Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Antes de mais, um abraço e força para todos os que estão a passar dificuldades na vida. Fez-me perceber a sorte que tenho e como alguns problemas que tenho não são nada.

Imaginemos agora um casal, em que um dos membros trabalhe no Taguspark e outro em Santa Apolónia. Em termos de horas de vida que se perderiam no trânsito e/ou em transportes públicos, é caso para provocar demência?

Editado por kaRam

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Eliott, Fajo e Karam. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais, um abraço e força para todos os que estão a passar dificuldades na vida. Fez-me perceber a sorte que tenho e como alguns problemas que tenho não são nada.

Imaginemos agora um casal, em que um dos membros trabalhe no Taguspark e outro em Santa Apolónia. Em termos de horas de vida que se perderiam no trânsito e/ou em transportes públicos, é caso para provocar demência?

Depende de onde viva esse casal.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando um pouco mais a sério, é um cenário hipotético com o qual me estou a deparar.

Eu e a minha namorada concluímos há um ano mestrado, no Porto. Eu arranjei estágio numa empresa no Porto e ela, por vários motivos, ficou no distrito de Portalegre.

Entretanto, em janeiro próximo ela acaba o estágio, sendo quase certo que vai ficar efetiva numa das empresas do grupo. Possivelmente até vai ter alguma liberdade de escolha entre Lisboa e Porto, mas o mais provável é que fique em Lisboa, na zona de Santa Apolónia. Já eu, tenho sido dissimuladamente pressionado a transferir-me do Porto para o Taguspark, onde a empresa tem a quase totalidade dos seus serviços centrais.

A lógica apontaria então para irmos ambos felizes da vida para Lisboa, onde finalmente voltaríamos a viver juntos, teríamos muito melhores hipóteses de carreira, estaríamos mais perto da família, com muito mais amigos por perto, melhor clima, etc. No entanto, acontece que nos 2 anos (eu 3) em que vivemos no Porto ficámos completamente apaixonados pela cidade e pelas suas pessoas. Estamos perfeitamente ambientados à cidade e a minha namorada confessou-me recentemente que gostava de ter nascido lá (o que é muito grave para uma alentejana).

Em Lisboa, temos medo de não conseguirmos constituir ser autossustentáveis, tendo em conta as grandes diferenças de custo de vida, sobretudo ao nível da habitação. Gostávamos de constituir família a médio-prazo... Temos também medo de passar a ter um dia-a-dia em loop de trabalho -> meia vida no trânsito -> preparar o dia de trabalho seguinte -> dormir -> trabalho. Acima de tudo, temos medo de perder uma grande oportunidade de sermos felizes, no Porto. O "único" problema é que no Porto temos poucas ou nenhumas hipóteses de progressão na carreira (pelo menos eu), e acho que iríamos estar sempre com o receio de se algum dia nos veríamos forçados a migrar para Lisboa....

A mim, a situação ainda me deixa mais indeciso, pois ao longo dos últimos 6-7 anos tomei três grandes decisões, em períodos diferentes, em todas abdicando de uma muito melhor carreira potencial (e salário) em detrimento da expetativa de felicidade. E a verdade é que a primeira dessas decisões levou a que conhecesse a minha namorada, com a qual estou à quase 6 anos e com quem me imagino para o resto da vida.

Editado por kaRam

Compartilhar este post

Link para o post

Falando da minha experiência e da minha mulher. Vivemos em Lisboa, temos ordenados absolutamente médios para licenciados efectivos em empresas com expressão na área onde exercem actividade e a nossa vida é bastante confortável.

Confortável não no sentido de grandes luxos, isto apesar do facto de não termos (nem querermos ter) filhos nos dar outra folga financeira, mas no sentido em que a nossa vida não está presa à ditadura do trânsito.

O truque aqui é só um, viver no centro de Lisboa e abdicar de uma casa com o dobro (ou o triplo) do tamanho fora de Lisboa. Já o disse aqui várias vezes, tanto eu como a minha mulher vamos para o emprego a pé, eu até venho a casa almoçar também a pé, só pegamos no carro ao fim-de-semana e a verdade é que faço vida de bairro, o pessoal da praça conhece-me, o homem do talho pergunta pela família, o dono do restaurante recebe-me bem e apesar de que ao chegar à rua lembro-me logo que estou em Lisboa (trânsito, obras e confusão) a verdade é que só saía daqui para ir viver para uma aldeia qualquer no alto de uma serra.

