subida ao longo do tempo dá um rush brutal e dá aquele empurrão extra para continuar. Recomendo vivamente. Posso dizer que os objetivos deste ano já estão todos bem próximos de ser batidos e ainda vamos em Maio. Só fará com que os do próximo ano sejam ainda mais desafiantes. Qual é a app que usas? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 11 Maio 2021 Citação de Dutch, há 1 hora: Qual é a app que usas? https://budgetbakers.com/ Tem versão APP e versão web (sincroniza um com o outro) mas por exemplo os objetivos só os encontro na app. Mas há milhentas apps do género, é procurar aquela que nos dá aquilo que procuramos. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Maio 2021 (editado) @Bashir, os cupões do Continente não têm muito que saber. A esmagadora maioria são descontos em cartão, portanto é sempre uma percentagem (ou valor fixo, tipo 5€) do que gastas vai para o cartão. Normalmente há um cupão semanal, de 10% ou 15% (mais raro) numa compra (sobre o valor total, portanto), e depois vai havendo cupões similares para produtos específicos, tipo "manteigas da marca X", ou "todo o leite", coisas assim. Por vezes, alguns destes cupões obrigam a que esse dinheiro que vai para o cartão seja gasto numa altura específica, mas são só alguns. Para a Galp é a mesma coisa, mas costuma ser desconto de X cêntimos por litro em cartão. Por exemplo, esta semana aproveitei um cupão de 16 cêntimos, num abastecimento de 30€ foram 3.35€ para o cartão, que agora posso usar em compras no Continente, Modalfa, Wells, ou outras lojas do grupo. Mais alguma dúvida, chuta. Editado 11 Maio 2021 por Ghelthon 1 Compartilhar este post Link para o post
JohnDoe Publicado 11 Maio 2021 Citação de Mica, há 21 horas: Peito de frango embalado (no Continente) custa 4,99€/kg; literamente metros ao lado está no talho a 3,99€/kg. Para quê gastar mais 25% pelo mesmo exato produto? E comprar um frango inteiro fica praticamente pelo mesmo preço que os peitos de frango. De cada vez que vou ao talho (+- 1x por mês agora que estamos os dois a trabalhar de casa) são sempre 3 frangos desmanchados o que me dá para 6/7 refeições para 2 pessoas e ainda aproveito as carcaças do frango para fazer caldos que uso em vez de comprar cubos knorr ou para canja, ou cozo e desfio para saladas. Tudo isto fica +- ao mesmo preço que 6/8 peitos. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 11 Maio 2021 Citação de NIkeL, há 1 hora: https://budgetbakers.com/ Tem versão APP e versão web (sincroniza um com o outro) mas por exemplo os objetivos só os encontro na app. Mas há milhentas apps do género, é procurar aquela que nos dá aquilo que procuramos. Já tentei usar apps do género mas percebi que não tenho a disciplina necessária para apontar tudo num prazo alargado. Passados uns meses deixo de ter paciência. O meu truque para controlar melhor as minhas finanças tem sido "separar" o dinheiro. Mal recebo o ordenado pago a renda de casa e depois envio o valor que defini consoante o meu budget mensal para diversos sítios. Investimentos para a DeGiro e Binance, compras "dispensáveis" para o N26 e o resto fica na banco para pagar contas, supermercado etc. Passados 10 meses a fazer isto o resultado é significativo. Consegui juntar muito mais do que alguma vez tive, e enquanto que há uns anos imaginava que era quase impossível poupar para a entrada de uma casa, a não ser que haja alguma tragédia, daqui a 5 anos (final do contrato de arrendamento que vou começar brevemente), devo consegui-lo sem dificuldade nenhuma. Apesar de agora pensar que quando chegar a altura não vou querer comprar casa 😅 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 11 Maio 2021 (editado) Citação de JohnDoe, há 24 minutos: E comprar um frango inteiro fica praticamente pelo mesmo preço que os peitos de frango. De cada vez que vou ao talho (+- 1x por mês agora que estamos os dois a trabalhar de casa) são sempre 3 frangos desmanchados o que me dá para 6/7 refeições para 2 pessoas e ainda aproveito as carcaças do frango para fazer caldos que uso em vez de comprar cubos knorr ou para canja, ou cozo e desfio para saladas. Tudo isto fica +- ao mesmo preço que 6/8 peitos. Melhor conselho deste tópico. Usar aqueles caldos industriais cheios de sal e outras porcarias é a pior m*rda que há. Editado 11 Maio 2021 por kareca Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 11 Maio 2021 (editado) Citação de joe, há 1 hora: Já tentei usar apps do género mas percebi que não tenho a disciplina necessária para apontar tudo num prazo alargado. Passados uns meses deixo de ter paciência. O meu truque para controlar melhor as minhas finanças tem sido "separar" o dinheiro. Mal recebo o ordenado pago a renda de casa e depois envio o valor que defini consoante o meu budget mensal para diversos sítios. Investimentos para a DeGiro e Binance, compras "dispensáveis" para o N26 e o resto fica na banco para pagar contas, supermercado etc. Passados 10 meses a fazer isto o resultado é significativo. Consegui juntar muito mais do que alguma vez tive, e enquanto que há uns anos imaginava que era quase impossível poupar para a entrada de uma casa, a não ser que haja alguma tragédia, daqui a 5 anos (final do contrato de arrendamento que vou começar brevemente), devo consegui-lo sem dificuldade nenhuma. Apesar de agora pensar que quando chegar a altura não vou querer comprar casa 😅 Eu quando recebo também faço logo a distribuição. Tiro X para a poupança, Y para Degiro e para Crypto. O restante fica na conta. No fim do mês se sobrar (sobra sempre), quando recebo em vez de meter X, meto X mais esse que sobra. Nunca é o mesmo valor, até porque gosto de ter valores "certos" na poupança, em saltos de 250, até porque me obriga a saltar para o escalão seguinte e a poupar mais. Se sobrarem 230 euros do mês anterior e eu quiser meter na poupança 500 do que recebi, arredondo para 750 por exemplo e acabo por poupar mais 20 euros. Às vezes arredonda para baixo mas normalmente subo se puder. Em relação à entrada para casa, se continuar neste ritmo também chego lá daqui a uns tempos, mas também me cheira que depois não vou querer ficar a 0 novamente. Não sei, logo se vê. Também comecei mais ou menos na mesma altura que tu, devemos estar numa timeline semelhante 😁 Editado 11 Maio 2021 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Maio 2021 (editado) Por aqui saem +/- 20% do salário para uma conta à parte, mal o recebo, mais quaisquer bónus+IRS+Subsídios, e até os € que me dão da subscrição Netflix e Spotify. Se sobrar ao final do mês deixo ficar, e ao fim de algum tempo, se sentir que estou a acumular com alguma facilidade, aumento a % de poupança sobre o rendimento. A razão pela qual deixo ficar é que psicologicamente custa-me menos tirar dinheiro da minha conta à ordem para um imprevisto, em vez de ter de ir ao fundo de emergência. Eu sei que acaba por parecer um contrasenso, pois o FE é para isso mesmo, mas gosto deste "layer" adicional, que nunca passou dos 1000€ na verdade. Editado 11 Maio 2021 por Mica Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 11 Maio 2021 Citação de Mica, há 1 minuto: Por aqui saem +/- 20% do salário para uma conta à parte, mal o recebo, mais qualquer bónus+IRS+Subsídios, e até os € que me dão da subscrição Netflix e Spotify. Se sobrar ao final do mês deixo ficar, e ao fim de algum tempo, se sentir que estou a acumular com alguma facilidade, aumento a % de poupança sobre o rendimento. A razão pela qual deixo ficar é que psicologicamente custa-me menos tirar dinheiro da minha conta à ordem para um imprevisto, em vez de ter de ir ao fundo de emergência. Percebo perfeitamente. Eu não o faço porque como não quero ir ao fundo de emergência, havendo despesas extra, obriga-me a cortar ao máximo no restante do mês para não ter de o fazer. Óbvio que já aconteceu ter de ir, mas se tenho um extra na conta a ordem acabo por ter sempre mais tendência a gastar mais, portanto prefiro ter sempre por defeito do que por excesso. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Maio 2021 Citação de NIkeL, Agora: Percebo perfeitamente. Eu não o faço porque como não quero ir ao fundo de emergência, havendo despesas extra, obriga-me a cortar ao máximo no restante do mês para não ter de o fazer. Óbvio que já aconteceu ter de ir, mas se tenho um extra na conta a ordem acabo por ter sempre mais tendência a gastar mais, portanto prefiro ter sempre por defeito do que por excesso. Como acrescentei depois, é um layer adicional que me dá conforto, mas também nunca chega a ser muito grande porque ou gasto parte dele, ou aumento a % de poupança. Como poupo o subsídio de férias e Natal na totalidade, nesses meses o tal layer é quase sempre usado. A tendência para gastar mais é naturalíssima. A boa notícia é que aquele cliché de esperar 72h até fazer uma compra funciona mesmo. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 11 Maio 2021 Citação de Mica, há 2 minutos: Como acrescentei depois, é um layer adicional que me dá conforto, mas também nunca chega a ser muito grande porque ou gasto parte dele, ou aumento a % de poupança. Como poupo o subsídio de férias e Natal na totalidade, nesses meses o tal layer é quase sempre usado. A tendência para gastar mais é naturalíssima. A boa notícia é que aquele cliché de esperar 72h até fazer uma compra funciona mesmo. Eu tenho bastante controlo em compras "supérfluas", só mesmo na comida é que é uma parvoíce. Sou capaz de não comprar um gadget qualquer ou uma roupa se achar que custa 20 euros a mais do que estou disposto, mas depois sou capaz de gastar 20 euros numa refeição sem pensar muito nisso. Tenho que controlar mesmo a m*rda do Uber Eats. 1 Compartilhar este post Link para o post