Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Citação de Jimpo, há 20 horas:

Peço desde ja desculpa pela falta de alguns acentos mas é do teclado.

Estou aqui num dilema e nao sei como o expor sem dar muitos detalhes, alguns que nao os queria colocar mas vou tentar.

Trabalho num gabinete/clinica ha 5 anos, um ambiente muito porreiro, sem problemas, e quando cheguei eram 4 associados e 4 colaboradores. Isto basicamente funciona como trabalhador independente, dou 23% do que faturo aos socios da clinica, para ajudar a pagar a renda, luz, agua (temos uma pequena piscina terapeutica), materiais, etc, etc. Quando cheguei a este sitio ja tinha uma agenda praticamente feita, os colegas foram que ja ca estavam foram aceitando acima do seu limite para quando eu e a minha mulher ca chegassemos nao ficassemos o dia inteiro com 2/3 doentes e a olhar para a parede. 

Ou seja, nos 23% entrava tambem essa "clientela" que eles criaram para mim. 

O que se passa é que ja passaram 5 anos, ja " criei" o meu nome, ja ha pacientes que ligam para marcar diretamente comigo, e ja tentei baixar a retrocessao de 23% para 20% e nao aceitaram porque foi a altura em que a eletricidade aumentou imenso por causa da guerra, e a piscina consome imenso. Foi esta a desculpa que me deram.

Entretanto, ha cerca de 2 meses fui contactado por uma enfermeira que me disse que numa aldeia a 20 minutos de onde vivo, a presidente da junta esta a procura de um fisioterapeuta para a aldeia (que so tem um cafe, um supermercado, um banco, um pequeno posto de correios, e um medico de familia), o projeto foi-me apresentado e passaria pela junta de freguesia comprar um local, fazer as obras necessarias para o gabinete e eu so tinha de dizer como queria a organizaçao do gabinete e teria de entrar com o dinheiro para o material, que seria meu. O que me foi proposto é que teria so de pagar a renda do equivalente do emprestimo da junta de freguesia, basicamente pagar os custos do emprestimo, eles investem X, ficam a pagar Y e eu pagaria esse Y enquanto la estivesse. A vantagem é que se me instalar neste sitio, estarei isento de impostos durante 5 anos, e a partir do 6 até ao 8 ano sera regressivo, 25%,50%, 75%. Se por acaso me for embora ao 4° ano terei de pagar tudo o que nao paguei de impostos. é uma medida de atrair profissionais de saude para locais onde ha falta.

Com esta proposta em mao, falei com os socios que me contrapuseram para eu me associar mediante X, dizem eles que esse X é o valor de entrada pelo espaço que existe, com piscina, gabinete com uma clientela enorme, bem localizado, com bom contactos com varios medicos (é verdade, temos muitos pacientes a ligar porque foram recomendados por certo medico), etc. é um sitio onde estou muito bem, a 7 minutos de casa, nao tenho necessidade de mudar porque estou bem, faço a minha contabilidade e tenho ajuda de todos quando ha duvidas, quando ha duvidas no trabalho tambem sao sempre prestaveis, nao ha um unico motivo para eu mudar sem ser o da vantagem fiscal que teria no outro gabinete. 

O meu problema é o X que me pedem e que me esta a comer os miolos. é que acho injusto no sentido em que tambem ajudei nestes ultimos 5 anos a criar um bom nome ao gabinete, o que pago de retrocessao 23% nestes ultimos 5 anos cobre bem as minhas despesas (sei que nao é um argumento valido), apesar do gabinete estar em bom estado ja tem 15 anos e os materiais que existem ja nao caminham para novos e sobretudo se eu entrar agora nao, vou receber retrocessao de ninguem, porque dos 4 associados e 4 colaboradores, um dos associados foi embora, outros 2 associaram-se, restando eu e a minha mulher a pagar a retrocessao. Ou seja, se eu entrar nem ha ninguem a pagar-me um X visto a outra pessoa ser a minha mulher. E para mais invisto mas se nao for trabalhar, nao recebo. Nao é a mesma coisa que entrar numa empresa de construçao e seja eu ou o Alberto a fazer o predio, dividimos os ganhos (exemplo simples e parvo). 

