Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de Rain Dog, há 1 minuto:

comprovativo de morada :4_joy: então como pobre que paga renda por baixo da mesa não posso abrir?

Pede atestado na junta 

deve dar 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 20 minutos:

Como é que se faz para comprar os certificados de aforro? Também tenho todo o meu dinheiro à ordem neste momento.

Somos 2. E sou um burro nestes temas. 

Expliquem-me melhor o que fazer. Vou aos ctt, faço isso tudo e depois?

Atenção, quando digo burro é mesmo saber 0 da matéria por isso têm de falar como se tivesse 5 anos sff.

Editado por xicantonio

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o equivalente a certificado de aforro noutro pais?

Um cidadão estrangeiro ou cidadão portugues residente no estrangeiro pode meter dinheiro nisso?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 2 minutos:

Somos 2. E sou um burro nestes temas. 

Expliquem-me melhor o que fazer. Vou aos ctt, faço isso tudo e depois?

Atenção, quando digo burro é mesmo saber 0 da matéria por isso têm de falar como se tivesse 5 anos sff.

Vê o que escrevi na outra página 

Citação de a.lopes, Agora:

Um cidadão estrangeiro ou cidadão portugues residente no estrangeiro pode meter dinheiro nisso?

Sem certezas, mas se tiveres alguma morada cá podes fazer 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Montero, há 1 minuto:

Vê o que escrevi na outra página 

Não há risco nenhum de sair a perder?

E a partir de que quantia compensa investir?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 3 minutos:

Capital garantido. 

Depende.. se puderes tenta passar num balcao ctt e pedes uma simulação com o valor que pretendes.. ficas logo a saber qual o valor que irás receber

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 7 minutos:

Há, se o Estado falir.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Montero, há 9 minutos:

Capital garantido. 

Depende.. se puderes tenta passar num balcao ctt e pedes uma simulação com o valor que pretendes.. ficas logo a saber qual o valor que irás receber

Mas assim de cabeça sei lá, mandas pa lá 15k, em 2 anos isso dá quanto +-?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 7 minutos:

Atualmente, 3.5% ao ano, juros compostos.
Indexado ao euribor de 6 meses, acho eu.

Editado por kareca
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 4 minutos:

3% ao ano (neste momento), é fazer contas.

Os certificados é do mais seguro para não deixar dinheiro parado, mas mesmo assim os números são mais baixos que a inflação. Não sei se compensa.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luís Silvares, há 58 minutos:

Podes simular aqui

Andei eu a fazer o modelo em Excel há um par de meses quando já existia isso...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 2 horas:

comprovativo de morada :4_joy: então como pobre que paga renda por baixo da mesa não posso abrir?

No portal das finanças quando pedes uma certidão de domicílio fiscal que morada é que aparece?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 2 horas:

Atualmente, 3.5% ao ano, juros compostos.
Indexado ao euribor de 6 meses, acho eu.

Euribor a 3 meses 👍 a taxa renova de três em três meses para cada aplicação 

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora só para dar a informação 100% correcta.

A taxa de juro dos certificados de aforro é euribor 3 meses + 1%. Esta taxa é válida por três meses, depois a cada três meses renova com base na euribor 3 meses do mês anterior + 1%.

Outros pormenores:

• Nos primeiros três meses não podem mexer no dinheiro. Por isso o meu conselho, para alguém que queira pôr o dinheiro quase todo que tem à ordem é parcelar as compras de certificados de maneira a nunca ficar sem fundo de maneio;
  • o juro é composto de 3 em 3 meses, isto é, a cada três meses pagam-vos os juros e esse dinheiro, a menos que o retirem, entra para a capitalização dos próximos 3 meses;
  • Há "prémios de manutenção" de 0.5% dos 2 aos 5 anos e de 1% entre o 6º e o 10º ano. Ou seja, assumindo que a taxa dos certificados se mantinha nos 3.5% durante 10 anos, a partir do 2º ano seria aplicada uma taxa de 4% e partir do 6º ano 4.5%;

A taxa euribor a três meses aplicada nos certificados de aforro é "determinada mensalmente no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o mês seguinte, em que E3 é a média dos valores da Euribor a três meses observados nos dez dias úteis anteriores, sendo o resultado arredondado à terceira casa decimal."

