Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gavazzo

Sporting - Presidência, SAD e Análises Financeiras

Publicações recomendadas

Existem momentos na vida de todos nós em que devemos dizer basta. As mentiras que rodeiam o Sporting CP são demasiadas para continuar calado.

É assim que sei viver o Sporting e de outra maneira passarei a ser mais um dos acomodados que para benefício próprio se calam com tudo à espera da sua vez para tirar algum proveito do nosso Clube.

Tentei, durante os últimos meses, junto de muito sportinguistas alertar para o que iria acontecer dizendo mesmo quais as desculpas que a direcção iria dar para incorporar a SPM na SAD. Entre ombros encolhidos e o silêncio as reacções foram sendo sempre similares. Assim não dá!

O comunicado de hoje da direcção em que informa os sócios a decisão de fusão da SPM-Sporting Património e Marketing, na SAD é um novo atentado ao Clube.

Uma decisão de fusão não tem de ser aprovada em Assembleia-geral? A falácia de que sendo a SPM detida a 100% pelo SCP e de a SAD ainda ser na maioria detida pelo Clube venceu e por isso não é preciso promover uma Assembleia Geral para decisão dos sócios? Se isto for verdade quem aprovou esta decisão/falácia?

Então cada sócio que dá uma entrevista é logo criticado pela direcção de não ser o local próprio por existirem Assembleias Gerais onde devem falar do assunto (falácia também porque nas Assembleias Gerais os sócios têm apenas 3 minutos de uso de palavra não podendo explanar nada) e uma fusão não deve ser discutida em Assembleia Geral? Ou este comunicado serviu apenas para verificar a reacção dos sócios e se passar despercebido está decidido e se os sócios “fizerem barulho” vai para ser rectificado em Assembleia Geral?

O comunicado diz “a fusão permitirá resolver a situação dos capitais próprios da Sporting SAD, que hoje se encontram negativos, e que desta forma passarão a positivos.”

Sendo assim a SPM vale 89 milhões? E o Sporting CP tem esse património disponível e está há anos em falência técnica porquê? O que vale 89 milhões de euros na SPM? O estádio? Os direitos de superfície? De que querem que os sócios abdiquem desta vez para mais uma vez “salvar” o Clube? Quem aprovou este valor? A CMVM não irá questionar uma operação destas? E não será ainda pior quando verificarem que a mesma foi tomada sem a rectificação dos sócios do Clube e detentores da maioria da SAD?

Também é dito no comunicado que “por outro lado, a fusão permitirá concentrar todas as actividades económicas relacionadas com o futebol numa única entidade, a Sporting SAD, eliminando custos duplicados decorrentes da existência das duas sociedades, permitindo uma optimização dos recursos e a constituição de uma estrutura mais coesa, constituída apenas por duas entidades: o Clube e a Sporting SAD.”

Assim se o problema é a coesão porque não pensam numa solução que permita incorporar o património de 89 milhões da SPM no Clube e poupamos assim na mesma os custos duplicados e começamos a dar coesão ao nosso Clube? Que custos são esses duplicados? Quem são os administradores dessa sociedade, que vencimentos têm e quais os restantes custos da mesma? Porque a SPM não tem contas depositadas na Conservatória nos últimos anos, como todas as empresas normais, não podendo qualquer pessoa perceber realmente quais os seus custos, proveitos e património? É normal uma empresa que tem este património valioso não ter contas entregues durante anos?

O comunicado refere ainda que “a operação de fusão permitirá ainda ao Sporting Clube de Portugal manter a maioria do capital social da Sporting SAD, mesmo depois da conversão das VMOC em capital da SAD.”

Sendo esta operação uma mera engenharia financeira derivada de fusões e contabilidades “criativas” e mantendo o Sporting o seu real problema, que é a má gestão e consequente deficit crónico, já não é preciso a entrada de investidores na SAD? Esta operação elimina essa questão? Ou vamos perder mais património que depois vai no “lote” vendido a um investidor? Isto é dinheiro real ou mera engenharia? Como é mera engenharia, com o passivo acumulado só esta época, na próxima época teremos novamente capitais próprios negativos e ai como fazemos? O que teremos daqui a uns meses para “fundir” novamente?