Antigamente esta associaçao pagava-se carote porque comprava-se essa clientela, hoje em dia e estando eu ja ha 5 anos, nao estarei a comprar nenhuma clientela porque ja a tenho, ou seja, so estarei a pagar o local em si e material que eu considero nao valer o que me pedem. 

O problema de abrir o tal novo gabinete é que terei de começar do zero, possivelmente durara uns 6 meses ate ter o nivel de pacientes que tenho neste momento, mais todas as dores de cabeça de criar o espaço e gerir esse espaço. 

Esta complicado de tomar uma decisao e exponho aqui para ter outras visoes do problema. 

Eu ficava no mesmo sitio, 7m de casa e és bem tratado? Nem sequer equacionava, sobretudo com filhos 😏

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também ficava, nem pensava duas vezes.

Diria que isto tem muito mais a ver com a personalidade de uma pessoa e é uma escolha que ninguém pode fazer por ti.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, Em 17/10/2023 at 22:58:

Parece-me que tens já grande parte das dificuldades de alguém que trabalha por conta própria mas uma parte inferior dos benefícios.

A proposta que te fizeram faria sentido se houvesse uma expectativa de expansão do negócio, abrindo a entrada de novos colaboradores. Sem isso, porque motivo haverias de pagar um prémio tão elevado para obter benefício adicionais marginais?

Além disso, pela descrição que fazes e dada a dimensão da empresa, estou a assumir que quando dizes "associado" te referes a algo equivalente a administrador e/ou proprietário. Se assim for, tens de ter também em conta a responsabilidade legal adicional que vais assumir (variante dependendo do tipo de sociedade).

Desde já obrigado pelas respostas. 

Sim, é um dos argumentos que utilizei na reunião. Enquanto que quem entrou até agora teve sempre esse benefício eu não o teria 

Citação de whatever, Em 17/10/2023 at 23:22:

Eu li "isento de impostos" e nem precisei de ler mais nada.

Citação de Bashir, Em 17/10/2023 at 23:31:

+ as obras pagas. Quem se devia preocupar aqui era a presidente da junta, daqui a uns anos ficas com o lugar.

Citação de Ghelthon, Em 18/10/2023 at 00:40:

Não me parece haver grandes dúvidas. E nem é só a questão dos impostos, mas também os 23% que andas a pagar agora aos outros que se calhar até cobrem o tal empréstimo que terias de pagar.

Além disso, estarias a trabalhar para ti.

É a razão mais forte pela qual estaria disposto a mudar. Mas isto é quase o equivalente a eu mudar de eu viver e trabalhar em Peniche e ir abrir gabinete em Monte Mendo (lugares tirados ao calha no Google Maps só para dar um exemplo parecido em termos de localidades e tamanhos)

Citação de Petar Musa, Em 18/10/2023 at 01:07:

Não percebi foi esta parte: 

"estarei isento de impostos durante 5 anos, e a partir do 6 até ao 8 ano sera regressivo, 25%,50%, 75%. "

Isto está relacionado com o que devias devolver caso fosses embora?

De resto, estou com os outros, o não pagar impostos incialmente, mais ser algo por tua conta, vale a pena o risco, parece-me.

Não. Durante 5 anos não pago impostos se ficar lá os 5 anos. Se sair ao terceiro ano tenho de pagar os 3 anos de impostos que não paguei. 

Ficando os 5 anos, se ficar 6, só pago 25% nesse ano, 7 anos, 50%, 8 anos 75%. Só ao 9º ano é que pagarei normal 

Citação de Bashir, Em 18/10/2023 at 01:08:

Como ficaria a situação da tua mulher?

Não mudaria. 

Citação de kareca, Em 18/10/2023 at 09:04:

Essa proposta da junta parece um negócio imobiliário. Tratas tu do recheio enquanto pagas também o empréstimo bancário durante X anos e salvaguardando-se com penalizações no tal imposto caso quebres o contrato.

