Ir para conteúdo
sinik

Dinheiro, investimentos e literacia financeira

Publicações recomendadas

Citação de Kimi Raikkonen, há 18 minutos:

Depende da tua aversão ao risco.

Se queres liquidez a curto prazo e não queres lidar com a volatilidade do mercado/ativo, ter o dinheiro parado é a solução mais óbvia.

Se for para o longo prazo, na minha opinião há melhores soluções para rendimento passivo. Ações que pagam dividendos com yields de 5-10%, ETFs de dividendos, obrigações, REITS.

Eu entendo isso, só não acho que seja comparável. Alguém que procura uma conta dessas para obter juros, é porque provavelmente não quer colocar esse dinheiro (em específico) em produtos de risco.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 14 minutos:

Eu entendo isso, só não acho que seja comparável. Alguém que procura uma conta dessas para obter juros, é porque provavelmente não quer colocar esse dinheiro (em específico) em produtos de risco.

Daí ter dito que depende da aversão ao risco e do objectivo do dinheiro.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Que se coloque em certificar de aforro, risco mínimo, passado 3 meses,  se precisar pode levantar sem problemas 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 2 horas:

Que se coloque em certificar de aforro, risco mínimo, passado 3 meses,  se precisar pode levantar sem problemas 

Porquê, se esta taxa é maior e é uma opção isenta de risco até 100 mil euros?

Só se for pelos prémios de permanência.

Compartilhar este post

Link para o post

Em Portugal também vos ligam do banco para confirmar transferencias de dinheiro? 

Sem querer estar a escrever muito mas basicamente sempre que fiz transferencias acima de X tenho a gestora de conta a confirmar a veracidade da transferencia, até à semana passada pensei que o faziam numa de proteger. No sabado, estava a conduzir e liga-me a conselheira para confirmar uma transferencia internacional abaixo de 500€. Confirmo que sim, que era eu que tinha feito o pedido, e ela pergunta-me "e é pra quê?" fiquei uns segundos calado a pensar "é pra c*na da tua tia". A transferencia é para pagar algo relacionado com férias e acabei por dizer o que era porque nao quis estar a entrar numa discussao ao telefone mas tem estado aqui a remoer-me, se nao tivesse dito para o que era ela nao teria dado o seu aval? O banco podia-me bloquear uma transferencia do meu dinheiro para algo que nao é ilegal mas que eu nao me sentia bem a dizer o que era? 

Que o dinheiro nao é "nosso" tenho bem a noçao disso, mas ja estamos neste nivel de controlo? 

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

Em Portugal também vos ligam do banco para confirmar transferencias de dinheiro? 

Sem querer estar a escrever muito mas basicamente sempre que fiz transferencias acima de X tenho a gestora de conta a confirmar a veracidade da transferencia, até à semana passada pensei que o faziam numa de proteger. No sabado, estava a conduzir e liga-me a conselheira para confirmar uma transferencia internacional abaixo de 500€. Confirmo que sim, que era eu que tinha feito o pedido, e ela pergunta-me "e é pra quê?" fiquei uns segundos calado a pensar "é pra c*na da tua tia". A transferencia é para pagar algo relacionado com férias e acabei por dizer o que era porque nao quis estar a entrar numa discussao ao telefone mas tem estado aqui a remoer-me, se nao tivesse dito para o que era ela nao teria dado o seu aval? O banco podia-me bloquear uma transferencia do meu dinheiro para algo que nao é ilegal mas que eu nao me sentia bem a dizer o que era? 

Que o dinheiro nao é "nosso" tenho bem a noçao disso, mas ja estamos neste nivel de controlo? 

Que me lembre só me fizeram isso quando fiz a transferência para comprar o último carro (15k), e até acho que foi automático, não foi uma pessoa. Recentemente fiz uma nos 4 dígitos e não me ligaram, portanto diria que terá também a ver com o valor.

Mas sim, de maneira geral acho que os bancos têm instruções para serem mais "intrometidos", tanto para segurança dos clientes como para evitar branqueamento de capitais. Provavelmente se fizeres um depósito de valor avultado (não sei dizer-te que valor), ou receberes uma transferência que saia do teu normal, vão pedir-te que justifiques. Acho que é o novo normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece ser mais uma questão de fidelização. Querer saber se vais mover para algum produto de outra instituição. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 45 minutos:

Parece ser mais uma questão de fidelização. Querer saber se vais mover para algum produto de outra instituição. 

Pensei nisso porque ja soube de bancos que rejeitaram transferencias para sites de crypto. 

Compartilhar este post

Link para o post

Montantes pequenos é para gerir concorrência e tentar segurar mas sem qualquer força jurídica.

Montantes acima de 2,5k€ são todos analisados by default por modelos de "risco" (não implica necessariamente uma chamada de validação para o cliente). E depois há certos padrões específicos que também disparam o alarme, tipo o mesmo gajo no mesmo dia transferir 500€ para 300 pessoas diferentes.

Não temos bem noção do que se passa nos bancos. Há 11 anos (f*da-se) trabalhei num departamento de clientes estrangeiros e não raras vezes chegavam emails a perguntar se recebíamos transferências de um banco do país X, para depois retransferir para o banco do país Y, "no records". Tudo com emails bem escritinhos, completamente às claras.