Agora claro, se não tiverem um bom ordenado/poupanças e não puderem abdicar do T3 moderno e com boas áreas e te vires obrigado a ir viver para os subúrbios a tua qualidade de vida não há-de ter nada a ver com a que terias no Porto.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Já estive numa situação semelhante. Comecei a trabalhar no escritório do Porto mas sabia que mais tarde ou mais cedo teria de ir para Lisboa.

Também pensei como tu, que em termos de progressão de carreira e oportunidades seria bastante melhor e que mais valia me mudar cedo do que mais tarde custando mais.

Assim foi, estive meio ano no Porto e depois fui para Lisboa.

Com ordenado inicial de big4 vivi ano e meio entre o Marquês e o Rato e tinha uma boa qualidade de vida.

Tal como o whatever referiu, ia a pé de casa para o emprego, acordava às 8h45, chegava lá antes das 9h30.

Tudo bem que alugava um quarto com amigos e não casa, mas se procurares bem encontras T1s porreiros, baratos e bem localizados. Tenho um amigo que tinha um T1 só para ele por 350€ na Estefânia (5 minutos a pé do metro, Saldanha).

A não ser que a tua área seja muito específica, tipo banca de investimento, não acho que seja impossível ter boas oportunidades no Porto e com margem de progressão.

É preciso é estar na empresa e altura certa.

Os principais senãos que senti a viver em Lisboa:

- custos acrescidos (renda mais cara, viagens de comboio, custo de vida mais elevado)

- pode ser difícil te integrares com quem lá está. Eu estava habituado a ter imensos grupos de amigos diferentes da faculdade com quem facilmente fazia planos. Em Lisboa não era assim. A maior parte da malta com quem estava pós laboral era pessoal que tal como eu foi do Porto para Lisboa trabalhar. Integrar nos grupos de malta lá de baixo que já estão formados da faculdade e afins pode ser mais difícil (acho que isto acontece seja em Lisboa seja noutro lado qualquer).

Obviamente que depende muito da empresa e das pessoas. Em big4 senti isso. Na empresa que estou agora, da malta que entrou comigo, eu sou o único que entrou para o Porto mas as primeiras semanas em Lisboa, formou-se grande grupo de amigos e fazemos imensos planos e vou de vez em quando a Lisboa de propósito para estar com eles e fazer planos.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje em dia arranjar um T1 central e em condições em Lisboa por muito menos de 500€ só se for a algum conhecido e com renda paga pela porta do cavalo. Para viver com um ordenado é apertado, mas com com dois ordenados ainda dá para viver à vontade e poupar qualquer coisa no final do mês.

Compartilhar este post

Link para o post

Falando da minha experiência e da minha mulher. Vivemos em Lisboa, temos ordenados absolutamente médios para licenciados efectivos em empresas com expressão na área onde exercem actividade e a nossa vida é bastante confortável.

Confortável não no sentido de grandes luxos, isto apesar do facto de não termos (nem querermos ter) filhos nos dar outra folga financeira, mas no sentido em que a nossa vida não está presa à ditadura do trânsito.

O truque aqui é só um, viver no centro de Lisboa e abdicar de uma casa com o dobro (ou o triplo) do tamanho fora de Lisboa. Já o disse aqui várias vezes, tanto eu como a minha mulher vamos para o emprego a pé, eu até venho a casa almoçar também a pé, só pegamos no carro ao fim-de-semana e a verdade é que faço vida de bairro, o pessoal da praça conhece-me, o homem do talho pergunta pela família, o dono do restaurante recebe-me bem e apesar de que ao chegar à rua lembro-me logo que estou em Lisboa (trânsito, obras e confusão) a verdade é que só saía daqui para ir viver para uma aldeia qualquer no alto de uma serra.

Agora claro, se não tiverem um bom ordenado/poupanças e não puderem abdicar do T3 moderno e com boas áreas e te vires obrigado a ir viver para os subúrbios a tua qualidade de vida não há-de ter nada a ver com a que terias no Porto.

A questão é que estando um no Taguspark e outro em Santa Apolónia, não dá bem para fazer o dia-a-dia a pé. :mrgreen: Em termos de casa não pretendo mais do que um T1 com os básicos de mobília e de eletrodomésticos, algum espaço para arrumação, uma varanda ou uma sala onde caiba um estendal, um lugar de garagem ou estacionamento seguro à porta de casa e, já no campo dos extras, que a(s) janela(s) sejam viradas a sul ou a este. Acho que não é pedir muito...

