El Shafto Publicado 30 Agosto 2020 (editado) Acabou. Vou deixar tudo em spoiler por uma questão de precaução. Spoiler Antes de ir ao que importa em si, dizer que, enquanto jogo, é uma clara evolução do primeiro. Expressei-o na altura que o terminei algures, não sei se neste tópico, se noutro, mas, no primeiro, a certo ponto eu tive de me arrastar para terminar o primeiro e abandonei completamente toda a lógica para simplesmente desatar aos tiros e a varrer tudo o que me aparecia à frente. Quando o jogo chega às partes da Ellie tudo melhora, seja os mapas, seja o gameplay. O saber que nesta sequela se iria jogar com a Ellie deixou-me entusiasmado por isso mesmo e não desiludiu. Eu não sou muito de jogos, filmes ou media de "terror". Vamos resumir isto a sou um coninhas, é justo. Antes de entrar no primeiro Last of Us investiguei bastante opiniões do quão spooky poderia ser e após várias opiniões concluí que seria na boa. E foi. Este é uma besta diferente. É um jogo brutalmente violento e isso não é só pelos enforcamentos, as pessoas a serem esventradas ou o guincho dos cães, mas, e acima de tudo, pelo doentio ambiente que cria. O capítulo do Ground Zero não é um capítulo necessariamente longo, diria que até é bastante curto, mas é absolutamente de cortar a respiração. Não foi a única vez que o jogo me meteu a suar, mas deve ter sido das mais intensas. Indo ao que interessa realmente no que toca a esta franquia... Quando chega à altura de jogar com a Abby fiquei genuinamente chateado pela primeira vez. Pausei o jogo durante uma quantidade considerável de tempo porque, sinceramente, a minha motivação para o fazer era algo como zero. Depois de me passar a birrinha lá o fiz e, sinceramente, até gostei. É um bocado questionável dado o plot o gameplay dela ser bastante semelhante ao do Joel, mas vamos saltar isso à frente. Para mim, quando se chega ao fim do arc da Abby é que a porca torce o rabo. Há que por os pontos nos i's aqui: uma pessoa viu a Ellie crescer e sobreviver com um constante sentimento de que a sua morte nada menos do que justiça e merecida. Não é que a procure ativamente, mas não era alguém a que ela fecharia a porta. Há um certo carinho e/ou estima que se ganha pelo personagem, assim como pelo Joel. A última coisa que eu quero é controlar a Abby numa luta contra a Ellie. A Ellie podia literalmente mijar em cima dos cadáveres do Owen e da Mel que eu nunca ia querer estar do outro lado da luta. Percebo porque é que acontece por uma questão de plot, mas é uma atrocidade de decisão. Havia outras formas de fazer isto e certamente que poderiam deixar o jogador escolher com que personagem queriam jogar e adaptar as cutscenes a isso para a mesma conclusão. É como se eu estivesse a jogar Pokémon, derrotasse a Elite Four, fosse para a luta contra o Campeão e tivesse de jogar com o Campeão contra o meu personagem. Contra os meus pokémons. Não. Ninguém quer isso. No final dessa mesma boss fight temos um anular do arc da Abby. Acho que não estou a praticar qualquer forma de reach quando digo que é uma espécie de arc de redenção. Se, na minha opinião, ela chega ao começo da entrada no cinema não necessariamente como vilã, quando chega ao fim e está prestes a ser absolutamente visceral e degolar a Dina em frente à Ellie é colocada novamente nesse papel sem margem de manobra. É verdade que não o faz, mas não o faz pelo Lev. Porque ia fazê-lo com o maior asco possível. Esta parte final não teria de ser um problema, coloca novamente os papéis como no início para voltar à toada normal. Mas voltamos à estaca zero: eu não quero jogar com a Abby. Eu sei que é um capítulo relativamente curto e tal, sei que é também infantil da minha parte, mas não tenho interesse em jogar com aquele personagem. E novamente tenho de o fazer. O final em si... não vou dizer que era o que queria. Sou muito básico e tudo o que queria era satisfazer a minha vingança. Mas não acho