Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Qualquer "grito" pode ser aplicado a qualquer táctica. Como o Michael disse o importante é que os uses para a equipa jogar como tu queres.

Um exercício interessante é, após aplicar os "gritos" que queremos fazer pausa no jogo, ir à parte da táctica e observar como estão agora as instruções da equipa e as instruções dos vários jogadores.

Vais ver que todas elas se alteraram. Olhando depois para como estão essas instruções, rapidamente vais ver se é isso que queres ou não :)

No entanto, um pequeno conselho... se para teres a tua equipa a jogar como tu queres, tiveste que usar 8 "gritos" então algo está mal na tua táctica inicial, pois com tanto "grito" tu acabaste de mudar a tua táctica do dia para a noite.

Com esses gritos mudaste:

- colocação da linha defensiva

- Largura de jogo

- Pressão da equipa

- agressividade da equipa

- estilo de passe dos defesas

- estilo de passe e correr com a bola dos jogadores do meio campo

- correr com a bola, segurar bola, estilo de passe dos extremos

- estilo de passe, correr com a bola e mentalidade dos laterais

E isto é o que eu reparo logo de repente. :mrgreen: Parece-me que é muita coisa, mas é só uma opinião

Eu tenho praticamente tudo por defeito...

Esperemos que a equipa do PequenoGénio seja o Busan :-)

Como dizia o outro, quem sabe sabe... e o keyser soze é que sabe :-) portanto a ideia não é dar instruções de banco que nos mudem a táctica dos pés à cabeça. Para isso é que há ao lado das barras uns quadradinhos que podemos marcar, quando se marca pode-se mexer na barra mas.... mas... ficando o quadradinho marcado e deixarmos a barra como no original, funciona como um travão para que não se altere a instrução quando usamos os gritos. Isto ficou perceptível ??? Ok, imaginemos um CJA que ataca, a instrução de Correr com Bola é Regularmente mas há gritos que alteram o Correr com Bola dos jogadores. Imaginemos que mesmo dando o grito, queremos sempre que o nosso CJA seja um fuçangas que corre com a bola para todo o lado, ok, marcamos o quadradinho e deixamos a barra em Regularmente.

Nesse conjunto de instruções de banco, possivelmente não precisas de usar Jogar a Partir da Defesa pois isto basicamente encurta o passe dos defesas, algo que já poderá estar definido nas instruções individuais, as restantes é uma questão de seguires o conselho do keyser e verificares que mudanças ocorrem na táctica quando dás as instruções de banco.

Sim sou o Busan :mrgreen:

Obrigado aos dois...

É a primeira vez que realmente tento algo com pés e cabeça...

E neste jogo quando usei aqueles gritos todos resultou bem....

Mas não sei pode apenas ter sido aquele jogo

Como puseste os números nos slides da táctica? para edições anteriores sei que era uma alteração qualquer no código que se fazia mas neste FM não sei.

Clique aqui

Compartilhar este post

Link para o post

deixa ver se percebi. se utilizar os gritos eles mudam a forma de jogar na equipa nas instruções? e consequente mente tb muda a mentalidade dos jogadores e da equipa? e isso visível nas instruções?

Compartilhar este post

Link para o post

deixa ver se percebi. se utilizar os gritos eles mudam a forma de jogar na equipa nas instruções? e consequente mente tb muda a mentalidade dos jogadores e da equipa? e isso visível nas instruções?

Se estiverem por defeito sim

Compartilhar este post

Link para o post

Se estiverem por defeito sim

sim eu tb nunka mexo em nda.e qeria implementar um 4-1-1-3-1 em miúdos e basicamente isto. GK,DC,DC,DD,DE,MDC,MC,AVinterior,Avinterior,MACePL. fiz isto num save cm o dortmund. a primeira vez q utilizei tnh o podolski na frente e fez 7 golos sznh. mas depois nunka mais marcou hahahha e depois fiz uns ajustes e la coonseguui meter aqilo a render e mt bem. mas perdi o save e a tactica e nunca mais fiz nda. lembrou me de utilizar as definições predefinidas no modo classico para os jogadores (os avançados interiores e q mudei as indicações) e so precisava msm d mexer nas instruções da equipa. brigado. ja agora se alguem souber cm meter esta tactica deste genero a render q apite kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

grandes maquinas :biggrin: que divisao é essa?

Agora tou na 3a divisao nacional serie F! Mas estes dois foram contratados ao Alcochetense...que ficou em 2o logo atras de mim na 1a divisao distrital de setubal

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor maneira de testar uma táctica? Trocar os 16 clubes da Liga Portuguesa pelos 16 melhores clubes do Mundo. Já me contentava com o meio da tabela :lol:

Acabei com a Taça de PT, Taça da Liga e Champions e carreguei apenas Portugal com BD pequena para ser mais rápido.

