Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Ainda à espera que o Sporting me contacte de volta. O responsável ainda não tinham voltado, supostamente voltaria algures esta semana.

Entretanto ando meio desmotivado. Sabia que ia ser complicado fugir ao mundo da consultoria, mas não esperava tantas dificuldades. É verdade que não enviei tantos CV/candidaturas quanto isso, foram cerca de 10, mas poucas respostas obtive. Apenas tinha seguido em frente no processo de recrutamento do OLX, mas já me riscaram após a segunda entrevista. Ainda fiz um teste para a Feedzai, mas tinha lá muita coisa que fugia por completo às competências que tenho. Devem querer o super homem, ou o crl. 

A coisa não anda fácil para o pessoal de BI que queira algo com qualidade fora das consultoras. Estamos numa fase onde as empresas querem é pessoal de Big Data e Data Scientists a dar com um pau, mesmo que não façam ideia do que querem fazer com eles. Sabem que podem trazer know how ser bastante útil à empresa, mas, pela minha experiência, muito raramente é aplicado correctamente. Sobra assim menos dinheiro para investir em BI, preferindo deixar essa parte para alguma das milhentas consultoras que fornecem esses serviços.

Não é que falte trabalho, muito pelo contrário. Se me virasse para as consultoras facilmente arranjaria. Mas não é isso que quero, e não tenho assim tanta urgência em mudar para ontem. Ainda assim, está a ser algo desmotivante, mesmo estando numa procura a meio gás. Daqui a uma semana vou de férias, depois logo volto a pensar nisso mais a sério.

Editado por doom_master
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Essas consultoras são uma praga, porra. Acho que só mesmo virando paramos estrangeiro...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 55 minutos:

Essas consultoras são uma praga, porra. Acho que só mesmo virando paramos estrangeiro...

:67_head_bandage:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de toze2, há 7 horas:

:67_head_bandage:

Fala-me da tua experiência 😁 atenção que eu digo que são uma praga apenas porque monopolizam o mercado de trabalho de IT, e perpetuam a estagnação salarial. Mas há coisas boas, como a diversidade de projetos, o apoio em termos de formação, bom ambiente, etc. Só que para a malta que não quer intermediários a chuchar parte daquilo que ganham e estar sujeito a que o cliente dê o chuto passado uns tempos, é chato.

Compartilhar este post

Link para o post

Consultorias é o novo Outsourcing desta década... que praga do caro alho.... e Doom, descansa, mete as ideias em ordem e depois “atacas” o que necessitas de atacar.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é que é o problema, estou num momento que não sei bem para onde me virar. Ainda tenho algumas empresas que estava a guardar para esta eventualidade na lista, que não me pareciam tão atraentes à primeira vista. Mas mesmo assim não é grande coisa.

E sobre recrutadores que contratam para cliente final, alguém tem uma opinião? Sei que são cada vez mais comuns na nossa área, tenho até alguns amigos que foram contratados assim, mas não consigo não desconfiar um pouco.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 1 hora:

Esse é que é o problema, estou num momento que não sei bem para onde me virar. Ainda tenho algumas empresas que estava a guardar para esta eventualidade na lista, que não me pareciam tão atraentes à primeira vista. Mas mesmo assim não é grande coisa.

E sobre recrutadores que contratam para cliente final, alguém tem uma opinião? Sei que são cada vez mais comuns na nossa área, tenho até alguns amigos que foram contratados assim, mas não consigo não desconfiar um pouco.

O headhunting é algo normal. Eles fazem um trabalho de varrer LinkedIn e as bases de dados deles a tentar encontrar o perfect match para o cliente final. Tu tens a vantagem de chegar a um cliente final que, por norma, só contrata desta forma (ou por recomendações). Isto é especialmente relevante para posições de C-level ou em determinados setores. 