Por ultimo o comunicado diz que “a concretização da fusão terá impacto positivo na Sporting SAD ao nível do cumprimento das regras de Fair-Play financeiro da UEFA, facilitando a obtenção da rentabilidade mínima exigida pela UEFA a partir do Exercício de 2013/14.”

Então a operação não servia, pelo que se lê nos 3 parágrafos acima, para terminar a situação de falência técnica? É que se serve (que de facto não serve), este parágrafo deveria dizer que esta operação resolvia por completo o cumprimento das regras de fair play desportivo mas apenas diz que facilitará a obtenção de rentabilidade, o que comprova a falácia de todos os argumentos apresentados anteriormente no comunicado.

Eu sou apenas um sócio do Sporting CP e será necessário todos demonstrarem indignação por isto que nos estão a fazer. Nós somos o Sporting, nós merecemos respeito, não podem fazer o que lhes apetece do nosso Clube pois o Clube não é dos órgãos sociais mas sim dos sócios.

Desta vez não me calarei mais e lutarei para alertar todos os sportinguistas do que nos querem fazer.

Agora sim é tempo de união, união por aquilo que deverá ser sempre o motivo de união dos sportinguistas: o nosso Clube!

Por favor sportinguistas, não deixem matar o nosso Clube! Não deixem que nos desrespeitem e ignorem! Vamos lutar por aquilo que é nosso! Se os órgãos sociais não quiserem rectificar esta fusão em Assembleia Geral vamos obrigar juntos a que tal aconteça!

O SPORTING SOMOS NÓS E NÃO PODEMOS DEIXAR QUE NOS TIREM A NOSSA PAIXÃO, A NOSSA VIDA, A NOSSA CRENÇA!

@Facebook - Por um Sporting sem complexos

Compartilhar este post

Link para o post
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD

Sociedade Aberta

Capital Social: 39 000 000 euros

Capital Próprio: (29 646.000) euros aprovado em Assembleia Geral de 30 de Setembro de 2011

Sede Social: Estádio José Alvalade - Rua Professor Fernando da Fonseca, Lisboa

Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa e

Pessoa Colectiva nº 503 99 44 99

COMUNICADO

Nos termos e para os efeitos da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, torna-se público o seguinte:

No seguimento do comunicado do Conselho de Administração de 20 de Março de 2012 sobre a aprovação por este Conselho do projecto de fusão por incorporação, nos termos dos artigos 97º nº 4 alínea a) do CSC, da Sporting Património e Marketing, SA (Sociedade Incorporada) na Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD (Sociedade Incorporante), informa-se o mercado que, nos termos do nº1 do artigo 100º do CSC, foi hoje registado junto da Conservatória do Registo Comercial de Lisboa o projecto de fusão, acompanhado dos respectivos anexos, designadamente dos pareceres dos órgãos de fiscalização das sociedades intervenientes, bem como do relatório e parecer do ROC independente.

Dada a natureza da fusão haverá lugar à criação de novas acções na Sporting, SAD, havendo, pelo mesmo motivo, lugar à fixação de critérios de avaliação de relação de troca de participações sociais, e consequentemente, ao aumento de capital na Sporting, SAD, no montante de 56 769 451 Euros, passando o actual capital social de 39 000 000 Euros para 95 769 451 Euros, representados por 95 769 451 acções com o valor nominal de um euro, tudo conforme previsto no projecto de fusão.

Nos termos da lei, o projecto de fusão e respectivos anexos serão publicados a pedido daquela Conservatória. Mais se informa que o Projecto, os respectivos anexos e demais documentação referida no artigo 101º do CSC, poderão ser consultados na sede social das entidades envolvidas, bem como no sítio da internet da Sporting SAD, a partir do

dia da publicação do projecto de fusão, nos termos previstos no artigo 100º nº 3 do CSC.