Assim é como o algodão...depois das barras estarem cheias, se tiver bons resultados :cough::cough: no campeonato, a táctica está pronta.

A questão é saber o que são bons resultados num campeonato com Real Madrid, Barcelona, Bayern, Man Utd, Man City, etc. :lol:

Editado por regularbox

Compartilhar este post

Link para o post

Agora tou na 3a divisao nacional serie F! Mas estes dois foram contratados ao Alcochetense...que ficou em 2o logo atras de mim na 1a divisao distrital de setubal

como é que tens isso? eu so tenho ate a 2ª divisao e queria ter começado na 3ª :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

acho que descobri o truque para ter bastante sucesso no fm 2013 :ideia: El_Capone 1 - IA (Inteligencia Artificial ) - 0 :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

:-)

cuidado com esses achamentos, de repente o motor do jogo dá-te uma volta

vamos ver, vamos ver :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Então partilha aí esse truque com o pessoal :-)

top secret :lolada: agora a serio ainda é cedo para conclusoes precepitadas, vamos subir agora para a segunda liga, deixa-me apanhar uma equipa mais potente e tiro a prova dos 9 lool

Compartilhar este post

Link para o post

lol, ok, ok aguardemos então por esses desenvolvimentos

x2

Compartilhar este post

Link para o post

como é que tens isso? eu so tenho ate a 2ª divisao e queria ter começado na 3ª :confuso:

Se fores ao fmportugal tens la o uptade dos distritais

Compartilhar este post

Link para o post

bora então el_capone,

diz-me so uma coisa, aqueles documentos que o jc3 publicou tiveram influencia?

ouvi dizer que eram de 2010 e como o motor de jogo e difrente as dicas que lá estão podem não ter muita influencia

Compartilhar este post

Link para o post

bora então el_capone,

ouvi dizer que eram de 2010 e como o motor de jogo e difrente as dicas que lá estão podem não ter muita influencia

Embora sejam de 2010, nesses documentos há muitas coisas que te podem ajudar tipo os gritos, por ex. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

tive a dar uma olhadela e é verdade, fala tb de algumas instruções e como e afetam outras coisas dentro do jogo, mesmo sendo outro motor de jogo a logica ta la, e combinações entre as mesmas.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fores ao fmportugal tens la o uptade dos distritais

ja vi, obrigado :compinchas:

bora então el_capone,

li la algumas coisas interessantes, nomeadamente para o zona do meio campo que me ajudaram a ter o meu meio campo como eu sempre quis, mas o grande segredo nao passa por ai, isto se eu estiver mesmo certo do que estou a dizer lol

Compartilhar este post

Link para o post

ja vi, obrigado :compinchas:

li la algumas coisas interessantes, nomeadamente para o zona do meio campo que me ajudaram a ter o meu meio campo como eu sempre quis, mas o grande segredo nao passa por ai, isto se eu estiver mesmo certo do que estou a dizer lol

Ó Capo partilha lá isso homem, mesmo que não seja nada várias cabeças pensam melhor do que uma :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Capo partilha lá isso homem, mesmo que não seja nada várias cabeças pensam melhor do que uma :-)

entao é assim como ja deves ter percebido na segunda divisao é a melhor divisao para se aprender a jogar, e isto pq? pq os jogadores sao muito lentos e pressionam pouco e tu consegues analisar melhor as jogadas, e o que perdecebi numa altura é que os meus alas nunca conseguiam subir com a bola, e isto pq? simplesmnete pq tinhams sempre alguem a marcalos, e foi ai que eu pensei epa se a bola andar mais pelo centro os meus alas vao estar mais livres pq a tendencia do adversario vai ser ir ao centro procurar tirar-me a bola e voila lol fiz isto meti o foco do passe pelo centro e os alas a subirem e correr com bola e o que vi foi a equipa a começar a trocar a bola no centro os alas a ficarem sempre livres de marcaçao e depois quando lavavam a bola metiam-na no meio em vez de andarem sempre a cruzar, posto isto fiquei com a equipa a fazer um tiki taka brutal e a finalizar bem visto que a bola estava a entrar sempre na area nas costas da defesa, mas ainda tinha um problema que era nao conseguia ter os medios centros tanto atras como a frente nas jogadas, ou seja ou tavam a demasiado atars e demasiado a frente e pensei na tua ideia de por o construtor de jogo atacar a correr no fundo raramente e o cosntrutor de jogo apioar a correr mais vezes no fundo, melhorou mas ainda nao estava como eu queria, e pensei entao pq teres dois construtores de jogo? so preciso de um ! eu quero é um medio que apoie nas jogadas e entao pus um construtor de jogo atacar e depois pensei meto um area a area ou um medio centro a apoiar? e pela logica se quero alguem que de apoio na troca de bola pus um medio centro apoiar e pronto fiquei com uma equipa invencivel mas tendo em conta que estou na segunda divisao nao queria estar ja a levantar falsos testemunhos lool mas basicamente foi isso que mudei, depois como os meus jogadores tem muito pouca velocidade desci a linha defensiva para normal mas isto depois depende das equipas que estamos a treinar