que tenha sido mau e, sinceramente, desconfiava um pouco que era o que ia acontecer, porque toda a temática visual com as traças (sinceramente, moth soa muito melhor, mas pronto) e o clássico ditado "moths to the flame" apontava-me para algo mais trágico que eu nunca achei que tivessem os colhões para fazer, que envolvia também a morte da Ellie no fim. Acho que acabo por não ter opinião sobre o final em si, tinha de pensar mais. Não era o que queria, mas não acho que seja uma má conclusão, vou deixar assim. Em jeito de resumo, enquanto jogo é muito bom, no que toca à parte da história, que é o que interessa aqui, acho que há pontos altos da história que deviam ter sido feitos de forma diferente. Tanto o 1 como o 2 são ambos clichés do mais puro. Clichés diferentes, mas clichés, não sendo isso obrigatoriamente algo negativo. Ainda assim, o 1 está muito à frente do 2 no que toca à narrativa e a como conta a história. Há más decisões na reta final, não em termos de história ou conclusão, mas em como é contado. Uma conclusão geral: é um bom jogo, roça o bastante bom, o drama associado foi completamente exagerado. Finalmente posso dar backread e ler as opiniões do pessoal LOL Editado 30 Agosto 2020 por El Shafto 3 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 30 Agosto 2020 Queria citar, não dá, por isso fica assim: Há que por os pontos nos i's aqui: uma pessoa viu a Ellie crescer e sobreviver com um constante sentimento de que a sua morte nada menos do que justiça e merecida. Não é que a procure ativamente, mas não era alguém a que ela fecharia a porta. Há um certo carinho e/ou estima que se ganha pelo personagem, assim como pelo Joel. A última coisa que eu quero é controlar a Abby numa luta contra a Ellie. A Ellie podia literalmente mijar em cima dos cadáveres do Owen e da Mel que eu nunca ia querer estar do outro lado da luta. Percebo porque é que acontece por uma questão de plot, mas é uma atrocidade de decisão. Havia outras formas de fazer isto e certamente que poderiam deixar o jogador escolher com que personagem queriam jogar e adaptar as cutscenes a isso para a mesma conclusão. O propósito é criar desconforto ao colocar o jogador na pele da Abby. Durante todo o jogo somos incentivados a matar e tu como eu e muitos outros jogadores, hesitámos naquele momento. Não é por acaso que existem duas lutas entre ambas. Não acho que tenhas que necessariamente querer que a Abby não morra, mas sim zelar pelo bem-estar da Ellie. É um conflito artificial que também existiu na cena final do primeiro jogo. Pessoalmente a sequela teve mais sucesso nesse capítulo. No final dessa mesma boss fight temos um anular do arc da Abby. Acho que não estou a praticar qualquer forma de reach quando digo que é uma espécie de arc de redenção. Se, na minha opinião, ela chega ao começo da entrada no cinema não necessariamente como vilã, quando chega ao fim e está prestes a ser absolutamente visceral e degolar a Dina em frente à Ellie é colocada novamente nesse papel sem margem de manobra. É verdade que não o faz, mas não o faz pelo Lev. Porque ia fazê-lo com o maior asco possível. Estranhei como muita gente que gostou do jogo, nunca questionou essa cena da Abby. É difícil para mim atribuir-lhe 'superioridade moral', quando o mais aparente é estar a seguir os passos do Joel. O que é que se passará com ela se acontecer alguma coisa ao Lev? A minha interpretação é que o Joel, Ellie e Abby representam o ciclo de dor e trauma e quem conseguiu ultrapassá-lo, mesmo falhando pelo caminho, foi a Ellie. O final em si... não vou dizer que era o que queria. Sou muito básico e tudo o que queria era satisfazer a minha vingança. Mas não acho que tenha sido mau e, sinceramente, desconfiava um pouco que era o que ia acontecer, porque toda a temática visual com as traças (sinceramente, moth soa muito melhor, mas pronto) e o clássico ditado "moths to the flame" apontava-me para algo mais