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

Até parece combinado, mas o Anderson falou hoje no contas poupança. É puxa na box para trás, por volta das 21h10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Agora:

Até parece combinado, mas o Anderson falou hoje no contas poupança. É puxa na box para trás, por volta das 21h10

Também estive a ver e fiquei bem interessado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Em 28/11/2022 at 22:15:

Ainda não está bem claro se se podem resgatar PPR's com menos de 5 anos no âmbito desse decreto-lei, já que deixa margem para interpretação. 

No entanto, entretanto entrou no OE2023 uma proposta do PSD que permite pagar prestações do CH xom PPR's sem ser necessário tê-los durante 5 anos antes de pagar prestações. 

https://www.publico.pt/2022/11/25/economia/noticia/usar-ppr-pagar-prestacao-casa-fica-facil-2023-2029154

Nesse âmbito vou fazer um PPR até ao final deste ano para ir buscar os 400€ do benefício fiscal, e depois em 2023 ou retiro um IAS/mês se entretanto sair um esclarecimento ao decreto-lei ou uso pagar o CH.

Parece que entretanto isto já foi confirmado:

https://contaspoupanca.pt/2023/02/04/a-resposta-oficial-pode-resgatar-mais-de-400-euros-por-mes-do-seu-ppr-sem-penalizacao/

https://conselhosdoconsultor.com/resgate-antecipados-dos-ppr-sem-penalizacao/

Citação

De forma resumida, a Lei n.º 19/2022, de 21 de outubro, impôs as principais regras:

• Pode resgatar o seu plano de poupança até ao limite mensal do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).  Em 2022 o IAS fixou-se em 443,20 euros e em 2023 subiu para 480,43 euros;
  • Os tipos de plano de poupança abrangidos são: planos poupança-reforma (PPR), planos poupança-educação (PPE) e planos poupança-reforma/educação (PPR/E);
  • O resgaste sem penalização é possível até 31 de dezembro de 2023. Esta medida produz efeitos entre 1 de outubro de 2022 e 31 de dezembro de 2023, conforme consta no decreto-lei;
  • As instituições financeiras que comercializam estes produtos têm de divulgar esta possibilidade nos seus portais online até 31 de dezembro de 2023. No caso de emitirem extratos de conta com uma área para a prestação de informações ao cliente, devem incluir essa informação no documento.

Nice.

De notar também que só não existirá penalização no resgate parcial se o PPR tiver sido subscrito até dia 30 de setembro de 2022:

Citação

Em resumo, não é necessário que o PPR tenha mais de 5 anos, mas só pode resgatar os valores subscritos antes da aplicação da lei, ou seja, até 30 de setembro do ano passado. Isto significa que, se subscreveu o seu PPR após 30 setembro de 2022 e quer realizar o resgate, então pode haver penalização. Isso só não acontece se o resgate for realizado dentro das exceções previstas na lei (por exemplo: doença ou desemprego) ou quando o resgaste tem como objetivo pagar a prestação da casa, como vamos ver mais a frente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 19 minutos:

Atenção que o resgate ao abrigo do IAS é só para subscrições até setembro de 2022.

Citação

“Com base no espírito da lei subjacente à Lei n.º 19/2022, de 21 de outubro, o reembolso até ao limite mensal do IAS referido no número 1 do artigo 6.º poderá ocorrer antes do decurso dos 5 anos estabelecidos nos números 2 e 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 158/2002, de 2 de julho, desde que respeitem a valores subscritos até à data da entrada em vigor daquela lei, ou seja, até 30 de setembro de 2022;

https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/legislacao/instrucoes_administrativas/Documents/Oficio_Circulado_20251_2023.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 14 horas:

Eu atualizei a minha morada fiscal no aforronet para os Países Baixos e logo a seguir comprei alguns, por isso assumo que não seja um problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa questão do resgate aplica-se igualmente a Fundos de Pensões? Ou é só PPR's?

EDIT: Esqueçam, já esclareci a minha dúvida num dos links que partilharam...

Citação

O decreto-lei é muito específico. Só se aplica a:
– Planos poupança-reforma (PPR),
– Planos poupança-educação (PPE)
– e Planos poupança-reforma/educação (PPR/E)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Abro o site do aforronet e parece que ouço o modem de 56k a trabalhar.

• Like 3
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

É possível fazer a compra dos Certificados de Aforro online ou só mesmo presencial nos CTTs?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...