Compartilhar este post

Link para o post

ah pois é ja me esquecia pus os dois homens do meio campo a mover-se de posiçao e isto pq? pq quero que o cosntrutor de jogo ande de um lado para o outro sempre a procura de criar jogadas a pedir a bola em todo lado e o medio centro sempre atras dele ou de quem tiver a bola para dar o apoio na troca de bola

Compartilhar este post

Link para o post

ah pois é ja me esquecia pus os dois homens do meio campo a mover-se de posiçao e isto pq? pq quero que o cosntrutor de jogo ande de um lado para o outro sempre a procura de criar jogadas a pedir a bola em todo lado e o medio centro sempre atras dele ou de quem tiver a bola para dar o apoio na troca de bola

:-) Isto já faço, os meus médios - excepto o médio defensivo - jogam pelos flancos, assim procuram sempre o espaço para receber a bola e passá-la em melhores condições.

entao é assim como ja deves ter percebido na segunda divisao é a melhor divisao para se aprender a jogar, e isto pq? pq os jogadores sao muito lentos e pressionam pouco e tu consegues analisar melhor as jogadas, e o que perdecebi numa altura é que os meus alas nunca conseguiam subir com a bola, e isto pq? simplesmnete pq tinhams sempre alguem a marcalos, e foi ai que eu pensei epa se a bola andar mais pelo centro os meus alas vao estar mais livres pq a tendencia do adversario vai ser ir ao centro procurar tirar-me a bola e voila lol fiz isto meti o foco do passe pelo centro e os alas a subirem e correr com bola e o que vi foi a equipa a começar a trocar a bola no centro os alas a ficarem sempre livres de marcaçao e depois quando lavavam a bola metiam-na no meio em vez de andarem sempre a cruzar, posto isto fiquei com a equipa a fazer um tiki taka brutal e a finalizar bem visto que a bola estava a entrar sempre na area nas costas da defesa, mas ainda tinha um problema que era nao conseguia ter os medios centros tanto atras como a frente nas jogadas, ou seja ou tavam a demasiado atars e demasiado a frente e pensei na tua ideia de por o construtor de jogo atacar a correr no fundo raramente e o cosntrutor de jogo apioar a correr mais vezes no fundo, melhorou mas ainda nao estava como eu queria, e pensei entao pq teres dois construtores de jogo? so preciso de um ! eu quero é um medio que apoie nas jogadas e entao pus um construtor de jogo atacar e depois pensei meto um area a area ou um medio centro a apoiar? e pela logica se quero alguem que de apoio na troca de bola pus um medio centro apoiar e pronto fiquei com uma equipa invencivel mas tendo em conta que estou na segunda divisao nao queria estar ja a levantar falsos testemunhos lool mas basicamente foi isso que mudei, depois como os meus jogadores tem muito pouca velocidade desci a linha defensiva para normal mas isto depois depende das equipas que estamos a treinar

quando falas em alas referes-te aos defesas ou aos avançados interiores?

A questão dos médios e no caso do tiki-taka tem a ver com conseguir-se que um baixe para vir buscar a bola e transporte o jogo (como faz o Xavi), daí que se use um construtor recuado (os outros não o fazem). Depois há o papel a atribuir ao outro médio - que fará de Iniesta. Na minha opinião, é logo de eliminar a opção de construtor recuado, médio box-to-box e médio recuperador de bolas, pelo que resta ou o médio centro ou o construtor avançado... qualquer das opções poderá ser ou apoiar ou atacar.

Quanto à questão do foco no passe até é engraçado falares nisso porque essa é precisamente a questão que surge com a dupla opção dos gritos Jogar mais Afunilado / Explorar os Flancos ou Jogar mais Largo / Explorar o Meio. Basicamente envolves muito mais os teus laterais (estou a deduzir que falas dos teus alas como sendo os laterais) quer por subirem e correrem com bola, quer por lhes dar espaço ao concentrares o jogo mais pelo meio. Tenho dúvidas é que possa ser demasiado arriscado que corram frequentemente com a bola, pois se a perdem a equipa fica descompensada e levas um contra-ataque rapidamente... mas que é uma excelente ideia, lá isso é :-)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

mas por exemplo acho que em tactica do estilo 442 isto ja nao funciona e isto pq? pq sao tacticas que nao tem tanta gente no meio campo, mas ai é o contarrio, ai onde queremos ter mais espaço livre? é no meio visto que queremos ter o construtor de jogo livre entao ai talvez funcione melhor ter um passe pelos flancos para abrir mais o jogo e os homens do meio terem sempre mais espaço para jogar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...