Sim, basicamente é isso. Para não ficarem a arder caso eu decida ir embora e eles não terão ninguém para entrar de seguida 

Citação de Fajo, Em 18/10/2023 at 18:34:

Eu ficava no mesmo sitio, 7m de casa e és bem tratado? Nem sequer equacionava, sobretudo com filhos 😏

Citação de Rain Dog, Em 18/10/2023 at 19:00:

Eu também ficava, nem pensava duas vezes.

Diria que isto tem muito mais a ver com a personalidade de uma pessoa e é uma escolha que ninguém pode fazer por ti.

Se me baixassem para metade o valor que me pedem assinava imediatamente mesmo continuando a ser um valor alto. É uma vantagem enorme estar bem no trabalho e sem problemas. Por isso é que tenho dificuldade em ir embora...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 15 horas:

Desde já obrigado pelas respostas. 

Sim, é um dos argumentos que utilizei na reunião. Enquanto que quem entrou até agora teve sempre esse benefício eu não o teria 

É a razão mais forte pela qual estaria disposto a mudar. Mas isto é quase o equivalente a eu mudar de eu viver e trabalhar em Peniche e ir abrir gabinete em Monte Mendo (lugares tirados ao calha no Google Maps só para dar um exemplo parecido em termos de localidades e tamanhos)

Não. Durante 5 anos não pago impostos se ficar lá os 5 anos. Se sair ao terceiro ano tenho de pagar os 3 anos de impostos que não paguei. 

Ficando os 5 anos, se ficar 6, só pago 25% nesse ano, 7 anos, 50%, 8 anos 75%. Só ao 9º ano é que pagarei normal 

Não mudaria. 

Sim, basicamente é isso. Para não ficarem a arder caso eu decida ir embora e eles não terão ninguém para entrar de seguida 

Se me baixassem para metade o valor que me pedem assinava imediatamente mesmo continuando a ser um valor alto. É uma vantagem enorme estar bem no trabalho e sem problemas. Por isso é que tenho dificuldade em ir embora...

Eu nem percebo como ponderas ir companheiro. Aí tens estabilidade, a tua mulher trabalha no mesmo local, estão ambos a 7m a pé pelo que dizes, acabaste de construir casa e tens uma filhota para além de ganhar fixe Eu diria sinceramente que tens um equilíbrio de tudo, portanto é meter piloto automático e seguir. Não tarda tens mais 2 ou 3 filhos e esqueces a ideia 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 7 horas:

Eu nem percebo como ponderas ir companheiro. Aí tens estabilidade, a tua mulher trabalha no mesmo local, estão ambos a 7m a pé pelo que dizes, acabaste de construir casa e tens uma filhota para além de ganhar fixe Eu diria sinceramente que tens um equilíbrio de tudo, portanto é meter piloto automático e seguir. Não tarda tens mais 2 ou 3 filhos e esqueces a ideia 😁

Isto é suposto ser bom?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 10 horas:

Isto é suposto ser bom?

Nesta fase da vida sim, embora possa não me ter explicado bem. Profissionalmente ele conseguiu atingir uma estabilidade boa na área dele, que nem sempre é fácil. Tem um bom leque de clientes com a sua confiança, horário porreiro, recebe bom dinheiro e vai a pé para o trabalho. Entrar em 'piloto automático' ao nível de estabilidade em determinadas áreas como fisioterapia ou ensino é muito complicado, ou seja ele atingiu o que por norma demora mais tempo. Assim sendo, diria que apontava as baterias para curtir o crescimento da filhota, a nova casa, e viajar para Portugal e ver os avós mais vezes. 

É a minha opinião de quem já tem quase 40 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Jimpo, em qual dos dois acabarias por ganhar mais a longo prazo? (eu sei que seria aceitares a proposta da junta)

Traçando um cenário semelhante ao que estás agora, qual seria a diferença que irias receber a mais se saísses desse gabinete?

Achas que existe a possibilidade de alguns dos clientes que já tens em carteira (ou fidelizados wtv) de te acompanharem?

O local do "teu" espaço traria problemas em conseguires novos clientes?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 11 horas:

Isto é suposto ser bom?

E é mau?

Tendo em conta o contexto pessoal do Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 11 horas:

Isto é suposto ser bom?

