Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Alguém me consegue explicar o modelo de negócio de uma Uber eats, ou globo? Como é que aquela malta que compra uma mota, e fica ali num parque de um centro comercial consegue tirar um salário? 

Entre moto, capacete, proteções, gasolina mais tempo perdido em deslocação, como é que tiram lucro? 

Nunca usei essas aplicações, como funciona? Menu do Mac de 7 euros fica a quanto? 

Que percentagem para o que faz a entrega? 

Cada vez que vejo um só penso em trabalho precário

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post

As motas, se não forem do próprio entregador, ou são alugadas ou "emprestadas" por um gajo que tem três ou quatro e a quem tu depois dás uma percentagem do teu lucro.

O lucro, trabalham 12h ou mais, por dia, todos os dias, para tirarem pouco mais de 1000€ por mês, já descontando as despesas de distribuição, a percentagem para a Uber e o aluguer da mota ou a percentagem para o dono da mota. Isto numa cidade como Lisboa ou Porto.

Há empresas dedicadas apenas ao aluguer de carros ou motos para ubers. Há pessoas que alugam o seu próprio carro ou mota aos outros, por exemplo, o dono do carro faz o serviço de manhã e à noite aluga ao vizinho que lhe paga uma percentagem.

A taxa de entrega é 2,90€, por isso um Menu do Mac ficava a 9,90€.

A percentagem não sei exactamente porque há uma taxa fixa (20% ou 30% em cada pedido) e outra por numero de entregas e distância percorrida.

O bom, ou não, é que julgo que colectas o dinheiro todas as semanas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Uber eats a trabalhar 12h ?

Que loucura, das 12h às 15h e das 18h às 22h deve ser o suficiente, tendo em conta que são as horas que 'compensam' mais. 

Work smarter not harder. 

12h horas é rídiculo, nos ubereats...nos uber normais dizem que são essas as horas diárias médias, mas lá está, nesse tipo de trabalhos, fazem as horas que quiserem, ninguém os obriga a tar ali 12h 8h 5h, se quiserem têm o vosso trabalhinho normal e chegam a casa às 18h e vão fazer noitada de ubereats, para fazer uns trocos.

Compartilhar este post

Link para o post

A Uber fica com 35 porcento do valor do pedido, por isso é que muitas vezes os valores são mais altos lá do que no restaurante, porque os restaurantes não querem perder margem, logo aumentam os preços para compensar essa perda de 35. A taxa de entrega não sei se vai toda para o motorista ou se ainda leva uma talhada para a Uber também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

a minha empresa esteve fechada 2 dias durante o estado de emergência e vim a saber no outro dia que esses 2 dias foram descontados das férias dos trabalhadores. A mim não me afeta porque ainda não trabalhava lá mas suponho que seja ilegal, certo?

Se foi depois de 1 de Maio (acho que é essa a data) é legal. 

Dentro de determinadas datas, a entidade patronal pode escolher até metade dos dias de férias dos trabalhadores. Por exemplo, uma empresa pode fechar 2 semanas em agosto porque não lhe compensa ficar aberta e descontar esses dias nas férias dos funcionários. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de manfrenjensenden, há 1 hora:

Se foi depois de 1 de Maio (acho que é essa a data) é legal. 

Dentro de determinadas datas, a entidade patronal pode escolher até metade dos dias de férias dos trabalhadores. Por exemplo, uma empresa pode fechar 2 semanas em agosto porque não lhe compensa ficar aberta e descontar esses dias nas férias dos funcionários. 

certo mas isso tem de ficar decidido até penso 31 março..mesma data que os trabalhadores têm de marcar as suas férias

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Algum entendido em contabilidade/payroll/processamento de salários me sabe explicar a que se deve aqueles valores que se recebe quando se abandona uma empresa? Por exemplo: estou efetivo, dou os dias à entidade patronal para mudar de empresa, são feitas e pagas umas "contagens" (não sei o termo em específico, mas são mesmo estas "contagens" que gostava de saber do que se tratam). 

Já agora, ao longo do meu percurso na empresa não posso pedir para que sejam feitas essas "contagens"? Ou não posso pedir para que sejam revistos os vencimentos que tenho vindo a receber de forma a perceber se estão corretos? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jan Oblak, há 1 minuto:

Algum entendido em contabilidade/payroll/processamento de salários me sabe explicar a que se deve aqueles valores que se recebe quando se abandona uma empresa? Por exemplo: estou efetivo, dou os dias à entidade patronal para mudar de empresa, são feitas e pagas umas "contagens" (não sei o termo em específico, mas são mesmo estas "contagens" que gostava de saber do que se tratam). 