O problema é que no Porto, numa casa com o perfil que descrevi, num local em que demoro 15min a ir para o trabalho e 25-30 a regressar, entre renda, despesas da casa e de transporte, visita mensal à família, etc. gasto 90 a 95% do meu salário. Num cenário hipotético em que viva em Lisboa com a minha namorada, creio que o acréscimo de dinheiro disponível provocado pela partilha das despesas de casa se anule pelo aumento dos custos com a renda e de transporte, tornando completamente impensável a hipótese de constituir família a médio prazo. E este pensamento está-me a deixar maluco.

Já estive numa situação semelhante. Comecei a trabalhar no escritório do Porto mas sabia que mais tarde ou mais cedo teria de ir para Lisboa.

Também pensei como tu, que em termos de progressão de carreira e oportunidades seria bastante melhor e que mais valia me mudar cedo do que mais tarde custando mais.

Assim foi, estive meio ano no Porto e depois fui para Lisboa.

Com ordenado inicial de big4 vivi ano e meio entre o Marquês e o Rato e tinha uma boa qualidade de vida.

Tal como o whatever referiu, ia a pé de casa para o emprego, acordava às 8h45, chegava lá antes das 9h30.

Tudo bem que alugava um quarto com amigos e não casa, mas se procurares bem encontras T1s porreiros, baratos e bem localizados. Tenho um amigo que tinha um T1 só para ele por 350€ na Estefânia (5 minutos a pé do metro, Saldanha).

A não ser que a tua área seja muito específica, tipo banca de investimento, não acho que seja impossível ter boas oportunidades no Porto e com margem de progressão.

É preciso é estar na empresa e altura certa.

Os principais senãos que senti a viver em Lisboa:

- custos acrescidos (renda mais cara, viagens de comboio, custo de vida mais elevado)

- pode ser difícil te integrares com quem lá está. Eu estava habituado a ter imensos grupos de amigos diferentes da faculdade com quem facilmente fazia planos. Em Lisboa não era assim. A maior parte da malta com quem estava pós laboral era pessoal que tal como eu foi do Porto para Lisboa trabalhar. Integrar nos grupos de malta lá de baixo que já estão formados da faculdade e afins pode ser mais difícil (acho que isto acontece seja em Lisboa seja noutro lado qualquer).

Obviamente que depende muito da empresa e das pessoas. Em big4 senti isso. Na empresa que estou agora, da malta que entrou comigo, eu sou o único que entrou para o Porto mas as primeiras semanas em Lisboa, formou-se grande grupo de amigos e fazemos imensos planos e vou de vez em quando a Lisboa de propósito para estar com eles e fazer planos.

A minha área é a banca comercial, sendo que trabalho em marketing. No Porto, exceto equipas comerciais específicas, apenas existem as áreas de rating e parte da de crédito, que por tradição são áreas compostas por membros com elevada experiência comercial. Portanto, a não ser que alguém me elogiasse bastante internamente, estaria condenado às minhas atuais funções.

O que te aconteceu em termos de integração em Lisboa aconteceu comigo no Porto. Fora duas ou três pessoas que nos ajudaram muito, sobretudo nos primeiros tempos, não fizemos qualquer amizade. E, sinceramente, não senti falta disso. Conseguimos funcionar bem enquanto casal, e aproveitávamos para sempre que íamos a casa estarmos bastante com os amigos, na maioria desses fins-de-semana nem sequer nos víamos.

Voltando ainda à questão inicial, quais as zonas em que o tempo a percorrer até ao Taguspark (de carro ou a pé) e o tempo a percorrer até à zona de Santa Apolónia (de transportes públicos ou a pé) são os menores possíveis e simultaneamente o mais semelhantes entre si?

Editado por kaRam

Compartilhar este post

Link para o post

Até tens transporte para o taguspark!

Apanhas carris ou metro até ao marques e depois vimeca (carreira 15) para o taguspark.

O passe deve ficar por cerca de 40/50 euros.

Até tens transporte para o taguspark!

Apanhas carris ou metro até ao marques e depois vimeca (carreira 15) para o taguspark.

O passe deve ficar por cerca de 40/50 euros.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém daqui é GNR ou tem lá familiares?

A verdade é que terminei o 12ºano e não estou muito virado para o ensino superior, seja por falta de vontade em ter de andar a estudar mais tempo e também pelo curso que queria seguir, me terem dito que pouca saída está a ter (Ciências da Comunicação).

