Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Na 4ª feira recebi uma chamada do grupo da Sonae para ir a uma entrevista de emprego, 5ªfeira, para o novo continente que vai abrir em Tondela. Visto que sou de Leiria e tinha acabado de vir de Viseu, na 3ªfeira, não tive possibilidade de ir.

Ainda assim eles disseram que vão voltar a fazer uma sessão de entrevistas e dada a minha impossibilidade que me podiam telefonar nessa altura. Agora o que vai na minha cabeça é "já foste, não voltam a ligar".

Tou certo ou há sempre a possibilidade de ligarem mesmo?

Não necessariamente. A minha atual empresa contactou-me segunda vez quando na primeira não pude aparecer. E já aconteceu noutra ocasião. É uma questão de aguardares.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta, tenho aqui umas duvidas, ficava muito agradecido se alguem me souber dar aqui umas ajudas.

Então sou quase licenciado, falta só a papelada, já trabalhei mas os descontos foram sempre para a minha mae ou seja nunca entrou nada nas finanças em meu nome.

Ofereceram-me um trabalho sazonal, em que disseram que me pagavam com recibos verdes a 90 dias.

Não percebi muito bem o funcionamento, pelo que li pagam num prazo de 90 dias, ou seja eventualmente teria de pagar importo sobre o trabalho mesmo sem ter ainda recebido o dinheiro?

Como funciona a questão do 1º ano de recibos verdes sem descontar? Aplica-se?

Enfim eu sei que as finanças certamente me iam ajudar melhor nisto mas como sei que são filas e filas se alguem me souber ajudar agradecia.

Compartilhar este post

Link para o post

Se nunca tiveste colectado como independente, no 1º ano a recibos verdes estás isento de segurança social (nunca percebi bem se é ano civil ou se é 12 meses, na altura na seg. social tb não me souberam dizer e nas finanças também não)

mas pagar a 3 meses???? vais estar a trabalhar 3 meses sem receber?

os impostos são pagos qd fazes o IRS no ano seguinte

Ter atenção ao IVA (se passares 10000€/ano tens que cobrar iva) e o IRS tens que ver se fazes tu a retenção na fonte ou a empresa

Edit: acho que tu na tua area tens umas vantagens nas taxas. vê isso

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

Enfim eu sei que as finanças certamente me iam ajudar melhor nisto mas como sei que são filas e filas se alguem me souber ajudar agradecia.

Normalmente para este atendimento nunca há grandes filas. Pelo menos eu em 5 minutos sou sempre atendido.

Compartilhar este post

Link para o post

Se nunca tiveste colectado como independente, no 1º ano a recibos verdes estás isento de segurança social (nunca percebi bem se é ano civil ou se é 12 meses, na altura na seg. social tb não me souberam dizer e nas finanças também não)

mas pagar a 3 meses???? vais estar a trabalhar 3 meses sem receber?

os impostos são pagos qd fazes o IRS no ano seguinte

Ter atenção ao IVA (se passares 10000€/ano tens que cobrar iva) e o IRS tens que ver se fazes tu a retenção na fonte ou a empresa

Edit: acho que tu na tua area tens umas vantagens nas taxas. vê isso

não, vou só trabalhar 15 dias, e não é propriamente na minha área...

Compartilhar este post

Link para o post

não, vou só trabalhar 15 dias, e não é propriamente na minha área...

humm 15 dias, pagam ao fim de 90 dias e perdes um ano de isenção da segurança social e é fora da área???

humm a menos que seja mto bem pago ou que possa ajudar a 'garantir' algo mais estável, não acho sinceramente que se justifique

Compartilhar este post

Link para o post

humm 15 dias, pagam ao fim de 90 dias e perdes um ano de isenção da segurança social e é fora da área???

humm a menos que seja mto bem pago ou que possa ajudar a 'garantir' algo mais estável, não acho sinceramente que se justifique

pois é isso... mas tambem não queria ganhar algum dinheirito, só posso começar a trabalhar na minha area daqui a uns mesinhos... isto de sairem os certificados na escola + inscrição na ordem só la para outubro é que posso começar a trabalhar

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um bom dinheiro faz um acto único. Mas vê lá se compensa...

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um bom dinheiro faz um acto único. Mas vê lá se compensa...

Eu ato unico já sei +- como funciona e acho que não perdia o ano de isenção... tenho de falar com os contratadores para verificar se é possivel?

