Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Visitante

Segundo a minha mãe, que trabalha em contabildade, e fez hoje a simuação do meu IRS, tenho a receber acima dos 2000€. :medinho:

Só acredito quando os vir.

Compartilhar este post

Link para o post

Já dá para mais umas viagens a acompanhar o teu Benfica ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tenham cuidado com isso do IRS automático.

A mim faltava-me o seguro de saúde e à Tia as propinas todas e uma série de despesas de saúde.

A validação das faturas foi no início do ano.

Não estava de acordo com o que validaram na altura?

Compartilhar este post

Link para o post

malta os meus rendimentos nao sao suficientes para fazer irs, mas é melhor fazer ou nem por isso?

Eu aconselho sempre a fazerem. Pode haver alguma situação em que te pedem o IRS e assim já o tens para apresentar. Se apesar de teres poucos rendimentos, fizeste retenção és obrigado a fazer, não é só pelo facto de reaver o dinheiro com o Oblivion falou. Aliás este ano como estão as coisas, na tua situação senão entregares a AT "entrega" por ti caso tenhas mesmo que efetuar a entrega.

Gunthi, o IRS está automático para toda a gente com todos os campos devidamente preenchidos? O da minha sogra, pelo que vi, tem que ser quase todo preenchido.

O IRS automático tem que ser nas seguintes situações:

Os contribuintes abrangidos pelo IRS Automático, são os que, cumulativamente:

Não tenham dependentes;

Não tenham direito a deduções por ascendentes;

Não usufruam de benefícios fiscais

Sejam Residentes em Portugal durante todo o ano;

Não detenham o estatuto de Residente Não Habitual;

Obtenham rendimentos apenas em Portugal;

Obtenham apenas rendimentos do trabalho dependente (categoria A) e/ou de pensões (categoria H), bem como rendimentos tributados por taxas liberatórias e não pretendam optar pelo seu englobamento quando permitido, com exclusão das gratificações não atribuídas pela entidade patronal e dos rendimentos de pensões de alimentos;

Não tenham pago pensões de alimentos;

Não tenham direito a deduções por deficiência fiscalmente relevante nem por dupla tributação internacional.

A partida só estará disponivel para estas situações, apesar de haver casos em que não seja bem assim. O meu pai por exemplo só recebe a pensão e não aparecia quando entrava com a senha dele. Mas entrando pela da minha mãe consegui acrescentá-lo. Não consegui perceber :estrelas:

Este ano que passou não atingi rendimentos que obriguem a entrega do IRS, mas ando a fazer uma formação que me paga subsídio de alimentação e transporte. Onde raio coloco isso?

Tenho ideia que esses rendimentos não sujeitos a IRS. São mais como um reembolso de despesas por estares a frequentar a formação.

Disseram.m nas finanças, que como tive a actividade aberta este ano tenho que entregar o IRS, mesmo não tendo declarado nada.

Agora, não consigo validar nem submeter isto sem ter nenhum anexo no meu IRS. Alguém sabe qual dos anexos devo preencher?

Exato joe. Preenches a folha de Rosto e depois o anexo B os seguintes passos:

Q1 - selecionar as opções que se adequam a tua situação

Q3 - preencher o CAE e responder a perguntar do estabelecimento estavel

Q8 - responder as questões relacionadas com os imoveis: normalmente é NÃO em ambas

Q13 - no quadro B preencheres os valores caso tenhas tidos rendimentos nos anos anteriores; no deste ano metes 0

Q14 - indicar se houve cessação de atividade ou não e responder da transmissão total do património que normalmente é NÃO também; no fim do Q14 há uma cena para indicares que não houve rendimentos da categoria B, clicas aí.

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

É suposto as faturas todas do e-fatura (ou, mais especificamente, a informação constante em "Consultar Despesas para Deduções à Coleta"), aparecer nalgum Quadro do Anexo H (IRS automático)?

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

É suposto as faturas todas do e-fatura (ou, mais especificamente, a informação constante em "Consultar Despesas para Deduções à Coleta"), aparecer nalgum Quadro do Anexo H (IRS automático)?

Não. Senão quiseres fazer alterações às deduções que já estão lá, não aparece anexo H. Uma maneira de confirmares se estão a ser todas contabilizadas é veres o total das "Deduções a coleta" na simulação do IRS e ver se bate certo com o que está em "Consultar Despesas para Deduções à Coleta".

Nota: se houver dependente são 600€ por filho com mais de 3 anos e 725€ por filho com 3 ou menos anos...

Este folheto das finanças é bastante útil, deixo aqui para o caso de precisarem: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/359D7A1B-6851-4F28-A682-671E0EE99B33/0/Folheto_infor_IRSmod3_2016.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

No IRS automático, como é que posso ver os diferentes descontos? É que tal como o Tio tenho propinas, mas eu fiz aquilo à pressa e nem reparei.

