Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Ok, para me meter ainda com mais dúvidas, fui falar com a recrutadora do Sporting que tinha ficado de me contactar, ela pediu desculpa pela demora, que tem estado ocupada com os estágios de verão, mas que ainda esta semana fecha isso, passa o meu curriculo ao responsável pelo projecto e tenta marcar uma reunião para muito em breve, já que já vou bem encaminhado noutros processos de recrutamento.

...mas também voltou a insistir na tecla do estágio profissional, que é uma posição nova e que vai servir um pouco como teste, que no fim do estágio logo fazem o balanço da utilidade da função e decidem, mas que se tudo correr bem hão-de querer manter a posição e a pessoa que iniciou o projecto de certeza.

Eu queria a reunião para os fazer ver que aquilo é essencial hoje em dia, que escusavam de estar a medo de abrir a posição, e ao mesmo tempo que sou bom e que valho mais que um estágio profissional, mas já vi que vai ser complicado mudar-lhes as ideias 😞 

Compartilhar este post

Link para o post

@Ego Sum @Thierry Henry Bem, eles ficaram um pouco reticentes quando disse que tinha outra proposta porque perceberam que não são a 1ª opção mas de resto a entrevista correu bem. O grande problema vai ser se eles me ligarem a dizer que fui selecionado, o que quase de certeza vai ser antes da minha 1ª opção, e eu ter de dizer que quero mais uns dias para saber o resultado da minha outra entrevista. Aí provavelmente vão-me descartar e eu posso acabar por nem sequer ser selecionado pela empresa que quero e no final ficar sem nada...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Haz3, há 6 horas:

@Ego Sum @Thierry Henry Bem, eles ficaram um pouco reticentes quando disse que tinha outra proposta porque perceberam que não são a 1ª opção mas de resto a entrevista correu bem. O grande problema vai ser se eles me ligarem a dizer que fui selecionado, o que quase de certeza vai ser antes da minha 1ª opção, e eu ter de dizer que quero mais uns dias para saber o resultado da minha outra entrevista. Aí provavelmente vão-me descartar e eu posso acabar por nem sequer ser selecionado pela empresa que quero e no final ficar sem nada...

Podias ter vendido melhor a coisa e não lhes dizer que tinhas uma proposta. Dizias só que querias uns dias para pensar na proposta. Aos gajos onde ainda vais a entrevista é que dizias que já tinhas proposta, para te valorizar e lhes meter pressão em timings.

A última vez que troquei fiz isso. Por um lado tinha uma fora da caixa que fez proposta primeiro, por outro lado tinha 3 multinacionais onde tipicamente vao parar gajos ex-big4. Pedi para pensar para ter as propostas do outro lado primeiro e jogar com a coisa (acabaram por fazer proposta as outras 3 tb).

Escolhi a primeira. Por um lado queriam mesmo contratar a mim especificamente (veio uma pessoa de Paris só para me tentar convencer) e aumentaram a parada umas vezes até dizer que sim. Passados quase 3 anos ainda estou nessa e feliz.

Quando alguém te faz uma proposta não te vai retirar só pq precisas de uns dias para pensar. A decisão já foi tomada. Quanto muito se disseres "daqui a uma semana dou resposta" aí já começa a pesar e começam a pensar "bem se calhar é melhor começar a pensar no outro que foi a fase final e que está como plano B".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 1 hora:

Podias ter vendido melhor a coisa e não lhes dizer que tinhas uma proposta. Dizias só que querias uns dias para pensar na proposta. Aos gajos onde ainda vais a entrevista é que dizias que já tinhas proposta, para te valorizar e lhes meter pressão em timings.

A última vez que troquei fiz isso. Por um lado tinha uma fora da caixa que fez proposta primeiro, por outro lado tinha 3 multinacionais onde tipicamente vao parar gajos ex-big4. Pedi para pensar para ter as propostas do outro lado primeiro e jogar com a coisa (acabaram por fazer proposta as outras 3 tb).

Escolhi a primeira. Por um lado queriam mesmo contratar a mim especificamente (veio uma pessoa de Paris só para me tentar convencer) e aumentaram a parada umas vezes até dizer que sim. Passados quase 3 anos ainda estou nessa e feliz.

Quando alguém te faz uma proposta não te vai retirar só pq precisas de uns dias para pensar. A decisão já foi tomada. Quanto muito se disseres "daqui a uma semana dou resposta" aí já começa a pesar e começam a pensar "bem se calhar é melhor começar a pensar no outro que foi a fase final e que está como plano B".