Compartilhar este post

Link para o post

A minha namorada arranjou agora trabalho numa loja num shopping, para 3 meses. Na entrevista disseram-lhe que é full-time, ordenado minimo, esse tipo de coisas. Começou a trabalhar, ela pediu o contrato por causa de suspender o fundo de desemprego e uma formação do centro de emprego, e a chefe disse-lhe que não vai ter contrato, como é 3 meses é tipo um contrato verbal, que ia pedir uma declação aos patrões, para ela entregar. Depois a minha namorada ao preencher a folha para suspender o fundo de desemprego, pede lá qual é o ordenado que vai receber, ela perguntou à chefe e ela disse que não sabe(na entrevista disse ordenado minimo). Segundo ela, enviaram a declaração por correio na segunda. Acho estranho não haver contrato, porque quando acabar os 3 meses, a minha namorada precisa da carta de despedimento para voltar a activar o fundo de desemprego, não tendo contrato eles conseguem dar essa carta?

Acho isto tudo muito estranho, e ou é a chefe que não sabe de nada e eles vão mandar o contrato entretanto, ou algo parece estar mal. Se ao menos na declaração vier os dados da loja e da minha namorada tudo certinho, sempre é uma prova em como esteve lá a trabalhar, assim se houver stress, tenho alguma coisa por onde pegar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também estou a trabalhar temporariamente (nestes meses de verão) e assinei um contrato.

Pois, é o normal. Gostava de saber é se é possivel não havendo contrato, se no fim podes passar na mesma a carta de despedimento. Tenho quase a certeza que não, mas como andam sempre a mudar tudo e mais alguma coisa para favorecer os patrões, já não digo nada

Edit: Tive a pesquisar na net, e pelo que vejo um contrato não precisa de ser escrito, pode ser verbal. A única coisa é que li que um contrato experimental tem um máximo de 2 meses, ela vai lá estar 3...

Edit 2: Afinal talvez possa ser 90 dias: Duração do período experimental

Funcionários em geral - 60 dias se a empresa tem mais do que 20 trabalhadores e 90 dias se a empresa tem menos de 20 trabalhadores;

Aquela loja tem em vários shoppings, no total deve ter mais de 20 trabalhadores, naquele shopping a loja tem 3, por isso penso que conte aquela loja apenas. Contrato sem termo, pode ser verbal, por isso não tem mal. A única coisa é que eles têm de lhe dar um papel com as informações mais importantes, que horários irá fazer, remuneração que vai receber, isso tudo. Agora é esperar uns dias a ver se lhe dão isso

Edit 3: O trabalhador deve pedir ao empregador um “Certificado de Trabalho” (com as datas de admissão e de cessação, bem como cargo(s) desempenhados) e o formulário 5044 da Segurança Social preenchido para poder requerer o subsídio de desemprego. Os valores em dívida ao trabalhador devem ser pagos até ao último dia do prazo do aviso prévio.

Pronto, penso que estará tudo legal. Até porque tinha sérias dúvidas que uma loja de um shopping se ia arriscar assim, ainda para mais empregando uma pessoa que eles sabiam que estava a receber subsidio de desemprego

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

A minha namorada arranjou agora trabalho numa loja num shopping, para 3 meses. Na entrevista disseram-lhe que é full-time, ordenado minimo, esse tipo de coisas. Começou a trabalhar, ela pediu o contrato por causa de suspender o fundo de desemprego e uma formação do centro de emprego, e a chefe disse-lhe que não vai ter contrato, como é 3 meses é tipo um contrato verbal, que ia pedir uma declação aos patrões, para ela entregar. Depois a minha namorada ao preencher a folha para suspender o fundo de desemprego, pede lá qual é o ordenado que vai receber, ela perguntou à chefe e ela disse que não sabe(na entrevista disse ordenado minimo). Segundo ela, enviaram a declaração por correio na segunda. Acho estranho não haver contrato, porque quando acabar os 3 meses, a minha namorada precisa da carta de despedimento para voltar a activar o fundo de desemprego, não tendo contrato eles conseguem dar essa carta?

Acho isto tudo muito estranho, e ou é a chefe que não sabe de nada e eles vão mandar o contrato entretanto, ou algo parece estar mal. Se ao menos na declaração vier os dados da loja e da minha namorada tudo certinho, sempre é uma prova em como esteve lá a trabalhar, assim se houver stress, tenho alguma coisa por onde pegar.

tem de haver contrato.