Já agora, ao longo do meu percurso na empresa não posso pedir para que sejam feitas essas "contagens"? Ou não posso pedir para que sejam revistos os vencimentos que tenho vindo a receber de forma a perceber se estão corretos? 

https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/CentroInformacao/Simulador/Paginas/default.aspx

Podes simular aí e estão descritas as compensações. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Guys, estágios profissionais do iefp como é que funcionam os descontos? Supostamente nível 6 é 724,04€ mas só recebi 592,40€. Isto é mais de 18% a menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o IEFP só cobre, na melhor das hipóteses, 80% desse valor e o resto seria a cargo da empresa, mas posso estar enganado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 2 horas:

Guys, estágios profissionais do iefp como é que funcionam os descontos? Supostamente nível 6 é 724,04€ mas só recebi 592,40€. Isto é mais de 18% a menos.

Tens o recibo? Esse valor 724,04 pode ser antes dos descontos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 3 horas:

Esses 724,04 são antes dos descontos. 11% para a Segurança Social e 7,qualquercoisa% para IRS. O valor líquido é o que recebeste.

Editado por JGabriel
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

A minha irmã trabalhava numa gelataria há mais de 1 ano e em Março no inicio da pandemia o patrão dela ao fechar a loja despediu toda a gente com a promessa de que voltaria a contratá-los quando a loja abrisse. Deu-lhe os papéis para o fundo de desemprego mas ela ao estranhar não receber ainda nada da segurança social foi-se informar e disseram-lhe que ela não tinha direito ao mesmo porque o patrão dela não fez os descontos. O que poderemos fazer neste caso tendo em conta que recibos de ordenado o patrão raramente lhe dava e não atende qualquer chamada?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 1 hora:

A minha irmã trabalhava numa gelataria há mais de 1 ano e em Março no inicio da pandemia o patrão dela ao fechar a loja despediu toda a gente com a promessa de que voltaria a contratá-los quando a loja abrisse. Deu-lhe os papéis para o fundo de desemprego mas ela ao estranhar não receber ainda nada da segurança social foi-se informar e disseram-lhe que ela não tinha direito ao mesmo porque o patrão dela não fez os descontos. O que poderemos fazer neste caso tendo em conta que recibos de ordenado o patrão raramente lhe dava e não atende qualquer chamada?

há o contrato assinado e comprovativo das transferencias, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 30 minutos:

há o contrato assinado e comprovativo das transferencias, certo?

Contrato penso que sim. Em relação ao ordenado ele pagava em dinheiro na mão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jan Oblak, Em 28/08/2020 at 13:46:

Essas contagens que falas não será o subsídio de natal e férias relativo ao tempo que trabalhaste no ano em que sais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 5 minutos:

Contrato penso que sim. Em relação ao ordenado ele pagava em dinheiro na mão.

Ui, cheira tanto a banhada. O mais certo é ser um contrato fake, tal como os raros recibos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 9 minutos:

Ui, cheira tanto a banhada. O mais certo é ser um contrato fake, tal como os raros recibos.

Será que a queixar a act resolve alguma coisa? Já só pedimos que lhe dêem o fundo de desemprego.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 9 minutos:

Será que a queixar a act resolve alguma coisa? Já só pedimos que lhe dêem o fundo de desemprego.

Não sei se resolve, mas têm de fazer queixas. E os colegas também devem estar na mesma situação, não? Juntem-se e contratem um advogado para empalar essa pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 16 minutos:

Não sei se resolve, mas têm de fazer queixas. E os colegas também devem estar na mesma situação, não? Juntem-se e contratem um advogado para empalar essa pessoa.

Amanhã vou passar lá na loja para falar com o homem... palhaços de m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

2020 e ainda há quem receba o ordenado em dinheiro vivo.

Muito estranho.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de BisDost, há 2 horas:

Amanhã vou passar lá na loja para falar com o homem... palhaços de m*rda.

Duvido que seja fake. Eu conheço um caso parecido de uma gelataria também btw. O contrato estava tudo dentro da legalidade mas quando começou a faltar drasticamente o dinheiro era dívidas a fornecedores, ordenados por pagar ou montantes pagos de vez em quando com dinheiro em caixa, dívidas às finanças e também à segurança social. Ou seja, tudo deve ter sido declarado na legalidade, não houve foi dinheiro para pagar dívidas. É uma situação de m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais estranho (ou não) é que o homem não parece nada ter problemas de dinheiro. Abriu uma gelataria o verão passado em Ibiza, tem (segundo a filha dele falava com a minha irmã) um avião privado, mais uns quantos negócios no país dele (Venezuela ou México já não me recordo). 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...