Do que desconfias? O modelo de negócio deles é claro: se fores contratado eles cobram X à tua futura entidade empregadora (por norma 12% a 17% do teu salário bruto anual). Oferecem uma "return policy" equivalente ao teu período experimental. Eles, a pedido da entidade empregadora, procuram o melhor fit para um determinado role. Fazem a primeira e segunda triagem. Por norma, só chegam ao cliente final uma mão de candidatos. É um processo de recrutamento normal, com a diferença que há uma parte realizada por uma entidade externa à futura relação trabalhador-empregador e que, este último, paga por esse serviço.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Faltaram os salários mais baixos, a menor progressão de carreira e a possibilidade de terminar um projeto e se ser "obrigado" a ir para outra empresa. A razão porque estas consultoras proliferam tanto deve-se exatamente o facto de darem aos clientes a flexibilidade de fazer uma melhor gestão do headcounting. Por outras palavras, é mais fácil despachar o pessoal. Portanto, quando alguém se sujeita a ir trabalhar para um sitio por meio de uma dessas consultoras está, efetivamente, a pagar (de forma indireta, visto que é uma percentagem do salário que se deixa de receber) para ser mais fácil ser dispensado.

Esta é uma solução boa para empresas que não têm recursos próprios para montar equipas de IT e avaliar potenciais candidatos. Pode até ser uma solução boa para empresas com projetos pontuais e com prazos delineados, para os quais não compensa ter alguém com contrato a longo-termo. Mas 90% das vagas não são para projeto nenhum, e muito menos para empresas de muito pequena dimensão. E já nem entro na ratice de partir o salário em diferentes componentes para fugir a impostos e que, apesar de parecer à primeira vista que vamos receber o mesmo no final do mês, na verdade significa que estamos a fazer muito menos descontos (SS + IRS) do que aqueles que faríamos com um salário e subsídios normais.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 2 horas:

Eu fui recrutado dessa maneira. Sei que eles ganharam X com a minha entrada na empresa e não passa disso. Não chucham tanto, mas não tive problemas em lidar com eles. Desde inicio q sabia q ia assinar com a empresa e nao com eles, sabia o salario e sabia qual a empresa. Em 2 dias assinei. Por consultora, já não teria qualquer interesse.

Compartilhar este post

Link para o post

E em termos de recrutadoras/intermediários desse tipo, têm alguma recomendação?

Lembrei-me disto porque recebi uma mensagem da Randstad Professionals nesse sentido, para me meterem directamente num cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão de criares uma mensagem template que responda a todas as abordagens do linkedin e que tire logo isso a limpo. Se o contrato é diretamente com o cliente, qual o cliente e o range de salarios.

Quem me contactou foi a AkaPeople, mas tirando eu, não conheço mais ninguém que tenha sido recrutado por eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta pesquisar por BPOs, que acho ser a designação “oficial” doom

Compartilhar este post

Link para o post

É incrível a quantidade de gente incompetente que existe nos serviços do Estado. E tudo por má articulação e falta de comunicação. 

Ando desde Fevereiro em guerra com a Segurança Social por causa do subsídio de desemprego. Requeri a 20 de Fevereiro. Indeferido porque supostamente tinha actividade aberta nas Finanças. Falso, foi encerrada em Setembro de 2018, recorri e enviei o comprovativo. Deferido mas só o que restava do subsídio (1 mês e meio) que se encontrava suspenso (tinha suspendido para começar a trabalhar). Tenho prazo de garantia para um novo. Recorri com o comprovativo (pelos vistos têm alguma dificuldade em contar os dias) para me ser atribuído um NOVO subsídio. Indeferido porque supostamente tinha actividade aberta. Então mas ...? Já me atribuíram por ter provado que a actividade estava fechada e agora voltam a bater na mesma tecla? Segue o mesmo comprovativo por email em resposta ao que me enviaram a solicitar o mesmo. Feito. Passam-se alguns dias e nada. Vou ao balcão. "Ah não recebemos nada". Vão ver ao email e estava lá... Resultado: Deferido. 360 dias de desemprego. FINALMENTE CRL!

Hoje vou ao IEFP para pedir uma declaração de desemprego para iniciar uma formação numa organização externa (essencial para o meu futuro negócio) e... inscrição cancelada porque faltou a uma convocatória a 26 de Março. Nunca recebi carta nenhuma e para mais tenho as notificações electrónicas activadas. "Ah pois, só que agora há um problema. Só posso reinscrevê-lo passado 2 meses". Cartinha escrita à mão ao director do Serviço de Emprego.