Acho que não fui explicito. Este aqui foi só a entrevista só que eles no início perguntaram-me se já tinha outras propostas e eu fui sincero e disse que já tinha ido a outra empresa que me vai contactar caso seja selecionado. No final perguntaram-me do tipo, se lhe dissessemos que foi selecionado estava pronto para aceitar? Eu disse que teria de pensar no assunto mas percebeu-se que eles não são a 1ª opção.

Para a próxima é melhor dizer que não estou envolvido em mais nada e depois pedir um tempo para pensar, mas como foi logo a 1ª cena que me perguntaram fiquei um bocado desprevenido. 

Caso eles me liguem a dizer que fui selecionado vai ser um bocado estranhado estar a pedir um tempo e devem passar logo a outro, sendo que nem sequer tenho a certeza de que a minha 1ª opção me vai querer.

Enfim, ao menos serve como experiência de aprendizagem e fico a saber como é que devo agir nestas situações no futuro.

Edit: Muito obrigado pelas dicas, ainda sou mt inexperiente nestas cenas e valorizo muito a vossa ajuda.

Editado por Haz3

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiros três dias na nova empresa e lá no fundo, no fundo, só me apetece é voltar para o quentinho do emprego antigo.

Não percebo duas frases seguidas, toda a gente fala por siglas - o expoente máximo até agora foi "FU" para follow-up - e ainda me calhou "em sorte" substituir uma pessoa que é idolatrada por toda a gente e cuja saída gerou uma onda de revolta no departamento por não o terem conseguido/tentado segurar. Coincidi com essa pessoa nestes 3 dias, o que foi bom para ter algum conhecimento prévio sobre a equipa (vou enquadrar 4 pessoas) e pelo apoio nas dúvidas mais básicas, mas foi horrível ao colocar aquela pressão extra de ouvir dezenas de pessoas dizer "vai ser impossível conseguires substituí-lo".

Tenho a noção (ou pelo menos assim espero...) que daqui a 3 ou 4 meses vou estar a rir-me disto e a achar que foram momentos de aprendizagem que valeram a pena, mas porra, sinto-me completamente desamparado. A equipa é bastante sénior e totalmente autónoma, o que, mais uma vez, por um lado é bom porque a médio prazo me deixa liberto para pensar em como fazer diferente, mas por outro também deixa bem claro que, para continuarem a fazer o que já fazem, não precisam de mim para nada.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Haz3, há 50 minutos:

Acho que não fui explicito. Este aqui foi só a entrevista só que eles no início perguntaram-me se já tinha outras propostas e eu fui sincero e disse que já tinha ido a outra empresa que me vai contactar caso seja selecionado. No final perguntaram-me do tipo, se lhe dissessemos que foi selecionado estava pronto para aceitar? Eu disse que teria de pensar no assunto mas percebeu-se que eles não são a 1ª opção.

Para a próxima é melhor dizer que não estou envolvido em mais nada e depois pedir um tempo para pensar, mas como foi logo a 1ª cena que me perguntaram fiquei um bocado desprevenido. 

Caso eles me liguem a dizer que fui selecionado vai ser um bocado estranhado estar a pedir um tempo e devem passar logo a outro, sendo que nem sequer tenho a certeza de que a minha 1ª opção me vai querer.

Enfim, ao menos serve como experiência de aprendizagem e fico a saber como é que devo agir nestas situações no futuro.

Edit: Muito obrigado pelas dicas, ainda sou mt inexperiente nestas cenas e valorizo muito a vossa ajuda.

Acho que podes ser sincero e dizer que estás noutros processos de recrutamento, não deves é dar a entender que estás mais interessado num ou noutro. Mantens o jogo em aberto. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 1 hora:

Acho que podes ser sincero e dizer que estás noutros processos de recrutamento, não deves é dar a entender que estás mais interessado num ou noutro. Mantens o jogo em aberto. 

Concordo, mas é difícil quando perguntam se estou disposto a dar uma resposta passado um prazo muito curto e eu não posso dizer que sim porque na verdade estou à espera que outra empresa me ligue. Depende de como as coisas forem formuladas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Haz3, há 8 minutos:

Concordo, mas é difícil quando perguntam se estou disposto a dar uma resposta passado um prazo muito curto e eu não posso dizer que sim porque na verdade estou à espera que outra empresa me ligue. Depende de como as coisas forem formuladas.