trágico que eu nunca achei que tivessem os colhões para fazer, que envolvia também a morte da Ellie no fim. Acho que acabo por não ter opinião sobre o final em si, tinha de pensar mais. Não era o que queria, mas não acho que seja uma má conclusão, vou deixar assim. O momento de introspecção e clímax emocional da Ellie coincidiu com o meu, porque durante todo o jogo estava à procura da resposta à questão da vontade insaciável de vingança da Ellie. Terem guardado os dois últimos flashbacks para o fim ampliou o choque emocional, porque nós também queríamos passar mais tempo com o Joel e não tivemos essa oportunidade. Não haverá pior sentimento do que o arrependimento de não poder despedir de alguém nos melhores termos. Adiciona-se a isso a imensa culpa que a Ellie tem por ter sobrevivido à infecção, o trauma da tortura da Joel e parece-me quase cruel 'querer' que ela sucumbisse aos seus demónios. Interpreto o final do primeiro jogo como sendo aparentemente feliz, com tons deprimentes. O segundo é aparentemente deprimente, mas esperançoso. Há quem o veja de forma diferente, mas é ambíguo por isso mesmo. Em jeito de resumo, enquanto jogo é muito bom, no que toca à parte da história, que é o que interessa aqui, acho que há pontos altos da história que deviam ter sido feitos de forma diferente. Tanto o 1 como o 2 são ambos clichés do mais puro. Clichés diferentes, mas clichés, não sendo isso obrigatoriamente algo negativo. Ainda assim, o 1 está muito à frente do 2 no que toca à narrativa e a como conta a história. Há más decisões na reta final, não em termos de história ou conclusão, mas em como é contado. Cliché parece-me duro demais. O primeiro tem um final que desafia o conto clássico do herói e o segundo tem uma estrutura pouco convencional, que acaba por não suceder tão bem pois remove abruptamente o clímax da estória e introduz uma nova personagem cujo final do arc é já sabido. Não deixo de aplaudir a Naughty Dog pelo risco que tomou. Em termos de escrita, notei maior diferença na escrita das personagens secundárias. Um DLC faria maravilhas ao Isaac, que logo foi apresentado e logo foi despachado, por exemplo. Mesmo assim, acabei por gostar bastante. É diferente do primeiro, mais simbólico e que aposta no medium para contar algo que não poderia ser contado num livro ou filme. Daria um 9 a ambos. 3 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 30 Agosto 2020 Por acaso fiquei curioso se irá haver um terceiro. Que achas? Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 30 Agosto 2020 Ficaria satisfeito se ficassem por aqui, mas o Druckman já disse que não afasta a possibilidade de ser uma trilogia. Sempre podem: Desenvolver o plot da imunidade da Ellie, que foi algo ignorada na sequela. Sinto que o jogo precisaria de outro timeskip para a coisa ir ao sítio. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 30 Agosto 2020 eu encomendei o meu hoje, deve chegar 3a. Já vou chegar tarde à conversa 😞 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 30 Agosto 2020 Citação de Sandes., há 2 minutos: eu encomendei o meu hoje, deve chegar 3a. Já vou chegar tarde à conversa 😞 O Grounded recomenda-se. 😁 Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 30 Agosto 2020 Boa leitura @El Shafto. As minhas opiniões são muito parecidas com a do @Rōnin portanto não tenho muito por dizer além do que já foi dito. Mas ao menos aqui é possível ter uma boa discussão, algo que não acontece em 90% dos tópicos de Last of Us por esse mundo fora. Citação de El Shafto, há 3 horas: Por acaso fiquei curioso se irá haver um terceiro. Que achas? Eu acho que vai haver. Deixar pontas soltas e vão ter que as terminar. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 30 Agosto 2020 Citação de jmopborba, há 1 hora: Mas ao menos aqui é possível ter uma boa discussão, algo que não acontece em 90% dos tópicos de Last of Us por esse mundo fora. Existe muita legitimidade nas críticas feitas à estrutura do jogo e ao marketing algo falacioso, mas muitos já estavam vidrados em querer malhar no jogo quando caíram os leaks. Visitar o subreddit deles tornou-se um guilty pleasure meu. 