Plagio o Original Publicado 12 Abril 2025 Citação de Jimpo, há 5 minutos: Fui o único que percebi o post do CEO do LinkedIn como se do uma crítica a quem sai da empresa? É que concordo em parte com o que foi dito. Já passei por 2 vezes em França por esse lado, e já tive colegas a ir embora. As 2 vezes que fui embora, fiz um "pot de depart", umas bebidas, umas cervejas e um livro beirão para dar a conhecer aos franceses, uns amendoins, umas pizzas, uma/duas horinhas a falar da vida e depois um obrigado e adeus por termos trabalhado juntos. Depois tive o caso contrário, de um dos donos que fez parte da clinica durante 15 anos, vendeu a parte dele, chegou à sexta feira, adeus a alguns e a outros nem de despediu e foi embora. E não estava chateado com ninguém. Pareceu-me que o que estava a ser falado é o sair dos projetos/trabalho sem uma despedida, nem que seja só trazer umas cervejas pelo menos com a malta com quem se passava mais tempo Isso até parece fixe, mas em corporate não dá Em corporate na verdade é engraçado, especialmente com layoffs. Os gajos que despedem chamam as pessoas a uma sala (nos dias de hoje, uma sala de zoom) e uns minutos depois a foto do slack fica a preto e branco e a seguir o nome da pessoa no slack fica assim: "José António (deactivated)" Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 12 Abril 2025 Citação de Plagio o Original, há 56 minutos: Isso até parece fixe, mas em corporate não dá Em corporate na verdade é engraçado, especialmente com layoffs. Os gajos que despedem chamam as pessoas a uma sala (nos dias de hoje, uma sala de zoom) e uns minutos depois a foto do slack fica a preto e branco e a seguir o nome da pessoa no slack fica assim: "José António (deactivated)" Acredito que seja "outro mundo" e que em algumas empresas muita gente nem se conheça. Mas uma das consequências do teletrabalho também acaba por ser essa. É claro que se trabalhares numa "inserir empresa grande" com 1000 trabalhadores não vais enviar um email geral a agradecer pela experiência e a convidar todos para o bar da esquina para ir beber uns copos. Mas em círculos mais fechados, se trabalhares com até 10 pessoas, eu vejo isso como normal. Mas o meu trabalho tem muito pouco a ver com o da maioria do pessoal daqui, percebo que a minha experiência não tenha nenhuma relação com a vossa eu é que ao ler aquilo consigo me identificar e não perceber quem não se despede nem que seja com um "adeus e boa sorte". Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 12 Abril 2025 Citação de Keyser, há 3 horas: Estive 3 anos a trabalhar 100% remoto e acho que literalmente comeu-me a cabeça no sentido em que nunca parava de trabalhar (principalmente no último ano, a trabalhar das 8 as 22). Tiraram o relógio do teu PC de trabalho? 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 12 Abril 2025 Citação de Keyser, há 3 horas: O home-office nao é para todos. Estive 3 anos a trabalhar 100% remoto e acho que literalmente comeu-me a cabeça no sentido em que nunca parava de trabalhar (principalmente no último ano, a trabalhar das 8 as 22). Para além disso, acho que a comunicaçao nao é tao efectiva. Agora numa nova empresa voltei a um regime hibrido (3 dias escritório e 2 dias casa) e sinto-me mais confortável, convivo com a malta com quem trabalho e posso aproveitar as vantagens do home office. Mas isso é um problema teu (e de muita gente) tal como o facto de quem faz menos em casa é um problema pessoal. A primeira análise é perceber se temos condições em casa. Depois, o 100% remote não é o forçado a ficar em casa da pandemia. Isto na verdade só vem expor a quantidade de gente que o trabalho em vez de ser otimizar processos, descobrir soluções para quem está bloqueado com algo ou realmente perceber quem trabalha ou não, estão lá apenas a fazer aquela pressão aos coitados que, ou dão mais do que deviam à casa, ou os que estão ali a fingir-se de ocupados a abrir e fechar sheets do excel. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 13 Abril 2025 Citação de JohnyM, Em 12/04/2025 at 16:40: Em primeira instância nem todos têm vida de escritório e andar a escolher se tem ou não teletrabalho. Para uma parte considerável da população, teletrabalho não é sequer opção. E para quem lida diariamente com operações que impliquem atendimento ao público (seja de que forma for) isso então parece-me que é uma miragem Certo. Mas para quem não tem opção de trabalhar remotamente, por inerência do cargo, e não por arbitrariedade da chefia, não me parece que esta discussão seja muito relevante. Isto a não ser que se queira comparar empregos de escritório com pessoal que trabalha em ambiente hospitalar. O que manifestamente não faz sentido nenhum. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Abril 2025 Essa do "se eu não tenho, os outros não podem ter" ou do "queixam-se mas há quem esteja pior" é uma das grandes razões pelas quais este país é o que é. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 14 Abril 2025 Então e quando se metem a caminho do escritório, na vossa commute digna de quem ia a caminho da escola na beira baixa ou apanhar azeitona com os pais e irmãos nos anos 70 e depois têm reuniões por zoom? E quando lidam com um trabalhador remoto que tem um problema ou precisa de ajuda e vos manda uma mensagem no slack / teams, e em vez de irem diretos ao assunto dizem: "Olá Plagio!" ao que vocês respondem "olá" e ficam esperançosos que simplesmente vos digam qual o problema e depois recebem a mensagem: "tudo bem?", bro eu só quero que me digas o que queres pra eu despachar esta interação E os betos que falam dos seus cães, das suas ferias no sul da asia, do erasmus, que compraram roupa termica pra ir à islandia mas foram enganados porque passaram frio, de que vão passar a morar na zona chique x porque os seus pais quando retornaram de lourenco marques compraram um prédio de familia? É hora de almoço, vamos todos ao restaurante chique de comida portuguesa que vende batata rústica (as cascas das batatas que as pessoas da beira baixa dão às galinhas) por 5 euros 3 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 14 Abril 2025 Citação de Plagio o Original, há 22 minutos: Então e quando se metem a caminho do escritório, na vossa commute digna de quem ia a caminho da escola na beira baixa ou apanhar azeitona com os pais e irmãos nos anos 70 e depois têm reuniões por zoom? E quando lidam com um trabalhador remoto que tem um problema ou precisa de ajuda e vos manda uma mensagem no slack / teams, e em vez de irem diretos ao assunto dizem: "Olá Plagio!" ao que vocês respondem "olá" e ficam esperançosos que simplesmente vos digam qual o problema e depois recebem a mensagem: "tudo bem?", bro eu só quero que me digas o que queres pra eu despachar esta interação E os betos que falam dos seus cães, das suas ferias no sul da asia, do erasmus, que compraram roupa termica pra ir à islandia mas foram enganados porque passaram frio, de que vão passar a morar na zona chique x porque os seus pais quando retornaram de lourenco marques compraram um prédio de familia? É hora de almoço, vamos todos ao restaurante chique de comida portuguesa que vende batata rústica (as cascas das batatas que as pessoas da beira baixa dão às galinhas) por 5 euros quem te magoou? desabafa, amigo Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 14 Abril 2025 Citação de Robe, há 2 minutos: quem te magoou? desabafa, amigo Eu desabafo: quero estar concentrado. Se vão interromper a minha concentração vão diretos ao assunto Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 14 Abril 2025 Tens aí um problema com os almoços. Quando estou no escritório faço questão de almoçar sozinho, é um mini-retiro espiritual entre horas e horas de reuniões consecutivas. E digo isso mesmo às pessoas: que gosto de almoçar sozinho para me acalmar das reuniões da manhã e preparar para as da tarde. E perante a minha equipa digo diretamente que eles precisam de ter um tempo e espaço para dizer mal do chefe à vontade, e também que não quero ser "demasiado" amigo deles, porque por vezes temos discordâncias profundas, feedback negativo, no limite dispensas, e tudo isso fica demasiado condicionado se houver amizade à mistura. Experimenta usar uma destas, vais sentir-te melhor. E vais ver que depois até vais gostar dos almoços de Natal, offsites e afins. Porque são 2 ou 3 dias num ano inteiro, é equilibrado. 1 Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 14 Abril 2025 Era o melhor que podia acontecer para os colegas dele pelo menos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 14 Abril 2025 Citação de Quan Chi, há 50 minutos: Tens aí um problema com os almoços. Quando estou no escritório faço questão de almoçar sozinho, é um mini-retiro espiritual entre horas e horas de reuniões consecutivas. E digo isso mesmo às pessoas: que gosto de almoçar sozinho para me acalmar das reuniões da manhã e preparar para as da tarde. E perante a minha equipa digo diretamente que eles precisam de ter um tempo e espaço para dizer mal do chefe à vontade, e também que não quero ser "demasiado" amigo deles, porque por vezes temos discordâncias profundas, feedback negativo, no limite dispensas, e tudo isso fica demasiado condicionado se houver amizade à mistura. Experimenta usar uma destas, vais sentir-te melhor. E vais ver que depois até vais gostar dos almoços de Natal, offsites