Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gaberlunzie

Filosofia, pensamentos, argumentação...

Publicações recomendadas

Portanto o que interessa para ti não é a resolução dos problemas, mas sim o castigo a quem agiu. Parece-me que tens os valores um bocado trocados.

Se vivesse nessa sociedade talvez fosse o caso, tal o trauma, mas eu simplesmente não quero ver imoralidades serem autorizadas por ainda não existirem soluções para os problemas, então se o problema não tivesse solução, nem quero imaginar.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas corrigido como? Com lobotomias? Com químicos ainda desconhecidos? Com terapias compulsivas? Com internamentos em estabelecimentos de correção?

Com tratamento psicológico neste caso. Mas queres um guião de tudo o que se passava nessa sociedade?

É uma questão simples: usar o conhecimento que temos hoje em dia para vivermos da melhor maneira que nos é possível.

Não eram não. Basicamente o que queres fazer é pegar na sociedade actual e retirar-lhe as leis e o cumprimento das mesmas. A educação que apregoas já existe nesta sociedade (ou rejeitas que te tenham educado?), a questão é que existe nesta, tal como existiria na tua sociedade, e como o Descartes disse, comportamentos desviantes.

Não. Porque eu falei em resolver as causas dessas acções. Falei em retirar as desigualdades. Falei em retirar o consumismo e o materialismo.

Não é simplesmente retirar as leis e deixar ir. Isso seria suicídio.

Claro que não estamos educados. Uma população educada não se comportaria da maneira que esta se comporta. A escola não educa e o materialismo e consumismo são o nitro para uma sociedade onde não existe respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Com tratamento psicológico neste caso. Mas queres um guião de tudo o que se passava nessa sociedade?

É uma questão simples: usar o conhecimento que temos hoje em dia para vivermos da melhor maneira que nos é possível.

Que é uma questão simples sei eu. Com o conhecimento que temos hoje em dia a melhor maneira a que conseguimos chegar é a sociedade que temos hoje em dia. Mais simples que isto não há.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vivesse nessa sociedade talvez fosse o caso, tal o trauma, mas eu simplesmente não quero ver imoralidades serem autorizadas por ainda não existirem soluções para os problemas, então se o problema não tivesse solução, nem quero imaginar.

Solução existe sempre e qualquer coisa a fazer também existe. Existem sempre maneiras de resolver a situação.

No entanto coisas como essa aconteciam muito menos que hoje em dia. Uma pessoa para fazer isso é porque não respeita os outros seres e portanto precisa de ser reeducado ou tratada. No entanto muitos problemas psicológicos que podem levar as pessoas a cometer certos actos são fruto da situação onde vivemos, situação essa que não existia mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Porque eu falei em resolver as causas dessas acções. Falei em retirar as desigualdades. Falei em retirar o consumismo e o materialismo.

Não é simplesmente retirar as leis e deixar ir. Isso seria suicídio.

Ou seja, uma sociedade totalmente livre em que os indivíduos estejam impedidos de consumir o que desejam.

Compartilhar este post

Link para o post

Que é uma questão simples sei eu. Com o conhecimento que temos hoje em dia a melhor maneira a que conseguimos chegar é a sociedade que temos hoje em dia. Mais simples que isto não há.

:lol:

Portanto juntar pessoas desfavorecidas economicamente numa zona da cidade, zona essa ignorada e olhada de lado me depois culpar essas pessoas por lutarem por dinheiro é usar o nosso conhecimento?

Trancar as pessoas numa cela e não resolver as causas dos problemas que elas causaram é usar o nosso conhecimento?

Criar uma sociedade materialista e depois culpar as pessoas por quererem as coisas é usar o nosso conhecimento?

Ou seja, uma sociedade totalmente livre em que os indivíduos estejam impedidos de consumir o que desejam.