Posto isto andei a ver algumas opções e o que me saltou mais há vista foram devidamente a GNR e basicamente um centro de formação profissional que tem vários cursos desde: auxiliar medicina dentária, programação neuro-linguística etc. (agora não me recordo de todos)

Se alguém que inclusive passou pela mesma dúvida e me pudesse dar uma opinião agradecia mas pelo que tenho visto encontrar alguém daqui que não tenha sequer entrado no ensino superior é complicado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, a trabalharem a 25km um do outro realmente dificulta um bocado as coisas. Oeiras, para quem gosta, tem zonas boas e com casas a preços que não se encontram em Lisboa, além de que tem sempre a história da praia para quem liga a isso.

Uma vantagem de viverem em Lisboa é que andavas sempre no sentido contrário ao da maioria do trânsito o que evitava perderdes horas sem fim na A5. De cada vez que me lembro dos tempos em que vinha de Porto Salvo para Lisboa de manhã ainda me dá vontade de chorar.

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que terminei o 12ºano e não estou muito virado para o ensino superior, seja por falta de vontade em ter de andar a estudar mais tempo e também pelo curso que queria seguir, me terem dito que pouca saída está a ter (Ciências da Comunicação).

Posto isto andei a ver algumas opções e o que me saltou mais há vista foram devidamente a GNR e basicamente um centro de formação profissional que tem vários cursos desde: auxiliar medicina dentária, programação neuro-linguística etc. (agora não me recordo de todos)

Se alguém que inclusive passou pela mesma dúvida e me pudesse dar uma opinião agradecia mas pelo que tenho visto encontrar alguém daqui que não tenha sequer entrado no ensino superior é complicado :mrgreen:

Só te interessa GNR ou outras forças de segurança, ou mesmo forças armadas?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a opção de seguires a academia militar. Tens é licenciatura e mestrado...

Tenho um amigo que ao fim de 2 anos a estudar Economia cagou em tudo e foi para lá.

Ganha bem, não tem despesas e entrando pela academia vais logo para cima de hierarquia.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais vale morar perto do emprego dela e tu usares os transportes. Andas sempre ao contrário do transito.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque estás a decidir o teu futuro pelo que os "outros" dizem?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a decidir o futuro pelo que os "outros dizem" Rui13, simplesmente a vontade não é praticamente nenhuma e tirar a licenciatura em algo que depois não tenha saída ainda pior, não sei se me fiz entender.

As forças armadas (presumo que seja a tropa) não são muito do meu agrado e quando fui lá no dia da defesa nacional não fiquei muito interessado, apesar de muitos militares que estarem lá terem dito que tiraram licenciaturas e tal mas acabaram por ingressar lá.

Quanto há GNR não estou a limitar a procura, se me souberes explicar e dar mais informações sobre outras forças de segurança agradeço Kanye.

Ego Sum sabes-me explicar mais ou menos como funciona isso da academia militar, se quiseres mandar mp estás há vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso acho que Ciencias da Comiunicação com a especialização certa tem muita saída.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a decidir o futuro pelo que os "outros dizem" Rui13, simplesmente a vontade não é praticamente nenhuma e tirar a licenciatura em algo que depois não tenha saída ainda pior, não sei se me fiz entender.

As forças armadas (presumo que seja a tropa) não são muito do meu agrado e quando fui lá no dia da defesa nacional não fiquei muito interessado, apesar de muitos militares que estarem lá terem dito que tiraram licenciaturas e tal mas acabaram por ingressar lá.

Quanto há GNR não estou a limitar a procura, se me souberes explicar e dar mais informações sobre outras forças de segurança agradeço Kanye.

Ego Sum sabes-me explicar mais ou menos como funciona isso da academia militar, se quiseres mandar mp estás há vontade.

Eu tb não estou muito por dentro, só ouço as coisas que ele conta.

Academia militar

"A Academia Militar oferece condições únicas a quem pretende construir um percurso académico de excelência e valorizado pela empregabilidade total, através do ingresso nos Quadros Permanentes do Exército e da Guarda Nacional Republicana."

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a Academia Militar, a Academia da Força Aérea, Escola Naval, Academia da PSG, são tudo excelentes opções. Basicamente ao entrares aqui sais como oficial, estás a tirar uma licenciatura e ainda és pago; tens alimentação, estadia, ordenado é muito porreiro. Lá está, na minha opinião para entrarmos neste mundo é essencial ir pela via das Academias, pois acaba-se um curso e és um senhor. Além disso, a carreira é sempre a subir e contas com ordenados muito acima da média.