e afins. Porque são 2 ou 3 dias num ano inteiro, é equilibrado. Eu não me importo porque vou lá raramente e tbm não me apetece preparar almoço nestes dias, e há tipo 2 pessoas que são decentes Citação de migxstoper, há 2 minutos: Era o melhor que podia acontecer para os colegas dele pelo menos. Vocês têm que ter uma noção de uma coisa: eu não digo estas coisas na vida real. Se me falassem das suas viagens à tailandia e eu responder que apanhava batatas nas férias as pessoas iam achar estranho. Eu sorrio e aceno, acho piada internamente e dá-me material pra escrever no cmpt, é um escape em que transmito estas minhas opiniões quando estou rodeado de pessoas que em condições normais seria estranho fazer 2 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 14 Abril 2025 Citação de Quan Chi, há 2 horas: Tens aí um problema com os almoços. Quando estou no escritório faço questão de almoçar sozinho, é um mini-retiro espiritual entre horas e horas de reuniões consecutivas. E digo isso mesmo às pessoas: que gosto de almoçar sozinho para me acalmar das reuniões da manhã e preparar para as da tarde. E perante a minha equipa digo diretamente que eles precisam de ter um tempo e espaço para dizer mal do chefe à vontade, e também que não quero ser "demasiado" amigo deles, porque por vezes temos discordâncias profundas, feedback negativo, no limite dispensas, e tudo isso fica demasiado condicionado se houver amizade à mistura. Experimenta usar uma destas, vais sentir-te melhor. E vais ver que depois até vais gostar dos almoços de Natal, offsites e afins. Porque são 2 ou 3 dias num ano inteiro, é equilibrado. Todos os seis meses tenha essa conversa com a minha equipa, gosto de trabalhar com vocês, tenho orgulho em defender o vosso trabalho, mas não tenho, nem vou ter, amigos no escritório. Tudo o que aqui se passa é estritamente profissional. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Abril 2025 As amizades que fiz em trabalho em grandes empresas, foi sempre com malta que não era da minha equipa e que eu não trabalhava diretamente. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 14 Abril 2025 O escritório é onde passo a maior parte do meu dia durante a semana, não me vejo a conseguir ter esse tipo de distanciamento e de frieza com as pessoas com quem trabalho. A altura em que fui mais feliz no trabalho foi precisamente nos anos antes de Covid pq consegui criar do 0 uma equipa de 10 pessoas super motivada, comprometida, forte tecnicamente, com personalidades diferentes mas fixes, e próximos ao ponto de irmos beber uma cerveja praticamente todas as sextas feiras, acabando inevitavalmente em jantar e eventualmente saídas à noite. Ainda esta semana uma pessoa vai embora e marcou cervejas e chouriço assado ao final do dia, e depois jantar com umas 20 pessoas com quem costumava trabalhar - tal como o Jimpo descreveu acima. Sendo que é uma empresa listada nos US, portanto também não acho que seja uma questão de dimensão mas sim de cultura. Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 14 Abril 2025 adorei que o @Plagio o Original passou o dia de trabalho no cmpt a fazer rant que os colegas não o deixam trabalhar 💓 6 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 14 Abril 2025 Citação de Su1, há 29 minutos: adorei que o @Plagio o Original passou o dia de trabalho no cmpt a fazer rant que os colegas não o deixam trabalhar 💓 olha, esta segunda feira tem sido maravilhosa, e eu na verdade nem fui ao escritório hoje. Há dias em que chega ao final da segunda feira e sinto que já é quarta, hoje até tive tempo pra entregar o irs. chefe foi de férias, e eu como to quase a entrar tbm e ele gosta de mim deixou-me só a fazer documentação ❤️ 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 14 Abril 2025 Citação de Plagio o Original, há 5 minutos: olha, esta segunda feira tem sido maravilhosa, e eu na verdade nem fui ao escritório hoje. Há dias em que chega ao final da segunda feira e sinto que já é quarta, hoje até tive tempo pra entregar o irs. chefe foi de férias, e eu como to quase a entrar tbm e ele gosta de mim deixou-me só a fazer documentação ❤️ e depois querem que este pais avance, enfim à custa dos operários, só se for 1 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 14 Abril 2025 (editado) Citação de Plagio o Original, há 9 minutos: olha, esta segunda feira tem sido maravilhosa, e eu na verdade nem fui ao escritório hoje. Há dias em que chega ao final da segunda feira e sinto que já é quarta, hoje até tive tempo pra entregar o irs. chefe foi de férias, e eu como to quase a entrar tbm e ele gosta de mim deixou-me só a fazer documentação ❤️ Sexta é feriado, na próxima também e na outra