Isto é brincar com a vida das pessoas. Agora não vou poder ir a uma formação (que começa na segunda) por causa de uma m*rda de uma declaração e vou ficar sem receber subsídio mais uns tempos (quero acredito que vão reverter esta situação) por simplesmente me terem anulado a inscrição porque faltei a uma convocatória que não me chegou. "Como a sua situação na Segurança Social estava indeferida a inscrição foi logo anulada" Pois, estava indeferida porque eu me encontrava num diferendo com eles. Qual é a pressa de me anularem a inscrição? Ser menos um? Para depois no Jornal da Noite a estatística de desempregados ser mais pequena?

Que incompetência.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

É incrível a quantidade de gente incompetente que existe nos serviços do Estado. E tudo por má articulação e falta de comunicação. 

Ando desde Fevereiro em guerra com a Segurança Social por causa do subsídio de desemprego. Requeri a 20 de Fevereiro. Indeferido porque supostamente tinha actividade aberta nas Finanças. Falso, foi encerrada em Setembro de 2018, recorri e enviei o comprovativo. Deferido mas só o que restava do subsídio (1 mês e meio) que se encontrava suspenso (tinha suspendido para começar a trabalhar). Tenho prazo de garantia para um novo. Recorri com o comprovativo (pelos vistos têm alguma dificuldade em contar os dias) para me ser atribuído um NOVO subsídio. Indeferido porque supostamente tinha actividade aberta. Então mas ...? Já me atribuíram por ter provado que a actividade estava fechada e agora voltam a bater na mesma tecla? Segue o mesmo comprovativo por email em resposta ao que me enviaram a solicitar o mesmo. Feito. Passam-se alguns dias e nada. Vou ao balcão. "Ah não recebemos nada". Vão ver ao email e estava lá... Resultado: Deferido. 360 dias de desemprego. FINALMENTE CRL!

Hoje vou ao IEFP para pedir uma declaração de desemprego para iniciar uma formação numa organização externa (essencial para o meu futuro negócio) e... inscrição cancelada porque faltou a uma convocatória a 26 de Março. Nunca recebi carta nenhuma e para mais tenho as notificações electrónicas activadas. "Ah pois, só que agora há um problema. Só posso reinscrevê-lo passado 2 meses". Cartinha escrita à mão ao director do Serviço de Emprego.

Isto é brincar com a vida das pessoas. Agora não vou poder ir a uma formação (que começa na segunda) por causa de uma m*rda de uma declaração e vou ficar sem receber subsídio mais uns tempos (quero acredito que vão reverter esta situação) por simplesmente me terem anulado a inscrição porque faltei a uma convocatória que não me chegou. "Como a sua situação na Segurança Social estava indeferida a inscrição foi logo anulada" Pois, estava indeferida porque eu me encontrava num diferendo com eles. Qual é a pressa de me anularem a inscrição? Ser menos um? Para depois no Jornal da Noite a estatística de desempregados ser mais pequena?

Que incompetência.

Sei bem o que isto é. Quando comecei a trabalhar foi com estágio IEFP, tive de me ir lá inscrever e esperar que me aprovassem o estágio. A empresa quis que começasse logo a trabalhar, só que o IEFP não podia saber. Um dia convocaram-me para uma sessão que foi uma completa estupada, sobre procura de emprego, na qual estava eu, mais um ou outro formados superiores, e o resto era tudo malta que nem a escolaridade obrigatória tinha. Foi uma perda de tempo. Mas tive de ir, sob pena de me riscarem da lista para o estágio que estava à espera que eles mesmos aprovassem.

Entretanto fui de férias. Voltaram a convocar-me. Não estava em casa, tive de ligar para a empresa para que lhes mandassem uma carta a dizer que eu não podia ir por estar convocado para uma coisa qualquer na empresa. Voltei de férias tranquilo da vida, até que a minha mãe falou com uma pessoa que conhece que trabalha nesse meio. Assim que soube da situação, recomendou-me logo que eu me dirigisse ASAP ao IEFP, que quase de certeza estaria riscado por ter faltado, que eles ignoram todas e quaisquer cartas de justificação.

Lá fui eu, e confirmou-se. Estava riscado e só me podia voltar a inscrever passado 3 meses. Ou seja, mesmo que me aprovassem o estágio antes, não poderia seguir em frente. Armei a p*ta lá no IEFP. Mostrei-lhes a carta que a empresa lhes tinha enviado, armei todo um escândalo e eles lá me readmitiram. Mais de um mês depois, finalmente aprovaram o estágio.