Não estariam impedidos de consumir nada. Se calhar deveria ter dito consumismo desenfreado, mas pronto saiu assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, o problema é que queres que vivamos todos cada um em sua casa e em harmonia, as pessoas acordem todos os dias às 8 da manhã para ir para o trabalho, trabalho esse que fazem de graça. A comida é cultivada por pessoas que o fazem de livre vontade porque é mesmo assim que fomos todos educados, trabalhar em prol da sociedade. Não haveria crimes, porque sejamos francos, não há leis ou regras para definir o que é crime ou não, apenas um conjunto de morais, (MAS QUE NÃO SÃO REGRAS!) que todos seguem sem questionar porque foram educados assim. Se alguém num daqueles casos raros se desvia do que é certo, será reeducado, apesar de não haver leis nem quem as faça cumprir, e aí sim, nunca voltará a fazer o mesmo. Uma sociedade de autómatos portanto.

Isso é tudo muito bonito, mas não é no mundo real.

Devo dizer que o facto de dizeres vezes sem conta a palavra "reeducado" me assusta um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Solução existe sempre e qualquer coisa a fazer também existe. Existem sempre maneiras de resolver a situação.

No entanto coisas como essa aconteciam muito menos que hoje em dia. Uma pessoa para fazer isso é porque não respeita os outros seres e portanto precisa de ser reeducado ou tratada. No entanto muitos problemas psicológicos que podem levar as pessoas a cometer certos actos são fruto da situação onde vivemos, situação essa que não existia mais.

Até pode ser um caso num milhão, mas se a sociedade se vê impotente para resolver a situação, podes acreditar, que à falta de leis, alguém pode decidir fazer "justiça" pelas próprias mãos, seria preciso uma tolerância muito grande para todos se manterem quietos, talvez com uma lavagem cerebral desde pequeninos se chegue lá.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Portanto juntar pessoas desfavorecidas economicamente numa zona da cidade, zona essa ignorada e olhada de lado me depois culpar essas pessoas por lutarem por dinheiro é usar o nosso conhecimento?

Trancar as pessoas numa cela e não resolver as causas dos problemas que elas causaram é usar o nosso conhecimento?

Criar uma sociedade materialista e depois culpar as pessoas por quererem as coisas é usar o nosso conhecimento?

Sim. Infelizmente o nosso conhecimento atual não dá para mais.

Não estariam impedidos de consumir nada. Se calhar deveria ter dito consumismo desenfreado, mas pronto saiu assim.

Ou defendes a liberdade total ou defendes limites para o consumismo. Decide-te.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, o problema é que queres que vivamos todos cada um em sua casa e em harmonia, as pessoas acordem todos os dias às 8 da manhã para ir para o trabalho, trabalho esse que fazem de graça. A comida é cultivada por pessoas que o fazem de livre vontade porque é mesmo assim que fomos todos educados, trabalhar em prol da sociedade. Não haveria crimes, porque sejamos francos, não há leis ou regras para definir o que é crime ou não, apenas um conjunto de morais, (MAS QUE NÃO SÃO REGRAS!) que todos seguem sem questionar porque foram educados assim. Se alguém num daqueles casos raros se desvia do que é certo, será reeducado, apesar de não haver leis nem quem as faça cumprir, e aí sim, nunca voltará a fazer o mesmo. Uma sociedade de autómatos portanto.

Isso é tudo muito bonito, mas não é no mundo real.

Devo dizer que o facto de dizeres vezes sem conta a palavra "reeducado" me assusta um pouco.

Os trabalhos repetitivos são aqueles que não trazem prazer ao ser humano e são aqueles que podem ser substituídos pela automação.

O bom senso não pode ser legislado. Só vem através da educação. As leis seriam inúteis.

Ao menos é bonito. Alguma coisa há de ter de bom. :mrgreen:

Não te assustes. Afinal hoje em dia prendem-te numa jaula. Reeducação é muito mais suave. :mrgreen:

Até pode ser um caso num milhão, mas se a sociedade se vê impotente para resolver a situação, podes acreditar, que à falta de leis, alguém pode decidir fazer "justiça" pelas próprias mãos, seria preciso uma tolerância muito grande para todos se manterem quietos, talvez com uma lavagem cerebral desde pequeninos se chegue lá.