Citação de Hammerfall, há 11 minutos:

E é mau?

Tendo em conta o contexto pessoal do Jimpo

Isto é uma conversa um bocado inútil do ponto de vista que é completamente subjectivo. Não é bom nem mau, depende de pessoa para pessoa e quais são as suas prioridades a nível profissional e pessoal.

• Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post

A mim parece-me que ele quer outros desafios e não seguir aquela típica vida de emigrante confirmista que entra na rotina e vem duas vezes por ano visitar a família.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 41 minutos:

Isto é uma conversa um bocado inútil do ponto de vista que é completamente subjectivo. Não é bom nem mau, depende de pessoa para pessoa e quais são as suas prioridades a nível profissional e pessoal.

Exatamente. 

É o Jimpo que tem que decidir se gosta da vida que leva de momento e pesar os prós e contras de mudar de emprego.

Agora, se uma pessoa está bem com a vida que tem, vai mudar porquê? Vamos chamar a isso comodismo porquê? Mentalidade de m*rda

A vida é pra viver e desfrutar da mesma

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

Ai esse privilégio...

Isto é suposto ser mau?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 26 minutos:

Exatamente. 

É o Jimpo que tem que decidir se gosta da vida que leva de momento e pesar os prós e contras de mudar de emprego.

Agora, se uma pessoa está bem com a vida que tem, vai mudar porquê? Vamos chamar a isso comodismo porquê? Mentalidade de m*rda

A vida é pra viver e desfrutar da mesma

Mas é comodismo. E não há problema nenhum em uma pessoar ser comodista e querer só aproveitar o seu dia a dia com o que já tem e precisa para ser feliz.

Da mesma forma que uma pessoa que não seja comodista não iria conseguir desfrutar a vida em piloto automático.

É uma escolha dele, que deve ser ponderada porque não irá sair a ganhar em tudo, é impossível. Portanto é colocar os pratos na balança e seguir o caminho que o deixará mais realizado, seja profissionalmente, pessoalmente ou ambos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 14 minutos:

Mas é comodismo. E não há problema nenhum em uma pessoar ser comodista e querer só aproveitar o seu dia a dia com o que já tem e precisa para ser feliz.

Da mesma forma que uma pessoa que não seja comodista não iria conseguir desfrutar a vida em piloto automático.

É uma escolha dele, que deve ser ponderada porque não irá sair a ganhar em tudo, é impossível. Portanto é colocar os pratos na balança e seguir o caminho que o deixará mais realizado, seja profissionalmente, pessoalmente ou ambos.

Eu não discordo do teu último parágrafo.

Discordo que a escolha de continuar onde está, onde já construiu todo um sentido de comunidade, num lugar onde nunca foi dele (emigrante), onde construiu casa e teve descendência e vive uma vida feliz com a mulher seja chamada de comodismo.

Comodismo é um gajo aos 18 anos ir trabalhar para o mac e aos 30 ainda lá estar porque se acomodou àquela rotina, ter a segurança de não sair dali e não querer almejar algo mais do que isso.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só mudaria se houvesse algum ganho efetivamente significativo que implicasse uma melhoria no estilo de vida da família.

Entre estar num sitio sem grandes responsabilidades e perto de casa, para um com grandes responsabilidades e longe, fazendo na pratica o mesmo trabalho, só se no fim do mês chovesse bastante mais. O ego de ter um espaço próprio não paga a tranquilidade de picar o ponto e poder cagar para aquilo.

• Concordo! 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 11 horas:

Nesta fase da vida sim, embora possa não me ter explicado bem. Profissionalmente ele conseguiu atingir uma estabilidade boa na área dele, que nem sempre é fácil. Tem um bom leque de clientes com a sua confiança, horário porreiro, recebe bom dinheiro e vai a pé para o trabalho. Entrar em 'piloto automático' ao nível de estabilidade em determinadas áreas como fisioterapia ou ensino é muito complicado, ou seja ele atingiu o que por norma demora mais tempo. Assim sendo, diria que apontava as baterias para curtir o crescimento da filhota, a nova casa, e viajar para Portugal e ver os avós mais vezes. 

