Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de NIkeL, há 51 minutos:

Tanto em ações como ETF não precisas declarar nada até ao momento em que vendes, a menos que haja dividendos. Atenção que na altura da venda só declaras as mais (ou menos) valias, se compraste a 10 e vendeste a 15, declaras 5.

Outra coisa a ter em atenção é que é num sistema de First In, First Out, ou seja, se comprares unidades de um ETF ao longo do tempo, quando fores vender, estás a vender as que compraste inicialmente, ou seja, as mais antigas. Usam-se essas para fazer as contas das mais valias.

Isto está simplificado, aconselho a ler mais sobre o assunto, mas ficam essas luzes.

Uma das diferenças dos ETF´s ACC e DIS.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duplo Sentido, há 18 minutos:

Obrigado pela ajuda, neste momento a minha ideia, é fazer algo a longo prazo. No entanto relativamente a dividendos, pelo que percebi a corretora já faz o desconto ou entendi mal. Em Etfs acumulativos, só aquando a venda etque devo declarar, certo? 

Já agora, que aconselhas para perceber um pouco melhor, andei a ler um pouco como funciona mas fiquei sempre na dúvida. 

Sim, nos acumulativos não precisas de declarar. Só quando venderes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duplo Sentido, há 48 minutos:

Obrigado pela ajuda, neste momento a minha ideia, é fazer algo a longo prazo. No entanto relativamente a dividendos, pelo que percebi a corretora já faz o desconto ou entendi mal. Em Etfs acumulativos, só aquando a venda etque devo declarar, certo? 

Já agora, que aconselhas para perceber um pouco melhor, andei a ler um pouco como funciona mas fiquei sempre na dúvida. 

Aqui já falo sem certeza absoluta, penso que a corretora faz o desconto mas é consoante a origem do ETF, que não é Portugal, ou seja, terás de declarar para pagar o que falta ou para receber o que pagaste a mais e evitar dupla tributação. Nos acumulativos seria só quando venderes sim.

Os distributivos não compensam em Portugal a menos que seja para usufruir deles imediatamente, porque se o objetivo for reinvestir esses dividendos vais perder imenso em impostos. Além de que para receber dividendos substanciais tens de ter uma quantidade já bem considerável investida (na ordem das centenas de milhar pelo menos).

Quanto ao que ler, eu não tenho nada em específico para te aconselhar, é muito pelo que pesquiso consoante dúvidas específicas que vou tendo. Acabo por ir parar muitas vezes ao reddit, no /r/literaciafinanceira

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à Degiro penso que também se tenha de declarar a conta que abrimos ao nos registarmos na plataforma.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duplo Sentido, há 2 horas:

Posso estar enganado, mas acho que a XTB nas ações americanas faz logo o desconto de 30% nos dividendos. Ou seja, tens de declarar isso no IRS para receberes de volta os 2% a mais que foram retirados.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui com VWCE?

Sinceramente estou a pensar em deixar os ETFs IWDA+EMIM para subscrever apenas esse. Parece-me que ele mesmo já é um IWDA+EMIM, e assim facilita-me ainda mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu. E se o dinheiro fosse meu mais depressa ficava com IWDA+VWCE do que só com VWCE.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 2 minutos:

Eu. E se o dinheiro fosse meu mais depressa ficava com IWDA+VWCE do que só com VWCE.

50% do meu PPR está exposto a ações, sendo que desses 50%, 85% é IWDA e os outros 15% EMIM.

O PPR é para onde vai o maior bolo da poupança, portanto a minha conta na Degiro serve para aumentar a minha exposição a ações/ETFs.

Era mais nesse sentido que estava a pensar em simplificar.

Mas qual é o teu racional para ficar com IWDA+VWCE? Puramente por diversificação ou para maior exposição a um determinado mercado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Alguém aqui com VWCE?

Sinceramente estou a pensar em deixar os ETFs IWDA+EMIM para subscrever apenas esse. Parece-me que ele mesmo já é um IWDA+EMIM, e assim facilita-me ainda mais.

Eu. Ainda hoje reforcei.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que vwce é literalmente iwda+emim.

Pode haver vantagens no vwce no sentido em que é só uma transação

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 19 horas:

Penso que vwce é literalmente iwda+emim.

Não é. Pode ser parecido, mas não é, começa no parte de serem de grupos de investimento diferentes e acaba no facto de terem TERs diferentes.

Citação de Mica, Em 26/01/2022 at 15:13:

Mas qual é o teu racional para ficar com IWDA+VWCE? Puramente por diversificação ou para maior exposição a um determinado mercado?

Para não ficar mais um ano a penar com retornos negativos do EMIM, mas esse é o meu racional para o meu dinheiro. Não estou a dizer que é o correcto, ou o que deva ser feito.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda deu para reforçar hoje a preços de há 3 meses e tal atrás. Bem porreiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui tem alguma opinião da possível bolha existente no mercado imobiliário em Portugal e que ache que esta bolha pode rebentar com o aumento iminente das taxas de juro do BCE? Tenho andado a pensar nisso desde Janeiro desde que existe cada vez mais a certeza que o BCE e o FED vai aumentar as taxas de juro e que isso pode influenciar a procura e oferta nos mercados e provocar uma possível crise como em 2008..

Compartilhar este post

Link para o post

Com a inflação nos EUA a bater nos 7,5 %, vamos lá ver se a Fed não mexe nas taxas já este mês em vez de esperar pela reunião do próximo mês.

Uma bolha na escala de 2008 não acredito que aconteça. Primeiro porque não creio que os bancos estejam dispostos a ficar novamente inundados de imobiliário no seu portfólio e depois porque o nosso mercado imobiliário internacionalizou-se bastante desde aí, portanto mesmo havendo defaults e quebras na procura, não é de esperar que os preços afundem numa escala semelhante à da última crise.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 1 hora:

Com tudo isto, nunca apanhei o iwda tão baixo. A ver se vai continuar a descida. 

Não costumo fazer previsões, mas a minha intuição diz-me que isto não é nada, está em valores do verão/outono de 2021. Aliás, está a descer bem menos que aquilo que esperava.

Tenho também um ETF de obrigações (IUS5.DE) que está a ter a melhor performance dos últimos tempos, o que de certa forma tem ajudado a conter as quedas.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém usa o Curve por aqui? A feature "Go Back in Time" é ótima para quem usa o cartão crypto.com por baixo e já tem transações feitas com outros cartões tendo utilizado o da Curve, pois permite trocar o cartão efetuado em transações até 30 dias e aproveitar para ganhar o cashback disso. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...