Dizes que depende da proposta. Quando a apresentarem saberás se a aceitas na hora ou se queres pensar mais um pouco. Eu lembro-me que quando recebi a proposta da empresa onde estou pedi mais ou menos uma semana para responder. Ainda estava noutro processo de recrutamento e não sabia se ia ter proposta do lado deles, embora estivesse mais inclinado para esta por todo o processo e eles aceitaram de forma super natural.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá malta, dêem-me aí a vossa opinião e respondam-me a umas questões, por favor.

Tenho uma empresa a perguntar-me se não posso negociar a minha saída com a minha empresa empregadora actual, de modo a não ter de dar os 60 dias estipulados por lei. Eu sei que posso abdicar dos dias de férias que tenho para sair antes, mas que não seria compensado por eles. Existe uma compensação para o caso de eu abdicar deles, ficando a trabalhar, deixando assim X dias de férias por gozar, certo?

Para além disso, tenho férias em Agosto, só volto na segunda quinzena. Não acho que fizesse assim tanta diferença para a nova empresa, pois antes disso não iria para lá, e ao mesmo tempo ainda estou à espera do contacto de uma segunda empresa que também mostrou interesse em me contratar. No entanto, eles mostraram urgência em me ter a bordo ASAP. Fico um pouco sem saber o que responder de modo a que não lhes caia mal e consiga ao mesmo tempo ganhar algum tempo. Estava a pensar em, por enquanto, falar-lhes apenas das minhas férias, na esperança que deixassem cair o assunto de sair antes dos 60 dias, até porque gostava de receber aquela compensação por não tirar todos os dias de férias por inteiro. Justo seria eles pagarem-me esse valor da compensação da antiga empresa pelos dias de férias dos quais abdiquei, mas não lhes irei sugerir isso, claro.. O que sugerem?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, estica ao máximo (o que puderes) a data de entrada na nova empresa.

Na empresa atual, quando enviares a carta de demissão tens que dizer a que dia é que pretendes que faça efeito e consequentemente solicitar a dispensa do pré-aviso de 60 dias de antecedência. Saindo a bem não há problema nenhum, a malta compreende (toda a gente já passou pelo mesmo) e ainda recebes algum dinheiro por via dos dias de férias não gozados e dos proporcionais dos subsídios de Natal e de férias. Saindo a mal, a empresa pode exigir te uma indemnização, que normalmente corresponde ao salário do diferencial de dias face aos 60 do pré-aviso em que não vais trabalhar, mas nunca soube de um caso desses.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se quisesse negociar, por exemplo, abdicar de 10 dias de férias e sair 60-10 depois do envio da carta, teria de negociar isso com eles antes. Mas para chegar a esse ponto, preferia ter algo assinado antes, para jogar pelo seguro. Fico num deadlock 😄 

Compartilhar este post

Link para o post

Posso não estar a ver o filme todo mas não acho que estejas num deadlock.

Em termos de futuro tu próprio disseste que ainda estás à espera de uma segunda empresa, pelo que as coisas vão se arrastar mais algum tempo. Quando souberes para onde vais, logo negocias em que dia começas. Este é o primeiro momento, e até aqui estás a trabalhar normalmente na tua empresa atual.

O segundo momento acontece imediatamente depois. Já sabes em que dia entras, então vamos lá negociar em que dia sais. E aqui o que tens de fazer é falares com o teu chefe e com os RH e discutirem as condições da saída.

Em relação a dias de férias tu nunca abdicas deles. Ou os gozas, total ou parcialmente, e a tua data de saída é o último dia de férias que gozas, ou não os gozas e eles são te pagos quando acertarem as contas com a empresa de onde estás a sair. E não deves poder ter dois contratos de trabalho em vigor em simultâneo, pelo que se a nova empresa te quer com urgência não te valerá de nada tentares gozar agora os dias de férias todos de seguida.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Certo. E se me sobrarem 10 e os meter nos últimos 10 dias dos tais 60, só posso "sair" se isso for acordado com a empresa actual, certo?