Compartilhar este post

Link para o post

Nas contas pessoais nunca ninguém me perguntou nada. E ainda esta semana movi uma quantia material no seguimento do que partilhei acima Trade Republic - banco "normal" - Revolut pq evito ter quantias mais elevada à ordem sem rendimento passivo.

Só me deparei com esses bloqueios no trabalho. Tipo transferências para para Portugal para pagar salários e bloquearem até justificação da transação e suporte documentacional, tendo de partilhar evidência de fatura de serviços ou contrato de empréstimo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 20 horas:

nunca me ligaram para nada e transfiro milhões regularmente

Transfere aí para a minha conta.

Também passei 2.5k+ da TR para Banco normal e depois Revolut e ninguém me ligou. E logo a seguir ainda espetei lá mais guita que tinha aqui parada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Em 03/02/2026 at 15:17:

Aqui em Espanha (Caixabank) a minha gestora de conta telefonou-me só uma vez quando fiz uma transferência de 5k mais ou menos para Binance. Fiz a transferência e uns 5 minutos depois estava ela a ligar-me, mas tudo tranquilo era só para confirmar que era eu e depois de eu ter confirmado, não pediu mais informação nenhuma. 

Já fiz transferências de 15/20k para Degiro e aí não aconteceu nada. Entendo que se fizeres uma transferência grande para um sítio que não é comum na tua conta, é normal que escrutinem um bocadinho mais até para ter a certeza que não é fraude.

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar outra coisa que contribui para não marcarem como suspeito é o destino ser uma conta bancária em que o nome do beneficiário é o mesmo.

Daí movimentos para IBANs da TradeRepublic, Revolut, etc não levantem bandeira.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez já seja um assunto batido, mas alocam uma percentagem fixa do salário aos investimentos? Por exemplo, uma percentagem para cada activo/tipo de activo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Talvez já seja um assunto batido, mas alocam uma percentagem fixa do salário aos investimentos? Por exemplo, uma percentagem para cada activo/tipo de activo?

Meto sempre 20€, não me faz diferença.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

E a nova lei nos Países Baixos? Taxar os ganhos ainda não realizados?

Lá se vai mais um paraíso dos liberais europeus.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 52 minutos:

É um bocado como aqui, em que recebes ações da empresa e te taxam quando elas chegam ao prazo de maturidade (vesting date) e não só quando/se efetivamente venderes.

Mudaram isso há um par de anos, mas só para start-ups portuguesas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 19 minutos:

É um bocado como aqui, em que recebes ações da empresa e te taxam quando elas chegam ao prazo de maturidade (vesting date) e não só quando/se efetivamente venderes.

Mudaram isso há um par de anos, mas só para start-ups portuguesas.

Eu sei o que é. E cá se há é para situações muito específicas (desconhecia).

Nos Países Baixos será para tudo o que são investimentos em stocks, crypto, bonds, etc. Lá se vai o juro composto.

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, Em 16/02/2026 at 21:44:

não é novo a taxação de ganhos não realizados, a mudança vem em antigamente não haver forma de impedir de pagar se o que tivesses realizado fosse menor ou perdas (no geral).

Agora existe uma possibilidade de indicar os teus ganhos reais (se bem que o cálculo raramente é mais baixo que o fictício) para precaver esses cenários.

Não me apetece estar aqui a falar de impostos box 3 holandeses mas é mais complexo que isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Em 16/02/2026 at 19:43:

40/30/30 rule

pus no google, fui ver o que era isso (edit: foi a resposta da ai)

The 40/30/30 rule is a nutritional framework designed for sustainable, balanced eating by allocating daily calories to 40% carbohydrates, 30% protein, and 30% fat. Also known as the Zone Diet, this approach aims to stabilize blood sugar, manage hunger, and support muscle mass without extreme restrictions. 

ahahahaha

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 38 minutos:

pus no google, fui ver o que era isso (edit: foi a resposta da ai)

The 40/30/30 rule is a nutritional framework designed for sustainable, balanced eating by allocating daily calories to 40% carbohydrates, 30% protein, and 30% fat. Also known as the Zone Diet, this approach aims to stabilize blood sugar, manage hunger, and support muscle mass without extreme restrictions. 

ahahahaha

Acho que consigo ver aí uma analogia 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 47 minutos:

Acho que consigo ver aí uma analogia 

btw essa resposta é uma cagada, a macro da proteína nunca pode ser uma % mas sim um número resultante de x gramas/por quilo da pessoa.

depois sim, estimar o resto das calorias totais em % em relação à gordura (entre 20 a 30%) e depois o que sobrar é os hidratos de carbono que compõe o resto

vai de encontro à conversa no outro tópico que se a pessoa não fizer fact check ao que a ai diz, às vezes vai dar m*rda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, Em 16/02/2026 at 19:43:

40/30/30 rule

Certo, essa e a 50/20/30 conheço.

Mas a pergunta era mais para a parte específica dos investimentos. Eu só estou a começar e, neste momento, estou a dividir o que invisto, em partes iguais, num PPR e num ETF. Não me parece que seja o mais razoável. E a minha pergunta era mais neste sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...