"Contratos verbais" não servem de nada.

se ela precisar de ajuda ou algum esclarecimento relacionada com isso, contacta o sindicato dos trabalhadores do comércio: http://www.cesp1.net/

Compartilhar este post

Link para o post

tem de haver contrato.

"Contratos verbais" não servem de nada.

se ela precisar de ajuda ou algum esclarecimento relacionada com isso, contacta o sindicato dos trabalhadores do comércio: http://www.cesp1.net/

Um contrato sem termo pode ser verbal ou escrito. Eles são é obrigados a dar-lhe uma declaração em que têm de estar escritas certas coisas, tais como os horários, remuneração, posto de trabalho, data de entrada e data em que foi feito o contrato, e pouco mais

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tb pode ligar para a cena da inspeção do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Um contrato sem termo pode ser verbal ou escrito. Eles são é obrigados a dar-lhe uma declaração em que têm de estar escritas certas coisas, tais como os horários, remuneração, posto de trabalho, data de entrada e data em que foi feito o contrato, e pouco mais

Desconhecia. Pensava que tinha de haver sempre contrato.

Acho que tb pode ligar para a cena da inspeção do trabalho.

ACT?

Compartilhar este post

Link para o post

Desconhecia. Pensava que tinha de haver sempre contrato.

ACT?

E tem...verbal. Eles são é obrigados a dar-lhe um documento onde tem alguns dados mais importantes, e não deram. Mas ela pediu uma declaração como prova que está a trabalhar, para entregar na segurança social para suspender o subsidio e uma formação que ela estava a ter, e eles supostamente mandaram isso por correio na sexta. Agora é esperar que isso chegue e tenha lá esses dados.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

ah! sempre há algo escrito.

Estava a estranhar :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

ah! sempre há algo escrito.

Estava a estranhar :lol:

Recebeu a declaração, mas não diz o ordenado, nem que horário está a fazer. Pode chegar ao fim do mês e darem-lhe metade do ordenado e dizem que está a fazer só part-time. Mas acho que não iam sujar as mãos com isso, ainda para mais sendo uma loja de um shopping...

Compartilhar este post

Link para o post

lol não iam sujar ... eles cagam d'alto nas pessoas, sai um agora e vem outro depois.

Infelizmente é a realidade.

Por muito necessitado que estejamos, não há cá contratos verbais. É contrato escrito e acabou a conversa. E não fazer isso e submeter-se ao que eles querem é meio-caminho andado para a exploração e para a injustiça com os colaboradores.

Ah e "lojas do shopping"? queres mesmo que te refira a rotatitivdade de colaboradores que existem nessas lojas? lol quem trabalha não passa só de um número, algo que se apaga facilmente no excel.

Compartilhar este post

Link para o post

lol não iam sujar ... eles cagam d'alto nas pessoas, sai um agora e vem outro depois.

Infelizmente é a realidade.

Por muito necessitado que estejamos, não há cá contratos verbais. É contrato escrito e acabou a conversa. E não fazer isso e submeter-se ao que eles querem é meio-caminho andado para a exploração e para a injustiça com os colaboradores.

Ah e "lojas do shopping"? queres mesmo que te refira a rotatitivdade de colaboradores que existem nessas lojas? lol quem trabalha não passa só de um número, algo que se apaga facilmente no excel.

Sim, claro que é melhor um contrato escrito. Mas por lei, não é obrigatório se for um contrato sem termo. Mas deviam ter dado o documento com os dados todos, incluindo o ordenado, subsidio de alimentação e essas coisas. Mas basicamente ela pensou que ia ter contrato, porque na entrevista a chefe de loja disse-lhe coisas, que quando ela começou a trabalhar a chefe já disse que não sabia se era assim, como ela já tinha suspendido o subsidio de desemprego, era complicado estar a voltar tudo atrás. Vai ter de se sujeitar, mas vou tentar que ela peça o documento, porque isso eles são obrigados a dar. Quanto a essa rotatividade de colaboradores e assim, eu sei como funciona. Por acaso naquela loja são as mesmas a trabalhar desde que abriu e estão efectivas, mas a minha namorada nem viu os patrões, foi tudo através da chefe de loja, que faz o mesmo trabalho que as outras e responsabilidades é zero.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje cá vou eu rumar a Bordéus para começar a trabalhar em Agosto. Vai ser difícil as saudades dos pais e do meu irmão mas a vida não é como nós queremos, agora é arregaçar as mangas e o futuro só Deus sabe.

:cry:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...