Mas a situação iria ser resolvida. Resolver a situação não é enjaular as pessoas é mudar as condições que levaram a determinada coisa.

E justiça pelas próprias mãos há hoje em dia e temos leis.

Ainda não apontaste um possível problema dessa sociedade que não exista hoje em dia. E tu próprio admitiste que seriam em menor número, portanto só vejo coisas boas.

Sim. Infelizmente o nosso conhecimento atual não dá para mais.

Ou defendes a liberdade total ou defendes limites para o consumismo. Decide-te.

Não dá? :lol:

Claro, claro, e tu acreditas nisso mesmo. :lol:

Defendo o nome que tu lhe quiseres dar. A ideia é o que interessa.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a situação iria ser resolvida. Resolver a situação não é enjaular as pessoas é mudar as condições que levaram a determinada coisa.

E justiça pelas próprias mãos há hoje em dia e temos leis.

Ainda não apontaste um possível problema dessa sociedade que não exista hoje em dia. E tu próprio admitiste que seriam em menor número, portanto só vejo coisas boas.

Eu não admiti nada disso, desde o início que defendi não acreditar numa sociedade sem leis. Tudo o que se seguiu foi o especular sobre a tua fantasiosa sociedade.

O sentimento de impunidade nessa sociedade seria substancialmente maior do que na atual. Eu não acredito que essa sociedade seja viável, aliás tenho argumentado nesse sentido e a minha a conclusão é sempre a mesma, a revolução e mudança de paradigma teria de acontecer. E volto a repetir que se teria de efetuar algum tipo de lavagem cerebral para obter os níveis de cegueira que são exigidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não admiti nada disso, desde o início que defendi não acreditar numa sociedade sem leis. Tudo o que se seguiu foi o especular sobre a tua fantasiosa sociedade.

O sentimento de impunidade nessa sociedade seria substancialmente maior do que na atual. Eu não acredito que essa sociedade seja viável, aliás tenho argumentado nesse sentido e a minha a conclusão é sempre a mesma, a revolução e mudança de paradigma teria de acontecer. E volto a repetir que se teria de efetuar algum tipo de lavagem cerebral para obter os níveis de cegueira que são exigidos.

Ele chama-lhe educação, ou reeducação se não resultar à primeira. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Finalizando: a maior prova de que a educação é eficiente é a que foi apresentada por vocês aqui neste tópico. Quando as pessoas defendem cegamente um sistema como o que vivemos hoje em dia, onde claramente não existe intenção de resolver os problemas.

É a maior prova de que a educação é eficiente, só que está a ser mal usada.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto uma pessoa é educada a respeitar todos os seres e a julgar os seus próprios actos. No entanto achas possível matar outro ser usando esses argumentos? Epá. lol

Já agora como é que podes julgar alguém hoje em dia? Sabes tudo sobre essa pessoa para a julgares?

Perfeitamente. Eu posso achar que é do melhor interesse de alguém ser privado da sua vida e argumentar que o julgamento que eu fiz à-priori justifica a ação. E quem diz vida, diz qualquer outra coisa. Posses, ideias, tudo. Afinal de contas, quem serias tu para dizer que eu estaria errado? Por acaso saberias tudo sobre mim para me julgares?

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá? :lol:

Claro, claro, e tu acreditas nisso mesmo. :lol:

Não é uma questão de acreditar. É um facto. A civilização evoluiu até ao ponto em que nos encontramos. Já foram tentados variadíssimos sistemas diferentes. A maioria suportados naquilo que tu próprio defendes: o condicionamento extremo no processo educativo. Todos eles contribuiram, à sua medida, para definir o que temos hoje, sendo certo que é indiscutível que ainda há muito por fazer e por evoluir.

Defendo o nome que tu lhe quiseres dar. A ideia é o que interessa.

Mas as ideias são contraditórias. Não podes querer sol na eira e chuva no nabal. Ou defendes liberdade total ou defendes limites ao consumo. Não há 3ª via.