O projecto de fusão deverá ser submetido a deliberação dos accionistas nas Assembleias Gerais de cada uma das sociedades intervenientes, nos termos do nº2 do artigo 100º do CSC.

Lisboa, 22 de Março de 2012

O Conselho de Administração

@FórumSCP

E os sócios? Ah, esses só servem para pagar as dívidas..

Compartilhar este post

Link para o post

foi o que eu tinha dito ao Gavazzo, os sócios não vão ter poder de escolha...

Compartilhar este post

Link para o post

No facebook do "Por um Sporting sem complexos":

Agora circula pelos corredores de Alvalade que já se encontraram investidores!

É deveras surpreendente que sempre que existe um assunto grave a que esta direcção não consegue responder, como é o caso agora da fusão, existem sempre noticias excelentes de bastidores para confundir ainda mais os sportinguistas.

Mas depois destas notícias todas pergunto, se de facto se encontrou investidores, foram para a SAD ou para o Clube? Confusos, explicarei melhor.

Da SAD já percebemos que está nas últimas. A má gestão dos últimos anos associados e uma péssima gestão nesta época provocaram um agravamento da falência técnica em que nos encontramos. Com algo de grave que creio que ainda existem pessoas que não querem perceber: por muito que se façam listas de jogadores maravilhosos que temos (e eu considero todos os que envergam o Leão ao peito maravilhosos) a SAD já só detém 10 a 15% de quase todos eles. O que significa que quando forem vendidos só 10 a 15% do valor da venda reverte para a SAD! Mas ainda temos de fazer outro exercício de contas: esta direcção já recebeu antecipadamente e gastou 20 milhões de euros de futuras vendas de jogadores o que significa que do valor que restar relativo aos 10%/15% que são nosso,s ainda temos de descontar 20 milhões que já recebemos e gastamos…

Traduzindo ainda de forma mais simplista: o mais provável de suceder, depois da venda de todos os jogadores, é ainda ficarmos a dever dinheiro a alguém, o que significa que por muito bom plantel que tenhamos não se irá reverter muito provavelmente em valias financeiras para a SAD! Espero que traduzido desta forma não existam duvidas sobre a mensagem que estou a passar. Não estou a levantar poeira ou a tentar confundir ninguém, estou a dizer o que é de facto.

Quanto ao Clube, ao nosso Sporting Clube de Portugal o cenário agora pode ficar também dramático com esta “fusão”. Explico então de forma simples: se o direito de superfície do Estádio (no fundo isso é a verdadeira fusão de que todos falam) for para a SAD, mantendo se a divida do mesmo (que são dezenas de milhões de euros) no Sporting Clube de Portugal (confirmado hoje no Record por um membro da direcção actual do Sporting CP) a SAD deixa de pagar os 5 milhões que tinha de pagar ao Clube pelo uso do Estádio. Sendo assim o Clube fica sem dinheiro para pagar as dividas que tem.

Que dividas são essas: pessoal, custos administrativos, água, luz, internet e afins e ainda custos com as modalidades, divida de 75 milhões que tem com a SAD (contas antigas que nunca ninguém percebeu a que se referem) e umas largas dezenas de milhões de divida ao banco do Estádio. Isto rondará algo como (mais uma vez desculpem se me enganar nas contas, mas se o fizer será por pouco) 150 milhões de euros mais custos de funcionamento mensais.

Espero que também quanto ao Clube tenha sido claro e todos percebam que não quero levantar poeira ou confundir. Também aqui estou a dar dados claros e que podem ser comprovados nos relatórios e contas do Clube e da SAD (os do Clube podem pedir na secretaria do Clube e os da SAD estão públicos no site da CMVM).

Querem soluções eu dou aqui algumas soluções:

1º não realizar qualquer fusão

2º a SAD deixar de ser deficitária e para isso basta arranjar investidores para o futebol de forma a podermos investir sem gastar dinheiro e a podermos lutar de facto por títulos nacionais e internacionais

3º tendo atraído reais investidores para o futebol e deixando de ser deficitário ir negociar com os credores a divida em situação benéfica pois deixamos de lhes ter de pedir mais mas sim apenas de pagar o que se deve.