😂 Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 30 Agosto 2020 Eu continuo sem gostar do jogo. Não consigo entender por mais que o repeti como é permitido certas coisas. Gráficos completamente ao pontapé, o ênfase está todo nos flashbacks momentâneos, dinâmicas simples que são um simples tiro no escuro. Em relação a história nem vou comentar porque não vale a pena, a trapalhada que aquilo é nem merece mesmo um comentário. Nunca daria um 9 a este jogo, nem 5 quanto mais. Honestamente foi o jogo que mais esperava e o jogo que mais me desiludiu. O jogo que se julgaria melhor que o RDR2 ficou muito aquém do que o RDR2 é mas mesmo muito e não sei até que ponto não pode vir a ser abafado pelo cyberpunk também . Apesar de estarem os 3 em diferentes contextos de história, os 3 estão em parâmetros iguais em certos aspectos que podem ser discutidos. 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 30 Agosto 2020 Citação de King JC, há 4 minutos: Gráficos completamente ao pontapé, Deve ser a primeira vez que leio algo do género, podes explicar? 3 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 30 Agosto 2020 Citação de King JC, há 40 minutos: Eu continuo sem gostar do jogo. Não consigo entender por mais que o repeti como é permitido certas coisas. Gráficos completamente ao pontapé, o ênfase está todo nos flashbacks momentâneos, dinâmicas simples que são um simples tiro no escuro. Em relação a história nem vou comentar porque não vale a pena, a trapalhada que aquilo é nem merece mesmo um comentário. Nunca daria um 9 a este jogo, nem 5 quanto mais. Honestamente foi o jogo que mais esperava e o jogo que mais me desiludiu. O jogo que se julgaria melhor que o RDR2 ficou muito aquém do que o RDR2 é mas mesmo muito e não sei até que ponto não pode vir a ser abafado pelo cyberpunk também . Apesar de estarem os 3 em diferentes contextos de história, os 3 estão em parâmetros iguais em certos aspectos que podem ser discutidos. Não podes sequer comparar o TLoU e o RDR com o Cyberpunk. Os primeiros são jogos que primam pela história e pelo setting, da maneira que te emergem no seu mundo. O Cyberpunk será, espero eu, até porque me cheira que será mais virado já para esta próxima geração, uma obra-prima, não só visualmente, mas também na mecânica de combate e ação, componentes que esses dois são atrozes. Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 31 Agosto 2020 Citação de Hammerfall, há 10 horas: Não podes sequer comparar o TLoU e o RDR com o Cyberpunk. Os primeiros são jogos que primam pela história e pelo setting, da maneira que te emergem no seu mundo. O Cyberpunk será, espero eu, até porque me cheira que será mais virado já para esta próxima geração, uma obra-prima, não só visualmente, mas também na mecânica de combate e ação, componentes que esses dois são atrozes. Mas eu disse que não os comparava em termos de história porque os 3 estão muito longe de se relacionar nissi, eu comparava em termos de gráficos, do que os rodeia, brilho, desempenho de jogo vs consola. Apesar do cyberpunk ser mais virado para a ps5 o seu primeiro gameplay do jogo de 1h e tal apresentado pelos próprios é na ps4 e ali percebe-se bem o absurdo que um jogo tem capacidade de o ser ainda nesta consola. E respondendo ao @El Shafto também há pequenas coisas que estão bem visivieis. Desde da vegetação, sombras, os movimentos das próprias personagens. Nota-se que há um certo desleixo por parte deles em vários capítulos disso. Aconselho mesmo a jogarem 2/3 vezes com total atenção aos pormenores básicos do gráfico do jogo desta vez para se aperceberem disso. Mas depois chegam aos flahsbacks e a qualidade aumenta de uma forma absurda com o total cuidado que aquilo tem. Para mim, um jogo que seria o auge desta geração, não o foi nem de perto e esteve muito longe para uma equipa que teve anos de preparação. Não me vou envolver na conversa da história como já tinha dito porque para mim não vale a pena. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 31 Agosto 2020 Citação de King JC, há 22 minutos: Mas eu disse que não os comparava em termos de história porque os 3 estão muito longe de se relacionar nissi, eu comparava em termos de gráficos, do que os rodeia, brilho, desempenho de jogo vs consola. Apesar do cyberpunk ser mais virado para a ps5 o seu primeiro gameplay do jogo de 1h e tal apresentado pelos próprios é na ps4 e ali percebe-se bem o absurdo que um jogo tem capacidade de o ser ainda nesta consola. E respondendo ao @El Shafto também há pequenas coisas que estão bem visivieis. Desde da vegetação, sombras, os movimentos das próprias personagens. Nota-se que há um certo desleixo por parte deles em vários capítulos disso. Aconselho mesmo a jogarem 2/3 vezes com total atenção aos pormenores básicos do gráfico do jogo desta vez para se aperceberem disso. Mas depois chegam aos flahsbacks e a qualidade aumenta de uma forma absurda com o total cuidado que aquilo tem. Para mim, um jogo que seria o auge desta geração, não o foi nem de perto e esteve muito longe para uma equipa que teve anos de preparação. Não me vou envolver na conversa da história como já tinha dito porque para mim não vale a pena. Ok, já estou a ver o teu ponto de vista. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 31 Agosto 2020 O jogo com os melhores gráficos alguma vez feito, afinal nem nisso é bom. É por isto que não vale a pena discutir este jogo nem ligar às bot reviews do metacritic. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 31 Agosto 2020 Citação de xicantonio, há 8 minutos: O jogo com os melhores gráficos alguma vez feito, afinal nem nisso é bom. É por isto que não vale a pena discutir este jogo nem ligar às bot reviews do metacritic. Não são os gráficos que fazem um jogo. E aí já é nitpick dele Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 31 Agosto 2020 A bem da verdade, não há um fator singular que faça um jogo. Podendo não ser os gráficos um deles, acho que, ainda que subjetivo, não é incorreto dizer que é um dos principais acessórios. Até diria que no Last of Us é consideravelmente importante, dado que é um jogo que precisa de ser imersivo para funcionar. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 31 Agosto 2020 Citação de Hammerfall, há 11 minutos: Não são os gráficos que fazem um jogo. E aí já é nitpick dele Nem eu disse isso. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 31 Agosto 2020 Até fui ver o último gameplay que saiu há 2 meses do Cyberpunk para perceber então o que era uma obra prima graficamente. Sinceramente está muito abaixo do LoU e pelos comentários no vídeo, ficou tudo desiludido com isso e também com a mecânica de combate hand to hand. Metam-no já lá em cima e ainda sai um Watch Dogs. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 31 Agosto 2020 Citação de xicantonio, há 28 minutos: Até fui ver o último gameplay que saiu há 2 meses do Cyberpunk para perceber então o que era uma obra prima graficamente. Sinceramente está muito abaixo do LoU e pelos comentários no vídeo, ficou tudo desiludido com isso e também com a mecânica de combate hand to hand. Metam-no já lá em cima e ainda sai um Watch Dogs. É esperar para ver o port que sai para uma e para outra consola, i guess Compartilhar este post Link para o post