Por enquanto acabei por dizer apenas que tenho as tais férias marcadas e que podia tentar negociar aqueles dias, mas como é algo que não depende só de mim não me posso comprometer com isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 7 horas:

Mas se quisesse negociar, por exemplo, abdicar de 10 dias de férias e sair 60-10 depois do envio da carta, teria de negociar isso com eles antes. Mas para chegar a esse ponto, preferia ter algo assinado antes, para jogar pelo seguro. Fico num deadlock 😄 

Isso não funciona assim. Tens de dar 60 dias, mesmo que uses 10 dias de férias, tens na mesma de dar os 60 dias. Ou seja, nunca é um 60 - 10 = 50 dias. Os 10 dias de férias continuas ligado à empresa e sem poder assinar pela nova. 

Esquece, já te disseram o mesmo 

Já agora, usa o simulador do ACT para saber quanto tens a receber. Assim tens uma ideia mais concreta 

Editado por trz

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, pensava que a empresa poderia deixar-me sair após 50 dias, não tendo assim de pagar os 10 de férias que sobravam.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 3 horas:

Isso não funciona assim. Tens de dar 60 dias, mesmo que uses 10 dias de férias, tens na mesma de dar os 60 dias. Ou seja, nunca é um 60 - 10 = 50 dias. Os 10 dias de férias continuas ligado à empresa e sem poder assinar pela nova.

Esquece, já te disseram o mesmo

Já agora, usa o simulador do ACT para saber quanto tens a receber. Assim tens uma ideia mais concreta 

Esta parte não é verdade, a não ser que existam clausulas de exclusividade,  podes ter contrato com as empresas que quiseres.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rei_Patricio, há 10 horas:

Esta parte não é verdade, a não ser que existam clausulas de exclusividade,  podes ter contrato com as empresas que quiseres.

Eu também tinha essas dúvidas há uns anos mas entretanto também fiquei a perceber que não há problema em ter mais de um contrato de trabalho simultâneo.

Eu próprio tenho dois contratos atualmente, um a 100% com a empresa e outro a 30% com a Universidade (mas já tive 50%)

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do contrato. Tanto na minha empresa antiga como na atual o contrato tinha uma cláusula de exclusividade. Não sei se é habitual ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes ter dois contratos em simultâneo, sim. A menos que tenhas cláusulas de exclusividade.

O ideal para antecipar a data de saída é gozares as férias que ainda tens disponíveis para assim estares disponível para a outra empresa. Por exemplo, eu comecei a trabalhar no meu novo trabalho a 27/05 e o meu contrato com a empresa anterior só acabou agora a 16/06.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, não sabia que isso de poder ter contrato com mais de uma empresa em simultâneo era possível. Ou não tinha pensado nisso. Bom, agora disse aos outros que não dependia só de mim, o não dar os 60 dias, mas por acaso até pode depender.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível, mas tens que ver no teu contrato atual se tens cláusula de exclusividade ou não.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou num limbo tramado. Não sei o que fazer.

Por um lado, dificilmente arranjo melhores condições para fazer aquilo que faço. Saio à horinha e, para a realidade de Portugal em geral e do Porto em particular, dificilmente arranjo para fazer o que faço em que me paguem sequer um valor próximo daquilo que ganho. E tendo em conta que fui pai há pouco tempo isto pesa e muito.

Por outro, o ambiente anda uma m*rda, aconteceram umas cenas, não comigo mas que me afectam, de que não gostei um bocadinho.

Para piorar, cada vez faço menos aquilo para que fui contratado. Fui contratado para dar apoio à área internacional, dou cada vez menos. Avaliam-me bem, aumentam-me e recomendam mais trabalhos complexos, cada vez me dão mais trabalho de m*rda. Obviamente que estou completamente desmotivado, mas também sei que a sair, ou saio com piores condições para fazer o mesmo, que não me satisfaz, ou vou ter imensas dificuldades em arranjar, no Porto, aquilo que quero fazer. É uma m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens um projeto teu que te possas dedicar? Sei que o timing, ser pai, não ajudará mas já estive nesse ponto e no meu caso a saturação acabou por levar o melhor de mim. Acabei por sair por vontade própria pois ter de acordar e ir para um lugar que não me sinto bem é algo muito desmotivante. 

Também não sei se há possibilidade de falares com as chefias e tentar explicar que o trabalho que tens agora não é motivante. 

Compartilhar este post

Link para o post

Acordos de confidencialidade, alguém tem?

Como é que possivel incluir num destes acordos o "know-how tecnologico"? 

Compartilhar este post

Link para o post

@Tio Hanstens de aguentar, por muito difícil que seja. Começa a focar mais nos hobbys/família/o teu Porto que tens cá fora,  fazer as 8h e cagar naquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...