4º ter na sua formação uma fonte de rendimento anual com formação de jovens atletas lançados na equipa principal e sua futura rentabilização na venda;

5º redefinição de estrutura e custos na SAD e na academia;

6º deixar de perder patrocinadores que se mantêm nos nossos rivais como foi o caso da Coca Cola e ir atrair novos;

7º ter uma equipa e estrutura que permitam nunca perder um acesso à Liga dos Campeões (não ir à Liga dos campeões é uma perda de receita mínima de 9 milhões de euros)

8º liderança;

9º tendo uma equipa e resultados condizentes com a grandeza do Sporting Clube de Portugal efectuar um dossier financeiro que permita ir à procura de reais investidores para a SAD sempre mantendo a maioria da mesma mas com a respectiva injecção de capital.

Agora já vai deixar de ser que não dou soluções, mas sim que as minhas são más…

Confesso que deixar falir o Sporting Clube de Portugal de facto não me parece ser solução nenhuma pois esta fusão e reengenharia financeira é a única coisa que dará e as minhas não são tão “milagrosas” como estas que de repente resolvem tudo, e ainda por isso dão trabalho, mas ainda existe quem queira servir o Sporting e não se servir dele e para esses com trabalho, boa equipa, liderança e capacidade real de atracção de investidores ainda existem soluções.

NÃO DEIXEM MORRER O NOSSO CLUBE! NÃO VÃO EM TEORIAS DO ABISMO OU DAS FATALIDADES! EXISTEM SOLUÇÕES E DECIDAM O QUE DECIDIREM SAIBAM PELO MENOS QUE EXISTEM SOLUÇÕES REAIS PARA COLOCAR O SPORTING CP E A SUA SAD NO CAMINHO DA SOLIDEZ E DA SUSTENTABILIDADE!

Compartilhar este post

Link para o post

foi o que eu tinha dito ao Gavazzo, os sócios não vão ter poder de escolha...

Continuo com a convicção plena - e sabem que não é por uma questão de confiança nestes bandalhos, longe disso - de que irá ter que ser convocada uma AG para que os sócios deliberem acerca desta ilegalidade criminosa.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

a solução nº9 podia não resolver o problema da falência técnica, mas já trazia uma grande mudança ao clube, e é onde pecamos há imensos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

É pena é falar nos "reais investidores para a SAD", não fazem falta nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

a solução nº9 podia não resolver o problema da falência técnica, mas já trazia uma grande mudança ao clube, e é onde pecamos há imensos anos.

O que falta é mesmo a solução nº8. Mas desde há muito tempo.

Estou farto de dizer, que isto com um rumo, com um líder, ia ao sítio. Nas eleições tinha algumas certezas que esse líder era o Bruno, agora, a cada dia que passa, tenho mais a certeza disso.

Vejo capacidades no Sá Pinto para ser um líder dentro do balneário, e conseguir desviar as balas que venham da imprensa e mesmo dentro do clube, e ter sucesso. O problema é que pode vir a acontecer o que aconteceu ao Paulo Bento: ficar a defender-se sozinho. E se isso acontecer, vai perder aos poucos a credibilidade dos jogadores, adeptos, etc, até entrar num ciclo vicioso e voltarmos a ir buscar mais um Paulo Sérgio da vida, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

É pena é falar nos "reais investidores para a SAD", não fazem falta nenhuma.

Essa está guardada para mais tarde, vai ser a machadada final.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa está guardada para mais tarde, vai ser a machadada final.

Não, eu estava a falar do que o Bruno preconiza no ponto nº 9.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo com a convicção plena - e sabem que não é por uma questão de confiança nestes bandalhos, longe disso - de que irá ter que ser convocada uma AG para que os sócios deliberem acerca desta ilegalidade criminosa.

Está nas mãos do Eduardo Barroso.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

O que falta é mesmo a solução nº8. Mas desde há muito tempo.