quinta seguinte também. A vida é bela. Editado 14 Abril 2025 por HappyKing 1 Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 14 Abril 2025 Citação de Ego Sum, há 1 hora: O escritório é onde passo a maior parte do meu dia durante a semana, não me vejo a conseguir ter esse tipo de distanciamento e de frieza com as pessoas com quem trabalho. A altura em que fui mais feliz no trabalho foi precisamente nos anos antes de Covid pq consegui criar do 0 uma equipa de 10 pessoas super motivada, comprometida, forte tecnicamente, com personalidades diferentes mas fixes, e próximos ao ponto de irmos beber uma cerveja praticamente todas as sextas feiras, acabando inevitavalmente em jantar e eventualmente saídas à noite. Ainda esta semana uma pessoa vai embora e marcou cervejas e chouriço assado ao final do dia, e depois jantar com umas 20 pessoas com quem costumava trabalhar - tal como o Jimpo descreveu acima. Sendo que é uma empresa listada nos US, portanto também não acho que seja uma questão de dimensão mas sim de cultura. Não é uma questão de frieza. Felizmente dou-me muito bem com as pessoas com quem trabalho. Temos uma relação informal, gozamos uns com os outros, sei o nome das mulheres/maridos/filhos de todos sem nunca ter perguntado, porque a conversa simplesmente se proporcionou. Já me fartei de dar (pseudo) conselhos de todo o tipo à malta mais nova e aos brasileiros que estão constantemente no limiar de serem burlados. Mas essas relações terminam quando termina o horário de trabalho. Em relação às cervejas ao final do dia, os meus dias úteis das 19:30 às 21:00 são exclusivamente dedicados à minha filha e isso não é negociável. O mesmo em relação aos jantares e/ou saídas à noite. Sábados às 09:00 ou 09:30 estou num jardim aleatório a ver a miúda correr, saltar, desenvolver-se, e sobretudo, ser feliz. Domingos a mesma coisa. Uma vez a cada 3 ou 4 meses, claro que abro uma exceção e vamos beber uns copos ao final da tarde. Mas mais do que isso, não. Não vejo como uma coisa de certo vs. errado, são as preferências de cada um. Eu sempre fui bastante apegado à família, e fui uma pessoa que criou o círculo de amigos de infância, manteve esse grupo firme, e depois nunca deu grande confiança à malta da faculdade (se calhar até fiz mal) e muito menos do trabalho. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 14 Abril 2025 Citação de Ghelthon, Em 11/04/2025 at 12:15: Depois vais para o escritório e são 5 cafés por dia, meia-hora de conversa com as pessoas que passam pela tua secretária, almoçar fora com a equipa se for o caso, etc. Só vi isto agora. Tirando a parte dos cafés (que realmente tomo mais quando vou pra lá lol) o resto não é de todo um problema para mim. Claro que não gosto de todos os colegas de trabalho; mas esses casos também aparecem lá poucas horas por semana portanto nem me chateio muito com isso. Quando lá estão, é ser apenas cordial e cumprir os serviços mínimos de responder às conversas sem alongar muito o assunto. De resto, quando lá cheguei o ambiente era um bocado m*rdoso mas os anos passaram, as equipas mudaram, e hoje trabalho maioritariamente com malta com que me dou bastante bem. A viagem também não é um grande problema. É uma hora de viagem, a qual dá para ocupar com várias coisas. Não é por aí. Também o facto do trabalho ser no Porto é muito positivo pra mim. Adoro a cidade, apesar de tudo. É muito mais interessante do que o meio onde vivi toda a minha vida, tento aproveitar-me disso. Portanto é esta a minha mentalidade, acho uma benção estar nesta situação. Uma grande fatia da população portuguesa passa 8h por dia descontente com a sua profissão, seja por mau ambiente, seja pela necessidade financeira ultrapassar o prazer de ter um trabalho que realmente goste, etc. Esse não é o meu caso. Apesar dos defeitos do meu trabalho; valorizo muito o que me deu ao longo dos anos em coisas que não tem propriamente a ver com especificidades do emprego. As coisas que aprendi com colegas de realidades completamente diferentes, as novas experiências que tive, etc; estas m*rdas não aconteceriam se trabalhasse todos os dias em casa, ia-se perder. Daí eu ir com todo o gosto para o escritório. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 14 Abril 2025 Trabalhar a partir de casa? Eu nem a partir do escritório trabalho! ehehe 5 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 14 Abril 2025 Citação de HappyKing, há 5 horas: Sexta é feriado, na próxima também e na outra quinta seguinte também. A vida é bela. O país vai experimentar semanas com quatro dias de trabalho? A economia vai colapsar. Os patrões vão arrancar os cabelos com tanto prejuízo. Compartilhar este post Link para o post