Compartilhar este post

Link para o post

No IRS automático, como é que posso ver os diferentes descontos? É que tal como o Tio tenho propinas, mas eu fiz aquilo à pressa e nem reparei.

O que aparecem em "Consultar Despesas para Deduções à Coleta" é o que aparece no IRS automático... se puseste as propinas na educação e o valor da educação em "Consultar Despesas para Deduções à Coleta" é igual ao que aparece no IRS automático é porque estão a ser consideradas:

IRS Automático:

pri9laM.png

Consultar Despesas para Deduções à Coleta

7OWRzDW.png

Com vês, neste caso está tudo a ser contabilizado. Agora se te enganaste na altura e tens algumas despesas de educação que puseste noutra categoria, podes sempre entregar o IRS pela maneira antiga e corrigir essa situação... aí tens de preencher a parte das deduções no anexo H "à mão"..

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida.

Tenho um colega que tem um filho, mas vai fazer o IRS separado da namorada.

O filho estaria no IRS da namorada.

Posto isto, ele pode fazer o IRS dele automático?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida.

Tenho um colega que tem um filho, mas vai fazer o IRS separado da namorada.

O filho estaria no IRS da namorada.

Posto isto, ele pode fazer o IRS dele automático?

Depende. Eles fizeram o IRS em conjunto no ano passado? É que o IRS automático vai buscar os dados do ano passado. Se eles fizeram juntos a partida o IRS automático não estará disponível.

Já agora o filho é comum à namorada? Não sei se eles cruzam essas informações se os dependentes são mesmo filhos do suj passivos

Compartilhar este post

Link para o post

O que aparecem em "Consultar Despesas para Deduções à Coleta" é o que aparece no IRS automático... se puseste as propinas na educação e o valor da educação em "Consultar Despesas para Deduções à Coleta" é igual ao que aparece no IRS automático é porque estão a ser consideradas:

Com vês, neste caso está tudo a ser contabilizado. Agora se te enganaste na altura e tens algumas despesas de educação que puseste noutra categoria, podes sempre entregar o IRS pela maneira antiga e corrigir essa situação... aí tens de preencher a parte das deduções no anexo H "à mão"..

Muito obrigadao gunthi, vou dar uma olhadela! És grande :D

Compartilhar este post

Link para o post

Depende. Eles fizeram o IRS em conjunto no ano passado? É que o IRS automático vai buscar os dados do ano passado. Se eles fizeram juntos a partida o IRS automático não estará disponível.

Já agora o filho é comum à namorada? Não sei se eles cruzam essas informações se os dependentes são mesmo filhos do suj passivos

Não fizeram IRS juntos no ano passado.

O filho é comum à namorada.

Compartilhar este post

Link para o post

A renda da minha casa não me está a aparecer e mesmo depois ao colocá-la à mão, não faz diferença nenhuma em termos de valores. Está a existir algum erro com as rendas ou há algo que me está a escapar?

Compartilhar este post

Link para o post

Não fizeram IRS juntos no ano passado.

O filho é comum à namorada.

Então a partida aparece o IRS automático disponível ;)

A renda da minha casa não me está a aparecer e mesmo depois ao colocá-la à mão, não faz diferença nenhuma em termos de valores. Está a existir algum erro com as rendas ou há algo que me está a escapar?

Provavelmente já estás a conseguir ir buscar tudo o tens na Retenção na Fonte. Se retiveste 200€ na retenção não consegues ir buscar mais que isso, mesmo que tenhas milhares de euros em deduções.

Compartilhar este post

Link para o post

Então a partida aparece o IRS automático disponível ;)

Confere, aparece lá o menu para o IRS automático. Obrigado!

Submeti a minha dia 2, já está em LIQUIDAÇÃO EM PROCESSAMENTO.

Considerando que no ano passado só recebi quase em Agosto, estou contente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu bem gostava que fosse assim, mas eu não podia fazer o IRS automático.

Compartilhar este post

Link para o post

Submeti a minha dia 2, já está em LIQUIDAÇÃO EM PROCESSAMENTO.

Considerando que no ano passado só recebi quase em Agosto, estou contente.

Trabalhador por conta de outrem, apenas?

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhador por conta de outrem, apenas?

Sim. O único stress que poderia ter (que aconteceu no ano passado) era com rendas, mas este ano não tenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também já fiz, mas para além de trabalhar por conta de outrem, tenho atividade independente aberta. Apesar de tudo espero que seja mais rápido que ano passado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou o único a ter problemas com o Java no site da Autoridade Tributária?

Compartilhar este post

Link para o post

Chrome e Mozilla não dá... No trabalho costumo usar o explorer

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...