Pessoalmente sempre preferi a Academia da Força Aérea e da PSP, mas é uma questão de veres também os cursos que todas têm. Na altura que acabei o 12º concorri à da PSP, mas acabei por não entrar. Links de todas as Academias:

http://academiamilitar.pt/

http://www.emfa.pt/www/po/crfa/recrutamento-001

http://escolanaval.marinha.pt/pt/ensino/mestradosintegrados

http://www.iscpsi.pt/Inicio/Paginas/default.aspx

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso acho que Ciencias da Comiunicação com a especialização certa tem muita saída.

Qual?

Compartilhar este post

Link para o post

Já alguém fez algum estágio na EDP ou Millenniumbcp?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, vamos lá fazer um ponto de situação da coisa. Está a chegar ao fim o 2º dos 3 meses para os quais fui contratado. Explicando um pouco a situação, estava a fazer a tese na empresa A e surgiu a oportunidade de trabalhar 3 meses na empresa B sendo o meu salário pago pela empresa A. Foi uma oportunidade do crl que muito dificilmente teria quando acabasse o curso por isso agarrei-a.

Acontece que só fui contratado pois havia a necessidade de mais uma pessoa para aliviar a carga de trabalho existente nesta altura do ano e, apesar de todo o feedback excelente que tenho tido do meu trabalho, não sei se terão a necessidade (quantidade de trabalho extremamente elevada) de ter o meu posto de trabalho durante mais que estes 3 meses. Espero que sim porque adoro isto aqui, mas se não der pronto não deu. No entanto, foi falado que caso não continuasse por aqui, ficaria a trabalhar na empresa A. Já é uma situação que me agrada menos, mas é trabalho e é melhor ter isto na mão do que nada.

Outra coisa que também tenho em mãos é a oportunidade de ficar na Faculdade mas a dar aulas e avançar em simultâneo para Doutoramento. Não estava nada à espera de ter isto tudo em mãos quando ainda nem o curso tenho feito :lol: . Bem a prioriadade passa por acabar a tese (tenho os resultados experimentais todos "só" falta escrever" ) para acabar finalmente o curso, algo que também me possibilitaria candidatar a um emprego noutros lados tendo já a vantagem de no CV ter 3 meses de trabalho numa empresa muito boa.

Bem, é esperar até fim de Agosto para ver se fico aqui mais que estes 3 meses e até ao fim de Setembro para entregar a tese e decidir se procuro emprego noutro lado, aceito ficar na empresa A ou se aceito ficar na Faculdade a dar aulas (isto tudo caso não fique na empresa B). Depois vou dando notícias :)

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Ego disse e bem, em todas as três forças armadas tens academia (Força Aérea, Exército e Marinha). Em QUALQUER CATEGORIA que queiras entrar tens de te submeter à prestação de provas físicas, psicotécnicas e médicas. O Exército tem algumas variantes dos psicotécnicos, mas nada de especial e sei que na categoria de praça este ano, estão com bastantes facilidades de entrada por causa de falta de pessoal e têm concurso aberto todo o ano, sem excepção. Nessa categoria tens 3 meses mais ou menos de instrução e depois então assinas um contracto que pode ir dos 4 aos 6 anos. A partir daí podes, quando cumprires um ano de serviço militar, concorrer à Escola de Sargentos para quadros permanentes. Na Academia do Exército, para aléns dos 3 tipos de provas que te falei, tens que ter o exame de Português e Matemática feitos pelo menos há 2(?) anos, com nota positiva. A partir daí tens 5 anos de instrução, acabas com uma licenciatura ou mestrado (não me lembro ao certo) em Ciências Militares e saís como Aspirante, que faz parte da categoria mais alta da cadeia, os Oficiais.

Na Força Aérea funciona tudo da mesma maneira, pelo menos na categoria de Praças, a Academia deles não sei como funciona mas penso que seja mais ou menos a mesma coisa, mas este ano já fechou as candidaturas.

Na Marinha não sei como funciona mas tenho um conhecido lá, se quiseres saber posso-lhe perguntar o que questionares.

Agora, tens de ver se preferes entrar lá para cumprir o tempo militar e depois passar a uma força policial ou fazer carreira. Se for a primeira opção, aconselho-te concorrer a praça e cumprires os 4 ou 6 anos porque depois tens 30% de vagas destinadas a militares na GNR e 15% na PSP. Pessoalmente, a nível de condições, a Força Aérea está bastante acima das outras 2(desculpa Phil), e as especialidades de curso são bem mais específicas, pelo que te podem abrir mais portas profissionalmente cá fora.

Possivelmente esqueci-me de muita coisa, por isso mais alguma coisa, fica à vontade para perguntar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...