Estou farto de dizer, que isto com um rumo, com um líder, ia ao sítio. Nas eleições tinha algumas certezas que esse líder era o Bruno, agora, a cada dia que passa, tenho mais a certeza disso.

Vejo capacidades no Sá Pinto para ser um líder dentro do balneário, e conseguir desviar as balas que venham da imprensa e mesmo dentro do clube, e ter sucesso. O problema é que pode vir a acontecer o que aconteceu ao Paulo Bento: ficar a defender-se sozinho. E se isso acontecer, vai perder aos poucos a credibilidade dos jogadores, adeptos, etc, até entrar num ciclo vicioso e voltarmos a ir buscar mais um Paulo Sérgio da vida, etc.

eu queria dizer a 8. Foi um misclick :(

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo de adivinhas: Quem terá dito todas estas mentiras e prometido todas estas situações que não vieram a cumprir-se nem NUNCA virão a sê-lo?? Aceitam-se apostas.

Relembrar isto ainda faz com que doa mais ver o que se anda a passar por aqui, mas essa dor pode dar-nos mais força para lutar contra eles.

“Estamos é a viver um momento que é favorável aos populismos, graças ao insucesso no futebol. O que está na génese da crise que o Sporting atravessa é o futebol e todos os sócios e adeptos estão descontentes. Agora, o que está em causa nestas eleições é quem será capaz de dar a volta ao clube mais depressa, sem hipotecar o seu futuro. É esta a mensagem que quero passar.”

“ daqui para a frente, as pessoas vão perceber que quem tem uma estrutura forte à volta do futebol, que garante resultados imediatos, somos nós. Não é o nome de um treinador que traz o sucesso ao futebol de uma equipa, mas sim uma estrutura. É por isso que alguns clubes são vencedores, independentemente do nome do seu treinador. Não apostamos em treinadores que têm ainda de se adaptar ao futebol português e não falam sequer a língua, para além de terem atrás de si uma estrutura pouco clara e pouco sólida e duvido que apareçam os jogadores necessários para a completar. Pelo contrário, nós temos, não só, uma estrutura sólida, conferida por Luís Duque e Carlos Freitas, como os nomes de jogadores que temos apresentado, como Hugo Almeida e Garay, fazem parte das nossas escolhas e são nomes altamente conceituados. Vamos apresentar ainda mais nomes até às eleições.”

“Quando aparece alguém que apresenta um fundo para resolver a situação actual no Sporting é de um aventureirismo total. Os fundos podem ser uma solução, mas não nesta fase e não é assim que se constituem. Estou de acordo com os fundos e também pretendo trabalhar com eles, mas através de jogadores que sejam primeiro contratados para o Sporting e colocados na montra do futebol, devidamente integrados no plantel e a dar resultados. Só depois, passados um ano ou dois, os fundos poderão ser constituídos. Têm duas vantagens: primeiro geram uma mais-valia imediata para o Sporting e, em segundo, as pessoas podem apostar comprando unidades de participação, enquanto nós gerimos a componente desportiva. Isto é completamente diferente do que se passa com o fundo que foi apresentado. Como é que se aposta em jogadores que vão integrar um clube, que vêm para um país novo, com um treinador novo e para um campeonato onde não sabem se vão ou não resultar? É um tiro no escuro.”

“Agora, há pessoas mais credíveis e outras menos credíveis. Eu primeiro fui conhecer a situação do clube e depois fui negociar, de forma que, quando arrancasse com o meu projecto, ele tivesse sustentabilidade.”

“As anteriores direcções negociaram com a banca o abatimento da dívida financeira, quer através do lançamento dos VMOC [Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis - 55 milhões de euros], quer através da negociação da dívida da Câmara Municipal de Lisboa [18 milhões de euros]. No total são menos 73 milhões de euros de passivo, que já foi muito mais alto, mas que terminará este mandato muito próximo dos 180 milhões. Há uma diminuição considerável. Esta foi uma das áreas em que as direcções de Filipe Soares Franco e José Eduardo Bettencourt trabalharam bem. Mas, pela informação que nos foi disponibilizada a nós e aos outros candidatos, temos condições de garantir que o Sporting estará melhor quando sairmos daqui a três anos.”

