Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Eu comprei uma panela grande pa crl pa fazer sopa para congelar. Ainda ontem fiz já para 12 vezes. Mas como sopa todos os dias ao jantar, portanto..

Meal prep para a semana toda não tenho pachorra para fazer. Para além de que nem todas as comidas aguentam 5 dias no frigorífico, e outras não ficam bem congeladas (não tentem congelar massa 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, Em 11/05/2021 at 12:41:

Pena pedirem 17 fiadores e a tua alma pra comprares uma casa. 

Mito. Comprei apartamento há 7 anos, eu estava efetivo há 3 anos e a minha mulher estava a 4/5 meses de acabar contrato. Não nos pediram fiador, mas também era imóvel de banco, provavelmente também facilitaram por causa disso, e não termos nenhum crédito e termos dinheiro em depósitos a prazo.

Agora vendi o apartamento e comprei casa, eu em layoff, a minha mulher tem negócio próprio que com a pandemia quebrou um bocado, e mais uma vez não nos pediram fiador, e agora não era imóvel de banco, era um valor maior, não tinhamos depósitos a prazo, tenho um empréstimo e foi aprovado sem pedirem fiador. A única coisa foi que demos 15% de entrada, e a casa foi avaliada pelo banco por mais 20 mil euros do que o que comprei

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Em 14/05/2021 at 15:59:

Já agora, uma questão sobre ETF. Se um ETF na Euronext Amsterdam segue empresas/ações americanas, como é gerida a diferença horária? Quando a bolsa europeia fecha a americana ainda continua aberta e quando a europeia abre a americana está fechada. O que acontece depois do fecho da europeia é compensado na abertura no dia seguinte?

Alguém?

Outro caso por exemplo, hoje a XET está fechada, causando uma diferença entre um ETF nesta bolsa com o "mesmo" ETF na de Amsterdão. Imaginando que hoje havia uma variação grande para cima ou para baixo, como é que amanhã essa diferença era gerida? 

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se é o melhor tópico mas,

alguém percebe de painéis fotovoltaicos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem algum sheet do Excel pra saber quanto pagaria de irs/segurança social/iva se começasse a trabalhar a recibos verdes (trabalhador independente com regime simplificado)?

Acho q antes havia isenção de IVA pra clientes estrangeiros, agora já não?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 21 horas:

Alguém tem algum sheet do Excel pra saber quanto pagaria de irs/segurança social/iva se começasse a trabalhar a recibos verdes (trabalhador independente com regime simplificado)?

Acho q antes havia isenção de IVA pra clientes estrangeiros, agora já não?

salvo erro ainda há mas pergunta a alguem da autoridade tributaria atraves do e-balcao, assim ficas com resposta oficial por escrito

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, faz hoje 1 ano que iniciei nos ETF. Até agora subida de 13% em relação ao que meti. Meus ricos 0.1% na conta a prazo. Eu sei que não é linear e o segundo ano até pode ser negativo mas já é uma lufada de ar fresco.

Em 1 ano cresceu mais em valor absoluto do que literalmente em toda a minha vida. E com um investimento beeeem inferior.

Editado por NIkeL
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 4 horas:

Bom, faz hoje 1 ano que iniciei nos ETF. Até agora subida de 13% em relação ao que meti. Meus ricos 0.1% na conta a prazo. Eu sei que não é linear e o segundo ano até pode ser negativo mas já é uma lufada de ar fresco.

Em 1 ano cresceu mais em valor absoluto do que literalmente em toda a minha vida. E com um investimento beeeem inferior.

Qual etf? Iwda?

Eu faz seis meses e cada vez me dá mais gosto aprender literacia financeira. Só tenho pena não descobrir e aprender acerca disto mais cedo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 9 horas:

Qual etf? Iwda?

Eu faz seis meses e cada vez me dá mais gosto aprender literacia financeira. Só tenho pena não descobrir e aprender acerca disto mais cedo. 

Tinha o equivalente mas na de Frankfurt (EUNL) e estava a pagar comissões. Agora sim, estou a reforçar IWDA. Tenho também uma posição mais pequena e que vou reforçando no sp500 na área de tecnologias de informação (QDVE). Que felizmente agora também é sem comissão. Ou seja, agora todos os meses reforço IWDA e QDVE. Se não fossem os primeiros meses em que andei a comer com comissões, os meus ganhos teriam sido até bem mais altos que esses 13%. Parvoíce e desconhecimento meu.

Também tenho muita pena de não me ter informado e aprendido mais sobre estas questões financeiras. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 11 minutos:

Tinha o equivalente mas na de Frankfurt (EUNL) e estava a pagar comissões. Agora sim, estou a reforçar IWDA. Tenho também uma posição mais pequena e que vou reforçando no sp500 na área de tecnologias de informação (QDVE). Que felizmente agora também é sem comissão. Ou seja, agora todos os meses reforço IWDA e QDVE. Se não fossem os primeiros meses em que andei a comer com comissões, os meus ganhos teriam sido até bem mais altos que esses 13%. Parvoíce e desconhecimento meu.

Também tenho muita pena de não me ter informado e aprendido mais sobre estas questões financeiras. 

Vou averiguar esse. 

Por acaso ando a procura de um etf com uma relação risco/retorno ligeiramente superior ao iwda. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 14 minutos:

Vou averiguar esse. 

Por acaso ando a procura de um etf com uma relação risco/retorno ligeiramente superior ao iwda. 