Compartilhar este post

Link para o post

A própria ideia de punir tinha de ser abolida. Punir não resolve os problemas. Não havia impunidade porque não havia essa ideia de se ter que punir as pessoas.

Acreditas que é com porrada que as crianças aprendem?

Lavagem cerebral é o que levamos hoje em dia para andarmos que nem carneirinhos a defender o sistema.

Perfeitamente. Eu posso achar que é do melhor interesse de alguém ser privado da sua vida e argumentar que o julgamento que eu fiz à-priori justifica a ação. E quem diz vida, diz qualquer outra coisa. Posses, ideias, tudo. Afinal de contas, quem serias tu para dizer que eu estaria errado? Por acaso saberias tudo sobre mim para me julgares?

Mas não és tu que decides o que é melhor para as outras pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Finalizando: a maior prova de que a educação é eficiente é a que foi apresentada por vocês aqui neste tópico. Quando as pessoas defendem cegamente um sistema como o que vivemos hoje em dia, onde claramente não existe intenção de resolver os problemas.

Olha, agora somos mal-educados. Era só o que faltava. :lol:

E ninguém defende este sistema, meu caro iluminado. Apenas repudiamos o teu.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma questão de acreditar. É um facto. A civilização evoluiu até ao ponto em que nos encontramos. Já foram tentados variadíssimos sistemas diferentes. A maioria suportados naquilo que tu próprio defendes: o condicionamento extremo no processo educativo. Todos eles contribuiram, à sua medida, para definir o que temos hoje, sendo certo que é indiscutível que ainda há muito por fazer e por evoluir.

Mas as ideias são contraditórias. Não podes querer sol na eira e chuva no nabal. Ou defendes liberdade total ou defendes limites ao consumo. Não há 3ª via.

Claro só boas intenções.

Não acredito nisso.

Defendo limites ao consumo. Se queres ir por essa via.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não és tu que decides o que é melhor para as outras pessoas.

Compreendo, no entanto alguém decidiu por mim que eu devo respeitar todos os seres, correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Compreendo, no entanto alguém decidiu por mim que eu devo respeitar todos os seres, correto?

Exacto. É uma ditadura, muito medo. :medinho:

No entanto podes sempre apresentar a tua lógica a dizer porque achas que não deves respeitar todos os seres.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que faz muito sentido. Olha agora apetece-me achar que não se deve respeitar toda a gente. :lol:

Ainda dizes que estás educado. lol Isso é mesmo ser do contra. Eu quando sou contra alguma coisa tenho razões não é só porque sim, apeteceu-me.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

No entanto podes sempre apresentar a tua lógica a dizer porque achas que não deves respeitar todos os seres.

Não interessa porque é que eu acho que não se devem respeitar todos os seres. Tu é que não podes querer uma sociedade livre e que ao mesmo tempo imponha que se respeite tudo e todos e que se limite o consumo já agora. É um contra senso. No fundo no fundo o que tu queres não é uma sociedade livre, é uma sociedade que viva segundo os teus princípios.

Compartilhar este post

Link para o post

Podia, se tu fosses juiz e houvesse uma lei que me obrigasse a isso. Como não há, ficas-te com a mera resposta de que ela existe. Se não te agrada, problema teu!

Compartilhar este post

Link para o post

Finalizando também:

O Hitler considerava que a existência de comunidades não arianas era um problema. E utilizou a educação como base de sustentação para uma sociedade que ele considerava ideal.

Os fundamentalistas islâmicos consideram que a não aceitação do Corão e cumprimento da Sharia é um problema. E utilizam a educação para promover esse ideal de sociedade.

E podia continuar a dar exemplos desde os primórdios da humanidade.

A questão não é o caminho pela educação. Isso já foi mais que provado. É o código de valores e ideia de sociedade que se pretende implementar. São as regras e leis supremas que se visa adotar. E por muito positivo que pareça esse teu ideal de organização da sociedade, é impraticável pela sua génese. A ausência de regras de funcionamento em sociedade implica a negação da própria sociedade e, por consequência, a negação do indivíduo enquanto ser-humano que é social por definição.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...