Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

É das tais perguntas que só depende do patrão. Se tiver a contrato a termo incerto com renovação automática mensal podes ficar nessa situação por tempo indeterminado.

Se tiveres pela própria empresa a contrato de meio ano a empresa pode te dar mais 2 contratos e a partir daí podes ter a sorte de passar efetivo.

Mas posso te dar um exemplo de uma pessoa que conheci que esteve 3 anos a contrato de mês por uma empresa de trabalho temporário, ao fim de 3 anos assinou contrato de 6 meses pela empresa e ao fim desses 6 meses voltou ao contrato de trabalho temporário pela empresa exterior.

Portanto nestes casos já vai das sortes.

A única coisa que posso afirmar no que diz respeito a fundo de desemprego é que tens de trabalhar 14 meses seguidos. O que nunca terás direito a fundo de desemprego porque os patrões normalmente suspendem os contratos nas férias e chamam depois. Logo nunca terás direito ao fundo de desemprego.

#sadlife

Mentira.

Para teres direito ao subsídio de desemprego tens que ter trabalhado 360 dias nos últimos 24 meses.

Compartilhar este post

Link para o post

Mentira.

Para teres direito ao subsídio de desemprego tens que ter trabalhado 360 dias nos últimos 24 meses.

Então informaram-me mal. Sorry

Compartilhar este post

Link para o post

para os experts em código do trabalho:

- um gajo que tenha um contrato a termo incerto só passa a efectivo ao fim de 6 anos?

Penso que isso depende da entidade empregadora.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Quanto tempo é que tem de ser dado à casa, caso um empregado queira sair para outra empresa?

Com menos de 1 ano de casa.

EDIT. São 30 dias, pelo que vi na net (mas já tem uns anos,..) se o trabalhador ainda tiver 2 semanas de férias por gozar, passam a 15, certo?

Editado por Dpitz

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que isso depende da entidade empregadora.

depende da entidade como?

ele está há quase 5 anos com o mesmo contrato a termo incerto. Tem estado a exercer a profissão normalmente, coisa que vai um bocado contra à natureza do contrato a termo incerto. A minha dúvida é se há alguma base legal para que ele possa efectivar ao fim de um tempo inferior aos 6 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto tempo é que tem de ser dado à casa, caso um empregado queira sair para outra empresa?

Com menos de 1 ano de casa.

EDIT. São 30 dias, pelo que vi na net (mas já tem uns anos,..) se o trabalhador ainda tiver 2 semanas de férias por gozar, passam a 15, certo?

em principio continuam os 30 dias para te desvinculares, passas é 15 dias desses 30 em férias, mas depende do que combinares com eles.

passei por uma situação idêntica e esta foi a informação que me deram:

Em caso de cessação de contrato de trabalho por iniciativa do trabalhador, este deve comunicar por escrito a intenção de fazer cessar o contrato com determinado tempo de antecedência em relação ao último dia de trabalho:

o 30 dias para contratos com antiguidade até 2 anos;

o 60 dias para contratos com antiguidade superior a 2 anos;

o Caso o funcionário não cumpra o pré-aviso deve pagar ao empregador uma indeminização de valor igual à retribuição base e diuturnidades correspondentes ao período em falta.

Direitos:

· Subsídio de Férias proporcional ao tempo trabalhado no ano de cessação

· Subsídio de Natal proporcional ao tempo trabalhado no ano de cessação

· Subsídios de férias vencido a 01/01/2014;

· Férias não gozadas proporcionais – ao tempo trabalhado no ano de cessação

· Férias não gozadas – dos 22 dias que se venceram a 01/01/2014 o trabalhador tem direito a receber o valor correspondente aos dias não gozados;

· Horas de formação (Artigo N.º 2 do Artigo 131º e Artigo 134º da Lei 7/2009 de 12 de Fevereiro), as horas apenas são devidas no caso do trabalhador não ter recebido formação. Em cada ano o trabalhador tem direito a 35 horas de formação por ano, sendo que as horas que não forma ministradas ficam em crédito para o trabalhador.

À data de cessação do contrato deve ser entregue ao colaborador certificado de trabalho, assim como, formulário de situação de desemprego a fim de cumprir com o Art.º 341º da Lei 7/2009, de 12 de Fevereiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Muito obrigado, era isso mesmo que queria saber! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tive na semana passada a minha primeira e única entrevista de emprego, ao contrário do que procurava, acabou por ser em Portugal e a uns 20 min. de carro de casa.

A verdade é que fiquei com a sensação de ter corrido bastante bem, o meu currículo ter impressionado e quando num email posterior ao entrevistador perguntei sobre um dia normal, calhou ele referir "explico-te melhor mais tarde ou poderás ver por ti mesmo".

Para já, estou nervoso com a possibilidade de ser o meu primeiro emprego, depois de trabalhar durante 4 anos por conta própria, à minha maneira e com os meus horários.

Por outro lado, estou a contar receber cerca de 730€ líquidos mensais no início, o que ainda estou a ponderar se foi um bom valor a negociar. A minha questão é, alguém sabe/tem experiência se 730€ por mês dá para viver sozinho em Lisboa? (do tipo num estúdio, alimentação, transportes, dinheiro de bolso e ainda poupar qualquer coisa).