Auditoria? “Estou aberto, mas não será por proposta minha, porque eu acredito na honestidade das pessoas que estiveram no Sporting. Uma coisa é a competência, outra é a honestidade. A SAD é auditada todos os anos por estar na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e no resto do clube as coisas estão certas, com certeza. Mas estou aberto para qualquer auditoria proposta por um conjunto de sócios e que seja aprovada em assembleia-geral. Agora, há dois tipos de auditoria: a de gestão e a financeira. A primeira mexe com as pessoas, com a sua capacidade, competência e incompetência, mas é preciso lembrar que elas foram eleitas pelos sócios do clube. Seria um lavar de roupa suja que não leva a nada.”

“Foi aprovada na assembleia geral do Sporting e na assembleia geral de accionistas da SAD a emissão destes valores obrigacionistas, com a garantia de, a partir do segundo ano, após o lançamento dos títulos, se os dois bancos que os adquiriram [bES e Millennium] quisessem transformá-los em acções, haveria forma de o Sporting manter os 51 por cento. Fazia um aumento de capital de 13 milhões de euros na SAD, integrando a SPM [sociedade Sporting Património e Marketing, detida em 100 por cento pelo Sporting] na SAD. Estas possibilidades garantiam que o clube manteria a maioria accionista, o que será uma realidade com a nossa candidatura.”

“Carlos Freitas é a única pessoa credível de todas as candidaturas com a capacidade de negociar com empresários e foi capaz, ao identificar as lacunas da equipa, de ir falar com cada um deles para tratar das contratações. Os dois nomes que já circulam e outros três que estarão a circular nos próximos dias representam exclusivamente essa capacidade.”

Compartilhar este post

Link para o post

Desde o início das campanhas, após a saída do JEB, que "credível" passou a ser a palavra mais descredibilizada do Universo Sportinguista. Metem nojo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cada vez, vejo mais o nosso clube a ser destruído por pessoas que nada percebem disto que andam la a fazer ou a não fazer :facepalm:

A única coisa que sei e que me dá uma certa segurança, é que podem tirar-nos os bens materiais todos que por direito eram do Sporting ou melhor dos seus adeptos porque são os adeptos que formam o Universo Sporting mas não nos tiram é este amor pelo ENORME SPORTING, aquele amor impossível de explicar e impossível de medir :heart:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

pra ser sincero tenho esperança no Sporting a longo prazo. Sei que a curto prazo vamos andar na m*rda, ainda mais, mas há-de chegar a altura em que será impossível descer/piorar mais. Aí sim, verão a força que o Sporting tem, quando estiver livre desta escumalha nojenta e destes compadrios com o bes. Ainda tenho esperança que um dia o Sporting volte a ser dos sportinguistas, e tenho a certeza que esse dia está para chegar.

E acreditem que nem mesmo estando a chafurdar na m*rda e a sermos liderados por m*rda nunca iremos deixar de ser enormes.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso se não fosse o Carlos Freitas e o Luis Duque não sei o que era do Sporting. Desportivamente sei que se eles continuarem por cá andaremos bem, mas isso não é uma vantagem pois assim esta direcção não cairá.

Agora financeiramente tenho medo do que possa vir a acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuaremos bem? É verdade que trazem alguns bons jogadores, mas trazem muito mais esterco. E mamam comissões a dar com pau.

Compartilhar este post

Link para o post

Continuaremos bem? É verdade que trazem alguns bons jogadores, mas trazem muito mais esterco. E mamam comissões a dar com pau.

Não disse continuaremos, até porque não temos andado bem. Pá são das poucas pessoas a quem confiava a estrutura do Sporting, mas para quem teve que mamar com Costinhas também não é complicado.

E comissões mamam, pior é aqueles que andam a montar cameras HD, com as empresas deles isso sim revolta-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...