É possível que encontres melhores nisso, digo eu. Eu sei que vai haver muita sobreposição dos dois mas eu queria estar mais exposto aos big boys dessa area, além de acreditar que no futuro o domínio de empresas desse tipo só tende a aumentar. Eu entrei nesse por essas razões e porque o valor de entrada é/era relativamente baixo, por enquanto, quando comecei a entrar acho que andava nos 11 ou 12, agora já vai nos 15 por unidade. A ideia era ter uma posição mais pequena noutro e esse valor mais baixo permite isso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Freire, há 50 minutos:

@NIkeL Fazes o investimento nessas ETF's através de que plataforma? Degiro?

Sim.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 17 minutos:

Sim.

Offtopic, mas reparei que fazes anos hoje. Parabéns e que tenhas tido um excelente dia. Abraço.

Editado por Eden Hazard
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Um conhecido quis apresentar um "grande negócio" à minha mulher. Ela ficou com dúvidas, achou estranho e confuso e enviou-me uma brochura para eu ler.

Bastou ler o que ela me enviou, a forma como estava escrito, o que (não) dizia para topar imediatamente que é um esquema em pirâmide.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar dos conhecidos buracos relacionados com os esquemas que usavam as criptomoedas como chamariz (muita gente perdeu dinheiro e dinheiro com isso), esses esquemas continuam a aparecer todos os dias com os tais "grandes negócios" e os pequenos investimentos de 250 euros com o lucro a ser obtido logo no dia seguinte. 

Compartilhar este post

Link para o post

Sou um leigo nestas matérias mas gostava de aprender. Aconselham algum livro para me iniciar nisto? Quando digo nisto refiro-me a investimentos (ações, etf, forex).

Quero começar do zero mesmo porque é disso que se trata. Os meus conhecimentos a nível financeiro são muito poucos daí querer algo mais geral para depois partir para algo mais específico.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kayzy, há 49 minutos:

Sou um leigo nestas matérias mas gostava de aprender. Aconselham algum livro para me iniciar nisto? Quando digo nisto refiro-me a investimentos (ações, etf, forex).

Quero começar do zero mesmo porque é disso que se trata. Os meus conhecimentos a nível financeiro são muito poucos daí querer algo mais geral para depois partir para algo mais específico.

https://www.etf.com/docs/IfYouCan.pdf

Ao mesmo tempo, vai ouvindo os podcasts do MoneyBar e do Contas Poupança

@Kayzy quando te sentires mais à vontade com os termos financeiros adiciona também o podcast Fire Talks Portugal. Mas à partida o material que te dei vai fazer com que encontres o teu próprio caminho.

Editado por Mica
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já gostei mais do contas poupança. Ultimamente ele fala com uma altivez que chateia. Sempre com lições de moral do tipo "você gasta no que quiser, depois não se queixe".

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

IWDA + EMIM ou VWCE? Pelo que vou vendo, a tendência tem sido a malta optar cada vez mais pelo segundo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 3 minutos:

IWDA + EMIM ou VWCE? Pelo que vou vendo, a tendência tem sido a malta optar cada vez mais pelo segundo

O que tiver comissões mais baixas

Se achas que mais malta tem optado pelo VWCE, tenta perceber o racional por detrás disso. Se não houver nenhum, é o que for mais barato de subcrever, e se forem os dois igualmente baratos, é escolher o que preferires, realisticamente são duas opções igualmente boas geridas por duas gestoras de ativos de confiança.

Editado por Mica
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Em 02/07/2021 at 21:47:

Nunca me lembrei de ir ver quanto tinha feito passado um ano, mas fui agora confirmar e comecei praticamente na mesma altura que tu.

Hoje atingi um belo milestone, os 1000€ de lucro 🙂 

Certamente que para alguns cá do burgo será um número insignificante, mas há uns 5 anos, quando entrei no mercado de trabalho, era completamente impensável conseguir poupar isso num ano por exemplo. Ainda foram uns aninhos a penar, muitas vezes a fazer um choradinho ao senhorio porque recebia o ordenado com 3 semanas de atraso, a deixar as contas de EDP a acumular etc etc... 

Com a progressão da carreira veio a estabilidade financeira, mas "poupanças" e "investimentos" não faziam parte do dicionário. De que é que me valia poupar 100 ou 200e por mês? Para dar entrada para uma casa daqui a 15/20 anos? Com algum jeitinho 100e iam à vida numa noite em que ia jantar fora com os amigos, rodava dois ou três bares e depois ia desgraçar-me para o Lux. (obvio que não costumava ser tanto, mas quem nunca?)

Acho que a principal diferença quando comecei a informar-me em relação aos ETFs e investimentos no geral, foi perceber a necessidade de um budget, e "dividir" o dinheiro mal ele chega à conta, mesmo quando o dinheiro não é grande preocupação. Inicialmente fiz um budget para investir 150€ mensais. Agora, passados 16 meses, depois de cortar umas despesas e ter um aumento de 200€ no ordenado, o investimento mensal aumentou para 500€, sem que tenha sentido grande diferença no estilo de vida (a pandemia ajudou, acabaram-se os gastos na noite lol).

Não sei para o que estou a poupar, mas o sonho "cliché" de vir a ter casa própria já não parece ser inalcançável, se bem que com uma maior literacia financeira, esse sonho agora parece ser menos prioritário... Mas ao menos sei que já não tenho de me preocupar tanto se amanhã deixar de ir trabalhar.

Em termos percentuais, o primeiro investimento de 150€ no IWDA subiu 44%. Sei que tive uma sorte absurda na altura em que comecei. A totalidade do portfolio subiu quase 16%, sem nunca falhar uma "mensalidade".

Sabendo que o último ano foi um outlier, gostava que daqui a uns dois anos conseguisse, ao longo de 12 meses, ter um lucro equivalente a um mês de ordenados. Ficava contente se num ano recebesse 15 meses, em vez dos 12 praticamente sem direito a férias, que tive quando comecei 🙂 

• Like 11

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...