EDIT: Desculpem também outra pergunta parva, mas dado que seria a primeira vez num horário das 9 às 6, como raio se organiza a vida/tempos de comuta/tempos livres, etc.? Parece que não sobra tempo nenhum, e gostaria de continuar alguns projetos pessoais.

Viver sozinho é bom, mas também tem os seus contras. E até nem são poucos.

Mas tudo depende das despesas. Se não tiveres de entrar com nenhum, ou com valores irrisórios ao pé dos que terias de desembolsar por viveres sozinho, então o melhor é mesmo ficares com os teus pais.

É sempre chato quando queres estar mais à vontade e eles lá estão, e tu não podes dizer-lhes para saírem e ficas com uma f*da pelo caminho, mas são 300/400€ poupados todos os meses. Ao fim de um ano, tens mais 4000€ na conta.

Claro está que também tens de ser rigoroso e não esbanjar dinheiro todos os meses porque sabes que tens alguma folga, mas dá perfeitamente para poupar e ir vivendo sem grande preocupação.

Compartilhar este post

Link para o post

300/400€ é a renda, mais a luz, a água, a alimentação...

Outra alternativa pode ser alugares um quarto com alguém com que te sintas bem. Não é a mesma coisa, mas sempre é diferente de viver com os pais.

Compartilhar este post

Link para o post

Arrendar, não é alugar. Arrendar = bens imóveis | Alugar = bens móveis.

É uma batalha sem fim esta :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, pessoal.

Na melhor das hipóteses 700€ seriam todas as minhas despesas (e ficando em zonas de Lisboa longe do metro), pelo que teria que viver sem muito conforto, dinheiro para lazer ou para mobiliário.

Para já, não é urgente e se calhar só viria a ser contra-producente, vou arranjando um fundo de emergência e poupando para electrodomésticos+mobiliário e entretanto até pode ser que receba alguma promoção e alugue um T0 melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Arrendar, não é alugar. Arrendar = bens imóveis | Alugar = bens móveis.

É uma batalha sem fim esta :mrgreen:

É quase como a percentagem / pontos percentuais.

Ainda ontem ouvi na rádio que o IVA ia aumentar 2%.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Acabei de perder uma oportunidade do crl por culpa minha.

pqp, estou tão fdd.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

então?

a semana passada contactaram-me de uma editora para ir a uma entrevista hoje, às 11h30.

Eu aceitei, mesmo sabendo que iria trabalhar a noite toda anterior (e ia de directa, praticamente).

Acontece que chego aí por volta das 7h30 e começo a sentir-me mal, vomito pra caraças e esperei até às 10h para ver se melhorava. Não melhorei, liguei para lá a pedir se era possível adiar. Disseram que "iam ver" e vi logo que estava fdd.

A verdade é que isto é a porra do cansaço. Ter trabalhado 4 semanas quase sempre 12h (e às vezes 16h...) por noite deu cabo de mim...

Lá enviei um email ao director daquilo a explicar o porquê de ter pedido para adiar. Pode ser que ele perceba e/ou que o gajo que me atendeu não tenha percebido/explicado bem a situação.

Enfim, estou tão fdd. Mas não tinha hipótese. A ir para casa às 8h quase que adormeci no caminho. E ia de bicicleta.

Compartilhar este post

Link para o post

meu, a culpa não é tua. são m*rda que acontecem. se telefonaste pra lá e depois explicaste ao director o que te aconteceu, pode ser que eles te dêem uma nova oportunidade. o que interessa é: estás melhor?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

o pior é que nem isso. Nem consegui dormir bem a pensar naquela situação lol

Vaart, muito provavelmente é pra esquecer, né?

Se já não queria criar grandes expectativas e ter grandes esperanças (tanto que só 1-2 pessoas sabiam que ia lá), depois disto não vale mesmo a pena ter esperança alguma.

Compartilhar este post

Link para o post

Vaart, muito provavelmente é pra esquecer, né? Se já não queria criar grandes expectativas e ter grandes esperanças (tanto que só 1-2 pessoas sabiam que ia lá), depois disto não vale mesmo a pena ter esperança alguma.

Isso depende muito das pessoas que estão à frente da editora. Se telefonaste e enviaste um email, a meu ver demonstraste preocupação, o que devia ser um ponto a teu favor, mas tudo depende das pessoas que estão à frente do processo de recrutamento e da editora. Eu, se estivesse no teu caso, tentaria ligar novamente e procuraria falar com o diretor, evitando intermediários que, muitas vezes, não passam todas as informações que lhes facultam.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

vou fazer isso, Vaart. Obrigado ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Força dpitz! Fecha-se uma porta, abrem-se outras. O que interessa é não desistir.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma Dpitz, pode ser que ainda tenhas uma oportunidade. Mas o Vaart tem razão, é tentar insistir e demonstrar o teu interesse no cargo. Alimentação tem sido feita de forma equilibrada? É que juntar pouco sono com uma alimentação incorrecta é complicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...