É a minha opinião de quem já tem quase 40 😁

O meu ponto aqui é que se o Jimpo estivesee completamente, ou vá, suficientemente satisfeito com a situação profissional que tem não estava neste dilema.

Não estamos a falar de uma situação em que se foi dizer a alguém que estava sossegado que tinha de fazer pela vida que isto é preciso bater punho para andar para a frente, o Jimpo é que nos trouxe esta dúvida e disse estar muito dividido, acho que se estivesse à procura de entrar em piloto automático nem sequer colocava esta questão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 29 minutos:

O meu ponto aqui é que se o Jimpo estivesee completamente, ou vá, suficientemente satisfeito com a situação profissional que tem não estava neste dilema.

Não estamos a falar de uma situação em que se foi dizer a alguém que estava sossegado que tinha de fazer pela vida que isto é preciso bater punho para andar para a frente, o Jimpo é que nos trouxe esta dúvida e disse estar muito dividido, acho que se estivesse à procura de entrar em piloto automático nem sequer colocava esta questão. 

Mais a situação injusta que tem para se tornar sócio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 14 horas:

Isto é suposto ser mau?

Óbvio, tens de ser pobre. Se não fores pobre estás automaticamente do lado dos opressores.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 horas:

Óbvio, tens de ser pobre. Se não fores pobre estás automaticamente do lado dos opressores.

isto é suposto ser mentira?

não ser pobre é absolutamente imoral

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém com conhecimento do mercado sabe-me dizer se M&A em big 4 é um bom emprego? Que tipo de empregos pós-big 4 é que um profissional com essa experiência consegue ter e que níveis salariais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Yupker, há 17 horas:

Alguém com conhecimento do mercado sabe-me dizer se M&A em big 4 é um bom emprego? Que tipo de empregos pós-big 4 é que um profissional com essa experiência consegue ter e que níveis salariais?

Assumindo que estás a falar de advisory e não tax, costuma ser visto como uma boa área dentro de big4. Pelo menos na minha altura as posições de Corporate Finance e Management Consulting eram sempre vistas como as melhores, tanto dentro de big4 como em termos de percepção do mercado.

Alguém que trabalhe em M&A e saia de big 4 raramente vai continuar a trabalhar em M&A, até pq há poucas posições. Tirando os fundos, lembro-me que a Sonae tem uma área de M&A.

Na minha altura costumavam ir mais para posições de planeamento estratégico, mas sinceramente e principalmente até 5 anos na área facilmente se podem adaptar para outra área qualquer, seja analytics, processos, etc

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 4 horas:

Assumindo que estás a falar de advisory e não tax, costuma ser visto como uma boa área dentro de big4. Pelo menos na minha altura as posições de Corporate Finance e Management Consulting eram sempre vistas como as melhores, tanto dentro de big4 como em termos de percepção do mercado.

Alguém que trabalhe em M&A e saia de big 4 raramente vai continuar a trabalhar em M&A, até pq há poucas posições. Tirando os fundos, lembro-me que a Sonae tem uma área de M&A.

Na minha altura costumavam ir mais para posições de planeamento estratégico, mas sinceramente e principalmente até 5 anos na área facilmente se podem adaptar para outra área qualquer, seja analytics, processos, etc

Exato, advisory. A minha dúvida vinha precisamente por haver poucas posições em M&A em portugal mas sendo assim parece que a experiência continua bem reputada para outras áreas como planeamento estratégico. É interessante o teu ponto sobre também se adaptarem bem em áreas como analytics ou processos, porque pelo que entendo o trabalho lá no dia-a-dia não envolve isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente já houve aqui esta questão mas aqui vai.

Apresentei a minha carta de demissão no passado dia 8/11 e o último dia seria 6/1 sei que tenho de dar os 60 dias por lei por estar na empresa há mais de 2 anos a minha questão é em relação às férias do ano seguinte, as deste ano já gozei todas e a minha pergunta é, posso trabalhar 1 mês e usar as férias do ano seguinte no outro mês? Ou sou obrigado neste caso a trabalhar os 2 meses? Temos alguma lei que diga isto ou é uma questão de chegar acordo com a empresa? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...