E agora perguntam: porque têm eles tanta ânsia em riscar pessoas das listas? A tal pessoa explicou-me, é que se alguém não está nessa lista, não é oficialmente contabilizada como estando desempregada. E como era ano de eleições, andavam em pulgas para poderem dizer que a taxa de desemprego tinha baixado. Isto quando eu, que estava a trabalhar ilegalmente, estava impedido de trabalhar legalmente por causa deles. Portugal ❤️ 

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 16 minutos:

que mentalidadezinha :4_joy:

Como assim?

Obviamente que o Estado tem gente capaz e bons funcionários. Estou só um pouco frustrado com esta situação.

@doom_master também já fui a sessões dessas.

Direitos e deveres, técnicas de procura de emprego e saber elaborar currículos e outras coisas que não me ensinaram nada de especial, mas que são obrigatórias. Acho que até uma sessão com o Exército fui.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois. Para mim, a utilidade daquilo foi perto de 0. Eu e os poucos outros com formação superior estávamos completamente deslocados, ali. As pessoas com menos escolaridade, estavam praticamente todas a cagar-se. Ainda houve alguns a tentar arranjar desculpas para fugir depois de terem sido marcados como estando presentes na sessão, como terem metido pouco dinheiro no parquímetro ou terem de levar alguém a uma consulta.

Éramos uns 30, e só me recordo de uma ou duas pessoas estarem claramente interessadas naquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

eu vejo as consultoras como pontes para as empresas e de certa forma para jovens até podem ser positivas e passo a explicar

tive casos de colegas que foram subcontratados e um deles gostou do que estava a fazer e assinou pela empresa onde estou, o outro já não gostou tanto e pediu lá ao business manager para o alocar a outro projeto que fosse mais do agrado dele

claro que pode ter vários downsides, mas uma vantagem das consultoras que eu saiba é haver essa facilidade em mudar de projeto/empresa 

Compartilhar este post

Link para o post

Que incompetência.

É o que dá meter maltar a trabalhar anos a fio num posto, a ganhar praticamente o ordenado mínimo, e sem qualquer hipótese de progressão de carreira + salário.... não os estou a defender, atenção. Mas é daquelas m*rda que sinceramente não percebo em relação ao Estado....

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim?

Obviamente que o Estado tem gente capaz e bons funcionários. Estou só um pouco frustrado com esta situação.

@doom_master também já fui a sessões dessas.

Direitos e deveres, técnicas de procura de emprego e saber elaborar currículos e outras coisas que não me ensinaram nada de especial, mas que são obrigatórias. Acho que até uma sessão com o Exército fui.

Quando acabei o curso inscrevi-me lá para ter estágio, fui a 2 formações do Exército em pouco mais de um mês e outra sobre os cursos deles :4_joy: Óbvio que havia pessoal que não recebia as cartas e era riscado, mais estúpido é pedir para enviarem as convocatórias por e-mail mas nada sempre carta f*da-se

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 14 horas:

Fala-me da tua experiência 😁 atenção que eu digo que são uma praga apenas porque monopolizam o mercado de trabalho de IT, e perpetuam a estagnação salarial. Mas há coisas boas, como a diversidade de projetos, o apoio em termos de formação, bom ambiente, etc. Só que para a malta que não quer intermediários a chuchar parte daquilo que ganham e estar sujeito a que o cliente dê o chuto passado uns tempos, é chato.

É assim, acho que o pessoal por vezes mistura demasiado o trabalho de consultoria com Outsorcing. Começando pela última não me apanham num esquema desses, compreendo a necessidade das empresas de terem pessoal externo a trabalhar em certos projectos a médio prazo e não terem perspectivas a longo prazo daí não fazer sentido contratarem directamente trabalhadores para essas funções, mas é um trabalho que acho chato. Contacto imenso com pessoal externo no projecto em que estou e é um bocado triste a questão de uns serem externos(parceiros como lhes chamam lol) e outros não.

Quanto à consultoria em si, tem os pontos positivos e negativos. Positivo o facto de poderes contactar com várias realidades, estares em projectos diferentes, lidar com outras tecnologias, desafios, pessoas, tudo isso traz experiência e motivação (falando por mim claro). Também tenho melhores perspectivas salariais do que noutros lugares teria (não é nenhuma fortuna, mas ter perspectiva de em coisa de 2-3 anos estar nos 1700-1800 € limpos, não é assim tão fácil no mercado de trabalho). Claro que depois esta perspectiva advém do facto de se trabalhar bem mais do que as 8 horas diárias. Mas como pessoalmente não é algo que me afecta particularmente,prejudica-me na questão do estudo visto que ainda não terminei a faculdade mas é algo com que consigo lidar tranquilamente. 