Banks29 Publicado 31 Agosto 2020 (editado) Citação de xicantonio, há 1 hora: Até fui ver o último gameplay que saiu há 2 meses do Cyberpunk para perceber então o que era uma obra prima graficamente. Sinceramente está muito abaixo do LoU e pelos comentários no vídeo, ficou tudo desiludido com isso e também com a mecânica de combate hand to hand. Metam-no já lá em cima e ainda sai um Watch Dogs. Deves andar a ler comentários em chinês só pode. Editado 31 Agosto 2020 por King JC Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 31 Agosto 2020 Citação de King JC, há 20 minutos: Deves andar a ler comentários em chinês só pode. Isto são só os primeiros 23 comentários no video do último gameplay. Não há um único positivo. Tens aí o link, vai tu ver. Eu estava entusiasmado com este jogo, até hoje em que vi este gameplay, isto está bastante fraquinho para um jogo que se diz que vai abafar RDR e TLoU 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 31 Agosto 2020 (editado) Por acaso é verdade, não que tenha amainado qualquer forma de hype do jogo, mas o combate que mostraram no último vídeo de gameplay foi algo suspeito para muita gente. O que, a bem da verdade, também não é muito surpreendente, o combate do Witcher 3 também não era nenhuma maravilha. Ainda na parte dos gráficos, peguei no Spider Man novamente (foi uma aventura rápida, que já não me lembro como se joga isto e também não tenho particular motivação para me lembrar das coisas) e nota-se tão bem a diferença nos gráficos para jogos como o Last of Us 2. Nem parecem da mesma geração. Até fico curioso de saber como vão ser as coisas no fim da geração da PS5 lol Editado 31 Agosto 2020 por El Shafto Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 31 Agosto 2020 (editado) Citação Até fico curioso de saber como vão ser as coisas no fim da geração da PS5 lol Na apresentação da PS5, deixaram-me com um hype do caraças quando falaram que iria ser melhor para os programadores dos jogos explanarem à vontade o que queriam dos mesmos sem ter as limitações físicas da PS4. Agora, os primeiros jogos, penso eu, que se assemelhem um pouco aos últimos da 4. edit: ah e por falares no spidey, também peguei nele no início da outra semana para lhe dar o plat e é mesmo terapêutico andar a passear por Nova Iorque de teia em teia ❤️ Editado 31 Agosto 2020 por Hammerfall Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 31 Agosto 2020 Citação de King JC, há 5 horas: Mas eu disse que não os comparava em termos de história porque os 3 estão muito longe de se relacionar nissi, eu comparava em termos de gráficos, do que os rodeia, brilho, desempenho de jogo vs consola. Apesar do cyberpunk ser mais virado para a ps5 o seu primeiro gameplay do jogo de 1h e tal apresentado pelos próprios é na ps4 e ali percebe-se bem o absurdo que um jogo tem capacidade de o ser ainda nesta consola. E respondendo ao @El Shafto também há pequenas coisas que estão bem visivieis. Desde da vegetação, sombras, os movimentos das próprias personagens. Nota-se que há um certo desleixo por parte deles em vários capítulos disso. Aconselho mesmo a jogarem 2/3 vezes com total atenção aos pormenores básicos do gráfico do jogo desta vez para se aperceberem disso. Mas depois chegam aos flahsbacks e a qualidade aumenta de uma forma absurda com o total cuidado que aquilo tem. Para mim, um jogo que seria o auge desta geração, não o foi nem de perto e esteve muito longe para uma equipa que teve anos de preparação. Não me vou envolver na conversa da história como já tinha dito porque para mim não vale a pena. Desleixo nos gráficos? Porra, mas que jogos andas tu a jogar? Secalhar sou eu que me contento com pouco, mas a malta tem um nível de exigência absurdo. Fossem assim com tudo e vivíamos num mundo do crl. Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 31 Agosto 2020 O TLOU2 podia perfeitamente ter saído para a PS5 e todos ficariam com os tomates na mão ao jogá-lo. É o único jogo da PS4 em que perdi tempo a tirar fotos e não faltam jogos deslumbrante na biblioteca da PS4, mas este está a um nível completamente acima de todos os outros. Não há noção do quão difícil é fazer um jogo destes que corra sem problemas numa PS4 normal. É pura magia negra. 1 Compartilhar este post Link para o post