O que acho que leva as pessoas a se "revoltarem" contra as consultoras é que querem o melhor de tudo: querem um trabalho em que façam coisas giras, saiam às 18 e ganhem muito bem, mas esses lugares são muito raros (em Portugal). Basta ver que projectos semelhantes aquele em que estou incluído são feitos pelos escritórios de Espanha no dobro do tempo com o triplo das pessoas e não vão tão longe quanto nós estamos a ir. Mas é ao mesmo tempo uma recompensa em si mesmo estar a fazer um trabalho bom e a entregar valor acrescentado ao cliente em que estamos.

Por enquanto estou satisfeito com o que faço e não me lamento do que trabalho porque gosto do que estou a fazer. No entanto aceito perfeitamente que isto não seja vida para todas as pessoas. E claro que mesmo na minha empresa tens pessoas que fazem apenas as suas 8 horas diárias sem stresses (estive durante 8 meses na mesma sala com uma equipa da mesma consultora que estou que está a fazer outro projecto e eles não faziam horas a mais). Eu mesmo se não quisesse fazer mais horas não era obrigado a isso.

Editado por toze2

Compartilhar este post

Link para o post

Que consultoras são essas? São as da conversa de sempre?

Uns falam em estagnação salarial, outros que em 2 ou 3 anos estão a ganhar 3000 brutos... não se percebe nada. 😄

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 1 hora:

É assim, acho que o pessoal por vezes mistura demasiado o trabalho de consultoria com Outsorcing. Começando pela última não me apanham num esquema desses, compreendo a necessidade das empresas de terem pessoal externo a trabalhar em certos projectos a médio prazo e não terem perspectivas a longo prazo daí não fazer sentido contratarem directamente trabalhadores para essas funções, mas é um trabalho que acho chato. Contacto imenso com pessoal externo no projecto em que estou e é um bocado triste a questão de uns serem externos(parceiros como lhes chamam lol) e outros não.

Quanto à consultoria em si, tem os pontos positivos e negativos. Positivo o facto de poderes contactar com várias realidades, estares em projectos diferentes, lidar com outras tecnologias, desafios, pessoas, tudo isso traz experiência e motivação (falando por mim claro). Também tenho melhores perspectivas salariais do que noutros lugares teria (não é nenhuma fortuna, mas ter perspectiva de em coisa de 2-3 anos estar nos 1700-1800 € limpos, não é assim tão fácil no mercado de trabalho). Claro que depois esta perspectiva advém do facto de se trabalhar bem mais do que as 8 horas diárias. Mas como pessoalmente não é algo que me afecta particularmente,prejudica-me na questão do estudo visto que ainda não terminei a faculdade mas é algo com que consigo lidar tranquilamente. 

O que acho que leva as pessoas a se "revoltarem" contra as consultoras é que querem o melhor de tudo: querem um trabalho em que façam coisas giras, saiam às 18 e ganhem muito bem, mas esses lugares são muito raros (em Portugal). Basta ver que projectos semelhantes aquele em que estou incluído são feitos pelos escritórios de Espanha no dobro do tempo com o triplo das pessoas e não vão tão longe quanto nós estamos a ir. Mas é ao mesmo tempo uma recompensa em si mesmo estar a fazer um trabalho bom e a entregar valor acrescentado ao cliente em que estamos.

Por enquanto estou satisfeito com o que faço e não me lamento do que trabalho porque gosto do que estou a fazer. No entanto aceito perfeitamente que isto não seja vida para todas as pessoas. E claro que mesmo na minha empresa tens pessoas que fazem apenas as suas 8 horas diárias sem stresses (estive durante 8 meses na mesma sala com uma equipa da mesma consultora que estou que está a fazer outro projecto e eles não faziam horas a mais). Eu mesmo se não quisesse fazer mais horas não era obrigado a isso.

Em que raio de país vives tu? Não deve ser em Portugal, suponho...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 48 minutos:

Em que raio de país vives tu? Não deve ser em Portugal, suponho...

?

Queres desenvolver..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...